Bem-vindo ao Teonanacatl

Olá, seja bem-vindo!

Nós somos uma comunidade de entusiastas da micologia. Aqui você encontrará diversos assuntos envolvendo a micologia amadora, incluindo cultivos de cogumelos comestíveis, medicinais e psicoativos, como os do gênero Psilocybe!

Convidamos você para participar da nossa comunidade! Leia o nosso termos de uso e cadastra-se clicando no botão abaixo ou clicando aqui!

1. Este site utiliza cookies. Ao continuar utilizando esse site, você concorda em usar nossos cookies. Saiba Mais.
  2. Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Dispensar Aviso

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

Discussão em 'Básico' iniciada por Mauricio, 28 Mar 2011.

1. Salaam`aleik

Salaam`aleik Kal-hifa
    Administrador

:
    16 Jan 2014
    :
    1,166
    :
    1,472
    :
    38
    :
    +3,498 / 587 / -0
    Raça Preferida:
    B+
    Técnica Preferida:
    Grão para Grão
    Se deixar o terrário funcionando, quando voltar vai estar uma meleca. Os cogumelos que abrirem e esporularem no terrário vão fazer sujeira, e depois de uns dias vão começar a apodrecer. Se acontecer qualquer coisa com a troca de ar, quando você voltar vai estar parecendo um algodão doce de tanto cobweb.

Colhe o que tiver para colher, limpa os bolos e põe tudo na parte de baixo da geladeira (gaveta de legumes), embalado de forma que não perca umidade. Talvez dê para voltar a frutificá-los quando você voltar.

Os que estiverem na incubadora, e já estiverem fechados de micélio, também.

• Curtir Curtir x 3
    • Útil Útil x 2
    • Concordar Concordar x 1
  2. Pedrozaiden

Pedrozaiden Esporo
    Membro Novo

:
    26 Ago 2018
    :
    1
    :
    0
    :
    1
    :
    +0 / 0 / -0
    Boa tarde!

É a primeira vez que consigo uma colonização boa, em 4 bolos PF TEK. Estão quase 100% colonizados pelo micélio. Mas estou com dúvidas em relação ao terrário.
    Tenho essa caixa organizadora de plástico, com 25cm de largura, 35cm de comprimento e 30cm de altura e um termostato de aquário. Aí a ideia é colocar argila expandida no fundo com água e abrir uns 4 buracos grandes nas laterais, vedados com filtros de café. A questão é que, no meu caso, vai ser muito complicado usar uma bomba de ar.
    Aí vem a dúvida: como fazer da melhor forma possível sem a bomba? Já vi algumas pessoas falando de simplesmente abrir a tampa de vez em quando e abanar um pouco. Mas aí o risco de contaminação é muito alto fazendo isso? Tem alguma outra forma de circular o ar que seja mais segura?

Muito obrigado!

Arquivos Anexados:

#3282 Pedrozaiden, 1 Dez 2018
    Última edição: 1 Dez 2018
  3. Priscillocibina

Membro

:
    29 Mar 2018
    :
    191
    :
    257
    :
    14
    :
    +382 / 47 / -0
    Raça Preferida:
    Cambodian Gold (a unica que cultivei por enquanto :p)
    Técnica Preferida:
    Casing
    Minha bomba de ar ta encostada aqui, não vejo muito sentido em usá-la mais.

Se vc tiver buraco suficiente pra troca de ar, ta suave, e acho que o filtro de café deve permitir uma boa troca, ao msm tempo que protege o terrário.

Basta abrir 1x ou 2x no dia pra dar uma abanada. Contanto que vc n use algo sujo pra abanar, n tem mt risco de contaminação n. Lava a mão direitim e boas.

• Curtir Curtir x 1
  4. rodrigo90

rodrigo90 Hifa
    Membro Novo

:
    21 Fev 2016
    :
    9
    :
    6
    :
    5
    :
    +6 / 0 / -0
    Alguém já achou cogumelos selvagens (cubensis) no Ceará?

5. WoD

WoD Hifa
    Membro

:
    20 Jun 2018
    :
    182
    :
    196
    :
    14
    :
    +299 / 36 / -0
    Ouvi relatos.

#3285 WoD, 2 Dez 2018
    Última edição: 2 Dez 2018
  6. Alexsander209

Alexsander209 Esporo
    Membro Novo

:
    12 Fev 2017
    :
    3
    :
    8
    :
    3
    :
    +8 / 0 / -0
    Monotub é apenas o fato de do bolo está despedaçado e misturado com vermiculita na área completa no terrário ? e quais são as vantagens ?

7. l3th3

l3th3 Primórdia
    Membro

:
    9 Nov 2011
    :
    144
    :
    106
    :
    38
    :
    +178 / 38 / -0
  8. rodrigo90

rodrigo90 Hifa
    Membro Novo

:
    21 Fev 2016
    :
    9
    :
    6
    :
    5
    :
    +6 / 0 / -0
    Saberia me dizer a localização aproximada?

9. WoD

WoD Hifa
    Membro

:
    20 Jun 2018
    :
    182
    :
    196
    :
    14
    :
    +299 / 36 / -0
    As regras do fórum impossibilitam a troca de informações relativas a localizações precisas.

Mas eu ouvi relatos confiáveis de pessoas que encontraram na Serra Grande.

Também ouvi um relato não confiável de alguém que disse ter encontrando em Guaramiranga.

O primeiro é mais plausível porque há grandes extensões de pastos. O microclima é adequado, principalmente na temporada atual de chuvas.

• Curtir Curtir x 2
    • Útil Útil x 1
  10. rodrigo90

rodrigo90 Hifa
    Membro Novo

:
    21 Fev 2016
    :
    9
    :
    6
    :