Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Boa tarde pessoal! Como posso saber se o interior do bolo (PFTek) já está colonizado 100%? Foram feitos naqueles copos de whiski, e por fora estão colonizados. Devo esperar um tempo para garantir a colonização interna?

Uns 4-7 dias.
 
Eu moro no Piauí a temperatura aqui é alta, já tenho 3 copos 90% colonizados e vou colocar em um terrário de garrafa pet, será que com a temperatura daqui do Piauí eles vão crescer ou eu preciso controlar a temperatura?
 
será que com a temperatura daqui do Piauí eles vão crescer ou eu preciso controlar a temperatura?


Melhor você examinar as alternativas que o pessoal de regiões quentes usa, Maglir, como colocar garrafas de gelo no terrário no horário de maior temperatura. No seu caso seria perto do terrário, já que terrários de garrafa pet tendem a ser terrários individuais.
 
Primeiramente bom dia :)

Estou pensando em futuramente fazer um dunk em um dos meus bolos, e surgiu uma dúvida em relação a água que devo usar?

Pensei em ferver água mineral em uma caneca de alumínio por 10 mim, e dps deixar esfriando em cima do fogão com uma das bocas acessa até esfriar um puco, dps passar para dentro de uma garrafa de água de 1 litro, esterilizada com alcool 90º, para esfriar completamente.

Gostaria de saber a opinião de vocês sobre este procedimento, ou se vocês me recomendam outra técnica.
 
Boa tarde psiconaltas, recentemente eu aniversariei 1 bolo e ja faz mais de 1 semana que ele esta no terrario e nada de pins ainda, a temperatura esta em 25 graus e o micelio so cresceu na parte de cima e um Pouco dos lados ,ainda tem chance de frutificar ?

Boa noite , tenho uma pergunta, mu bolo so cresceu o micelio na parte de cima e esta a mais de 8 dias e nada de pins ainda, oq deve ser feito?
 

Anexos

  • 14926164487301736467739.jpg
    14926164487301736467739.jpg
    244.8 KB · Visualizações: 13
  • IMG-20170419-WA0014.jpeg
    IMG-20170419-WA0014.jpeg
    245.5 KB · Visualizações: 10
Última edição por um moderador:
ainda tem chance de frutificar ?

Boa noite , tenho uma pergunta, mu bolo so cresceu o micelio na parte de cima e esta a mais de 8 dias e nada de pins ainda, oq deve ser feito?


Ainda tem chance sim.

Já verificou esses fatores? Reiniciando o Início



Posso reinocular meus pf-teck? Já faz 20 dias que não deram sinais de micelio. Todos processos de esterelização foram feitos com álcool 70 e PP por 1 HR

Não tem nenhum cheiro fora do comum e nem cores diferentes...


Não é recomendado. O ideal é fazer de novo o substrato.
 
Última edição:
Olá!
Gostaria de saber a opinião de vocês sobre esses tópicos:

1 - Hidratei e fervi o milho, e um dos potes não coube na PP. Posso guardar por quanto tempo na geladeira antes de esterelizar e manter a segurança biológica do processo?

2 - É necessário balançar os potes de milho após inocular?

Tem mais!

3 - Já hidratei e fiz o processo de tindalização no milho, posso congelar o substrato já seco e depois utilizar para inoculação?
 
Última edição por um moderador:
Ola, queria saber uma fonte confiavel para comprar carimbos de cubensis , Estou comecando agora a estudar sobre cogumelos.

Obg
 
Última edição por um moderador:
Penso que terei criado com sucesso a primeira cultura liquida.
Fiz um pequeno vídeo para que quem já o tiver feito com sucesso me possa dizer se está com bom aspecto:

Private file


Coloquei 1ml de esporos ao mesmo tempo que inoculei os bolos que tinha para cultivar. Abanei diariamente de forma a "partir" os pedaços de micélio. Esteve a incubar 45 dias.

Agradeço desde já a ajuda :)
 
Bom dia amigos, não sabia onde postar esta pergunta então acho que é aqui msm... o_O

Estou desenvolvendo um terrário automatizado, e preciso instalar um cooler para efetuar as trocas gasosas programadas... alguém conhece ou pode me indicar (se é que existe) um cooler vedado ou com filtro de ar para evitar contaminações dentro do terrário? Toda sugestão é bem vinda.
 
Eu já tenho um bolo com pins em um terrário de garrafa pet, não posso comprar silica por que os correios vão entrar em greve por tempo INDETERMINADO amanhã (28/04). Se eu colher os cogumelos e colocar em uma linha e pendurar atrás da geladeira e deixar lá uma semana eles vão secar completamente?
 
Eu já tenho um bolo com pins em um terrário de garrafa pet, não posso comprar silica por que os correios vão entrar em greve por tempo INDETERMINADO amanhã (28/04). Se eu colher os cogumelos e colocar em uma linha e pendurar atrás da geladeira e deixar lá uma semana eles vão secar completamente?
Bom, a última vez que eu fiz secagens de cogumelos eu usei o ventilador de casa, passei um arame fino como gancho neles e deixei secando atrás do ventilador por 3 horas no fraco... mas o ideal é seguir este link. Espero ter ajudado
 
Bom dia amigos, não sabia onde postar esta pergunta então acho que é aqui msm... o_O

Estou desenvolvendo um terrário automatizado, e preciso instalar um cooler para efetuar as trocas gasosas programadas... alguém conhece ou pode me indicar (se é que existe) um cooler vedado ou com filtro de ar para evitar contaminações dentro do terrário? Toda sugestão é bem vinda.

Se vai automatizar com um cooler a ideia é jogar o ar pra fora de terrário certo? Se permanecer ligado o tempo todo, mesmo numa potencia baixa, a chance de contaminação é pequena, já que o fluxo de ar vai impedir que entrem contaminantes.

Agora se a ideia for ligar periodicamente, só para afastar o CO2, recomendo ler isso antes de tudo.

Mas fique despreocupado, até onde sei as chances de contaminação depois do bolo colonizado são pequenas para essa preocupação toda.
 
Eu já tenho um bolo com pins em um terrário de garrafa pet, não posso comprar silica por que os correios vão entrar em greve por tempo INDETERMINADO amanhã (28/04). Se eu colher os cogumelos e colocar em uma linha e pendurar atrás da geladeira e deixar lá uma semana eles vão secar completamente?

Deixa indefinidamente num túnel de vento ou ventilador até ficarem crack dry, mas aí vai ser difícil conservar sem sílica...

A melhor opção na minha visão seria conservar frescos em mel ou fazer chá dr frescos e congelar o chá. :coffee:
 
Bom dia pessoal! Este bolo PFTEK da foto, durante o primeiro flush começou a apresentar uma cor verde azulada no micélio, como podem ver na foto. mesmo assim ele deu cogus, que eu colhi. Será seguro consumi-los? Dá para raspar e tentar salvar o bolo?
 

Anexos

  • WP_20170502_06_38_51_Pro.jpg
    WP_20170502_06_38_51_Pro.jpg
    400.6 KB · Visualizações: 16
Back
Top