Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Boa tarde galera!

Há mais ou menos dois dias, os bolos que inoculei aparentaram estar "soando" por dentro (algumas gotículas de água na parede) e também amarelado em alguns pequenos pontos.

(Infelizmente fiquei assustado com a cena coloquei os bolos de volta sem tirar uma foto, então daqui a alguns dias posso atualizar com este post com uma)

Moro no cerrado, e recentemente estava extremamente quente e abafado. Primeiramente, deixava a caixa térmica com o termostato dentro por volta de 28 graus, mas depois de um pouco de pesquisa aqui no fórum vi que a alta temperatura pode ter estressado o micélio que produz uma forma de excreção, o "xixi de micélio".


Caso seja a tal excreção, meus bolos já era? Vou precisar começar o processo de novo, ou posso acreditar e continuar?

O suor do micélio é natural, ou preciso fazer novos furos e também tapa-los com microporo?
 
Boa tarde galera!

Há mais ou menos dois dias, os bolos que inoculei aparentaram estar "soando" por dentro (algumas gotículas de água na parede) e também amarelado em alguns pequenos pontos.

(Infelizmente fiquei assustado com a cena coloquei os bolos de volta sem tirar uma foto, então daqui a alguns dias posso atualizar com este post com uma)

Moro no cerrado, e recentemente estava extremamente quente e abafado. Primeiramente, deixava a caixa térmica com o termostato dentro por volta de 28 graus, mas depois de um pouco de pesquisa aqui no fórum vi que a alta temperatura pode ter estressado o micélio que produz uma forma de excreção, o "xixi de micélio".


Caso seja a tal excreção, meus bolos já era? Vou precisar começar o processo de novo, ou posso acreditar e continuar?

O suor do micélio é natural, ou preciso fazer novos furos e também tapa-los com microporo?

A secreção de metabólitos pode ser o micélio respondendo a uma bactéria tentando tomar espaço no bolo. E não é necessariamente uma contaminação ainda.

Tente manter a temperatura controlada, se ficar muito quente coloque uma garrafa com água congelada dentro da caixa.

Bactérias se desenvolvem melhor que o micélio em altas temperaturas.
 
A secreção de metabólitos pode ser o micélio respondendo a uma bactéria tentando tomar espaço no bolo. E não é necessariamente uma contaminação ainda.

Tente manter a temperatura controlada, se ficar muito quente coloque uma garrafa com água congelada dentro da caixa.

Bactérias se desenvolvem melhor que o micélio em altas temperaturas.

Significa entao que a excreção do micélio não interfere no processo? E nas questões de quantidade ou potência?

Muito obrigado pela atenção!
 
Significa entao que a excreção do micélio não interfere no processo? E nas questões de quantidade ou potência?

Muito obrigado pela atenção!

A secreção micelial é como nossos leucócitos, ela ajuda combatendo contaminantes.

Quantidade e potência são mais afetadas pela genética acredito e também se não me engano no estado vegetativo ele nem gera psilocibina então se ele nem produziu tem o que para perder?
 
Comprei uma placa aquecida para répteis estou usando na incubadora e tenho poucos copos, estão em contato com a placa e parecem estar se desenvolvendo bem.

Se eu tiver mais copos, só de estar no mesmo ambiente eles estarão aquecidos também?

Posso empilhar caso esteja usando algum com tampa?
 
Use um termômetro de geladeira ou ambiente na incubadora.

Melhor não empilhar os copos, principalmente se a tampa tiver furos (com ou sem micropore) ou for frágil (de papel alumínio).

Se eu fizer potes com Self Healing Injection Ports como esses potes poderia empilhar? O silicone iria deixar uma folga entre os potes acredito.

upload_2019-2-15_14-58-20.png

Qual que seria o problema de empilhar potes com tampas firmes nessas condições?


Esse copos aqui estão contaminados com aspergillus ?
1.png 2.png


Sei que estou pedindo um monte de coisas, mas quero saber! hahahah.

Se eu fizer uma clonagem em papelão, ela sobreviveria ser mandada pelos correios, sendo que ela estaria selada com fita isolante em uma placa de petri de plástico?
 

Anexos

  • upload_2019-2-15_14-51-29.png
    upload_2019-2-15_14-51-29.png
    584.4 KB · Visualizações: 12
Última edição:
Eu olho para essas tampas e penso... Quanto trabalho! hehehe. Camada dupla de micropore faz a mesma coisa... Faz o buraco, cobre com micropore, inocula, mais uma camada de micropore, pronto.

De silicone assim deve ser útil para fazer CLs, que precisam ficar vedadas.

Todo caso acho que você pode empilhar potes assim, de vidro com tampas de metal, à vontade. Potes de PP por exemplo podem deformar um pouco com o peso e assim "respirar", trazendo ar / contaminantes para dentro. Mas também não vejo porque empilhar os copos, a menos que você tenha um problema muito sério de espaço.

Esse copos aqui estão contaminados com aspergillus ?
Não dá para ter certeza se é Aspergillus só pela foto, mas parecem estar contaminados e o mais provável é que seja de fato A. niger.

Se eu fizer uma clonagem em papelão, ela sobreviveria ser mandada pelos correios, sendo que ela estaria selada com fita isolante em uma placa de petri de plástico?
Precisa garantir que a placa não perca a umidade, para o micélio não secar. Embalando bem a placa com filme de PVC, e/ou colocando dentro de um saco zip, por exemplo. Você também pode lacrar o plástico como se faz com carimbos.
Cole o papelão no fundo da placa para não ficar chacoalhando.
 
Meu cogus vieram ocos, eles começam a crescer e logo depois tombam pois o interior do caule não tem massa suficiente pra sustentar o peso, qual é a causa dos cogus estarem vindo ocos ?
 
Cogus grandes e/ou que crescem rápido ficam ocos mesmo.
Mas a verdadeira questão é: porque eles não conseguem ficar de pé? Talvez estejam muito molhados e por isso não fiquem firmes?
Ou estão desgrudando do bolo de tão pesados?
 
De novo aqui e preciso de ajuda...

Essa é a minha terceira vez tentando cultivar (a primeira deu ruim pela falta de leitura e não atingi a temperatura certa na incubadora, a segunda foi por falta de panela de pressão) e aparentemente está dando errado. Eu fiz a glove box, sempre esterilizei tudo antes de usar, tomei muito cuidado e li MUITA coisa no fórum e, no final, segui um pdf que tem aqui na biblioteca. Hidratei seringa, esterelizei os copos na PP por 1 hora e meia, o substrato ficou muito parecido com as descrições, esterilizei a vermiculita e muitas outras coisas que fui aprendendo por aqui. Porém hoje já fazem 7 dias e nem sinal do micélio! Como disse acima a temperatura da incubadora variou de 22-24 (ficou assim por 5 dias) e depois consegui fazer com que ela ficasse nos 26-28 graus (a umidade eu controlei e está 65-75 dentro da incubadora) por mais 3 dias. Hoje eu abri e não apareceu o micélio, decidi abrir um dos copos que estavam na incubação, fiz isso longe de tudo, e não apareceu nada. Estou começando a desconfiar do lugar que eu comprei os esporos, pois não é possível! Vou continuar a incubar aqueles copos, mas estou um pouco frustrado (sei que é normal) mas gostaria de pedir ajuda de vocês! O que isso poderia ser? Não achei nada no fórum que me respondesse.

Bom, isso aqui foi há semanas. Hoje decidi abrir os últimos copos do cultivo, que nada tinham. Infelizmente não deu certo desta vez mas pretendo melhorar; a minha questão é saber como eu falhei, todavia pensei em duas únicas possibilidades. (Digo apenas duas porque construí glove box, fiz tudo como foi mencionado em inúmeros tópicos de discussão, diários de cultivo e da biblioteca; o que pode também ser possível a minha falha nos procedimentos, mas, neste caso, acredito que não)

1. Estiver algo de errado com o carimbo que comprei (foi de um site, mas não vem ao caso qual).
2. Descobri agora que o arroz integral que utilizei estava vencido (2 meses).

Acredito que tenha sido a segunda, vocês sabem me dizer se essa possibilidade seria fiável para o caso do insucesso?
 
Bom, isso aqui foi há semanas. Hoje decidi abrir os últimos copos do cultivo, que nada tinham. Infelizmente não deu certo desta vez mas pretendo melhorar; a minha questão é saber como eu falhei, todavia pensei em duas únicas possibilidades. (Digo apenas duas porque construí glove box, fiz tudo como foi mencionado em inúmeros tópicos de discussão, diários de cultivo e da biblioteca; o que pode também ser possível a minha falha nos procedimentos, mas, neste caso, acredito que não)

1. Estiver algo de errado com o carimbo que comprei (foi de um site, mas não vem ao caso qual).
2. Descobri agora que o arroz integral que utilizei estava vencido (2 meses).

Acredito que tenha sido a segunda, vocês sabem me dizer se essa possibilidade seria fiável para o caso do insucesso?
Se não aconteceu nada nos copos , nem contaminações , com o arroz vencido ainda ...provavelmente não tinha umidade suficiente no substrato
 
Não tinha mesmo nada... eu fiz a receita pf tek 2:1:1 , verifiquei a quantidade apertando. Poderia ter sido na hora de esterelizar na panela de pressão?

Pode ser que tu inoculastes os potes antes de resfriarem o suficiente.

Ou o contato dos copos com algum desinfetante.

Ou alguma falha na confecção da seringa.
 
Pode ser que tu inoculastes os potes antes de resfriarem o suficiente.

Ou o contato dos copos com algum desinfetante.

Ou alguma falha na confecção da seringa.

Acredito que não tenha sido isso porque tomei muito cuidado com tudo, e dessa vez fiz tudo sem "quebrar-galho". Vi até no tópico "o que não fazer" e tals, estudei isso por 2 anos e tals (só demorei pra cultivar porque não acho caixa térmica aqui em PT e é muito frio onde moro).


Olha, eu enchi a panela até mais ou menos a metade dos copos, coloquei o pano por baixo, nos copos coloquei 2 capas de papel alumínio (sem prender ainda com a fita isolante) e deixei por 1 hora e 20 minutos (que foi o máximo antes do pano queimar). Há algum sinal que indique que o substrato esteja seco? Dos potes que joguei fora eu apertei-os e saiam quase a mesma coisa que tinha colocado de água.

Tenho metade de um carimbo aqui em casa, será que vale a pena pedir outro? Não queria cometer os mesmos errros no próximo cultivo :(:(:(
 
Acredito que não tenha sido isso porque tomei muito cuidado com tudo, e dessa vez fiz tudo sem "quebrar-galho". Vi até no tópico "o que não fazer" e tals, estudei isso por 2 anos e tals (só demorei pra cultivar porque não acho caixa térmica aqui em PT e é muito frio onde moro).



Olha, eu enchi a panela até mais ou menos a metade dos copos, coloquei o pano por baixo, nos copos coloquei 2 capas de papel alumínio (sem prender ainda com a fita isolante) e deixei por 1 hora e 20 minutos (que foi o máximo antes do pano queimar). Há algum sinal que indique que o substrato esteja seco? Dos potes que joguei fora eu apertei-os e saiam quase a mesma coisa que tinha colocado de água.

Tenho metade de um carimbo aqui em casa, será que vale a pena pedir outro? Não queria cometer os mesmos errros no próximo cultivo :(:(:(

Pq não prendeu com a fita isolante?

O negócio é levantar , sacudir a poeira e seguir em frente !
.:)
 
Back
Top