Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Obrigado pelas informações.

Bom, falando em perlita aqui onde moro não tem perlita, se for pedir na net sai mais caro que dois umidificadores.
Uso umidificador em um terrário que possui buracos abertos (acho que o estilo do terrário se chama terrário shotgun). Se me perguntar se é a melhor opção não sei. Sei que alterno entre boas e más colheitas mais ou menos meio a meio. Mas não sei se a má colheita é em função do umidificador.
Uso umidificador na potencia mais baixa possível, quase desligado... liga 15 minutos e fica 5 minutos desligado. Assim recupera a umidade perdida pelos buracos. A parte boa que eu acho é que circula mais Oxigenio.

Dúvidas
Sobre o borrifador quanto mais eu leio mais confuso fico... vc disse que o umidificador deveria substituir o borrifador (e não a perlita?).
O borrifador não seria apenas para manter a umidade assim como a perlita?
Ou vc fala de usar borrifador para umedecer o casing?

A confusão foi culpa minha. Quando disse que o umidificador substitui o borrifador, que alias acho que deve ter seu uso evitado, estava falando no caso de um terrário que já utiliza outro método de manutenção de umidade como a perlita ou argila expandida. Em um terrário sem nenhum outro recurso talvez o umidificador seja mesmo a melhor opção.
 
Estou montando um terrario e pretendo por um umidificador que possui timer e termostato, vou manter a bomba de ar de aquário para oxigenação, compre este modelo: Umidificador De Ar Digital 2,5l ( Promoção ) - R$ 175,00
É meu primeiro cultivo e consegui case pronto e também bolos verteis e para fertilizar, quanto mais leio mais me confundo com a real necessidade da umidade e isso me preocupa, por esse motivo comprei o umidificador. O que vocês me dizem ?

Acredito que o umidificador de ar já manda oxigenio suficiente, mas não tenho certeza
 
LrKXfZ4

Whats-App-Image-2019-01-31-at-15-37-47.jpg

Alguém sabe por que o micélio pára de colonizar?
Acontece comigo 1 em cada 8 potes de trigo.
Desconfio que seja o pH mas não sei uma forma barata de medir. Comprei umas fitas de medir pH mas só serve para meio líquido.
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2019-01-31 at 15.30.54.jpeg
    WhatsApp Image 2019-01-31 at 15.30.54.jpeg
    71.7 KB · Visualizações: 1
Volto com a pergunta sobre a necessidade de um umidificador. O terrário está com uma bomba de ar com uma saída com 1,8l/h, adicionar o umidificador seria necessário? melhoraria o crescimento ou rendimento ? evoluiria o nível do meu cultivo ?
Não precisa de umidificador, ou de bomba de ar.

Deixa o terrário fechado, abre e abana levemente 2 ou 3 vezes ao dia, aproveita para umedecer os bolos.

Não há uma fórmula para terrário automático. Quer dizer, até há, mas ninguém sabe qual é, porque não precisa. Depende muito do tamanho do seu terrário, dos bolos, da temperatura ambiente na sua casa etc.

É bem difícil acertar circulação de ar e umidade, sem ter experiência de cultivo. Você precisa ter visto os cogumelos se desenvolverem normalmente primeiro, para conseguir avaliar o que eles precisam a mais ou a menos.

Pode até ser que você acerte de primeira, com o umidificador e a bomba, mas é facil de errar também.
 
Boa Tarde galerinha, então, estou com um problema e gostaria de pessoas com experiencia para me dar umas dicas, estarei viajando por 12 dias e estou com uns 15 bolos colonizados porém nunca utilizei da tecnica de guardar os bolos na geladeira, gostaria de saber mais detalhes, quando tempo pode deixar guardado? ao retornar eu faço um dunk ou faço direto os casing? bolos que estão 70% vão continuar a colonização? tem risco de morrer algum micelio de bolo colonizado? gratidão
 
Pessoal, meu bolo está no terrario de garrafa pet de 5L a 9 dias, e ainda nem sinal de pins, quantos dias geralmente o bolo começa a pinar ?
 

Anexos

  • 51102491_1523721931093459_6187208051280314368_n.jpg
    51102491_1523721931093459_6187208051280314368_n.jpg
    85.6 KB · Visualizações: 25
  • 51364608_389022191873705_5555169206690906112_n.jpg
    51364608_389022191873705_5555169206690906112_n.jpg
    96 KB · Visualizações: 23
  • 51423126_602306413572781_7631170580112211968_n.jpg
    51423126_602306413572781_7631170580112211968_n.jpg
    107.3 KB · Visualizações: 26
Não precisa de umidificador, ou de bomba de ar.

Deixa o terrário fechado, abre e abana levemente 2 ou 3 vezes ao dia, aproveita para umedecer os bolos.

Não há uma fórmula para terrário automático. Quer dizer, até há, mas ninguém sabe qual é, porque não precisa. Depende muito do tamanho do seu terrário, dos bolos, da temperatura ambiente na sua casa etc.

É bem difícil acertar circulação de ar e umidade, sem ter experiência de cultivo. Você precisa ter visto os cogumelos se desenvolverem normalmente primeiro, para conseguir avaliar o que eles precisam a mais ou a menos.

Pode até ser que você acerte de primeira, com o umidificador e a bomba, mas é fácil de errar também.

Obrigado por compartilhar o conhecimento! Os casings estão no terrário, decidi deixar somente a bomba de ar em um copo de 500ml, e mais um copo igual para ajudar, no fundo tenho perlita bem umida, umedeci todo o terrário e fechei, a idea vai ser deixar fechado, e mandar a responsabilidade da oxigenação para a bomba.
 
Não precisa de umidificador, ou de bomba de ar.

Deixa o terrário fechado, abre e abana levemente 2 ou 3 vezes ao dia, aproveita para umedecer os bolos.

Não há uma fórmula para terrário automático. Quer dizer, até há, mas ninguém sabe qual é, porque não precisa. Depende muito do tamanho do seu terrário, dos bolos, da temperatura ambiente na sua casa etc.

É bem difícil acertar circulação de ar e umidade, sem ter experiência de cultivo. Você precisa ter visto os cogumelos se desenvolverem normalmente primeiro, para conseguir avaliar o que eles precisam a mais ou a menos.

Pode até ser que você acerte de primeira, com o umidificador e a bomba, mas é facil de errar também.

Umdecer os bolos é um tema bastante controverso.
Há quem diga que atrapalha a formação das primórdias.
 
Última edição:
Pessoal, meu bolo está no terrario de garrafa pet de 5L a 9 dias, e ainda nem sinal de pins, quantos dias geralmente o bolo começa a pinar ?

Nunca fiz em garrafa pet... Mas não vejo como dar errado :)
Ja tive boas colheitas com 15 dias.
Vc tá borrifando como?
 
Nunca fiz em garrafa pet... Mas não vejo como dar errado :)
Ja tive boas colheitas com 15 dias.
Vc tá borrifando como?
Descobri qual foi meu erro, após aniversariar o bolo eu não dunkei ele, so fiz o roll e coloquei na PET, abanando sempre, e borrifando agua ao redor. ai passou 12 dias e nenhum pin então coloquei na agua por 12 horas e 3 dias depois aparecei 3 pin ( tem um entre os dois que nasceu pra baixo ). Fica a lição o dunk é importante kkkkkkk
 

Anexos

  • 51417519_314633109396433_1444740819855605760_n.jpg
    51417519_314633109396433_1444740819855605760_n.jpg
    47.6 KB · Visualizações: 13
Seria para que esse isopor?
Somente para separar os bolos PF, que ainda não estão no terrário, da argila expandida. Como o isopor é barato e reto, achei que iriam equilibrar melhor os bolos PF, dai fiz umas aberturas para passar melhor a umidade que se desprende pela argila, mesmo achando que não seriam necessárias.

Meu receio é em relação a aumento da contaminação por bactérias ou sei lá.
 
Somente para separar os bolos PF, que ainda não estão no terrário, da argila expandida. Como o isopor é barato e reto, achei que iriam equilibrar melhor os bolos PF, dai fiz umas aberturas para passar melhor a umidade que se desprende pela argila, mesmo achando que não seriam necessárias.

Meu receio é em relação a aumento da contaminação por bactérias ou sei lá.

Entendi.

Quanto a contaminação eu não sei, mas não gosto do poliestireno expandido pela fragilidade.

E penso que com menor área exposta de argila expandida talvez dê ruim.

Acho que os pratinhos de festa de criança ia ser melhor, pq tu pode por os bolos em cima de boa ( pelo menos os meus de 250 ml) e ocupa uma área menor.
 
Entendi.

Quanto a contaminação eu não sei, mas não gosto do poliestireno expandido pela fragilidade.

E penso que com menor área exposta de argila expandida talvez dê ruim.

Acho que os pratinhos de festa de criança ia ser melhor, pq tu pode por os bolos em cima de boa ( pelo menos os meus de 250 ml) e ocupa uma área menor.
Ok. Muito obrigado pela dica e fico muito agradecido pelas suas observações.
 
A vermiculita úmida utilizada abaixo dos bolos pf no terrário é realmente necessária?
Em um dos meus bolos aconteceu uma coisa um pouco inusitada.
Eu quebrei um dos meus bolos e coloquei vermiculita abaixo e acima do bolo.
E o protegido com papel filme da perlita.

Acontece que dois fragmentos do bolo caíram na perlita. E eu não os tirei de lá.
Hoje eu verifiquei que justamente esses dois pequenos fragmentos em contato direto com a perlita (e sem vermiculita) começaram a pinar.
Alguém já cultivou os bolos em contato direto com a perlita ?
 

Anexos

  • IMG_20190207_184003.jpg
    IMG_20190207_184003.jpg
    3.6 MB · Visualizações: 19
A vermiculita úmida utilizada abaixo dos bolos pf no terrário é realmente necessária?
Em um dos meus bolos aconteceu uma coisa um pouco inusitada.
Eu quebrei um dos meus bolos e coloquei vermiculita abaixo e acima do bolo.
E o protegido com papel filme da perlita.

Acontece que dois fragmentos do bolo caíram na perlita. E eu não os tirei de lá.
Hoje eu verifiquei que justamente esses dois pequenos fragmentos em contato direto com a perlita (e sem vermiculita) começaram a pinar.
Alguém já cultivou os bolos em contato direto com a perlita ?

Só se evita o contato dos bolos com a perlita porque o bolo vai sugar a água por contato...

Pode ter sua aplicação com bolos que aparentam estar secos.

Não é algo tão praticado porque os bolos podem ficar muito molhados, e tudo que é em excesso geralmente facilita contaminações.
 
Alguém já cultivou os bolos em contato direto com a perlita ?
Eu coloco em contato direto com a vermiculita e o que eu percebi é que todos os pins preferiram crescer na parte onde o bolo tem contato com a vermiculita molhada, estão crescendo saudáveis e a todo vapor, e cresceram 12 pins e nenhum aborto. Então apesar de ser novato aqui acredito que não tenha problema algum, até porque eu ja vi tutoriais aqui no forum de terrario de garrafa PET onde o bolo fica em contato com a perlita, isso deve ajudar o bolo a sugar a umidade necessária.

da uma olhada:
Earth's Tongue - Poor Man's Terrarium
 

Anexos

  • 51795558_401138370640269_5291950203220262912_n.png
    51795558_401138370640269_5291950203220262912_n.png
    1.3 MB · Visualizações: 15
Back
Top