Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Bom dia @NoMuS
Sem esterelização não pode ter contato com o micélio.
Esse pacote verde parece servir para o casing.
Agora a perlita dá pra usar dentro do terrário pra manter a umidade, assim como a argila expandida.
Da uma olhada nesta parte do fórum.
Valeu


Tenso vou dar uma estudada nos artigos do link que me mandou ... obrigado ... tenho 3 semanas pra entender direito isso ... pq uns falam que não precisa esterilizar pq perde nutrientes e outros dizem que precisa ... uns falam que precisa de um tempo na incubadora após a mistura e outros falam que pode ir direto pro terrário ... kkkk ... qual será o segredo de tostines .... vejo que a melhor conclusão é testar ... mas é meu primeiro cultivo e gostaria de seguir sem muitas frustrações ... acabei de inocular ... deitei a caixa organizadora e coloquei algumas velas dentro ... uffaaa qse que derreti a caixa kkkkkk ... no final eu diminui a quantidade de velas e parece que deu certo ... exceto ao fato de que esqueci de flambar a primeira agulha ... notei só no final ... esperar pra ver ...

valeu amigo!!!
 
Esterilização não afeta a quantidade de nutrientes não. O que ela faz é matar todos os microorganismos presentes. O único momento em que não é aconselhável esterilizar é na preparação de substratos bulk que pedem pasteurização, pois nesses casos é benéfico manter alguns tipos de micróbios (eles dificultam a instalação de contaminantes)

Depois de botar o casing, é legal deixar incubando (sem troca de ar, só um plástico filme com uns furinhos) até o micélio começar a aparecer na superfície. Se você colocar direto pra frutificar, não vai ter o acúmulo de gás carbônico que induz uma pinagem mais homogênea. Não é que seja errado, é só uma questão de otimizar os resultados
 
Pessoal, essas "bolas" são algum tipo de mutação? Eu tirei uma e ela ficou azulada depois de um tempo.
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2020-06-23 at 14.49.24.jpeg
    WhatsApp Image 2020-06-23 at 14.49.24.jpeg
    179.9 KB · Visualizações: 21
E aí pessoal, tudo bem? Estou com uma questão com relação a sujeira que fica na seringa depois de ser flambada, uma espécie de detritos pretos do próprio metal. Não há problema isso acabar entrando na cultura líquida ou no bolo quando inoculado?

obrigado!
 
E aí pessoal, tudo bem? Estou com uma questão com relação a sujeira que fica na seringa depois de ser flambada, uma espécie de detritos pretos do próprio metal. Não há problema isso acabar entrando na cultura líquida ou no bolo quando inoculado?

obrigado!
Dá para evitar isso, quando flambar fazer com isqueiro e botar na parte azul da chama. O fogo amarelo é combustao incompleta, nao sou o melhor para explicar mas, antes flambava na vela e era maior sujeira, nunca deu nada mas fica aquele receio. Um isqueiro bic e chama azul e pronto.
 
Dá para evitar isso, quando flambar fazer com isqueiro e botar na parte azul da chama. O fogo amarelo é combustao incompleta, nao sou o melhor para explicar mas, antes flambava na vela e era maior sujeira, nunca deu nada mas fica aquele receio. Um isqueiro bic e chama azul e pronto.
Opa, obrigado, vou tentar!
Já uso isqueiro, mas nunca me preocupei com que parte da chama uso pra flambar.

Nunca tive problema com relação a isso.
Digo isso porque em várias culturas líquidas já percebi caindo esses pequenos detritos pretos do próprio metal, quando inoculo a partir de outra seringa com cultura líquida dentro, e aí acaba "sujando" a cultura.

Mas se não dá problema, melhor ainda.

Um abraço!
 
Opa, obrigado, vou tentar!
Já uso isqueiro, mas nunca me preocupei com que parte da chama uso pra flambar.


Digo isso porque em várias culturas líquidas já percebi caindo esses pequenos detritos pretos do próprio metal, quando inoculo a partir de outra seringa com cultura líquida dentro, e aí acaba "sujando" a cultura.

Mas se não dá problema, melhor ainda.

Um abraço!
Alguém recentemente fez uma pergunta parecida, e como eu disse, as vezes eu Flambo a agulha, as vezes não. O melhor a fazer é testar.
 
Alguém recentemente fez uma pergunta parecida, e como eu disse, as vezes eu Flambo a agulha, as vezes não. O melhor a fazer é testar.

O curioso é quando surge uma contaminação exatamente do ponto de inoculação, né?
Mesmo depois de ter flambado, aí me faz questionar bastante sobre a eficácia desse processo de esterilização da agulha ou até sobre a procedência da seringa.
Será que devem existir outras respostas além dessas para contaminação exatamente nos pontos de inoculação?
 
O curioso é quando surge uma contaminação exatamente do ponto de inoculação, né?
Mesmo depois de ter flambado, aí me faz questionar bastante sobre a eficácia desse processo de esterilização da agulha ou até sobre a procedência da seringa.
Será que devem existir outras respostas além dessas para contaminação exatamente nos pontos de inoculação?

Má esterilização da agulha ou substrato, esporos contaminados, entrada de contaminantes pelo furo de inoculação, etc.

Eu sempre flamejei a agulha entre potes e sem grandes problemas, é muito raro ter algum pote contaminado pois tenho bastante cuidado com a higiene no cultivo:
Glovebox desinfectada, agulha desinfectado, potes esterelizados 1h (a contar assim que inicia a saída de pressão com força da panela), coloco também pelicula de aluminio por cima da tampa quando faço os potes, os meus potes são plástico por isso têm tampa própria onde só faço 3 a 4 furos do tamanho da agulha, etc.
 
Má esterilização da agulha ou substrato, esporos contaminados, entrada de contaminantes pelo furo de inoculação, etc.

Eu sempre flamejei a agulha entre potes e sem grandes problemas, é muito raro ter algum pote contaminado pois tenho bastante cuidado com a higiene no cultivo:
Glovebox desinfectada, agulha desinfectado, potes esterelizados 1h (a contar assim que inicia a saída de pressão com força da panela), coloco também pelicula de aluminio por cima da tampa quando faço os potes, os meus potes são plástico por isso têm tampa própria onde só faço 3 a 4 furos do tamanho da agulha, etc.
Pois é.. vou tentar ir eliminando uma por uma dessas variáveis pra ver qual foi o meu caso.
Deixa eu te perguntar, com a tampa de alumínio por cima da tampa você acerta os furinhos que fez? As vezes preciso ficar cutucando até encontrar o dito cujo.. será que isso pode acabar também contaminando a seringa, de ficar tocando com a ponta dela na tampa e bordas desses furos?
como diminuir esse problema?
Grato!
 
Pois é.. vou tentar ir eliminando uma por uma dessas variáveis pra ver qual foi o meu caso.
Deixa eu te perguntar, com a tampa de alumínio por cima da tampa você acerta os furinhos que fez? As vezes preciso ficar cutucando até encontrar o dito cujo.. será que isso pode acabar também contaminando a seringa, de ficar tocando com a ponta dela na tampa e bordas desses furos?
como diminuir esse problema?
Grato!

Eu uso glovebox, bem desinfectada. Algo semelhante a esta:
DSCF4174.JPG


Lá dentro, coloco os copos (pp5) directamente da panela de pressão após arrefecer (desinfectar bem as mãos e a panela antes de abrir).
Coloco junto com os copos esterilizados um isqueiro, um guardanapo bem humedecido com álcool, a seringa e, se for ainda fazer a seringa multiesporos, coloco o carimbo de esporos e uma chávena de expresso já desinfectada com uma colher também de expresso para fazer a raspagem. Isto é colocado lá dentro com alguma rapidez e atenção e depois fecho a glovebox e enfio as mãos nas luvas, só as tiro quando termino.

Depois de fazer a seringa de esporos, tiro a tampa de alumínio que está por cima da tampa de plástico do bolo, com o isqueiro queimo a agulha até ficar incandescente e deixo cair uma pinga ou duas para o fundo da caixa para ajudar a arrefecer, logo em seguida enfio a seringa num dos buracos da tampa e injecto meio ml ou até menos em cada buraco. Depois de inocular os 3 ou 4 buracos volto a colocar as tampas de alumínio sobre a tampa de plástico e faço o que descrevi em cada bolo.
 
Salve pessoal beleza ?
Bom estou aqui para mostrar e tirar uma duvida com cultivo no copo pp5.

Estrato utilizado: arroz integral e fibra de coco.
1 pra 1

Fiz só pra testar mesmo, o pp5 e usar o resto da seringa, agora surgiu muita contaminação que nunca tinha visto.

OBS: Fiz todas as esterilizações que fiz em outros cultivos, mas nunca tinha acontecido isso.

Minha duvida é, será que ainda da pra reaproveitar ou o micélio é capaz de matar os contaminantes ?

Segue abaixo:

COPO 1

photo_2020-07-07_17-17-21.jpg

photo_2020-07-07_17-17-33.jpg

COPO 2

photo_2020-07-07_17-17-42.jpg

photo_2020-07-07_17-17-49.jpg

COPO 3

photo_2020-07-07_17-17-55.jpg

photo_2020-07-07_17-18-32.jpg

photo_2020-07-07_17-18-39.jpg
 
Não cheira isso aí não, pode até te fazer mal do jeito que tá.

Quando tá em dúvida pode cheirar pra ter certeza que está contaminado, já nesse caso aí é uma bomba de bactéria e fungo que pode ser nocivo pra você.

Se fosse eu, jogaria tudo fora, sem nem abrir o recipiente.
 
Salve pessoal beleza ?
Bom estou aqui para mostrar e tirar uma duvida com cultivo no copo pp5.

Estrato utilizado: arroz integral e fibra de coco.
1 pra 1

Fiz só pra testar mesmo, o pp5 e usar o resto da seringa, agora surgiu muita contaminação que nunca tinha visto.

OBS: Fiz todas as esterilizações que fiz em outros cultivos, mas nunca tinha acontecido isso.

Minha duvida é, será que ainda da pra reaproveitar ou o micélio é capaz de matar os contaminantes ?

Segue abaixo:

COPO 1

View attachment 115570

View attachment 115571

COPO 2

View attachment 115572

View attachment 115573

COPO 3

View attachment 115574

View attachment 115576

View attachment 115578
Claramente estão contaminados! Consigo identificar mais de 2 contaminantes, parecem ter misturas de bactérias e fungos.

Se eu fosse você descartaria eles bem longe de casa, pra evitar esporos maléficos soltos em sua residência, tanto para sua própria saúde quanto pra saúde dos seus cultivos.

Em alguns casos percebi o micélio ganhando a luta contra algumas bactérias, mas sempre quando esse já está maior e mais desenvolvido, e o tanto de bactérias é pequeno. Nos seus potes, pelo tamanho, arrisco dizer que vai ser uma batalha perdida, ou no mínimo, empatada, o que já não seria bom para a frutificação.

Estou trabalhando em hipóteses do que pode ter acontecido em alguns de meus cultivos, com algumas contaminações que tenho também, e posso dizer que a lista de possibilidades para entrarem microorganismos indesejados é enorme!
Enfim, boa sorte com os demais!
 
Back
Top