Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Meu primeiro cultivo está com 5 dias de incubadora, o micélio começa a crescer assim mesmo?

A tendência é que comece a crescer nos pontos de inoculação amigo.

Se o micélio for muito agressivo, ou seja, colonizar muito rápido quase sempre é uma contaminação. Mas dependendo de quantos ml de seringa de esporos foi utilizada cada pote e condições boas pode ser que seja mais rápido do que o esperado.

Aconteceu comigo, esse pote aí da foto ficou assim em uns 4 dias, uns dois dias depois esse "micélio" mudou de cor aí tive certeza que era um contaminante.
upload_2019-1-18_3-0-10.png

Ficou assim
upload_2019-1-18_3-1-33.png
 
Gente, queria saber de vocês se cubro com vermiculita úmida ou deixo como está;

1) Peguei dois potes de trigo totalmente colonizados
2) Quebrei eles numa bandeja limpíssima
3) Cobri com vermiculita úmida e borrifei mais um pouco
4) Coloquei para incubar novamente por 5 dias​

Aí ficou assim como nas fotos

Eu achei que eram primórdias então só fiz botar no terrário.
Mas fiquei na dúvida se era pra ter coberto com vermiculita
 

Anexos

  • IMG_20190117_015951588.jpg
    IMG_20190117_015951588.jpg
    131.3 KB · Visualizações: 18
Gente, queria saber de vocês se cubro com vermiculita úmida ou deixo como está;

1) Peguei dois potes de trigo totalmente colonizados
2) Quebrei eles numa bandeja limpíssima
3) Cobri com vermiculita úmida e borrifei mais um pouco
4) Coloquei para incubar novamente por 5 dias​

Aí ficou assim como nas fotos

Eu achei que eram primórdias então só fiz botar no terrário.
Mas fiquei na dúvida se era pra ter coberto com vermiculita

Hoje, 4 dias depois está assim...
WhatsApp Image 2019-01-20 at 20.51.07.jpeg
 
Qual material mais fácil de manusear pra realização da pf tek, vermiculita ou fibra de côco? Existe diferença? Obrigado galera!

Você fala sobre aniversarias o bolo?
Prefiro Vermiculita, pois a fibra de coco contamina (já que ela tem nutrientes e a vermiculita não)
 
Qual material mais fácil de manusear pra realização da pf tek, vermiculita ou fibra de côco? Existe diferença? Obrigado galera!

Opa, acho que em questão de manuseio acredito que seja mais uma questão de gosto pessoal. Quanto se existe diferença... pelo que sei a fibra de coco é mais nutritiva que a vermiculita, o que faz a colonização ser mais rápida mas também faz com que a taxa de contaminação também seja.

Corrijam me se eu estiver errado hahaha.
 
Alguém já usou potes de pepino com tampa de rosquear para fazer um pote com Self Healing Injetion Port e Airport Syringe?

Tenho em casa esses potes de pepino aqui queria saber se ficava bom.

upload_2019-1-21_13-11-28.png
 
Olá pessoal, tudo bem?
Sou novo no cultivo e comecei de forma básica, mas VAMOS A PERGUNTA...
Alguém que use umidificador ultrassônico, o meu é usb, tem sucesso ao usar?
Como usa? tempo e número de ciclos?
Quais são as vantagens, benefícios, exite aumento de produção, qualidade?
Como é o seu Setup?

Meu terrário é uma caixa organizadora de 50l com água, argila expandia e borbulhador no fundo.
Grande abraço a todos e tudo de bom!
 
Olá pessoal, tudo bem?
Sou novo no cultivo e comecei de forma básica, mas VAMOS A PERGUNTA...
Alguém que use umidificador ultrassônico, o meu é usb, tem sucesso ao usar?
Como usa? tempo e número de ciclos?
Quais são as vantagens, benefícios, exite aumento de produção, qualidade?
Como é o seu Setup?

Meu terrário é uma caixa organizadora de 50l com água, argila expandia e borbulhador no fundo.
Grande abraço a todos e tudo de bom!
Pode procurar alguns diários que vai achar alguém que fez como vc está querendo fazer. Posso citar o cultivo do Mrnn, mas sei que tem outros. Lembro de um que utilizou o umidificador e teve mais trabalho do que tranquilidade :D
 
Pode procurar alguns diários que vai achar alguém que fez como vc está querendo fazer. Posso citar o cultivo do Mrnn, mas sei que tem outros. Lembro de um que utilizou o umidificador e teve mais trabalho do que tranquilidade :D
Já li, mas somente apendi dos problemas relacionados ao uso.
Quero saber, para além dos problemas, se alguém tem sucesso e benefício?
Mas agradeço a indicação!!!
Mandem mais!!!
 
Já li, mas somente apendi dos problemas relacionados ao uso.
Quero saber, para além dos problemas, se alguém tem sucesso e benefício?
Mas agradeço a indicação!!!
Mandem mais!!!

Cara eu sempre achei estranho utilizar esses umidificadores em um cultivo desse tipo. Parte do que eu considero problema vem da falta de entendimento do que é umidade reativa do ar. Achei um texto que fala sobre isso.

A umidade atmosférica é um importante elemento atmosférico que compõe o clima. Ela é determinada por alguns fatores climáticos e regula alguns outros, a exemplo das variações de temperatura. Simplificadamente, a umidade do ar é a quantidade de água presente na atmosfera em forma de vapor, ou seja, o quanto o ar que respiramos está úmido, o que interfere não só no clima, mas também em nossa saúde.

É preciso, porém, estabelecer uma diferença entre umidade atmosférica e umidade relativa do ar. A primeira, também chamada de umidade absoluta, é a quantidade total de vapor de água presente na atmosfera. Já a umidade relativa do ar é a quantidade de vapor de água existente até o seu ponto de saturação, ou seja, até a quantidade máxima possível de presença de água no ar antes que ela se precipite.

A umidade absoluta do ar máxima é de 4%, pois, a partir disso, as gotículas de água entram em ponto de orvalho e passam para o estado líquido em virtude de sua saturação. Portanto, com 4% de umidade absoluta, temos 100% de umidade relativa. Consequentemente, se falamos que a umidade relativa do ar está em 25%, significa dizer que a umidade absoluta está em 1%.

No meu entendimento, esses vaporizadores servem sim para aumentar a umidade relativa do ar, mas em um ambiente maior, onde ele não consiga passar do ponto de saturação da atmosfera. Agora, utilizá-los em um ambiente pequeno e fechado faz com que essa saturação seja atingida rapidamente, causando o encharcamento do ambiente.

Um terrário com perlita ou argila expandida já é bem estável em questão de umidade relativa (igual ou muito próximo de 99%), e qualquer adição de vapor d'água fará com que o ambiente sature rapidamente. É como se vc estivesse constantemente borrifando água sobre o substrato.

Se quer mesmo utilizar o umidificador, eu sugeriria que vc o fizesse em substituição ao borrifador, ligando-o não mais que 10 ou 20 segundos por vez e em um intervalo entre ativações suficientemente longo para que houvesse uma perda efetiva de água para o ambiente externo ao terrário.

Boa sorte, abraço.

Edit:
Para exemplificar o que eu considero um erro de interpretação posso citar esse diário do WoD

[...]
Cara, cheguei a conclusão que umidificador é um acessório obrigatório pra cultivadores exigentes. Argila expandida nunca mais.
[...]
100% de umidade é névoa. Nas fotos abaixo, a névoa não está totalmente densa. No momento que eu abro o terrário, no período que o umidificador estava funcionando 100%, eu realmente não conseguia ver nada lá dentro.

Infelizmente meu higrômetro não presta e por isso não consigo dar dados mais concisos. Mas acredito que nessa foto a umidade deve estar entre 90 e 100%

20180823_174534.jpg


Muito diferente do que normalmente se vê em muitas outras fotos onde se diz que está com essa mesma umidade. Enfim, isso é achismo até meu higrômetro chegar ;)

Ora, se a atmosfera comporta apenas 4% de vapor dágua (umidade absoluta) em sua composição (mais que isso ela condensa) é claro que esse terrário esta em 100% de umidade relativa. A névoa só é indicio de que tem muito mais água na atmosfera do que ela comporta.

Depois de alguns dias ele percebe o desentendimento:

Após três dias "em banho maria" (umidificador ligado direto), achei os bolos beeeeeeeem molhados. Todos os três pareciam bem saturados de água com a vermiculita bastante encharcada.

Os cogumelos que estão brotando de C2 inclusive estão saturados de água também. Provavelmente vão ficar iguais ao do 1° flush do C1.

Por isso resolvi seguir o caminho extremo oposto. Desliguei o umidificador. Não irei usar nada para umidificar, deixarei só a bomba de água na pedra porosa. Optei por isso, porque sempre que chego lá, percebo que o nível de água no copo onde estou infundido água com a bomba está menor, ou seja esta água está indo para o ar. Como o ambiente é bem fechado, vou por minhas fichas de que a umidade lá dentro é o suficiente.[...]

Depois disso acho que ele utiliza o umidificador apenas para uma emergência, sendo que eu acho que ele conseguiria o mesmo resultado apenas com argila expandida e borrifando água de quando em vez.
 
Última edição:
Ja cultivei com ultrassonico e fiz duas experiências
com dunk and roll e sem
A conclusao foi
o bolo seco direto do potinho pro terrario com umidificador ficou azulado , já o bolo dunkado frutificou 4 flushes
Logo :
Sem dunk não rola :LOL:

Na natureza eles crescem apos uma boa chuvarada (dunk)
Onde costumo caçar é regiao de serra e tem muita neblina o ano todo mas nunca encontrei em epoca sem chuva !!

Um dunk bem feito e um terrário com argila ou perlita é mais do que suficiente
 
Cara eu sempre achei estranho utilizar esses umidificadores em um cultivo desse tipo. Parte do que eu considero problema vem da falta de entendimento do que é umidade reativa do ar. Achei um texto que fala sobre isso.



No meu entendimento, esses vaporizadores servem sim para aumentar a umidade relativa do ar, mas em um ambiente maior, onde ele não consiga passar do ponto de saturação da atmosfera. Agora, utilizá-los em um ambiente pequeno e fechado faz com que essa saturação seja atingida rapidamente, causando o encharcamento do ambiente.

Um terrário com perlita ou argila expandida já é bem estável em questão de umidade relativa (igual ou muito próximo de 99%), e qualquer adição de vapor d'água fará com que o ambiente sature rapidamente. É como se vc estivesse constantemente borrifando água sobre o substrato.

Se quer mesmo utilizar o umidificador, eu sugeriria que vc o fizesse em substituição ao borrifador, ligando-o não mais que 10 ou 20 segundos por vez e em um intervalo entre ativações suficientemente longo para que houvesse uma perda efetiva de água para o ambiente externo ao terrário.

Boa sorte, abraço.

Edit:
Para exemplificar o que eu considero um erro de interpretação posso citar esse diário do WoD



Ora, se a atmosfera comporta apenas 4% de vapor dágua (umidade absoluta) em sua composição (mais que isso ela condensa) é claro que esse terrário esta em 100% de umidade relativa. A névoa só é indicio de que tem muito mais água na atmosfera do que ela comporta.

Depois de alguns dias ele percebe o desentendimento:



Depois disso acho que ele utiliza o umidificador apenas para uma emergência, sendo que eu acho que ele conseguiria o mesmo resultado apenas com argila expandida e borrifando água de quando em vez.
Agradeço muito a atenção e ajuda @reddeadluigi . Acredito que você tenha completa razão. Venho percebendo que o umidificador deveria ser usado em ciclos bem curtos várias vezes ao dia, porém os temporizadores mais baratos impedem essa programação. Acredito que usarei somente a argila com borbulhador mesmo, pois o umidificador tende a saturar o ambiente de água causando uma condensação excessiva nos cogumelos. Ainda estou estudando bastante, aos poucos vou aprendendo mais com a ajuda de vocês.

Ja cultivei com ultrassonico e fiz duas experiências
com dunk and roll e sem
A conclusao foi
o bolo seco direto do potinho pro terrario com umidificador ficou azulado , já o bolo dunkado frutificou 4 flushes
Logo :
Sem dunk não rola :LOL:

Na natureza eles crescem apos uma boa chuvarada (dunk)
Onde costumo caçar é regiao de serra e tem muita neblina o ano todo mas nunca encontrei em epoca sem chuva !!

Um dunk bem feito e um terrário com argila ou perlita é mais do que suficiente
Muito obrigado pela ajuda @Speisepilz seguirei as dicas dos mais experientes.

Produtividade está ligada a que fatores? Tem algum que seja mais determinante?
Parece que manter os cubensis na zona de oxigenação, conforto térmico e umidade ideias são alguns fatores, mas qual seriam os outros de maior relevância? Raça, Substrato, Casing, Bulk? O que determina uma produção maior e melhor?

Grande abraço agradeço novamente a atenção de todos.
 
Última edição por um moderador:
Agradeço muito a atenção e ajuda @reddeadluigi . Acredito que você tenha completa razão. Venho percebendo que o umidificador deveria ser usado em ciclos bem curtos várias vezes ao dia, porém os temporizadores mais baratos impedem essa programação. Acredito que usarei somente a argila com borbulhador mesmo, pois o umidificador tende a saturar o ambiente de água causando uma condensação excessiva nos cogumelos. Ainda estou estudando bastante, aos poucos vou aprendendo mais com a ajuda de vocês.


Muito obrigado pela ajuda @Speisepilz seguirei as dicas dos mais experientes.

Produtividade está ligada a que fatores? Tem algum que seja mais determinante?
Parece que manter os cubensis na zona de oxigenação, conforto térmico e umidade ideias são alguns fatores, mas qual seriam os outros de maior relevância? Raça, Substrato, Casing, Bulk? O que determina uma produção maior e melhor?

Grande abraço agradeço novamente a atenção de todos.

O tamanho da produção e a quantidade de substrato são diretamente proporcionais, ou seja, se quer uma produção maior utilize mais substrato. A técnica Bulk sai na frente pois utiliza quantidades boas de substrato.

Quanto a melhor produção, que ao meu ver seria a mais rápida e com mais frutos, seria atingida com clonagem, pois pela clonagem tem cono adequar as condições da região de cultivo.

Meus dois centavos sobre esse assunto.
 
Ola pessoal, tudo bem? Sou novo aqui e tbm no cultivo. Estava pensando aqui comigo, um ciclo que alternasse a temperatura junto com a luz, visando criar uma situação parecida com a natural, com a noite escura e fria e o dia iluminado e quente, poderia favorecer o aparecimento dos pins (simulando uma especie de coldshocks sequenciais ao longo dos dias)? Estariamos falando de variações de temperatura por volta dos seis, sete graus, com um periodo de "noite" (lampada apagada) com temperatura entre 16 e 20°C e "dias" (lampada acesa) com temperaturas entre 20° e 26°C, em intervalos de doze horas.
 
Ola pessoal, tudo bem? Sou novo aqui e tbm no cultivo. Estava pensando aqui comigo, um ciclo que alternasse a temperatura junto com a luz, visando criar uma situação parecida com a natural, com a noite escura e fria e o dia iluminado e quente, poderia favorecer o aparecimento dos pins (simulando uma especie de coldshocks sequenciais ao longo dos dias)? Estariamos falando de variações de temperatura por volta dos seis, sete graus, com um periodo de "noite" (lampada apagada) com temperatura entre 16 e 20°C e "dias" (lampada acesa) com temperaturas entre 20° e 26°C, em intervalos de doze horas.

A luz com temporizador é prática comum em cultivos dos gringos.

Essa da temperatura penso que seja muito trabalho para pouco ou nenhum retorno... Mas nunca vi relato de alguém fazendo isso, se quiser testar vou certamente acompanhar.
 
Cara eu sempre achei estranho utilizar esses umidificadores em um cultivo desse tipo. Parte do que eu considero problema vem da falta de entendimento do que é umidade reativa do ar. Achei um texto que fala sobre isso.



No meu entendimento, esses vaporizadores servem sim para aumentar a umidade relativa do ar, mas em um ambiente maior, onde ele não consiga passar do ponto de saturação da atmosfera. Agora, utilizá-los em um ambiente pequeno e fechado faz com que essa saturação seja atingida rapidamente, causando o encharcamento do ambiente.

Um terrário com perlita ou argila expandida já é bem estável em questão de umidade relativa (igual ou muito próximo de 99%), e qualquer adição de vapor d'água fará com que o ambiente sature rapidamente. É como se vc estivesse constantemente borrifando água sobre o substrato.

Se quer mesmo utilizar o umidificador, eu sugeriria que vc o fizesse em substituição ao borrifador, ligando-o não mais que 10 ou 20 segundos por vez e em um intervalo entre ativações suficientemente longo para que houvesse uma perda efetiva de água para o ambiente externo ao terrário.

Boa sorte, abraço.

Edit:
Para exemplificar o que eu considero um erro de interpretação posso citar esse diário do WoD



Ora, se a atmosfera comporta apenas 4% de vapor dágua (umidade absoluta) em sua composição (mais que isso ela condensa) é claro que esse terrário esta em 100% de umidade relativa. A névoa só é indicio de que tem muito mais água na atmosfera do que ela comporta.

Depois de alguns dias ele percebe o desentendimento:



Depois disso acho que ele utiliza o umidificador apenas para uma emergência, sendo que eu acho que ele conseguiria o mesmo resultado apenas com argila expandida e borrifando água de quando em vez.

Obrigado pelas informações.

Bom, falando em perlita aqui onde moro não tem perlita, se for pedir na net sai mais caro que dois umidificadores.
Uso umidificador em um terrário que possui buracos abertos (acho que o estilo do terrário se chama terrário shotgun). Se me perguntar se é a melhor opção não sei. Sei que alterno entre boas e más colheitas mais ou menos meio a meio. Mas não sei se a má colheita é em função do umidificador.
Uso umidificador na potencia mais baixa possível, quase desligado... liga 15 minutos e fica 5 minutos desligado. Assim recupera a umidade perdida pelos buracos. A parte boa que eu acho é que circula mais Oxigenio.

Dúvidas
Sobre o borrifador quanto mais eu leio mais confuso fico... vc disse que o umidificador deveria substituir o borrifador (e não a perlita?).
O borrifador não seria apenas para manter a umidade assim como a perlita?
Ou vc fala de usar borrifador para umedecer o casing?
 
Ja cultivei com ultrassonico e fiz duas experiências
com dunk and roll e sem
A conclusao foi
o bolo seco direto do potinho pro terrario com umidificador ficou azulado , já o bolo dunkado frutificou 4 flushes
Logo :
Sem dunk não rola :LOL:

Na natureza eles crescem apos uma boa chuvarada (dunk)
Onde costumo caçar é regiao de serra e tem muita neblina o ano todo mas nunca encontrei em epoca sem chuva !!

Um dunk bem feito e um terrário com argila ou perlita é mais do que suficiente
De quanto tempo são seus ciclos e de quantas em quantas horas? Usa ultrassônico só em bolos PF? terrário como é?

Grande abraço e obrigado pelas trocas de informação e experiência.
 
De quanto tempo são seus ciclos e de quantas em quantas horas? Usa ultrassônico só em bolos PF? terrário como é?

Grande abraço e obrigado pelas trocas de informação e experiência.
Eu não tenho um número certo pq varia mto de acordo com a época do ano . Atualmente a umidade aqui esta em 50 % e está mto quente então estou usando um terrário shotgun com perlita junto com o umidificador e este ligado num Timer ajustado para 15 min à cada 3 horas.
:)
 
Back
Top