Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Valeu ai pessoal, irei descartar imediatamente.
Meu primeiro cultivo em pp5 não deu muito certo, estava na esperança do COPO 1 ganhar a luta 😅. Mas foi só um teste no pp5. Obrigado a todos.
 
Valeu ai pessoal, irei descartar imediatamente.
Meu primeiro cultivo em pp5 não deu muito certo, estava na esperança do COPO 1 ganhar a luta 😅. Mas foi só um teste no pp5. Obrigado a todos.

Eu já utilizei potes parecidos. Talvez a proporção?

Mas por essa contaminação generalizada, parece que não foi esterilizado corretamente ou entrou ar depois do processo.
 
O facto de ser pp5 nada tem que ver com a contaminação - a não ser que seja de muito má qualidade (ou a tampa não ser pp5) e deforme na panela.
Na verdade uma das vantagens do pp5 é precisamente ser muito barato e, em caso de contaminação, podemos mandar para o lixo assim que detectamos a contaminação, sem abrir.
 
Eu já utilizei potes parecidos. Talvez a proporção?

Mas por essa contaminação generalizada, parece que não foi esterilizado corretamente ou entrou ar depois do processo.
Eu fiz todos os procedimentos, agora na panela de pressão, 2 potes ficou com a tampa solta sem querer tampar não sei pq, ai descartei eles.
O facto de ser pp5 nada tem que ver com a contaminação - a não ser que seja de muito má qualidade (ou a tampa não ser pp5) e deforme na panela.
Na verdade uma das vantagens do pp5 é precisamente ser muito barato e, em caso de contaminação, podemos mandar para o lixo assim que detectamos a contaminação, sem abrir.
Acho que a tampa não era pp5, pois dois dos potes ficou com a tampa frouxa sem querer tampa.
Obrigado pela OBS, vou tentar novamente com outro pp5 para vê no que da.
 
De nada. O foco deve ser em ter um ambiente limpo e glovebox, também ela desinfectada, durante a criação da seringa de esporos e da inoculação. Devemos ser um pouco paranóicos com essa fase. Todo o cuidado é pouco.
Também pode acontecer o carimbo já ter algum contaminante.

Em 4 anos os copos contaminados que tive até agora provavelmente contam-se pelos dedos de uma mão.
 
Pessoal, olha eu aqui dnv rsrs.
Ontem eu fui pegar estrumes e deixei em um balde, no dia seguinte estava nascendo esses cogumelos, alguém saberia informar que espécie é essa ?

IMG-20200709-WA0002.jpg

IMG-20200709-WA0001.jpg
 
E aí pessoal, tudo bem? Estou com uma questão com relação a sujeira que fica na seringa depois de ser flambada, uma espécie de detritos pretos do próprio metal. Não há problema isso acabar entrando na cultura líquida ou no bolo quando inoculado?

obrigado!

Diego, isso aconteceu comigo, mas inoculei mesmo assim. Não vi nenhum sinal de contaminação ainda
 
Fala Galera .... beleza???

Por gentileza alguém pode avaliar essa foto:
bolo - F.jpg

Penso que está tudo nos conformes porém, esse copo foi o único que transpassou o selo. Provavelmente estava bem cheio e com uma camada pequena de vermiculita.

Tudo Ok?!
 
Última edição:
então ... é que agora já foi ... a expectativa está boa pois tudo feito com segurança ... imagino que está em um ponto bom de umidade ... tenho algumas dúvidas com o dunk de prima ... acabei por não fazer dessa vez ... pelo pouco que eu vi parece ser uma boa ... em uma próxima se eu sentir segurança eu faço ...

"fundamental" .... kkkk deve fazer um diferencial bom ... .... vou testar sim ...

... valeu!!!
 
Ainda dá para fazer, na verdade há quem o faça até entre flushes.

É muito simples o dunk (afundar):
Meter numa panela grande cheia de água os bolos, colocar um prato ou algo por cima que faça os bolos afundarem e colocar a tampa da panela. Colocar na geladeira por 24h.

Segunda opção (funcionam ambas bem):
Abrir o pote do bolo, limpar bem a vermiculita e vestígios de micélio solto no bolo e no pote. Voltar a colocar no pote, encher com água, colocar a tampa no pote e colocar dentro da geladeira. Dica adicional: para afundar mais o bolo dentro dos potes eu coloco entre a tampa do pote e o bolo uma tampa de garrafa de água para ajudar a empurrar o bolo para baixo. Colocar na geladeira por 24h.

No fim das 24h é passar para o Roll:
Basta tirar os bolos do frigorífico, despejar a água e passar os bolos novamente debaixo de água da torneira, passando levemente os dedos no bolo. Colocar num prato a vermiculita nova e rolar os bolos nela (incluindo em cima e em baixo). Por fim é só colocar no terrário em cima ou da tampa do pote ou de um quadrado de alumínio.
 
É verdade mesmo que desidratados tem efeito mais forte?

Vocês preferem comer frescos ou desidratados?
Ainda dá para fazer, na verdade há quem o faça até entre flushes.

É muito simples o dunk (afundar):
Meter numa panela grande cheia de água os bolos, colocar um prato ou algo por cima que faça os bolos afundarem e colocar a tampa da panela. Colocar na geladeira por 24h.

Segunda opção (funcionam ambas bem):
Abrir o pote do bolo, limpar bem a vermiculita e vestígios de micélio solto no bolo e no pote. Voltar a colocar no pote, encher com água, colocar a tampa no pote e colocar dentro da geladeira. Dica adicional: para afundar mais o bolo dentro dos potes eu coloco entre a tampa do pote e o bolo uma tampa de garrafa de água para ajudar a empurrar o bolo para baixo. Colocar na geladeira por 24h.

No fim das 24h é passar para o Roll:
Basta tirar os bolos do frigorífico, despejar a água e passar os bolos novamente debaixo de água da torneira, passando levemente os dedos no bolo. Colocar num prato a vermiculita nova e rolar os bolos nela (incluindo em cima e em baixo). Por fim é só colocar no terrário em cima ou da tampa do pote ou de um quadrado de alumínio.
A água usada pra deixar eles durante 24h pode ser da torneira sem ser fervida?

Eu estava fervendo e deixando esfriar, mas não sei realmente se é um cuidado necessário.
----------

definitivamente a parte mais chata do cultivo é a inoculação com esporos. queria poder repetir o método grain to grain até o infinito, mas disseram que é bom voltar a reproduzir por esporos de tempos em tempos. confere?

na minha ultima reprodução grain to grain, esqueci as velas que acendi perto demais dos copos, o que acabou cozinhando eles 😵 e me fez perder todos. f
 
Última edição:
Eu normalmente fervo a água e deixo arrefecer até à temperatura ambiente. Mas se não tiver tempo nesse dia faço directamente com água da torneira e funciona também.
 
É verdade mesmo que desidratados tem efeito mais forte?

Vocês preferem comer frescos ou desidratados?

A água usada pra deixar eles durante 24h pode ser da torneira sem ser fervida?

Eu estava fervendo e deixando esfriar, mas não sei realmente se é um cuidado necessário.
----------

definitivamente a parte mais chata do cultivo é a inoculação com esporos. queria poder repetir o método grain to grain até o infinito, mas disseram que é bom voltar a reproduzir por esporos de tempos em tempos. confere?

na minha ultima reprodução grain to grain, esqueci as velas que acendi perto demais dos copos, o que acabou cozinhando eles 😵 e me fez perder todos. f

Eu, por experiência minha, considero os frescos bem mais potentes.
Mas o problema é que você não tem precisão na dosagem.

60g frescos pode virar aproximadamente 4-7g seco, dependendo da quantidade de água no cogumelo.

Já 5g seco, sempre vai ser 5g fresco e os efeitos ficam em um nível similar.

Sempre que tenho opção, consumo fresco, mas tive trips mais fortes do que esperava ou mais fracas.

-------

Nós primeiros cultivos eu só usava água mineral, por medo de contaminação.
Depois do 5/6 cultivo eu só uso água da torneira e não tive problemas.

-------

Dizem que o micelio fica velho e perde vigor.
Nunca vi ninguem testando.
Pode testar e colocar os resultados pra gente

Ou faça cultura líquida
 
Back
Top