Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Bom dia pessoal! Este bolo PFTEK da foto, durante o primeiro flush começou a apresentar uma cor verde azulada no micélio, como podem ver na foto. mesmo assim ele deu cogus, que eu colhi. Será seguro consumi-los? Dá para raspar e tentar salvar o bolo?

Rapaz, acho que na dúvida eu não consumiria não. Mesmo se tiver uma chance bem pequena de fazer mal ela pode existir.

Se tem uma coisa que não quero ser é um mártire da ciência. :D
 
Penso que terei criado com sucesso a primeira cultura liquida.
Fiz um pequeno vídeo para que quem já o tiver feito com sucesso me possa dizer se está com bom aspecto:

Private file


Coloquei 1ml de esporos ao mesmo tempo que inoculei os bolos que tinha para cultivar. Abanei diariamente de forma a "partir" os pedaços de micélio. Esteve a incubar 45 dias.

Agradeço desde já a ajuda :)

Venho fazer novamente a pergunta, caso alguém saiba responder :)

Obrigado
 
Eu parei de agitar uns tempos e ela não se agrupou, permaneceu assim em pedaços. Será grave?

De qualquer forma no próximo mês devo iniciar um cultivo com ela para testar :)
 
Amigos, estou tentando fazer cultura liquida há um mes da strain camboja, não sei se ela apresenta alguma diferença das outras strains, estou usando a proporção de 2g de dextrose para 100ml de agua, e não nasce nada, já tentei com outras concentrações e nada. Existe chance dessa strain ser mais exigente? Quando inoculei em uma hemocultura de laboratorio deu certo.
 
De qualquer forma no próximo mês devo iniciar um cultivo com ela para testar


Teste com pequenas quantidades de substrato. Quando tiver certeza que é mesmo cubensis você poderá inocular quantidades maiores.



estou tentando fazer cultura liquida há um mes da strain camboja,
Existe chance dessa strain ser mais exigente?


A cambodian é como outras strains de cubensis. O problema não é a strain.



isto é estresse micelial certo??


Pode ser contaminante.
 
E ai galera, espero que tudo esteja na paz com todos!
Então, eu comprei um termohigrômetro faz um ano mais ou menos, inicialmente comprei para fins de cultivo; porém, eu iniciei meus cultivos faz pouco tempo, logo no primeiro cultivo, quando fui trocar a pilha do termohigrômetro ele simplesmente parou de funcionar, acho que era xingling :D alguém indica algum bom?
 
Olá!

No último flush do bolo (e na verdade deste cultivo) os cogumelos nasceram quase todos escurecidos (2 ou 3 têm coloração normal), como se pode ver na fotografia anexada neste post.

Sei que normalmente este escurecimento está relacionado com a psilocibina e que ocorre quando se parte ou machuca os cogumelos, mas isso não aconteceu neste caso. O flush anterior deste bolo (e de todos os outros) rendeu cogumelos normais, sem este escurecimento.

Não têm mau cheiro nem consistência estranha, mas gostaria de saber o que poderá causar isto.

Obrigado!

20170521_001405.jpg (clicar para abrir maior)
 
Fala pessoal,
comecei a produzir o substrato, porém, no meio do processo, faltou fita isolante. Tem algum problema guardar o substrato e reutilizá-lo após a compra da fita (cerca de 4 ou 5 dias depois)?
 
Tem algum problema guardar o substrato e reutilizá-lo após a compra da fita (cerca de 4 ou 5 dias depois)?


Grande probabilidade de surgirem contaminantes nesse ínterim.
 
Saudações gnomos!
O "micélio" desses dois copos estão meio estranhos, seriam contaminantes?
Obs: usei água deionizada para inoculação, acho que por isso criou esse aspecto.
 

Anexos

  • IMG_6446.JPG
    IMG_6446.JPG
    316.5 KB · Visualizações: 19
  • IMG_6450.JPG
    IMG_6450.JPG
    307.3 KB · Visualizações: 20
Olá. Costumo consumir cogumelos selvagens (que são ótimos quando preparados corretamente), e tbm tenho o hábito de extrair carimbos de 10 ou mais chapéus (dependendo da colheita), misturar em água mineral e voltar ao pasto para borrifar os esporos e garantir sua reprodução. Aprendi com uma menina do youtube. E realmente funciona. Recomendo a todos os coletadores 'in natura' fazê-lo, pois logo assim que fiz da primeira vez, partes do pasto onde o fazendeiro me disse que nunca apareceu nada e nem apareceria por ser um pasto mais seco, apareceu multiplicadamente. Isso lhe garantirá excelentes colheitas. Minha primeira colheita lá, antes de fazer a esporulação artificial, foi de 12 cogumelos. Tirei todos os carimbos e fiz o procedimento. Na outra colheita foram mais de 30. E na última, dessa ultima semana de chuvas aqui em Brasilia, colhi mais de 100. Fiz estoque de 10 litros congelados em chá de limão e gengibre. Ótimo pra marcar sessões com amigos. Mas, enfim, o que vim aqui perguntar foi o seguinte: É possível que eu consiga fazer uma seringa de esporos a partir de uma espécie selvagem, e mesmo assim obtenha sucesso com um cultivo PF-Tek?? Algumas espécies que eu encontro criam azulamento muito rápido e intenso, indicando serem cepas de boa produção da psilocibina. Algumas até pequenas e magrelinhas, mas que são muito potentes. Recentemente tomei 3 pequenos crus, bem lavados e com chocolate, e achei que seria possível trabalhar. Kkkkk... Por sorte foi um dia muito tranquilo. Por favor. Respondam antes que acabe a época.
 
Mas, enfim, o que vim aqui perguntar foi o seguinte: É possível que eu consiga fazer uma seringa de esporos a partir de uma espécie selvagem, e mesmo assim obtenha sucesso com um cultivo PF-Tek??

É uma questão de seleção natural né... Um espécime adaptado ao ar livre não está totalmente adaptado em via de regra, ao ambiente doméstico. Em nossa casa temos competidores (Outros fungos e bactérias) que no ambiente externo não possui. Além é claro dos fatores de iluminação, trocas gasosas entre outras coisas que são diferentes do ambiente que um espécime selvagem evoluiu.

Levando em conta isso, normalmente é preciso formar algumas gerações para que você consiga separar uma dessas gerações que se adapte totalmente a essas condições (chamado de domesticação). Mas claro, tem a questão da sorte também, e você pode encontrar um selvagem que se adapte bem as condições indoor, mas isso é "loteria". Se você usar carimbos já domesticados, você tem uma chance maior de sucesso por lidar com um fungo já adaptado ao cultivo.

Boa Sorte!
 
Back
Top