Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Boa noite, psiconautas! Vou iniciar meu cultivo em garrafa pet, e tenho uma questão sobre.:unhas:





Vou colocar argila expandida, mas não sei qual das duas técnicas é a melhor (entendi que uma é a esterilização e outra é como se esterilizasse com água oxigenada) ou se seria necessário fazer as duas..
Gratidão!:D

Isso. São dois métodos de esterilização (ou quase). Tem quem faça com as argilas antes de colocar no terrário, e deve ser o mais comum. E tem o método que uso desde o começo, que é lavar as argilas antes de botar na garrafa, mas só esterilizar (ou quase) quando dentro dela, adicionando água oxigenada de 10 volumes até onde seria o nível da água.

Com isto, por até 3 dias a água oxigenada ajuda contra contaminantes, até restar só água comum (eu acho).
 
Gente, uma dúvida bem iniciante. Estou prestes a encomendar 3 kg inoculados de Pleurotus. Como devo acondicioná-lo? Coloco junto no local onde pretendo desenvolver outras colônias (ambiente controlado?). Obrigado!
 
Gente, uma dúvida bem iniciante. Estou prestes a encomendar 3 kg inoculados de Pleurotus. Como devo acondicioná-lo? Coloco junto no local onde pretendo desenvolver outras colônias (ambiente controlado?). Obrigado!

Olha se já estão inoculados deve já colocar para frutificar, em ambiente controlado.

Se pretende conservar para usar mais pra frente, há técnicas de conservação.
 
Muito gentil da tua parte, @tupy, já esclarece alguma dúvida. Tem algo sobre essas técnicas em algum lugar aqui no fórum?

Tem sim, bastante, muito do que se usa para o p. cubensis, você pode aplicar aos comestíveis.

Mas pra começar, procure pelos tópicos do @cubensisdedread, ele manda bem com os comestíveis também.
 
Fala galera, boa tarde...
Bom breve estarei iniciando o meu cultivo, falta comprar algumas coisas.
Minha dúvida é em relação a quantidade de vermiculita para o preparo do substrato.

Eu comprei hoje uma verimicula da Dimy (infelizmente vi hoje no forum que acabei pagando caro), na embalagem ela fala ser 2L, mas parece que seu peso é somente 250gr. O que seria isso? Qual unidade de medida eu irei considerar para realizar o preparo do substrato?

2L ou 250gr? Desde já agradeço.
 
Última edição:
Qual unidade medida em irei considerar para realizar o prearo do substrato?

2L ou 250gr? Desde já agradeço.

Creio que pouco importa a quantidade total que você tenha..
O que você precisa seguir é a receita da PF-Tek, como 01 medida de arroz, 01 medida de água e 02 medidas de vermiculita.. Ou 01 copo de arroz, 01 de água e 02 de vermiculita.. :)
 
Fala galera
Alguem tem o inderesso do banco da espanha ?
Pq ja tem um tempo que eu pretendo conprar neles e nao sei como emviar a carta
Fala galera, boa tarde...
Bom breve estarei iniciando o meu cultivo, falta comprar algumas coisas.
Minha dúvida é em relação a quantidade de vermiculita para o prearo do substrato.

Eu comprei hoje uma verimicula da Dimy (infelizmente vi hoje no forum que acabei pagando caro), na embalagem ela fala ser 2L, mas parece que seu peso é somente 250gr. O que seria isso? Qual unidade medida em irei considerar para realizar o prearo do substrato?

2L ou 250gr? Desde já agradeço.

A medida em litros é volume, enquanto gramas são peso.

No caso, as medidas usadas para fazer o substrato usam volume, não peso.

Então, por exemplo, você colocará 600 ml de vermiculita, para 300 ml de farinha de arroz integral, para 300 ml de água.

P.S.: fui que falei que seria cara essa vermiculita, mas nem é tanto. Só que se comprar pela internet outras fica bem mais barata. A vantagem dessa é vir "esterilizada" de fábrica.
 
Última edição:
A medida de litros são volume, enquanto gramas são peso.

No caso, as medidas usadas para fazer o substrato usam volume, não peso.

Então, por exemplo, você colocará 600 ml de vermiculita, para 300 ml de farinha de arroz integral, para 300 ml de água.

P.S.: fui que falei que seria cara essa vermiculita, mas nem é tanto. Só que se comprar pela internet outras fica bem mais barata. A vantagem dessa é vir "esterilizada" de fábrica.

Pelo fato da farinha de arroz ser sólida, seria 300gr, que equivale a 300ml correto?

Outra duvida. Eu não achei do arroz Integral ORGÂNICO, acabei comprando somente o arroz integral, tem problema?

Creio que pouco importa a quantidade total que você tenha..
O que você precisa seguir é a receita da PF-Tek, como 01 medida de arroz, 01 medida de água e 02 medidas de vermiculita.. Ou 01 copo de arroz, 01 de água e 02 de vermiculita.. :)

Eu imaginei isso, poderia utilizar desse modo para medir, mas dessa maneira creio que seria mais dificil eu saber a quantidade de substrato que iria ter no final, não acha? Pesando eu ja saberia mais ou menos quantos gr ou kg de substratos e quantos bolos poderia fazer. No caso comprei 6 copos lagoinha.
 
Última edição por um moderador:
Pelo fato da farinha de arroz ser sólida, seria 300gr, que equivale a 300ml correto?

Não, só seria isso caso a densidade do arroz fosse igual a da água.. 1 kg/L :whistle:

Outra duvida. Eu não achei do arroz Integral ORGÂNICO, acabei comprando somente o arroz integral, tem problema?

Não tem problema! :D

Eu imaginei isso, poderia utilizar desse modo para medir, mas dessa maneira creio que seria mais dificil eu saber a quantidade de substrato que iria ter no final, não acha? Pesando eu ja saberia mais ou menos quantos gr ou kg de substratos e quantos bolos poderia fazer. No caso comprei 6 copos lagoinha.

Não acho haha você tem que levar em conta a proporção, não necessariamente a quantidade... a mesma medida que você usar de água, é a de arroz, porém a de vermiculita é 2 medidas dessa.. (não sei se isso ajuda a esclarecer mas)
A receita do tupy considera copos de 250 mL pra fazer 4 bolos de 250 mL (1 de agua, 1 de arroz, 2 de vermiculita)
 
Última edição:
Pesando eu ja saberia mais ou menos quantos gr ou kg de substratos e quantos bolos poderia fazer.

Não, se você fizer por peso vai ter uma infinidade de problemas. Acho que você está complicando demais as coisas. Simplesmente faça medidas de volume. Se usar copo, 1 copo FAI, 1 copo água, 2 copos vermiculita. Se usar um medidas de ml, 250ml FAI, 250ml água, 500ml vermiculita, etc.
 
A medida de litros são volume, enquanto gramas são peso.

No caso, as medidas usadas para fazer o substrato usam volume, não peso.

Então, por exemplo, você colocará 600 ml de vermiculita, para 300 ml de farinha de arroz integral, para 300 ml de água.

P.S.: fui que falei que seria cara essa vermiculita, mas nem é tanto. Só que se comprar pela internet outras fica bem mais barata. A vantagem dessa é vir "esterilizada" de fábrica.
Mas ainda n tenho o enderesso do banco da espanha
 
Mas ainda n tenho o enderesso do banco da espanha

Foi mal, sem querer citei sua pergunta, mas nunca pedi em banco, exceto a antiga ProFungos. :(

Pelo fato da farinha de arroz ser sólida, seria 300gr, que equivale a 300ml correto?

Outra duvida. Eu não achei do arroz Integral ORGÂNICO, acabei comprando somente o arroz integral, tem problema?

Não se importe com peso para fins de substrato. Se importe apenas e somente com volume. :)

O Arroz integral não precisa ser orgânico.


Edit:

Eu imaginei isso, poderia utilizar desse modo para medir, mas dessa maneira creio que seria mais dificil eu saber a quantidade de substrato que iria ter no final, não acha? Pesando eu ja saberia mais ou menos quantos gr ou kg de substratos e quantos bolos poderia fazer. No caso comprei 6 copos lagoinha.

:!: As receitas são em volume por uma razão prática, que é o que dá certo, e não por peso, pois estamos lidando com volume de proporção que determina a quantidade do ingrediente, o que se fosse feito com peso daria muito mais trabalho. Pode esquecer a coisa do peso. :coffee:

Fala galera
Alguem tem o inderesso do banco da espanha ?
Pq ja tem um tempo que eu pretendo conprar neles e nao sei como emviar a carta

Se seu problema é só o endereço... eu entrei lá no site deles, e parece que você deve mandar um email solicitando o endereço deles... o email é "fsespana@hotmail.com"

Se quiser uma sugestão de texto para o email:

Hi,

Please, I would like to know the Free Spore Spaña adress, so I can send ou a letter to ask for a print.

Thank ou ver much.​
 
Última edição por um moderador:
Difícil fazerem em volumes de 400 ml, mas já vi em mais de 500 ml.

Mas com 400 ml na verdade o volume real acabará sendo uns 20% menor, pelo espaço pra camada de vermiculita e desta o espaço vazio até o selo que fecha o pote.

Bem, não, não é demasiado grande. Mas também não sei se rende mais um bolo de 400 ml ou dois de 200 ml. De qualquer forma, a diferença na produtividade deve ser mínima, se tiver. :coffee:
 
Vou procurar outro recipiente amanha mesmo! Já estava preocupado com esse volume, mais creio que irei fazer pelo menos 1 bolo desse volume. Hj finalizei um sistema para controle de temperatura da "incubadora" que, por sinal, também será o futuro terrário. Pretentendo colocar os bolos dentro de uma caixa de sapatos e em seguida dentro da caixa de isopor que segue na imagem anexa (80litros).
Alguma sugestão nesses pontos?
A incubadora tem chances de funcionar desse modo?
Grato!WP_20170219_008.jpg WP_20170215_003.jpg
 
Pode usar esse de 400 ml, não vai dar galho. :coffee:

Sobre a incubadora, dependendo da temperatura da sua região na época, pode até dispensar. Se for frio que realmente é mais necessária.

Pelo que mostrou não sei dizer se vai funcionar porque não conheço os equipamentos. Mas eu mesmo uso também lâmpada como aquecedor pro termostato.
 
O diâmetro desse pote é de 9 cm, por 9 cm de altura. Seria necessário fazer 5 furos para inoculação,4 em + nas bordas e um central? Tenho apenas uma seringa de esporos de 10 ml, uns 2 ml por pote seria suficiente? Ou seria melhor 1 ml por pote, afim de render os 10 bolos de 400ml?
 
O diâmetro desse pote é de 9 cm, por 9 cm de altura. Seria necessário fazer 5 furos para inoculação,4 em + nas bordas e um central? Tenho apenas uma seringa de esporos de 10 ml, uns 2 ml por pote seria suficiente? Ou seria melhor 1 ml por pote, afim de render os 10 bolos de 400ml?


Não é preciso tanto.

Três furos por pote, injetando 0,25 ml em cada furo, vai funcionar, se bem feito.
 
Back
Top