Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Em algumas TEKs em inglês eu vejo "coir"


Tem que ver na técnica e no contexto.

Coco coir é um nome genérico para os subprodutos da casca do coco, e pode ser desde um produto mais esfarelado e macio, semelhante a musgo, a fibra comumente encontrada por aí, ou mesmo ter uma textura mais grossa, tipo uns pequenos chips.
 
Oi gente, espero que estejam bem.

Então, minha dúvida é: Posso cultivar cogumelo numa floreira vertical ao ar livre (minha janela)?

Seria o vaso com as mudas, e junto o Golden Teacher... Se sim, vcs podem me explicar como seria a melhor forma para esse cultivo? Pois não entendo muito sobre, mas estou a aprender bastante neste site.
Obg :)
 
Boa noite galera. Queria saber se a dextrose usada para fazer a cultura líquida, pode ser de sabor, ou tem que ser sem sabor e sem corante?
Tô pra fazer o procedimento amanhã e já comprei uma dextrose de morango, quem puder tirar essa dúvida agradeço.
 
Qual seria o melhor método de ingerir cogumelos pulverizados?
Entre 2 a 4 gramas por dose e sem fazer cápsulas.

Alguém que já tenha feito?
 
Vocês costumam deixar os copos no escuro durante o estágio de incubação? Eu acreditei que não precisava, e agora estou com um copo inteiro frutificando antes mesmo de completar a colonização. Jogo fora?
 
Vocês costumam deixar os copos no escuro durante o estágio de incubação? Eu acreditei que não precisava, e agora estou com um copo inteiro frutificando antes mesmo de completar a colonização. Jogo fora?


A luz não tem grande influência nisso. Provavelmente o micélio não consegue colonizar o que resta do substrato, e passou para a fase de pinagem.

Pode aniversariar. O substrato não colonizado você remove com um objeto estéril.
 
Oi gente, espero que estejam bem.

Então, minha dúvida é: Posso cultivar cogumelo numa floreira vertical ao ar livre (minha janela)?

Seria o vaso com as mudas, e junto o Golden Teacher... Se sim, vcs podem me explicar como seria a melhor forma para esse cultivo? Pois não entendo muito sobre, mas estou a aprender bastante neste site.
Obg :)

Não rola. Eles precisam de muita umidade relativa. Procure aqui no fórum sobre como construir um terrário simples

Qual seria o melhor método de ingerir cogumelos pulverizados?
Entre 2 a 4 gramas por dose e sem fazer cápsulas.

Alguém que já tenha feito?

Mistura em algum suco de sabor forte, por exemplo limão. Há quem diga que a vitamina C intensifica a experiência. Acredito que seja lenda, mas de qualquer forma utilize uma quantidade menor do que o seu habitual, por segurança
 
Mamangava: Sim, isso já fiz. Não sei se intensificará ou se iniciará mais rápido, sinceramente é difícil dizer.
 
Estou prestes a aniversariar o primeiro bolo do meu primeiro cultivo. Perceberam que falei primeiro duas vezes, rsrs isso mesmo, sou newbie novato na micologia. Dentre muitas dúvidas que tenho, uma se destacou agora que falaram sobre umidade no terrário. Vejo muitas fotos de terrários com paredes repletas de condensação, e gente borrifando nas paredes do terrário etc. Construí um terrário semi automatizado e consegui manter a umidade dentro dele entre 88 e 98% durante as últimas 24horas. Mas não existe nenhum sinal de condensação no seu interior. Acredito que a umidade recomendada, até onde meu conhecimento de iniciante vai, está sendo respeitada. Aos mais experientes, um terrário que mantém a umidade acima de 85% mesmo sem demonstrar suor ou condensação interna está ok?

abraços e bons cultivos
 
É normal os pins nascerem junto do prato? Fiz algo de errado? Como melhorar na próxima ?
 

Anexos

  • B06A6732-DF0E-4333-A2F2-A1B8866267CE.jpeg
    B06A6732-DF0E-4333-A2F2-A1B8866267CE.jpeg
    1.8 MB · Visualizações: 20
Estou prestes a aniversariar o primeiro bolo do meu primeiro cultivo. Perceberam que falei primeiro duas vezes, rsrs isso mesmo, sou newbie novato na micologia. Dentre muitas dúvidas que tenho, uma se destacou agora que falaram sobre umidade no terrário. Vejo muitas fotos de terrários com paredes repletas de condensação, e gente borrifando nas paredes do terrário etc. Construí um terrário semi automatizado e consegui manter a umidade dentro dele entre 88 e 98% durante as últimas 24horas. Mas não existe nenhum sinal de condensação no seu interior. Acredito que a umidade recomendada, até onde meu conhecimento de iniciante vai, está sendo respeitada. Aos mais experientes, um terrário que mantém a umidade acima de 85% mesmo sem demonstrar suor ou condensação interna está ok?

abraços e bons cultivos

Um terrário com boa ventilação não vai ter condensação dentro. O design que eu uso (Shotgun Fruiting Chamber) nunca condensa, mesmo com alta umidade. Mas explica o que é esse seu setup "semi automatizado", se for algo envolvendo ventoinha de computador + timer pode secar demais. Ah, e não confie muito nesses medidores de umidade mais baratinhos...

É normal os pins nascerem junto do prato? Fiz algo de errado? Como melhorar na próxima ?

A proximidade do prato elevou a umidade nessa área e eles pinaram ali. Não sei se existe algum truque pra induzir pinagem homogênea em PF-tek, mas numa bandeja vc poderia cobri-la com plástico bolha ou papel manteiga, por exemplo. Talvez umidade adequada já resolva
 
Um terrário com boa ventilação não vai ter condensação dentro. O design que eu uso (Shotgun Fruiting Chamber) nunca condensa, mesmo com alta umidade. Mas explica o que é esse seu setup "semi automatizado", se for algo envolvendo ventoinha de computador + timer pode secar demais. Ah, e não confie muito nesses medidores de umidade mais baratinhos...

É exatamente isso com ventoinha de computador, timer etc... O medidor de umidade acredito ser confiável. É um DHT22. Se quiser dar uma olhada no meu diário tem mostrando como fiz e varias fotos do terrario... Mas vou deixar aqui uma foto dele...
Não aniversariei nenhum bolo até o momento, mas acho que a umidade está ok. Ligo as ventoinhas durante 2 min de hora em hora. Não chegou todo material da automatização, mas em breve o terrário receberá um upgrade com um umidificador ultrassônico. Aí conseguirei aumentar a umidade facilmente. Mas se o sensor estiver correto a umidade está se mantendo entre 88 e 98 mesmo com a ventilação.

 

Anexos

  • 7C7BDC64-81FB-41D7-81C8-4A38F5663DE4.jpeg
    7C7BDC64-81FB-41D7-81C8-4A38F5663DE4.jpeg
    2.8 MB · Visualizações: 19
Última edição:
Legal, dei uma lida agora, tá ficando bonito!

Sobre a questão da automação, eu também no começo já pensei em tentar montar um esquema usando Arduino, mas a conclusão a que cheguei lendo foruns gringos (e depois cultivando na prática) é de que simplesmente não vale a pena. Uma caixa com furos nas 6 faces e perlita úmida no fundo vai manter as condições ideais sem nenhuma necessidade de manutenção ou preocupação.

Mas vou acompanhar o seu diário, estou curioso pra observar seus resultados. 2 minutos de ventilação a cada hora talvez seja um pouco excessivo antes de você botar o umidificador (depois que você tiver ele, coloca pra umidificar logo que terminar o ciclo de ventilação), mas vai observando e nos atualizando
 
Legal, dei uma lida agora, tá ficando bonito!

Sobre a questão da automação, eu também no começo já pensei em tentar montar um esquema usando Arduino, mas a conclusão a que cheguei lendo foruns gringos (e depois cultivando na prática) é de que simplesmente não vale a pena. Uma caixa com furos nas 6 faces e perlita úmida no fundo vai manter as condições ideais sem nenhuma necessidade de manutenção ou preocupação.

Mas vou acompanhar o seu diário, estou curioso pra observar seus resultados. 2 minutos de ventilação a cada hora talvez seja um pouco excessivo antes de você botar o umidificador (depois que você tiver ele, coloca pra umidificar logo que terminar o ciclo de ventilação), mas vai observando e nos atualizando

Entendo que uma caixa só com os furos provavelmente seria suficiente para as condições climáticas da minha cidade. Porém antes dessa pandemia, minha rotina era sair de manhã e voltar tarde da noite pra casa, fora os finais de semana que dificilmente passava em casa, então essa automação vai permitir que eu volte a minha rotina sabendo que o cultivo está minimamente amparado e preparado pra passar alguns dias sozinho sem atenção.
Outro motivo é que estou curtindo aprender a usar arduino e essas coisas, então é um hobby durante esse momento de quarentena. Inclusive pretendo substituir esse arduino por um raspberry pi, assim que ele chegar rsrs, pra ter o controle via internet etc.
Quando concluído o projeto do terrário, ele deverá ser capaz de controlar ajustar para mais ou menos a temperatura, umidade e co2. Mesmo sabendo que pro PC é um exagero, tenho intenção de cultivar comestíveis também e pelo que já li, as condições climáticas favoráveis variam bastante. Algumas espécies de comestíveis são bem sensíveis e menos adaptáveis a variações de clima como o PC.

Com relação ao tempo de troca de ar, programei 2 min de hora em hora porque facilita avaliar o comportamento da temp e umidade ao longo do dia. Mas estou aqui para aprender com vocês e mudar isso para 2 min de 6 em 6 horas ou 5 min de 8 em 8 horas ou qualquer outro ajuste é bem simples.
Aguardo sua sugestão de timer da ventilação. Hj fazem 19 dias da inoculação do meu primeiro cultivo, já tenho um bolo 100% colonizado a 3 dias mas vou esperar um pouco mais pra aniversariar e durante esse tempo espero ajustar o terrário. Agradeço qualquer dica e sugestão.
Abraços 🍄🍄🍄
 
Última edição:
Entendo que uma caixa só com os furos provavelmente seria suficiente para as condições climáticas da minha cidade. Porém antes dessa pandemia, minha rotina era sair de manhã e voltar tarde da noite pra casa, fora os finais de semana que dificilmente passava em casa, então essa automação vai permitir que eu volte a minha rotina sabendo que o cultivo está minimamente amparado e preparado pra passar alguns dias sozinho sem atenção.

Mas é o que eu te disse, esse terrário "shotgun" tem manutenção zero. A própria pressão do ar faz com que a troca gasosa aconteça. É só botar as bandejas/bolos lá dentro e esquecer até o momento da colheita. E é muito simples de construir. Olha uma foto pra você ter noção (foto da internet, a minha eu tô usando como câmara de clonagem pra plantas no momento):



Com relação ao tempo de troca de ar, programei 2 min de hora em hora porque facilita avaliar o comportamento da temp e umidade ao longo do dia. Mas estou aqui para aprender com vocês e mudar isso para 2 min de 6 em 6 horas ou 5 min de 8 em 8 horas ou qualquer outro ajuste é bem simples.

O ideal seria reciclar todo o ar dentro da câmara 3 ou 4 vezes por dia. Vê se a sua ventoinha tem alguma indicação sobre a vazão dela, aí calcula quanto tempo ela precisa ficar ligada pra trocar todo o volume de ar dentro da sua caixa, e bota ela pra ligar por esse tempo a cada 6 horas

Ah, se você for mudar o esquema pro Raspberry Pi, uma coisa que talvez fosse interessante adicionar ao seu setup é uma webcam tirando uma foto a cada meia hora ou algo do tipo! Aí depois você pode fazer um timelapse dos seus cogus crescendo hehe
 
Mas é o que eu te disse, esse terrário "shotgun" tem manutenção zero. A própria pressão do ar faz com que a troca gasosa aconteça. É só botar as bandejas/bolos lá dentro e esquecer até o momento da colheita. E é muito simples de construir. Olha uma foto pra você ter noção (foto da internet, a minha eu tô usando como câmara de clonagem pra plantas no momento):





O ideal seria reciclar todo o ar dentro da câmara 3 ou 4 vezes por dia. Vê se a sua ventoinha tem alguma indicação sobre a vazão dela, aí calcula quanto tempo ela precisa ficar ligada pra trocar todo o volume de ar dentro da sua caixa, e bota ela pra ligar por esse tempo a cada 6 horas

Ah, se você for mudar o esquema pro Raspberry Pi, uma coisa que talvez fosse interessante adicionar ao seu setup é uma webcam tirando uma foto a cada meia hora ou algo do tipo! Aí depois você pode fazer um timelapse dos seus cogus crescendo hehe

Apesar de eu ter a informação da vazão do cooler não posso utilizá-la, como está limitado pela quantidade de furos que fiz para ventilação, não tenho como saber. Porém vou incluir um sensor de CO2 que ainda não chegou, quando ele chegar, a troca gasosa será baseada nesse sensor e não por tempo como é agora. Sobre o raspberry pi, o kit que comprei vem com câmera exatamente pra fazer as fotos e o timelapse, acho que comentei sobre isso no meu diário.
 
que legal ... vou acompanhar esta saga ... aproveitando o assunto ...

Alguém num help ae ... será que rola de usar esse substrato para o casing?
se sim ... posso então colocar uma desse/micélio/uma desse ... sem esterilizar direto pro terrario?

WhatsApp Image 2020-06-19 at 16.43.07.jpeg


e essa perlita tem alguma utilidade?

WhatsApp Image 2020-06-19 at 16.42.46.jpeg



please ...
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2020-06-19 at 16.43.07.jpeg
    WhatsApp Image 2020-06-19 at 16.43.07.jpeg
    92.2 KB · Visualizações: 9
  • WhatsApp Image 2020-06-19 at 16.42.46.jpeg
    WhatsApp Image 2020-06-19 at 16.42.46.jpeg
    82.2 KB · Visualizações: 10
Última edição:
Back
Top