Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?

Mais detalhado que a biblioteca é impossível.

É, ja vi que vou fica na folhinha mesmo...
mais veja pow, so perguntei se vou te algum resultado ou nao, em que devo mudar ou acrescentar... mais blz, é que nao tenho muito tempo, e tava vendo uns negocio que parece ser complicado, mais os bichinhos sao complicados mesmo... ne a toa que é "so para loucos"

tava vendo uns negocio que parece ser complicado, mais os bichinhos sao complicados mesmo...

Basicamente você precisará de esporos. Mesmo que você colete uma bosta com micélio branco se desenvolvendo, isso não irá garantir que os cogumelos serão psicoativos.

Tempo a gente cria. À primeira vista parece complicado, mas deixando a preguiça/comodismo de lado é possível ter um "jardim" psicodélico... Informação é que não falta.

https://teonanacatl.org/threads/uso-de-húmus.5705/

Todo material com caraterística 3.4 deve ser no máximo 10% do peso total, então compomos uma boa cobertura assim:

1 parte de vermiculita
1 parte de pó de coco
1/10 parte de húmus

Pasteurize por 3 horas entre 70 - 90º C.
Deixe esfriar 24 horas e repita no dia seguinte.
Use assim que pronto para montar o casing, guardar para depois não é bom.

Estou pensando em montar um casing seguindo exatamente estas orientações. Os materiais já os tenho todos à mão (menos o húmus, mas encontrar é uma barbada).

Tenho duas perguntas:

1) Pasteurizar por 3 horas entre 70 - 90º com certeza deve acabar com qualquer umidade do substrato. Como contornar esse problema? Reidratando entre uma pasteurização e outra e umidificando novamente com água esterilizada na hora que for usar?

2) Eu só tenho em casa um forno de microondas e um forno convencional a gás, cuja menor temperatura que pode ser ser selecionada através do botão que regula a "altura" do fogo é de 200º.
Então que técnica eu poderia usar para controlar a temperatura para que ela se mantenha adequada, durante TRÊS HORAS, de maneira funcional, sem que eu tenha que ficar com dor nas costas de ligar e desligar o forno de 5 em 5 minutos. Eu posso colocar um termômetro comum desses com líquido vermelho dentro do forno pra saber que temperatura está lá dentro?

1) Pasteurizar por 3 horas entre 70 - 90º com certeza deve acabar com qualquer umidade do substrato. Como contornar esse problema? Reidratando entre uma pasteurização e outra e umidificando novamente com água esterilizada na hora que for usar?
Com todo o respeito ao Mestre @Mauricio, mas 3 horas entre 70 e 90º C será uma chacina, não?! :LOL:
Na minha humilde opinião, 90 minutos entre 60 e 70º C é suficiente. Se você hidratar corretamente, no final da pasteurização a umidade ficará ideal para o micélio.
2) Eu só tenho em casa um forno de microondas e um forno convencional a gás, cuja menor temperatura que pode ser ser selecionada através do botão que regula a "altura" do fogo é de 200º.
Então que técnica eu poderia usar para controlar a temperatura para que ela se mantenha adequada, durante TRÊS HORAS, de maneira funcional, sem que eu tenha que ficar com dor nas costas de ligar e desligar o forno de 5 em 5 minutos. Eu posso colocar um termômetro comum desses com líquido vermelho dentro do forno pra saber que temperatura está lá dentro?
Depende se o seu termômetro "comum" aguenta no mínimo 80º C. Bom, eu faço assim:
  1. Coloco todo o material em saco plástico PE (acima de 100º C ele derrete!), ou pote de vidro.
  2. Amarro o saco com o termômetro no meio do substrato e coloco em uma panela que vai para banho-maria.
  3. Deixo em fogo médio até 60º C, a partir daí deixo em fogo brando e começo a marcar os 90 minutos.
  4. Aos 70º C eu desligo o fogo, e fico monitorando a temperatura de 15 em 15 minutos.
  5. Quando a temperatura chega aos 62º C, novamente eu deixo em fogo brando e repito a parte 4.
Na parte 4, após desligar o fogo, talvez a temperatura continue subindo até uns 74º C, mas ainda está no limite seguro da pasteurização.
Vale lembrar que não existe uma técnica exata, cada micólogo amador tem a sua preferência. :)

Obrigado Cosmik.

Seu método parece ser mais prático para o que eu tenho à disposição.
Você só o faz uma vez, ou também deixa descansar por 24h e repete no outro dia?

Para preparar o meu substrato da camada de casing, pretendo pré-esterilizar a mistura de vermiculita, pó de coco e carbonato de cálcio (casca de ovo moída por mim mesmo) no microondas, e depois de frio, adicionar os 10% de húmus para só então fazer o processo de pasteurização.

Obrigado Cosmik.

Seu método parece ser mais prático para o que eu tenho à disposição.
Você só o faz uma vez, ou também deixa descansar por 24h e repete no outro dia?

Para preparar o meu substrato da camada de casing, pretendo pré-esterilizar a mistura de vermiculita, pó de coco e carbonato de cálcio (casca de ovo moída por mim mesmo) no microondas, e depois de frio, adicionar os 10% de húmus para só então fazer o processo de pasteurização.

De nada.
Sim, faço apenas uma vez. Após esfriar por umas 4hrs, está pronto para usar. Misture bem antes de usar para distribuir homogeneamente a umidade.

Pense bem, você estará esterilizando 90% do casing. Os poucos "sobreviventes" dos 10% do húmus não será suficiente para proteger o casing. Caso prossiga dessa forma, recomendo montar o casing dentro de uma glovebox, e assepsia padrão. :)

Achei que apenas os micros do húmus seriam úteis ao micélio, e os da vermiculita e pó de coco poderiam ser todos chacinados.

De qualquer maneira, vou trabalhar sempre dentro da glover e cuidar bem da assepsia do terrário.

Com todo o respeito ao Mestre @Mauricio, mas 3 horas entre 70 e 90º C será uma chacina, não?! :LOL:
Na minha humilde opinião, 90 minutos entre 60 e 70º C é suficiente. Se você hidratar corretamente, no final da pasteurização a umidade ficará ideal para o micélio.

Depende do que vc estiver pasteurizando. Fibra de coco, vermiculita, humus, palha etc nao é um problema, diria até 2 horas a 60-70C° estaria bom, mas estrume dde qualquer tipo, é indispensavel pasteurizar entre 70 - 90C° por no minimo umas 4horas, inclusive pasteuriza-lo em 2 sessoes de 3 - 4 horas com um intervalo de 24 horas é altamente recomendavel pra matar todas as bacterias nocivas ao micelio.

Vlw sumaca... obrigado ae, ja sei como coletar os delicadinhos ^^

Aee galera, na outra semana vem dinheiro para o papai aqui, acho que vou comprar o "z strain"

queria pedir pra galera ai... me ajudar mais uma vez "aaa homens que eu amo" principalmente no que é preciso para o plantio desse diabinho...

ja que vem so um carimbo, eu tenho que ter uma caixa tipo 0.50cm de altura por 1.00 x 0.50m de largura ?
e que material eu devo usar para colocar os "diabinhos" e como eu coloco eles ?
eu sou papai de cogumelos de primeira viagem, não sei nem como começar, mais tou tentando e tentando tambem achar um tempo para começar a ler a biblioteca, ate agora eu so vi como conseguir eles "http://profungos.com.br/"

ja agradecendo ae a contribuição.

Notei em alguns tópicos de mais de 5 anos atrás que ainda não parecia haver um consenso sobre as proporções de cremogema e café num substrato, e nem a melhor maneira de usar.

Como anda o substrato cremofé na receita do forum? Gostaria de saber se já existe uma fórmula/proporção ideal para o uso desses ingrediente.

Valeu!!

... Como anda o substrato cremofé na receita do forum? Gostaria de saber se já existe uma fórmula/proporção ideal para o uso desses ingrediente. ...

Wiki > Glossário > Cremogema
RogerRabbit disse:
Coffee grinds are a bulk substrate material. BRF [FAI] by itself will outperform BRF with coffee grinds mixed in. If anything, you can use weak liquid coffee to mix up the brf instead of water. Once you have fully colonized cakes, you can spawn them to spent coffee grinds, manure, coir, etc., or a combination of all of them.

If you want a boost to the pf tek, add a tablespoon of gypsum to each cup of brown rice flour.
http://www.shroomery.org/forums/showflat.php/Number/9363256#9363256

Off-topic: Só para registrar, este é meu post 666!! Muahuahauhahahah :devil: Corram para as colinas!!

olá pessoal, por que precisa por no "tubo de vento" antes de por na silica? se por diretamente na silica ele já não fica crackerdry?

olá pessoal, por que precisa por no "tubo de vento" antes de por na silica? se por diretamente na silica ele já não fica crackerdry?

Olá Entmelos!
Diretamente na sílica ficarão cracker dry sim. Mas é interessante colocá-los no tunel de vento para retirar a humidade excessiva dos cogus. Assim você não vai saturar a sílica tão rápido quanto levando-os logo para a sílica, com toda aquela humidade. Deixo-os algumas horas em frente ao ventilador, da pra perceber o tanto de humidade que vai embora já nesse procedimento... a sílica faz o trabalho final.

hmm, entendi. mas é por eu não tenho um tunel ainda =]
valeu @Anatman.

Tente arrumar um ventilador emprestado, se não tiver... :)
mas muda muita coisa por direto é? porque penso ser mais pratico e rapido jogar direto na silica não? até pq depois é só por a silica no forno que ta limpeza.

mas muda muita coisa por direto é? porque penso ser mais pratico e rapido jogar direto na silica não? até pq depois é só por a silica no forno que ta limpeza.

Muda sim, é mais rápido secar no vento do que na sílica. Faça você mesmo a comparação, deixe alguns no ventilador e deixe outros com sílica por no mínimo 12 horas, depois veja o resultado.

Quanto mais rápido secar, menor são as chances de contaminarem.

Secar no vento é mais rápido. Mas só vento não deixa craker dry.
Eu deixava no túnel de vento por umas 24h, depois guardava num pequeno isopor de guardar gelo, cheio de sílica. E dali eu não tirava mais. Eu colocava uma redezinha em cima pros frutos não ficarem em contato direto com a sílica.

Back