Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Agradeço pelas respostas. Só mais duas coisas:
1) Um bolo que já está totalmente colonizado por fora leva quanto tempo para colonizar por completo?
2) O Guia Rápido de Cultivo para Iniciantes fala em injetar 100ml de água no bolo após ele estar totalmente colonizado. Isso é mais ou menos eficaz que o dunk?

O Recomendado é deixar 7 dias para consolidação ou até surgir pin, contudo, até hoje não achei uma fonte 100%. Por ser iniciante eu seguiria essa instrução.
Injetar não é muito comum, acredito que facilita contaminação e excesso de água. Já vi outros cultivadores que utilizam sim a injeção, mas via de regra são experientes e tem noção devido a cultivos anteriores e testes empíricos.
O dunk é mais tranquilo de fazer e acredito que não mude muito na eficiência comparado com a seringa.
Eu pessoalmente não acho necessário logo de cara para iniciantes, mas se tem confiança que manterá em um ambiente limpo/sem contaminantes - renderá mais frutos e relativamente maiores.
Depois do 1 flush deve ser feito a cada colheita.

Obs: É mais difícil contaminantes em um bolo 100% colonizado.
 
Boa tarde
Preciso ter a certeza sobre as temperaturas da incubadora e do terrário.
Temperatura exata + máxima e mínima obrigado.
na incubadora acredito que 24° funciona bem como temperatura mínima, e máxima eu consideraria 29-30°
o ideal mesmo é 27-28° (funciona muito bem pra mim pelo menos)

sobre o terrário acredito que o ideal seja 24° e no máximo 27° (mínimo eu não sei informar muito bem mas acredito que abaixo de 20° seja bem prejudicial também)
acima disso você pode ter um estresse intenso no micélio que fará ele contaminar muito facilmente.
já tive diversos cultivos, com a temperatura alta (29-31) não sobrevivia o segundo flush, com temperatura amena 24-26 eu tenho 4 flushs.
 
Última edição:
Boa tarde
Preciso ter a certeza sobre as temperaturas da incubadora e do terrário.
Temperatura exata + máxima e mínima obrigado.

isso depende da temperatura de onde você mora. Se você mora num lugar em que a temperatura gira em torno dos 28 graus você não precisa se preocupar tanto com saber exatamente que temperatura esta fazendo. Se você mora num lugar em que a média é mais quente ou mais fria do que o recomendado é bom ter um termômetro sim.
 
isso depende da temperatura de onde você mora. Se você mora num lugar em que a temperatura gira em torno dos 28 graus você não precisa se preocupar tanto com saber exatamente que temperatura esta fazendo. Se você mora num lugar em que a média é mais quente ou mais fria do que o recomendado é bom ter um termômetro sim.
Estou no sul de Santa Catarina ainda não esfriou, mas com certeza esfriará em breve.
Estou na parte da incubadora dês de o dia 08/06 tenho deixado o termostato em 27.06°de máxima e 26.02° de mínima
 
Estou no sul de Santa Catarina ainda não esfriou, mas com certeza esfriará em breve.
Estou na parte da incubadora dês de o dia 08/06 tenho deixado o termostato em 27.06°de máxima e 26.02° de mínima
Não esqueça que a temperatura da água não necessariamente reflete a temperatura da incubadora por si, o melhor é utilizar um termômetro para verificar.
Aqui no Paraná eu tinha deixado o termostato em 28, por estar em uma garrafa de plástico (que não conduz muito bem o calor) o termômetro não passava de 25 graus. Isso em uma temperatura externa de 6, como já deu uma esquentada acredito estar mais tranquilo.
 
Não esqueça que a temperatura da água não necessariamente reflete a temperatura da incubadora por si, o melhor é utilizar um termômetro para verificar.
Aqui no Paraná eu tinha deixado o termostato em 28, por estar em uma garrafa de plástico (que não conduz muito bem o calor) o termômetro não passava de 25 graus. Isso em uma temperatura externa de 6, como já deu uma esquentada acredito estar mais tranquilo.
Estou usando um termostato digital 1209 de chocadeira e adaptei uma resistência
 
Após alguns dias aniversariado, o bolo apresentou um aspecto de algodao macio em volta dele, hoje percebi em um deles esses pedaços verdes. Raspei com a faca e devolvi pro terrário. Isso aconteceu de manhã, e se algurm puder reconhecer alguma contaminação eu agradeço.
 

Anexos

  • IMG-20190615-WA0003.jpeg
    IMG-20190615-WA0003.jpeg
    469.5 KB · Visualizações: 27
  • IMG-20190615-WA0001.jpeg
    IMG-20190615-WA0001.jpeg
    511.7 KB · Visualizações: 26
Após alguns dias aniversariado, o bolo apresentou um aspecto de algodao macio em volta dele, hoje percebi em um deles esses pedaços verdes. Raspei com a faca e devolvi pro terrário. Isso aconteceu de manhã, e se algurm puder reconhecer alguma contaminação eu agradeço.
Como sou novato, marinheiro de primeira viagem, quero saber também, pois, com certeza passarei por essas possíveis contaminações !
 
Após alguns dias aniversariado, o bolo apresentou um aspecto de algodao macio em volta dele, hoje percebi em um deles esses pedaços verdes. Raspei com a faca e devolvi pro terrário. Isso aconteceu de manhã, e se algurm puder reconhecer alguma contaminação eu agradeço.
Não irá adiantar, é Duende Verde, jogue fore o mais rápido possível, se quiser aproveitar ele enterre no quintal e você terá alguns frutos.

OBS: Acredito que já tenha esporulado, nesse caso, você terá que desinfetar a caixa para evitar contaminantes futuros.
 
Não irá adiantar, é Duende Verde, jogue fore o mais rápido possível, se quiser aproveitar ele enterre no quintal e você terá alguns frutos.

OBS: Acredito que já tenha esporulado, nesse caso, você terá que desinfetar a caixa para evitar contaminantes futuros.
E enquanto os outros bolos? Provavelmente irei perder tudo?
Posso o enterrar num copo e colocar dentro do terrario? Obrigado!
 
Gostaria de saber se já tem estudos no fórum sobre outros métodos de tirar a umidade dos cubensis sem ser com o ventilador e sílica, estava pensando em colocar num forno elétrico em temperatura bem baixa .
Alguém já estudou esse tipo de secagem ?
 
Gostaria de saber se já tem estudos no fórum sobre outros métodos de tirar a umidade dos cubensis sem ser com o ventilador e sílica, estava pensando em colocar num forno elétrico em temperatura bem baixa .
Alguém já estudou esse tipo de secagem ?

A temperatura altera os compostos ativos. Outro método seria com desidratador de alimentos ou o @Gteach me explicou no tópico retomada de cultivo dele como utilizar a Airfryer, nunca deixando passar de 70C, sempre acompanhando com um termômetro culinário ou aquelas "pistolas".
 
A temperatura altera os compostos ativos. Outro método seria com desidratador de alimentos ou o @Gteach me explicou no tópico retomada de cultivo dele como utilizar a Airfryer, nunca deixando passar de 70C, sempre acompanhando com um termômetro culinário ou aquelas "pistolas".

Se bem tinha lido e estudado em distintos forums e mais qur nada por ter informaçoes tao divergentes... decidi provar o calor da airfrier como falou @Texugo ..
A airfrier alem de ter calor tem ar (nao e muito . mais tem ) e isso e bastante importante.
Um forno eletrico sem nehuma circulaçao de ar nao seria efetivo...

Nos meus primeiros testes eu NAO fiquei muito conforme comnos resultados..tanto que deixe para continuar as provas mas na frente e aproveitar as coleitas preservando em forma de cha congelado.

Como tou preparando Chå

Essa preparaçao tem testado ultimamente e tou muito feliz comno resultado..

Tem que fazer mas estudos com o secado por calor..
Tal vez os flushes foram fracos de potencia.. e eu justo usei a airfirer..ainda nao posso descartar.. mais por precauçao nao segui secando assim....
Ao menos minha experiencia em carne propria..o que nao significa que em outras pessoas aconteça o mesmo...
EM FIM... recomendo mais conservar como cha que secar na airfrier rssssss
Abz
 
Minha duvida é em questão a temperatura na frutificação, li em uns posts de um outro forum que psilocybes podem frutificar em temperaturas consideradas altas para tal estagio, a unica fase em que a temperatura deve estar entre 20ºC ~ 25ºC é na formação de primórdias? E que temperatura é menos importante que a quantidade de oxigênio(trocas de ar) e a umidade.
 
Última edição:
Temperaturas entre 20 e 25 formaran mais quantidade e primordios menos estresados (melhor resultado final).
Na minha opiniao o fator com maior incidencia para o començo de frutificaçao e a variaçao da umidade no substrato .
(Maior aireaçao sem perder a umidade do ambente )
 
Fala família ! Tudo na paz ? Primeiramente gostaria de agradecer a oportunidade de participar dessa comunidade que tem me ajudado muito. Cerca de 2 meses atrás iniciei meu primeiro cultivo do B+,consegui um carimbo com um conhecido e fiz todo o procedimento,sem alterações o micélio se desenvolveu muito bem sem qualquer tipo de contaminação,porém alguns dias após aniversariar vejo meus pins de forma diferente...sem pigmento e tbm com o chapéu torto,e tem demorado um pouco para desenvolver,quem puder dar uma luz agradeço...segue as imagens
 

Anexos

  • 9A141BC4-8E9E-47B2-8CDC-7436B126E347.jpeg
    9A141BC4-8E9E-47B2-8CDC-7436B126E347.jpeg
    1.1 MB · Visualizações: 30
  • 488C618A-369B-44A0-993E-76AC0E3A2F1B.jpeg
    488C618A-369B-44A0-993E-76AC0E3A2F1B.jpeg
    921.7 KB · Visualizações: 32
  • 5B418A79-3D36-401D-B626-B65B730FF264.jpeg
    5B418A79-3D36-401D-B626-B65B730FF264.jpeg
    735.4 KB · Visualizações: 34
  • 1EF789C0-FB4C-471D-99F0-6D0ED8BBC6D9.jpeg
    1EF789C0-FB4C-471D-99F0-6D0ED8BBC6D9.jpeg
    1,004.6 KB · Visualizações: 31
  • 93E393FC-2B6A-4E18-9873-066225B04923.jpeg
    93E393FC-2B6A-4E18-9873-066225B04923.jpeg
    949.3 KB · Visualizações: 30
  • 250E344C-E34A-459F-9805-6509C739DE65.jpeg
    250E344C-E34A-459F-9805-6509C739DE65.jpeg
    1 MB · Visualizações: 26
Back
Top