Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Só 3 frutos no primeiro flush, fiz dunk antes de por no terrario e sem sinais de contaminação o pouco de aerial micélio que cresceu nos primeiros dias de terrario está ficando um pouco azulado
Algum pode me dar uma luz sobre onde eu possa ter errado??? Estou cultivando sem argila expandida
Ou é falta de nutrientes, ou é isso mesmo falta de umidade, mas num é nada certo não, existe uma série de coisas que podem ser e é difícil descrever o que possa estar ocorrendo ali no micélio. Ja disseram isso aqui no fórum e por fim eu estou dizendo tbm trata-se de microorganismos, em td caso tbm pode ser uma estirpe forte que está limitando a outra ou até mesmo fraca. Se vc se preoculpou em fazer td certo, talvez o erro em questão não seja propriamente seu, tenta reservar um carimbo desse mesmo flush e por tenta denovo, se não der certo tu parte pra outra, e tenta fazer diferente e boa sorte na próxima se tu achar que pode ser alguma coisa. A flush nunca vai ser o mesmo se vc mudar uma coisa ou outra, resta saber por qual ponto vc vai tomar como princípio.
 
Última edição:
E aí Galera preciso de ajuda de vocês, alguns dos meus casing's estão apresentando as seguintes manchas que vocês vão ver na foto, outros são apenas pequenas manchas azuis claras, alguém pode me ajudar a determinar o que seria isso? Acredito que não seja trichoderma e também não achei nenhuma contaminação relacionada a esse problema, seria falta ou excesso de umidade será?
 

Anexos

  • IMG_20200312_222720496.jpg
    IMG_20200312_222720496.jpg
    3 MB · Visualizações: 24
E aí Galera preciso de ajuda de vocês, alguns dos meus casing's estão apresentando as seguintes manchas que vocês vão ver na foto, outros são apenas pequenas manchas azuis claras, alguém pode me ajudar a determinar o que seria isso? Acredito que não seja trichoderma e também não achei nenhuma contaminação relacionada a esse problema, seria falta ou excesso de umidade será?
Pow mano, essa aí eu vou deixar pra galera, mas vc pode tentar achar algo semelhante no guia de contaminates do fórum tbm. Não tenho experiência com contaminantes, apenas com possíveis causas dependendo ser for uma falha de cultivo mesmo 😉
 
E aí Galera preciso de ajuda de vocês, alguns dos meus casing's estão apresentando as seguintes manchas que vocês vão ver na foto, outros são apenas pequenas manchas azuis claras, alguém pode me ajudar a determinar o que seria isso? Acredito que não seja trichoderma e também não achei nenhuma contaminação relacionada a esse problema, seria falta ou excesso de umidade será?

Pela foto não consegui ver nada, mas pode ser esse cara aqui:

 
Pela foto não consegui ver nada, mas pode ser esse cara aqui:


Pela foto não parece ser porque parece ser uma lesão direta no micélio, não tem essa textura de trichoderma, mas vou manter meus olhos nele, já separei de outros casing's saudáveis, tô pensando que possa ser umidade alta... Muito obrigado a todos!
 
Pela foto não parece ser porque parece ser uma lesão direta no micélio, não tem essa textura de trichoderma, mas vou manter meus olhos nele, já separei de outros casing's saudáveis, tô pensando que possa ser umidade alta... Muito obrigado a todos!

Mas não é trichoderma que eu disse, é penicillium.

Trichoderma é um verde bem verde, que nem o botão de postar resposta, e é um fungo parasita de fungos, iria destruir teu cultivo rapidamente.

Penicillium é um fungo competidor, muitas vezes o psilocybe vai frutificar, mas assim que enfraquecer ele toma o substrato.
 
Mas não é trichoderma que eu disse, é penicillium.

Trichoderma é um verde bem verde, que nem o botão de postar resposta, e é um fungo parasita de fungos, iria destruir teu cultivo rapidamente.

Penicillium é um fungo competidor, muitas vezes o psilocybe vai frutificar, mas assim que enfraquecer ele toma o substrato.

Me desculpe, citei o trichoderma porque pelas fotos do artigo e na explicação também diz que pode ser confundindo com ele também, mas, o que me intriga mesmo é a aparência, é um azul muito claro, de cubensis mesmo, e se der uma olhada na foto (não ficou boa e não focou muito o ponto, compreendo) minha novamente, vai ver que tem um amarelado ao redor dele, como se fosse excremento micelial.
 
Me desculpe, citei o trichoderma porque pelas fotos do artigo e na explicação também diz que pode ser confundindo com ele também, mas, o que me intriga mesmo é a aparência, é um azul muito claro, de cubensis mesmo, e se der uma olhada na foto (não ficou boa e não focou muito o ponto, compreendo) minha novamente, vai ver que tem um amarelado ao redor dele, como se fosse excremento micelial.

Quando há bruising não tem metabólitos, pois isso eh uma resposta a contaminação.

Vamos esperar pra ver pode ser que ele só incomode nos flushes finais, e o melhor que podemos fazer é esperar.

Outro Exemplo
 
Quando há bruising não tem metabólitos, pois isso eh uma resposta a contaminação.

Vamos esperar pra ver pode ser que ele só incomode nos flushes finais, e o melhor que podemos fazer é esperar.

Outro Exemplo

Ele já está mais ou menos nessa coloração...

Mas como disse, não tem muito o que fazer a não ser separar dos outros e esperar.
O tempo é a chave...obrigado irmão, depois posto aqui no que deu.
 
Boa tarde amigos,

Que todos estejam bem!

Alguém sabe dizer se esses "Kit fácil de cultivo" que vende na internet funciona mesmo? Vem o bolo já colonizado, e os materiais para fazer a incubação.

Queria fazer um teste basico desse primeiro, e depois passar pro processo tradicional desde o principio.

Obrigado desde já!
Abrs
 
Boa tarde amigos,

Que todos estejam bem!

Alguém sabe dizer se esses "Kit fácil de cultivo" que vende na internet funciona mesmo? Vem o bolo já colonizado, e os materiais para fazer a incubação.

Queria fazer um teste basico desse primeiro, e depois passar pro processo tradicional desde o principio.

Obrigado desde já!
Abrs
Até funciona sim, porém perde-se toda a magia do cultivo, e também a galera do fórum não da suporte/dicas pra esse tipo de cultivo
 
Boa noite.

Os esporos de cubensis podem ser prejudiciais a saúde? Visto que podemos respirar os esporos e que o pulmão é um ambiente quente e úmido.

Estou cultivando dentro de uma caixa de isopor no meu quarto, e quando seco, acabando secando dentro do quarto também. Como divido apartamento, tive que optar por esse caminho mesmo ficando com um pé atrás.
 
Boa noite.

Os esporos de cubensis podem ser prejudiciais a saúde? Visto que podemos respirar os esporos e que o pulmão é um ambiente quente e úmido.

Estou cultivando dentro de uma caixa de isopor no meu quarto, e quando seco, acabando secando dentro do quarto também. Como divido apartamento, tive que optar por esse caminho mesmo ficando com um pé atrás.

Sim, os esporos podem causar reações alérgicas. EM cultivos comerciais, alguns produtores só entram na sala de frutificação com mascara por causa da alta quantidade de esporos no ar que podem irritar as mucosas. São tantos dentro da sala de frutificação que estragam os ventiladores que fazem a troca de ar do ambiente. Aqui no fórum tem um tópico onde se discutiu melhor isso Cheirando Cogumelos [?] <Questionando sobre a possibilidade de cheirar cogumelos em pó, levantou-se a questão da alergia por causa dos esporos.
 
Boa noite.

Os esporos de cubensis podem ser prejudiciais a saúde? Visto que podemos respirar os esporos e que o pulmão é um ambiente quente e úmido.

Estou cultivando dentro de uma caixa de isopor no meu quarto, e quando seco, acabando secando dentro do quarto também. Como divido apartamento, tive que optar por esse caminho mesmo ficando com um pé atrás.

Em pequenas quantidades, com cultivo caseiro não faz mal não.
 
Tenho uma duvida sobre cultura liquida.

Tenho guardada a uns 3 anos mais o menos uma cultura, já passou pela geladeira e retirei algumas semanas depois, posso confiar ?
 
Eu ainda não notei nenhuma reação (tenho rinite alérgica), mas não quero manter o cultivo por muito tempo no meu quarto.
Cara se vc usa filtro, num tem problema, o grande problema é o seu terrário não ter uma boa vedação junto com os filtros. Vc pode usar presilhas ou espuma vendante tbm.
 
Back
Top