Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Vi que água mineral de copo já seria uma água boa para utilização em seringas de esporo, qualquer água mineral industrial que creio eu serem tratadas, já são seguras para fazer seringa de esporos também?

Na verdade para fazer seringa de esporo é recomendável que utilize uma água mais pura possível, por exemplo água destilada. A água mineral de copo é uma opção alternativa pois seu envasamento passa por um processo de esterilização por calor a cerca de 120ºC (segundo normas de qualidade). Em água mineral de garrafa comum isso normalmente não ocorre. Sem contar que no processo logístico essa água, por não ser considerado um produto perecível critico, passa por péssima conservação até chegar ao consumidor final. É comum verificar em grandes centros de distribuição de bebidas, grandes lotes de garrafas de água mineral expostas ao sol por um longo período, favorecendo o desenvolvimento de bactérias.

Por isso, eu sempre recomendo fortemente o uso de água destilada, que é encontrada em algumas farmácias pelo nome de "agua de seringa/injeção".
Tambem é encontrada em lojas especializadas em produtos para laboratórios químicos.
 
Salve, amigos :). Sou usuário novo "não tão novo", mas meu user era pós backup, então recomecei do zero...
De qualquer forma, segue a dúvida:

Estou com um bolo que começou a pinar, contudo apenas embaixo. Pesquisando aqui no fórum e por fora também me parece que é por a umidade não estar tão boa no terrário, e se condensando mais na parte inferior, isso confere? Li também que não é recomendado virar o bolo, mas coloquei uma colher de vermiculita (após passá-la pelo micro-ondas, mas depois de esfriar, claro) sobre o topo, para dar aquela umidade por cima.

cogs.jpg

Tudo procede, ou estou fazendo burrada?
Abraços fraternos!
 
Última edição por um moderador:
Tudo procede, ou estou fazendo burrada?

Fica tranquilo... É mais do que normal que o cubensis prefira frutificar na parte de baixo do bolo, e isso ocorre também na natureza no esterco.
Veja só:
22.jpg 11.jpg

Pode ter a ver sim com a umidade, mas creio que seja mais do que isso. Acredito que geneticamente o fungo tem uma preferencia a frutificar nessa área. Já é sabido que o fungo, por exemplo, tem uma estratégia evolutiva de crescer os cogumelos em suas extremidades para espalhar dos esporos o mais longe possível (vide o exemplo dos anéis de fadas). Acredito que esse caso seja um exemplo de estratégia evolutiva também.

Mas devo acrescentar que quando falamos de PF Tek, o controle da umidade é muito importante, já que nessa tecnica o bolo perde umidade muito facilmente. Sempre bom ficar de olho, mas pelo que estou vendo está tudo ok!

PS: Na próxima tente fazer um roll de vermiculita.
 
Última edição:
Fica tranquilo... É mais do que normal que o cubensis prefira frutificar na parte de baixo do bolo, e isso ocorre também na natureza no esterco.
Veja só:
View attachment 101628 View attachment 101629

Pode ter a ver sim com a umidade, mas creio que seja mais do que isso. Acredito que geneticamente o fungo tem uma preferencia a frutificar nessa área. Já é sabido que o fungo, por exemplo, tem uma estratégia evolutiva de crescer os cogumelos em suas extremidades para espalhar dos esporos o mais longe possível (vide o exemplo dos anéis de fadas). Acredito que esse caso seja um exemplo de estratégia evolutiva também.

Mas devo acrescentar que quando falamos de PF Tek, o controle da umidade é muito importante, já que nessa tecnica o bolo perde umidade muito facilmente. Sempre bom ficar de olho, mas pelo que estou vendo está tudo ok!

PS: Na próxima tente fazer um roll de vermiculita.

Agradeço o input, PsychoEvie :). Seguirei seu conselho sim!
Abraços fraternos
 
Galera é possivel eu inocular um esporo de Shitake e crescer o micelio no PF ( bolo de arroz com vermiculita)?
e produzir shitake assim, estou perguntando pois procurei muito e nao achei nada parecido no forum de acordo com minhas pesquisas

Crescer o micélio vai crescer sim, sem problemas. O problema é que na hora de frutificar que possivelmente não irá sair frutos bem desenvolvidos. Depois do micélio colonizar o bolo PF vc teria que transferi-lo para um substrato rico em celulose, como serragem, palha etc, para uma boa frutificação.

Mesmo transferindo, a produção de cogumelos dessa forma ainda seria baixa. O Shitake é um decompositor voraz de celulose e pra uma boa produção é recomendado o cultivo em toras de Eucalipto por exemplo, que é um tipo de madeira densa e a circunferência do tronco não é muito grande, facilitando o manuseio e armazenamento.
 
EDIT: Resopndendo à minha própria pergunta, simplesmene deixei crescer e encostar na lateral da garrafa, não interferiu em absolutamente nada :)

Bom dia, caros amigos.
Por impossibilidade de permanecer em casa o período necessário para dar atenção devida a um terrário convencional (meu cultivo precisa ser escondido devido a certo familiares) comecei a experimentar com garrafas pet.
Até o momento o melhor resultado está vindo de uma garrafa de água daquelas de 5 litros. A umidade e troca de ar parecem estar bem dentro do aceitável. Minha única dúvida é: Sendo um espaço mais limitado, os cogumelos ao crescer tendem a bater nas paredes da garrafa. Estou exatamente neste ponto e, ao pesquisar no fórum, o único post que achei falando algo a respeito dizia que os cogumelos paravam de crescer ao bater na parede. Isso é fato? Seria uma grande desvantagem.
Em anexo, foto do ponto em que está a frutificação para melhor ilustrar. Peço deculpas caso seja uma questão repetida, realmente achei apenas um post falando a respeito (mas sou terrível com palavras chave então sei que posso ser eu não sabendo como pesquisar).
Abraços fraternos!
cog-jpg.101649
 

Anexos

  • cog.jpg
    cog.jpg
    424.9 KB · Visualizações: 110
Última edição:
Gostaria de sanar um duvida com os mais experientes. Um coco de vaca, que esta branco coberto por micelio, se pegar a parte do micelio e colocar num bolo pf tek, tem algum resultado? O micelio cresceria no bolo?
 
Mas se você observar, a parte que teve contato com a parede ficou marcada né?
Então, talvez pela combinação de diferentes fatores, não marcou não. O que acredito que contribuiu para isso:

Eu vinha tentando já corrigir a direção de crescimento de acordo com a incidência da luz vindo mais de cima e menos das laterais - antes livres para a entrada de luz. Portanto, ao encostar na borda interna da garrafa, o cogumelo já estava crescendo numa direção mais para cima, meio que o "impacto" foi mais um leve raspão?
O que aconteceu é que ele curvou mais o crescimento, o chapéu seguindo na direção oposta logo em seguida, continuou o crescimento até ser colhido sem marcas aparentes :). Está agora feliz no túnel de vento.

Abraços!
 
Gostaria de sanar um duvida com os mais experientes. Um coco de vaca, que esta branco coberto por micelio, se pegar a parte do micelio e colocar num bolo pf tek, tem algum resultado? O micelio cresceria no bolo?
Que doideira cara... No bolo PF só pode entrar algo 100% estéril (ou próximo disso). Um cocô de vaca do pasto não creio que seja estéril, né...

O que você pode fazer é recolher este esterco e fazer um cultivo outdoor com o esterco que você encontrou. SEMPRE, SEMPRE outdoor.

Não leve merda de vaca pra dentro de sua casa a não ser que esteja pasteurizada pelo menos.
 
Minha primeira postagem aqui!! gostaria de saber se posso substituir a vermiculita por pó de casca de coco, estou fazendo um monotube. ficando dessa forma Pó de casca de coco+bolo pf tek quebrado+outra camada de po de coco. e em relaçao a quantidade de bolos que devo quebrar por cima do po de coco por terrario, estou com 6 copos 100% colonizados devo colocar todos no msm terrario(balde 20Litros). segue foto(primeiro cultivo)
 

Anexos

  • todos meus primeiros filhos.jpg
    todos meus primeiros filhos.jpg
    107 KB · Visualizações: 15
  • po de coco 01.jpg
    po de coco 01.jpg
    49.3 KB · Visualizações: 15
  • casca coco.jpg
    casca coco.jpg
    64.6 KB · Visualizações: 15
Olá!

Por quanto tempo estará viável uma CL armazenada em geladeira?

Teoricamente por muito tempo, talvez mais de 2 anos.

Eu mantive uma seringa de Thai Pink Buffalo por cerca de 1 ano e meio no freezer, e ainda obtive sucesso em um cultivo com ela. Mas demorou pra aparecer micélio nos copos.

Se você procurar você encontra até o meu Diário de Cultivo dessa seringa.
 
Pesquisando aqui no fórum e por fora também me parece que é por a umidade não estar tão boa no terrário, e se condensando mais na parte inferior, isso confere? Li também que não é recomendado virar o bolo, mas coloquei uma colher de vermiculita (após passá-la pelo micro-ondas, mas depois de esfriar, claro) sobre o topo, para dar aquela umidade por cima.
Ola!
Notei que vc colocou vermiculita apenas no topo... pra ajudar a uniformizar a umidade no bolo é bom envolvê-lo todo com vermiculita umida esterelizada, rolando ele na vasilha de vermiculita. Dessa maneira os pins tendem a se distribuir melhor
 
Back
Top