Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?

então rapeize... meus casings de milho com camada de vermiculita e po de coco deu o primeiro flush, eu diria... eles ficaram dando umas 3/4 semanas seguidas, uns cogus de 3 a 5 g em media... dava 4, ai qd essses estavam quase abertos ja tinha mais uns 3 de 1,5 cm, ai ja mais 4... e assim foi, eu tirando quartas e sabados... ai ele parou... tirei os estagnados, os abortos... dei umas esborrifadas no isopor e na camada de casing, e apos uma semana mais ou menos, hj surgiu mais uns menores na quentinhas... parecem mais gordos, e bem mais lentos crescendo, o bolo ja esta menor, aparecendo as bordas...

eu quero saber... pra dar mais nutrientes eu posso botar algo na agua q esborrifo ? ou eh melhor agora esperar esse fluxo acabar e depois cobrir com outra camada ? talvez terra organica e fibra de coco, pois contem nutrientes? ja era pra ter botado outra camada ao termino o primeiro? ou num adianta tentar prolongar q ele so vai seguir o q tiver q seguir ?

com relação ao outro topico q fiz aqui tempo atraz, de conservação, eu fiz o chá, receita de mestre mauricio, dividi em 2, tomei uma parte... e guardei a outra na porta da geladeira... uma semana depois foi a mesma intensidade, eu diria q ate uma semana ele aguenta na geladeira... vou fazer testes com 2 semanas agora...

saudações de pepperland

Bom, meus cultivos estão em um terrario de isopor que fica dentro de meu armário.. e sabe, estava querendo sair do armário (piadinha ambigua). Estava pensando em usar um banheiro de casa, como mini-laboratório. Ele tem tudo pra ser um ótimo laboratório. Mas estou em duvida em termos de assepsia.. Lembrando que ele não é usado, apenas quando alguem vem passar alguns dias aqui (muito raramente), mas nesses dias eu dou meus pulos. Eai, será que o risco de contaminantes aumenta devido a ralos, pias, chuveiros e etc?? Alguem tem cultivos no banheiro? Muito Obrigado desde já.

Alguem tem cultivos no banheiro ? Muito Obrigado desde já.

Boa tarde gusthavyn,

O banheiro (assim como a cozinha) são "pensados" para tornar a assepsia mais fácil... ladrilhos e azulejos são muito mais fáceis de limpar, além de terem a superfície lisa e impermeável... se for um banheiro pequeno acho que é ainda melhor... dá pra espirrar Lysol em tudo e fechar a porta por uns 10 minutos... só o fato desse banheiro não ser usado (como é o caso do seu quarto) ele já se torna mais asséptico...

Bem... estou dizendo isso com base no meu bom-senso e não na minha limitada experiência de cultivos...

Estava querendo sair do armário. hahahaha Não nesse sentido! Estava pensando em usar um banheiro de casa, como mini-laboratório. Ele tem tudo pra ser um ótimo laboratório. Mas estou em duvida em termos de assepsia.. Lembrando que ele não é usado, apenas quando ela vem passar alguns dias aqui, mas nesses dias eu dou meus pulos. Eai, será que o risco de contaminantes é muito maior que o de meu quarto? Alguem tem cultivos no banheiro ? Muito Obrigado desde já.

Tá tudo bem aí? Que sentido? Ela quem? Pulos? Isso é uma pergunta retórica?

...se você fizer uma limpeza geral, é bem óbvio que o banheiro terá menos contaminantes que o seu quarto!

Tá tudo bem aí? Que sentido? Ela quem? Pulos? Isso é uma pergunta retórica?

Minhas desculpas, na hora de escrever, esqueci de citar o fato de que meu cultivo fica dentro do armário do meu quarto.. Assim, fiz uma piadinha ambígua, relacionando o fato de eu tirar meus cultivos do armário e passar para o banheiro, com o sentido da frase sair do armário (assumir a homossexualidade). E o "ela", é porque o banheiro fica no antigo quarto da minha irmã... Enfim, apaguei algumas frases e acabou perdendo um pouco do sentido, mas ja vou editar...

...se você fizer uma limpeza geral, é bem óbvio que o banheiro terá menos contaminantes que o seu quarto!
Não sei se é muito óbvio.. Pois meu quarto, caso eu faça uma limpeza geral, tambem terá menos contaminantes, a questão é que o banheiro tem ralos, privada, pia, chuveirinho, chuveiro, etc. O que é óbvio, e que eu ouço desde quando era criança, é que o banheiro contem muitas bactérias e microorganismos em geral.. Claro que se eu fizer a assepsia, terá menos contaminantes, a questão é a longo prazo!

Boa tarde gusthavyn,

O banheiro (assim como a cozinha) são "pensados" para tornar a assepsia mais fácil... ladrilhos e azulejos são muito mais fáceis de limpar, além de terem a superfície lisa e impermeável... se for um banheiro pequeno acho que é ainda melhor... dá pra espirrar Lysol em tudo e fechar a porta por uns 10 minutos... só o fato desse banheiro não ser usado (como é o caso do seu quarto) ele já se torna mais asséptico...

Bem... estou dizendo isso com base no meu bom-senso e não na minha limitada experiência de cultivos...
Sim, é muito facil de se fazer a assepsia de um banheiro, mas estava pensando a longo prazo... Ralos, pia, privada, etc, não me deixa com uma imagem muito boa! Muito obrigado!

Bom, meus cultivos estão em um terrario de isopor que fica dentro de meu armário.. e sabe, estava querendo sair do armário (piadinha ambigua). Estava pensando em usar um banheiro de casa, como mini-laboratório. Ele tem tudo pra ser um ótimo laboratório. Mas estou em duvida em termos de assepsia.. Lembrando que ele não é usado, apenas quando alguem vem passar alguns dias aqui (muito raramente), mas nesses dias eu dou meus pulos. Eai, será que o risco de contaminantes aumenta devido a ralos, pias, chuveiros e etc?? Alguem tem cultivos no banheiro? Muito Obrigado desde já.

Editado!

Sim, é muito facil de se fazer a assepsia de um banheiro, mas estava pensando a longo prazo... Ralos, pia, privada, etc, não me deixa com uma imagem muito boa! Muito obrigado!

gusthavyn, desde que você use o banheiro apenas como laboratório e não para sua função primária acho que não há problemas... privada desinfetada e fechada (sempre)... pias e ralos são comuns a todo laboratório também.... acho até bom... você pode mandar água em tudo...

A longo prazo é óbvio que só em laboratório profissional!
Pode até ser que tudo pra você seja óbvio, mas pra mim não, desculpe-me. Mesmo assim obrigado pela ajuda.

gusthavyn, desde que você use o banheiro apenas como laboratório e não para sua função primária acho que não há problemas... privada desinfetada e fechada (sempre)... pias e ralos são comuns a todo laboratório também.... acho até bom... você pode mandar água em tudo...

Você tem razão, vou começar a migrar o quanto antes!!

Bacteria não voa. Ou seja, ela não vai se jogar do ralo até seu terrário. Se você limpar ao máximo as superficies com água sanitaria diluida, vai diminuir bastante a carga microbiana, que será o suficiente para o cultivo, uma vez que, ao meu ver ficará até mais limpo do que dentro do teu armario.

Bacteria não voa. Ou seja, ela não vai se jogar do ralo até seu terrário. Se você limpar ao máximo as superficies com água sanitaria diluida, vai diminuir bastante a carga microbiana, que será o suficiente para o cultivo, uma vez que, ao meu ver ficará até mais limpo do que dentro do teu armario.
:O Eu jurava que elas tinham asas.
Muito obrigado pelas dicas, ja me "mudei" para o banheiro ao lado.. hahahaha

Não fique muito seguro disso. Esporos são facilmente encontrados no ar.

Não fique muito seguro disso. Esporos são facilmente encontrados no ar.
Sim Ecuador, eu tenho uma boa noção disso, justamente por isso que eu comecei a minha primeira pergunta la em cima. Mas as pessoas tendem a debochar de quem pergunta, fazer oque! Ja arrumei uma tampa de ralo que fexa e abre, muito pratica e evita baratas e etc, que possa vir de tubulações. Muito obrigado, e um abraço!

Alguem ja tentou incubar naquelas caixas termicas que por exemplo se leva para a praia?
É que eu ando a fazer testes de temperatura e ronda sempre os 25-27 graus.
Será que dá?

olá pessoal, estou no meio de um cultivo e me surgiu uma duvida: faz uma semana desde inoculação e hoje fui olhar e notei uma presença de um ser um tanto algodoado, ai apesar do micélio estar crescendo bem rizoformico acho que infelismente pode ser cobweb. gostaria da opinião de vocês que são mais experientes. obs.: desculpem a qualidade da camera é que ta de noite e com o flash fica pior, porque eles estão em um saco hermetico, algumas fotos estão com uma mancha amarelada tbm, mas é reflexo do pinhosol que borrifei no saco.
PA300002.JPGPA300003.JPGPA300005.JPGPA300007.JPGPA300008.JPG

olá pessoal, estou no meio de um cultivo e me surgiu uma duvida: faz uma semana desde inoculação e hoje fui olhar e notei uma presença de um ser um tanto algodoado, ai apesar do micélio estar crescendo bem rizoformico acho que infelismente pode ser cobweb. gostaria da opinião de vocês que são mais experientes. obs.: desculpem a qualidade da camera é que ta de noite e com o flash fica pior, porque eles estão em um saco hermetico, algumas fotos estão com uma mancha amarelada tbm, mas é reflexo do pinhosol que borrifei no saco.

Realmente, a qualidade das fotos não ajudam muito, mas não creio que seja cobweb. Talvez seja apenas um micélio mais algodoado, normal!

Se os potes estão bem lacrados não há necessidade de mantê-los em sacos. Caso o crescimento fique estagnado, será necessário uma troca de ar.

hmm e o fato que ele esta bem rizoformico quer dizer que esta crescendo forte e saudavel, existe chance se for realmente um contaminante de o micélio dominar o substrato? pois sei que ele é um colonizador forte. e são esporos de ecuador. li que são bem resistentes não é?

hmm e o fato que ele esta bem rizoformico quer dizer que esta crescendo forte e saudavel, existe chance se for realmente um contaminante de o micélio dominar o substrato? pois sei que ele é um colonizador forte. e são esporos de ecuador. li que são bem resistentes não é?

Se tiver algum contaminante ai dentro do copo, ele ganha.

PS: Tuas fotos tão gigantes (1.2mb) demora muito pra abrir, se possível, redimensione elas com esse programa http://www.fotosizer.com/
fica jóia :)

Back