Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Boa tarde!

Estou montando minha glovebox hoje, antes de eu fazer os recortes para as luvas em uma caixa organizadora que possuo, conversei com um amigo da minha cidade, ele disse que ao invés da glovebox, pode-se fazer apenas uma caixa de papelão apenas aberta para entrada das mãos.

Existe um nome para esse artifício? Ele é viável?
 
Última edição por um moderador:
Existe um nome para esse artificio? Ele é viável?

Chama-se Still Airbox (SAB) e é super viável! :eba:

Como disse o Coguosho aqui:
Hoje em dia não se recomenda fazer mais GloveBox e sim Still-air box. O uso das luvas amarradas à caixa criam um vácuo que puxa ar de fora e criar turbulência no ar de dentro, fazendo com que contaminantes voem por dentro da caixa e caiam no seu substrato esterilizado. Uma SAB é ainda mais fácil de fazer e funciona muito melhor. E não se engane achando que vai conseguir deixar o ambiente dentro da GloveBox estéril, isso é praticamente impossível, por isso o ar estando parado é uma opção muito melhor.
 
Olá, amigos.

Eu saí em viagem sexta e voltei ontem, tendo planejado o Dunk and Roll do meu primeiro bolo, de Puerto Rycan, para amanhã, terça-feira. Ontem, após minha volta, notei dois grãos de arroz que achei estranhos, mas hoje pude identificar com seu crescimento que são pins!

Posso proceder normalmente com o Dunk ou devo removê-los para fazer o dunk? Será que devo fazer imediatamente? A princípio estou meio ocupado, mas se isso for uma prioridade agora, saio correndo atrás de água mineral pro dunk. :LOL:
 

Anexos

  • 925afe7e-b695-44f0-a1b1-344b81d68643.jpg
    925afe7e-b695-44f0-a1b1-344b81d68643.jpg
    72.5 KB · Visualizações: 11
Última edição por um moderador:
Olá, amigos.

Eu saí em viagem sexta e voltei ontem, tendo planejado o Dunk and Roll do meu primeiro bolo, de Puerto Rycan, para amanhã, terça-feira. Ontem, após minha volta, notei dois grãos de arroz que achei estranhos, mas hoje pude identificar com seu crescimento que são pins!

Posso proceder normalmente com o Dunk ou devo removê-los para fazer o dunk? Será que devo fazer imediatamente? A princípio estou meio ocupado, mas se isso for uma prioridade agora, saio correndo atrás de água mineral pro dunk. :LOL:

Não tem problema fazer amanhã. Pode deixar o pin no bolo. Não precisa de água mineral, pode ser só água filtrada mesmo e se não tiver, vai de torneira.
 
Vou experimentar de qualquer forma, mas gostava de saber a vossa experiência:

Tenho uns 10 potes onde não cresceu absolutamente nada em praticamente 3 semanas desde a inoculação. Penso que o carimbo tinha talvez, 1 ano e meio. Mesmo bem hidratado, em duas tentaivas nada nasceu.

Então, criei hoje uma nova seringa com um novo print mais recente, que vou usar amanhã.
Quero colocar novamente esses 10 potes onde não nasceu nada (não contaminaram) na panela de pressão para inocular com a nova seringa. Já alguém fez e teve sucesso?

Outra questão, os potes parecem estar um pouco secos. Como re-hidrato antes de por na panela de pressão?

Obrigado :)
 
Vou experimentar de qualquer forma, mas gostava de saber a vossa experiência:

Tenho uns 10 potes onde não cresceu absolutamente nada em praticamente 3 semanas desde a inoculação. Penso que o carimbo tinha talvez, 1 ano e meio. Mesmo bem hidratado, em duas tentaivas nada nasceu.

Então, criei hoje uma nova seringa com um novo print mais recente, que vou usar amanhã.
Quero colocar novamente esses 10 potes onde não nasceu nada (não contaminaram) na panela de pressão para inocular com a nova seringa. Já alguém fez e teve sucesso?

Outra questão, os potes parecem estar um pouco secos. Como re-hidrato antes de por na panela de pressão?

Obrigado :)

Acho que não terá problemas se devidamente esterilizado na panela de pressão.

Os potes abrem facilmente? Se sim, abra, adicione água aos poucos e teste até chegar no ponto que se espremer só saem alguma poucas gotas e para.
 
Olá, amigos, como reportei alguns posts atrás, fiz o dunk de um bolo que já estava pinando e já aniversariei ele.

Só que já haviam pins aparecendo logo no topo da vermiculita. Aniversariei ele com a vermiculita para baixo e o micelio para cima, assim como vejo na maioria dos vídeos.

Será que devo virar a vermiculita para cima?

Essa minha dúvida é porque nunca vi isso em imagem.
 

Anexos

  • 1.jpg
    1.jpg
    57.9 KB · Visualizações: 16
  • 2.jpg
    2.jpg
    254.8 KB · Visualizações: 16
acabei de entrar no forum pesquisei muito porem o meu tempo esta curto e eu preciso da opniao de vcs pois estou bastante indeciso.

Bom vou falar um pouco do meu cultivo.
Vou cultivar em 3 terrarios de 70 litros 39 x 49 x 68 ao mesmo tempo.
No fudo do terrario vai argila expandida

Primeira duvida: quantos quilosde argila por terrario?

acima da argila vou colocar uma masseira de pedreiro medindo 15x40x60 alt x larg x com
Vai sobrar 24 de altura 09 de largura e 8 de comprimento.

segunda duvida: tem algum problema
nessas medidas?

Bom eu pensei em adicionar registros de mangeira de 3/4 na tampa furando a tampa no diamentro de 3/4 e depois fazendo uma solda plastica para vedar. uma mangueira fazendo a ligação de do umidifador e até o registro, no caso revesando cada terrario no processo de umidificação.
Logo apos umidificar, retirar mangueira e fechar o registro que fica na parte superior da tampa para evitar entrada de contaminates e assim por diante nos outros dois.

A outra opção são 3 bombas de aquario individuais dentro do terrario com a mangueira em copos com agua.

Qual a melhor opção?
 
Achei que o cultivo estava evoluindo, agora já não sei mais, a foto com uma cor diferente é de 3 semanas atrás, as outras são de hoje.
Perdi o cultivo? Dei uma revirada na vermiculita, mas não o suficiente pra cobrir todo o micélio dessa forma.
 

Anexos

  • IMG_20170212_190139.jpg
    IMG_20170212_190139.jpg
    178.3 KB · Visualizações: 10
  • IMG_20170227_231230.jpg
    IMG_20170227_231230.jpg
    367.8 KB · Visualizações: 11
  • IMG_20170227_231258.jpg
    IMG_20170227_231258.jpg
    349.8 KB · Visualizações: 10
  • IMG_20170227_231829.jpg
    IMG_20170227_231829.jpg
    342.9 KB · Visualizações: 10
acabei de entrar no forum pesquisei muito porem o meu tempo esta curto e eu preciso da opniao de vcs pois estou bastante indeciso.

Bom vou falar um pouco do meu cultivo.
Vou cultivar em 3 terrarios de 70 litros 39 x 49 x 68 ao mesmo tempo.
No fudo do terrario vai argila expandida

Primeira duvida: quantos quilosde argila por terrario?

acima da argila vou colocar uma masseira de pedreiro medindo 15x40x60 alt x larg x com
Vai sobrar 24 de altura 09 de largura e 8 de comprimento.

segunda duvida: tem algum problema
nessas medidas?

Bom eu pensei em adicionar registros de mangeira de 3/4 na tampa furando a tampa no diamentro de 3/4 e depois fazendo uma solda plastica para vedar. uma mangueira fazendo a ligação de do umidifador e até o registro, no caso revesando cada terrario no processo de umidificação.
Logo apos umidificar, retirar mangueira e fechar o registro que fica na parte superior da tampa para evitar entrada de contaminates e assim por diante nos outros dois.

A outra opção são 3 bombas de aquario individuais dentro do terrario com a mangueira em copos com agua.

Qual a melhor opção?
argila ja mantém RH em 99% não precisa umidificador não
 
Olá, seja bem-vinda!



A PF tek pode parecer complicada à primeira vista, mas é técnica mais simples e com maiores chances de sucesso para os novatos. Pelo amor aos cogumelos, não faça o caminho inverso, comece pelo básico, foque-se no essencial, e depois com relativa experiência adquirida, você terá bagagem suficiente para tentar técnicas experimentais. Lembre-se, o micélio não é nosso escravo! Amor e respeito por esses seres encantados.

Tornar-se objeto de experimentação dos Professores não é nada divertido.

Bom dia @Cosmik , você poderia linkar alguns posts do site que ensinem a PFtek de maneira mais simplificada? Sim, respeito muito os cogus, e tenho grande paixão por eles, e gostaria de estar iniciando os cultivos logo.

Boa tarde comunidade do Teonanacatl, sou novata aqui e tenho algumas pequenas dúvidas (peço até perdão pelo alto grau de leiga no assunto!). Bem, logo segue:

Quando fazemos o cadastro na comunidade é colocado como opção para selecionar os tipos de cultivo preferidos, mas pra ser sincera, eu até hoje só tinha ouvido falar no PFtek ou caçar eles nos pastos. Gostaria de saber um pouco mais sobre as outras técnicas:

Casing
Bulk & Spawn
Grão para Grão


E, se possível, um pouco mais sobre os tipos do P. cubensis (sério, eu achava que era somente uma variedade!)

* Não sei se esse é o fórum correto para esse tipo de postagem, mas não identifiquei nenhuma outra categoria que melhor se encaixe esse post.

Só agradece. :giggle:
 
Última edição por um moderador:
Boa tarde comunidade do Teonanacatl, tenho algumas pequenas dúvidas (peço até perdão pelo alto grau de leiga no assunto!). Bem, logo segue:

Quando fazemos o cadastro na comunidade é colocado como opção para selecionar os tipos de cultivo preferidos, mas pra ser sincera, eu até hoje só tinha ouvido falar no PFtek ou caçar eles nos pastos. Gostaria de saber um pouco mais sobre as outras técnicas:

Casing
Bulk & Spawn
Grão para Grão


E, se possível, um pouco mais sobre os tipos do P. cubensis (sério, eu achava que era somente uma variedade!)

* Não sei se esse é o fórum correto para esse tipo de postagem, mas não identifiquei nenhuma outra categoria que melhor se encaixe esse post.

Só agradece. :giggle:

suas dúvidas são muitas e muito básicas recomendo começar pela barra de pesquisa

google is your friend :)
 
Bom dia @Cosmik , você poderia linkar alguns posts do site que ensinem a PFtek de maneira mais simplificada? Sim, respeito muito os cogus, e tenho grande paixão por eles, e gostaria de estar iniciando os cultivos logo.

Boa tarde comunidade do Teonanacatl, sou novata aqui e tenho algumas pequenas dúvidas (peço até perdão pelo alto grau de leiga no assunto!). Bem, logo segue:

Quando fazemos o cadastro na comunidade é colocado como opção para selecionar os tipos de cultivo preferidos, mas pra ser sincera, eu até hoje só tinha ouvido falar no PFtek ou caçar eles nos pastos. Gostaria de saber um pouco mais sobre as outras técnicas:

Casing
Bulk & Spawn
Grão para Grão


E, se possível, um pouco mais sobre os tipos do P. cubensis (sério, eu achava que era somente uma variedade!)

* Não sei se esse é o fórum correto para esse tipo de postagem, mas não identifiquei nenhuma outra categoria que melhor se encaixe esse post.

Só agradece. :giggle:

Uma coisa que não fica bem explicada é que existem técnicas de colonização (transformar o esporo em micélio) e de frutificação (transformar o micélio em cogumelo).

EDIT: Apesar da PFTEK ser uma técnica completa desde o esporo até o cogumelo, houveram novas descobertas sobre o cultivo amador de cogumelos, e somente a parte de preparação de substratos e colonização (spawn) ainda está correta, por isto minha visão sobre a PFTEK era que a PFTEK era somente uma técnica de colonização e que deveria ser usada em conjunto com uma técnica de frutificação atual.


Outra técnica de colonização seria o cultivo em grãos mas não é recomendado para iniciantes pois é mais suscetível a contaminações.

Casing e Bulk & Spawn são duas técnicas de frutificação.

Grão para Grão é uma técnica de inoculação que persiste em pegar um grão colonizado e por em outro pote com grãos.

Seria melhor se dentro do perfil as técnicas fossem categorizadas, mas isso é só uma questão de opinião.
 
Última edição:
Quando se fala em PFTek está subentendido que a frutificação será em um terrário, nos próprios bolos.

Entendo que a PFTEK englobe também a parte da frutificação, mas a parte da frutificação da PFTEK não é o Dunk & Roll?

Eu tenho potes que tenho certeza que os bolos não sairão inteiros pois os potes não são adequados, apesar de eu ter começado com a PFTEK vou me obrigar a ter que fazer um casing, desta forma deixa de ser PFTEK?
 
Entendo que a PFTEK englobe também a parte da frutificação, mas a parte da frutificação da PFTEK não é o Dunk & Roll?


Não. Aliás, drunk & roll é posterior à PFTek original.



Eu tenho potes que tenho certeza que os bolos não sairão inteiros pois os potes não são adequados, apesar de eu ter começado com a PFTEK vou me obrigar a ter que fazer um casing, desta forma deixa de ser PFTEK?


O que você vai fazer será um casing com substrato de PFTek.



Para quem não viveu aquela época, uma cópia do site original do Psylocybe Fanaticus (o professor PF, criador da PFTek) ainda é mantido online, como uma homenagem: PSYLOCYBE FANATICUS
 
Back
Top