Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Poderiam, por favor, me ajudar em relação ao aspecto desse micélio? Em algumas partes está bem algodoado e fiquei preocupado em ser cobweb, pois já tive problemas com ele em outra ocasião.
Não parece ser... Isso ai parece ser excesso de umidade. Você borrifou diretamente o micélio?
Pode ter caido umidade condensada no papel aluminio para o micélio.

Pode aniversariar. Já tá até pinando...
 
A incubadora só é necessária pra acelerar o desenvolvimento do micélio, certo? Então se eu não tiver pressa de colher meus cogumelos eu não preciso usar a incubadora, a menos em casos de temperatura acima de 40°?
 
A incubadora só é necessária pra acelerar o desenvolvimento do micélio, certo? Então se eu não tiver pressa de colher meus cogumelos eu não preciso usar a incubadora, a menos em casos de temperatura acima de 40°?
A incubadora é desnecessária se não faz muito frio nem muito calor onde você mora. Ela não vai acelerar o desenvolvimento se a temperatura ambiente já for boa, na casa dos 25°, porque não vai fazer diferença. Se fizer muito frio ou calor no ambiente o crescimento vai ficar lento e no caso de calor, outros contaminantes como bactérias e certos fungos poderão se desenvolver muito rápido.
 
Não parece ser... Isso ai parece ser excesso de umidade. Você borrifou diretamente o micélio?
Pode ter caido umidade condensada no papel aluminio para o micélio.

Pode aniversariar. Já tá até pinando...

Muito obrigado. Nunca passou pela minha cabeça ser excesso de umidade, acreditava que poderia ser até o contrario. Realmente quando tirei a tampa de alumínio, por dentro ela estava bem "suada".
 
Estava em um debate caloroso com uns amigos, e resolvi confirmar.

Guardar carimbos, para evitar que os esporos fiquem inviáveis como seria melhor, (eles ficam sempre no escuro e seco) mas se for em um lugar mega quente, melhor na geladeira ou na temp ambiente?

( RJ, Nordeste , Norte... Esses cantos do brasil que é mais quente que o inferno... eheheh)
 
Estava em um debate caloroso com uns amigos, e resolvi confirmar.

Guardar carimbos, para evitar que os esporos fiquem inviáveis como seria melhor, (eles ficam sempre no escuro e seco) mas se for em um lugar mega quente, melhor na geladeira ou na temp ambiente?

( RJ, Nordeste , Norte... Esses cantos do brasil que é mais quente que o inferno... eheheh)

Levando em conta que os esporos sobrevivem às diversas condições na natureza (sol, chuva...), creio que também resistirão num lugar escuro, seco e quente.

Sou do nordeste e os meus ficam armazenados a temperatura ambiente e nunca tive problemas.
 
Hoje liguei pra duas lojas pra ver se tinha vermiculita. Numa delas 250g tava 11 reais e se eu não me engano 100 litros tava 46 reais. Noutra 100 litros tava 16 reais. Alguém sabe por que essa diferença de preço tão grande entre elas?
 
Boa noite Pessoal. Acabei de me inscrever na comunidade.

Um belo dia, na fazenda de um amigo, comprei uma boa quantidade de Pleurotus ostreatus italiano fresco, colhido na hora, apenas com o intuito de come-lo. Mas, como sou biólogo, fui invadido por curiosidade e pesquisei sobre o cultivo dessas delicias. Acabei esccolhendo uma técnica que me parecia a mais simples: propagação dos micélios em borra de café.
1. Por minha conta e risco, combinei a borra de café (80%) com trigo para kibe (15%) e casca de barbatimão (5%). Nada especial, primeiro por que o trigo e o barbatimão estavam encostados na dispensa; segundo, por que sei que geraria um substrato menos compacto que a borra pura.
2. Segui o processo da pasteurização para o substrato e limpeza dos instrumentos, da bancada e dos frascos com alcool etílico 46 (sei que não é o ideal!!!)
3. Cortei alguns fragmentos do cogumelo e depositei sobre uma camada de substrato dentro de um vidro de palmito de 500g, vide foto.
4. Tampei o vidro com tecido TNT (desinfectado) e guardei em local escuro e arejado.
5. Quando micélico colonizava toda a camada, eu adicionava uma nova camada.

O desenvolvimento foi mais rápido que o esperado. Após vinte dias o pote está quase cheio. Aparentemente sem contaminações e MUITO denso. Nota-se um pouco de umidade, que eu gostaria que fosse menor, mas parece que não afetou o desenvolvimento do micélio.

Como não encontrei imagens semelhantes, gostaria de saber se o aspecto do desenvolvimento do micélio está bacana. O que acham?
Nesta fase é melhor vedar totalmente o pote ao invés de usar o TNT?
Qualquer crítica é bem vinda.



20160908_173920.jpg95415-7cab95c7cb24ed8e508978d8a30e8a90.jpg20160919_152248.jpg 20160926_003148.jpg 20160928_140747.jpg 20160928_140801.jpg
 

Anexos

  • 20160908_173943.jpg
    20160908_173943.jpg
    69.4 KB · Visualizações: 21
Boa noite Pessoal. Acabei de me inscrever na comunidade.

Um belo dia, na fazenda de um amigo, comprei uma boa quantidade de Pleurotus ostreatus italiano fresco, colhido na hora, apenas com o intuito de come-lo. Mas, como sou biólogo, fui invadido por curiosidade e pesquisei sobre o cultivo dessas delicias. Acabei esccolhendo uma técnica que me parecia a mais simples: propagação dos micélios em borra de café.
1. Por minha conta e risco, combinei a borra de café (80%) com trigo para kibe (15%) e casca de barbatimão (5%). Nada especial, primeiro por que o trigo e o barbatimão estavam encostados na dispensa; segundo, por que sei que geraria um substrato menos compacto que a borra pura.
2. Segui o processo da pasteurização para o substrato e limpeza dos instrumentos, da bancada e dos frascos com alcool etílico 46 (sei que não é o ideal!!!)
3. Cortei alguns fragmentos do cogumelo e depositei sobre uma camada de substrato dentro de um vidro de palmito de 500g, vide foto.
4. Tampei o vidro com tecido TNT (desinfectado) e guardei em local escuro e arejado.
5. Quando micélico colonizava toda a camada, eu adicionava uma nova camada.

O desenvolvimento foi mais rápido que o esperado. Após vinte dias o pote está quase cheio. Aparentemente sem contaminações e MUITO denso. Nota-se um pouco de umidade, que eu gostaria que fosse menor, mas parece que não afetou o desenvolvimento do micélio.

Como não encontrei imagens semelhantes, gostaria de saber se o aspecto do desenvolvimento do micélio está bacana. O que acham?
Nesta fase é melhor vedar totalmente o pote ao invés de usar o TNT?
Qualquer crítica é bem vinda.

View attachment 95404View attachment 95410View attachment 95405 View attachment 95406 View attachment 95407 View attachment 95408

Dentro do vidro ficou meio estranho, não é o ideal. Geralmente é feito dentro de "bags" (sacos).
Já deveria ter posto pra frutificar. Mas agora tirar ai de dentro vai acabar "machucando" todo o micélio.
Já deve estar a mais de 30 dias ai dentro não?
 
Dentro do vidro ficou meio estranho, não é o ideal. Geralmente é feito dentro de "bags" (sacos).
Já deveria ter posto pra frutificar. Mas agora tirar ai de dentro vai acabar "machucando" todo o micélio.
Já deve estar a mais de 30 dias ai dentro não?

A ideia é transferir para os sacos quando preencher o vidro. Como não parece estar contaminado, só me incomoda esse excesso de umidade. Talvez o vidro tenha sido grande demais. Na ultima foto tinha 20 dias.

Vou transferir para os sacos e mostro aqui se deu certo.
 
Boas pessoal.

Estou com dificuldades em arranjar sílica laranja para secar os cogus. Vocês já utilizaram sílica normal? Aquela branca/ transparente?

Obrigado.
 
Última edição por um moderador:
Boas pessoal.
Estou com dificuldades em arranjar sílica laranja para secar os cogus. Vocês já utilizaram sílica normal? Aquela branca/ transparente?
Obrigado, Dingo .

Sim, pode usar, mas ela vai durar poucos dias e depois terá que jogar fora.

Compre cloreto de cálcio, vende como o nome de Quiseco ou AntiMofo.

Mas o ideal é a silica azul, a que pode ser reutilizada. Tem pra vender na internet, estranho você não achar.
 
Boas pessoal.

Estou com dificuldades em arranjar sílica laranja para secar os cogus. Vocês já utilizaram sílica normal? Aquela branca/ transparente?

Obrigado.
Aqui eu procurei em loja de quimica.. incialmente tinham apenas uma que era toxica.. mas por que eu fui diretamente numa loja de produtos quimicos.. o ideal é tu procurar em loja de aparelhos e equipamentos para LABORATÓRIOS, aqueles que vendem becker, cilindros e tal.. não numa quimica.. achei a azul aqui 35 reais 500g, mas dura uma vida agora né.. haha
 
Olá.

Muito obrigado por todas as informações disponibilizadas aqui.

Este lugar é incrível.

Meu primeiro cultivo, cubensis cambodian em pktek, fiz a primeira colheita.

Tudo 100% desde o começo, mantendo um ambiente adequado e limpo, não tivemos nenhum problema de contaminação durante todo o processo. Fiz a colheita utilizando luvas limpas e após a secagem inicial, utilizando um ventilador também limpo, os cogus ficaram com a cor muito escura, alguns ficando totalmente pretos. Seriam os próprios esposos que os deixaram assim? Ou é a oxidação natural da superfície? Estavam com chapéu aberto.

Há alguma outra causa provável, e alguma maneira de mantê-los com a cor clara?

Obrigado!
 
Última edição por um moderador:
@BotMarley provavelmente são os esporos que caiu emcima como você mesmo suspeita.

Tem como enviar uma foto aqui para poder avaliar melhor? Se for realmente os esporos, é so colher um pouco antes de romper o veu.

Obrigado pela resposta, @gldtn !

A foto que envio é do segundo flush.
No primeiro tive alguns cogumelos mais escuros que estes.
 

Anexos

  • imageedit_2_6266636420.jpg
    imageedit_2_6266636420.jpg
    56.8 KB · Visualizações: 22
A foto que envio é do segundo flush.
No primeiro tive alguns cogumelos mais escuros que estes.


Não são os esporos. Algo está provocando o escurecimento dos cogumelos.

Quanto tempo estão ficando no ventilador? Ficam pretos já nessa fase do ventilador? Como está sendo o manuseio deles?
 
Não são os esporos. Algo está provocando o escurecimento dos cogumelos.

Quanto tempo estão ficando no ventilador? Ficam pretos já nessa fase do ventilador? Como está sendo o manuseio deles?

Obrigado pela resposta, @Ecuador .
Ficaram cerca de 12 horas no ventilador e já adquiriram a cor nessa mesma fase.
Manipulo sempre com luvas e para a secagem utilizo um saco de tecido com furos grandes que permitem a passagem do ar.
Será interessante testar a secagem em outro recipiente, como toucas cirúrgicas?
 
Back
Top