Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Atualização:
Boa noite, pessoal.
Gostaria de uma ajuda, pesquisei e não encontrei sobre:
Este bolo demorou para frutificar, acho que mais de 39 dias, sairam apenas estes dois frutos que abaixo do véu tem algo que parece um fungo espinhoso e parecem estar contaminados por ele.

Colhi hoje os dois frutos que aparentavam estar parasitados, seguindo a orientação do amigo @Gteach , deixei o terrário meio aberto estes últimos dias, eles cresceram, estão com um aspecto bom, mas ficaram "marcados" pelo aparente parasita.
Será que podem ser consumidos?
Alguém faz idéia do que seja este intruso?
Tem outro bolo ao lado, devo descartar tudo?
Muito obrigado
IMG_20190627_190225.jpgIMG_20190627_190237.jpgIMG_20190627_185930.jpg
IMG_20190624_194304.jpgIMG_20190626_190456.jpg
 
Atualização:
Boa noite, pessoal.
Gostaria de uma ajuda, pesquisei e não encontrei sobre:
Este bolo demorou para frutificar, acho que mais de 39 dias, sairam apenas estes dois frutos que abaixo do véu tem algo que parece um fungo espinhoso e parecem estar contaminados por ele.

Colhi hoje os dois frutos que aparentavam estar parasitados, seguindo a orientação do amigo @Gteach , deixei o terrário meio aberto estes últimos dias, eles cresceram, estão com um aspecto bom, mas ficaram "marcados" pelo aparente parasita.
Será que podem ser consumidos?
Alguém faz idéia do que seja este intruso?
Tem outro bolo ao lado, devo descartar tudo?
Muito obrigado
View attachment 107542View attachment 107541View attachment 107539
View attachment 107540View attachment 107543

Ficaram realmente com um aspecto melhor do que na foto anterior, pode ser alguma má formação devido a baixa umidade.
Mas todas as características dele estão diferentes do padrão, não descartaria uma contaminação.
Impressão minha ou estão estereis?
Como está o cheiro deles?
Ainda não sei dizer se eu consumiria ou não, mas com certeza não o faria com eles "crus"
No fim acho que eu não arriscaria minha saúde por apenas 2 cogumelos.
 
Ficaram realmente com um aspecto melhor do que na foto anterior, pode ser alguma má formação devido a baixa umidade.
Mas todas as características dele estão diferentes do padrão, não descartaria uma contaminação.
Impressão minha ou estão estereis?
Como está o cheiro deles?
Ainda não sei dizer se eu consumiria ou não, mas com certeza não o faria com eles "crus"
No fim acho que eu não arriscaria minha saúde por apenas 2 cogumelos.
Concordo.
O cheiro está normal, tem muito pouco esporo em um deles outro parece estéril.
Vou descartar tudo.
Valeu
Concordo.
O cheiro está normal, tem muito pouco esporo em um deles outro parece estéril.
Vou descartar tudo.
Valeu
Obs. Neste caso acho que foi excesso de umidade e calor.
 
Boa tarde
Tenho mais uma pergunta aos veteranos
Posso colocar uma lâmpada na incubadora pra ter a temperatura necessária? já tenho o termostato 1209 pra ligar e desligar, só não sei se a luz pode atrapalhar o crescimento dos micélios!
E aí ? Alguém já passou por essa dúvida ?
Dês de já agradeço.
PS: logo, se tudo der certo posto detalhes sobre esse meu primeiro cultivo.
Boa tarde
Tenho mais uma pergunta aos veteranos
Posso colocar uma lâmpada na incubadora pra ter a temperatura necessária? já tenho o termostato 1209 pra ligar e desligar, só não sei se a luz pode atrapalhar o crescimento dos micélios!
Considerando que se a luz clara for ruim, derrepente uma luz de outra cor mesmo, só pela caloria é possível ?
E também, essa resposta poderia se estender ao terrário também, já que estou para aniverssariar na próxima semana !!!
E aí ? Alguém já passou por essa dúvida ?
Dês de já agradeço.
PS: logo, se tudo der certo posto detalhes sobre esse meu primeiro cultivo.
 
Última edição:
Pode sim... Eu fiz isso muito tempo nos invernos bem frios para manter aquecidos os substratos..
Faz tranquilamente.. !
Abz
 
Vc usa la lampada tanto para dar luz como para aquecer nos climas bem frios..

A quantidade de calor e generada por a lampada e correspondente com os watts de ela e o frio que faz no ambente...

Vc tem que procurar qual e a que serve para vc..

Como regra geral recomendo as seguintes caracteristicas.

150 Lumens
6500 k
 
Última edição:
Vc usa la lampada tanto para dar luz como para aquecer nos climas bem frios..

A quantidade de calor e generada por a lampada e correspondente com os watts de ela e o frio que faz no ambente...

Vc tem que procurar qual e a que serve para vc..

Como regra geral recomendo as seguontes caracteristicas.

150 Lumens
6500 k
Essa era uma dúvida, porque dizem no fórum que a luz para frutificar os cubensis tinha que ser indireta, porque os cogus não gostam de muita luz :unsure:
 
Indireta pode ser quando a luz e do sol..

Meus filhos tao bem debaixo da lampada em ciclos de 12/12 ou18/6 segum o caso..
E eles adoram..
 
Indireta pode ser quando a luz e do sol..

Meus filhos tao bem debaixo da lampada em ciclos de 12/12 ou18/6 segum o caso..
E eles adoram..
Não sei se eu me fiz entender,
Tô pensando em colocar uma lâmpada no meio do terrário para aquecer os cubensis, fica acesa até chegar na temperatura e então desliga até baixar do mínimo aí liga outra vez,
Então essa é a minha dúvida se faria mal para eles
 
Não sei se eu me fiz entender,
Tô pensando em colocar uma lâmpada no meio do terrário para aquecer os cubensis, fica acesa até chegar na temperatura e então desliga até baixar do mínimo aí liga outra vez,
Então essa é a minha dúvida se faria mal para eles

Acho que quem pode responder melhor isso é você mesmo.
Depende a temperatura de onde você vai cultivar, uma vez que se estiver calor a lâmpada nunca vai ligar...
Também depende do seu projeto, do local do termômetro, se vai ficar muito quente perto do bolo e frio nos cantos.
Aqui tem alguns tópicos que podem te ajudar, o restante dessas dúvidas seguem a lógica.
 
Acho que quem pode responder melhor isso é você mesmo.
Depende a temperatura de onde você vai cultivar, uma vez que se estiver calor a lâmpada nunca vai ligar...
Também depende do seu projeto, do local do termômetro, se vai ficar muito quente perto do bolo e frio nos cantos.
Aqui tem alguns tópicos que podem te ajudar, o restante dessas dúvidas seguem a lógica.
Obrigado, mas não é o que queria saber, acho que: ou continuarei procurando ( apesar que o aniversário está muito próximo) ou mudar para uma resistência para alcançar a temperatura de frutificação, pois pelas informações as temperaturas aqui no sul podem ter uma oscilação negativa nos próximos dias . :)
 
Boa noite, um aquecedor de 5w pra uma garrafa de 600ml é pouco? Não está esquentando nada parece que nem funciona. Ele é simples sem termostato.
 

Anexos

  • 15622063433038351348356399133171.jpg
    15622063433038351348356399133171.jpg
    3.4 MB · Visualizações: 9
Boa noite, um aquecedor de 5w pra uma garrafa de 600ml é pouco? Não está esquentando nada parece que nem funciona. Ele é simples sem termostato.

Como você está testando se a água está quente? (Plástico tem pouca transferência de calor - calor especifico)
Normalmente para aquário utilizam 1w/litro.
Agora a questão é que essa potência baixa pode ter um limite no quão quente consegue chegar.
Exemplo: Se a temperatura está 10° C talvez só consiga superar a temperatura externa até alcançar a 20, então o calor produzido apenas mantem nessa temperatura.
 
Como você está testando se a água está quente? (Plástico tem pouca transferência de calor - calor especifico)
Normalmente para aquário utilizam 1w/litro.
Agora a questão é que essa potência baixa pode ter um limite no quão quente consegue chegar.
Exemplo: Se a temperatura está 10° C talvez só consiga superar a temperatura externa até alcançar a 20, então o calor produzido apenas mantem nessa temperatura.
Temperatura de 24 °C para testar eu coloquei um pouco de água em um balde de 3 litros e fui diminuindo e também testei numa pet, não noto diferença na temperatura da água, desligo o aquecedor, retiro da água e noto que ele está morno mas muito pouco mesmo quase não dá pra notar. Estou tentando montar uma incubadora.
 
Temperatura de 24 °C para testar eu coloquei um pouco de água em um balde de 3 litros e fui diminuindo e também testei numa pet, não noto diferença na temperatura da água, desligo o aquecedor, retiro da água e noto que ele está morno mas muito pouco mesmo quase não dá pra notar. Estou tentando montar uma incubadora.

Mesmo com o meu aquecedor funcionando bem eu não sinto diferença ao toque (a não ser quando está muito frio).
O melhor seria utilizar um termômetro, nossa sensibilidade não é muito confiável para isso.
Quando fui comprar meu aquecedor, tinha um cara reclamando desse modelo e pedindo pra trocar - pelo que me lembro, ele tinha um aquário de 5 litros para peixe betta.
Pode ser que realmente o produto não seja muito eficiente.
Mas se manter pelo menos os 24/25 já é uma temperatura suficiente para incubar (lembrando que a tendência é o micélio produzir calor).
 
Mesmo com o meu aquecedor funcionando bem eu não sinto diferença ao toque (a não ser quando está muito frio).
O melhor seria utilizar um termômetro, nossa sensibilidade não é muito confiável para isso.
Quando fui comprar meu aquecedor, tinha um cara reclamando desse modelo e pedindo pra trocar - pelo que me lembro, ele tinha um aquário de 5 litros para peixe betta.
Pode ser que realmente o produto não seja muito eficiente.
Mas se manter pelo menos os 24/25 já é uma temperatura suficiente para incubar (lembrando que a tendência é o micélio produzir calor).
Vlw amigo, acho que está com defeito ou seja ineficiente, sexta feira vou na loja moro longe da cidade.
 
Fala família !!! olha eu aqui denovo...depois de ter plantado batata e colhido chuchu...parti para minha 2ª tentativa.
Crio galinhas então decidi fazer o pf tek com o milho picado delas...fiz todo o procedimento como o de arroz integral,1 hora na panela de pressão,inoculação ok e por ai vai...já se passaram 5 dias após a inoculação e ainda não obtive sinal de micélio...
tá no pazo ? quanto tempo em média leva pra ele dar as caras ?

dessa vez consegui carimbo hidratado de GT E um pote eu decidi inocular o B+
cerca de 0,25ml - 0,5ml por furo 4 furos no total em cada recipiente....
 
Fala família !!! olha eu aqui denovo...depois de ter plantado batata e colhido chuchu...parti para minha 2ª tentativa.
Crio galinhas então decidi fazer o pf tek com o milho picado delas...fiz todo o procedimento como o de arroz integral,1 hora na panela de pressão,inoculação ok e por ai vai...já se passaram 5 dias após a inoculação e ainda não obtive sinal de micélio...
tá no pazo ? quanto tempo em média leva pra ele dar as caras ?

dessa vez consegui carimbo hidratado de GT E um pote eu decidi inocular o B+
cerca de 0,25ml - 0,5ml por furo 4 furos no total em cada recipiente....

A questão do milho é que o micélio se desenvolve nele, mas não irá frutificar se não colocar uma camada de casing ou semelhante - utilizado como spawn.
Em 5 dias é possível aparecer sinal, mas não é regra.
Diria que uns 7/10 dias seria o padrão (depende da temperatura), porém, pode levar um pouco mais e ainda sim colonizar normalmente.
Poderia colocar foto do milho para entender melhor, pois o difícil dele é conseguir a umidade correta e ela conseguir atingir até o centro do milho. (tindalizar)
 
Back
Top