Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?

Como identificar o strain?

Exceto pelas que possuem características muito marcadas, como a Penis Envy, não dá pra identificar de forma simples. Na verdade, entre certas strains se duvidar não há nenhuma diferença morfológica.

Mas, temos nosso Guia de Raças que pode lhe ajudar, a depender da strain se tiver caracteres muito marcados.

o chapéu abriu hoje dele porém vou considerar aborto

Pelo que sei, abortos não abrem o chapéu, então não houve aborto. Cogumelos podem variar bem de aparência, lembrando que num mesmo bolo inoculado via multiesporos há vários micélios, então várias genéticas da mesma strain. :coffee:

Dá pra inocular os esporos na seringa naqueles forninhos elétricos pequenos?

Dá pra inocular os esporos na seringa naqueles forninhos elétricos pequenos?

Pode reformular? Inocular é colocar os esporos em meio nutritivo. Água da seringa não é nutritiva. Você quis dizer se pode inocular um bolo com a seringa usando o forno como glovebox, ou se pode confeccionar uma carimba dentro do forno elétrico como glovebox? :coffee:

Acho que eu quis dizer confeccionar um carimbo dentro do forninho elétrico como glovebox. Eu estava falando de passar os esporos para dentro da seringa.

Ah, beleza, passar os esporos pra dentro da seringa.

Pode ser feito em qualquer lugar, desde que você assegure a assepsia, e que suas mãos mais materiais envolvidos caibam. :bigode:

Mas você pretende usar o calor do forninho como se fosse a boca do fogão pra criar um fluxo de ar?

Bem, a boca do fogão tem uma superfície maior para trabalhar e tem um detalhe, você não sente o calorzão assante, só o calor no fluxo de ar. Já no forno elétrico, as resistências poderão estar próximas demais pro calor não ficar insuportável, pois você receberá nas mãos diretamente a radiação do calor, creio eu. De qualquer forma, depois diz no que deu. :coffee:

Então não precisa nem ser no forno elétrico nem no a gás, dá pra ser na boca do fogão mesmo?

Então não precisa nem ser no forno elétrico nem no a gás, dá pra ser na boca do fogão mesmo?

:huh: ... :)

Visualize a cena:
  1. Liga o forno a gás do fogão a gás (com o perdão da redundância);
  2. Deixa a porta do forno aberta com o forno a gás ligado;
  3. Com o tempo o forno vai aquecendo por dentro e vai formar um fluxo de ar;
  4. Você vai reparar que a porta do forno a gás virou uma superfície, como uma mesinha;
  5. Sobre esta "mesinha" (que virou a porta do forno do fogão) você fará o procedimento de confecção da seringa;
  6. Ao término, retire os materiais, desligue o forno e fecha a porta do forno.
Ou seja, "dá pra ser na boca do fogão", mas nunca vi forno de fogão que não fosse a gás... :LOL:

Então é isso. :coffee:

Por fim, não coloque materiais explosivos sobre a "mesinha" improvisada, por conta do fogo do forno próximo.

Mas quanto tempo eu deixo o forno esquentando? E eu preciso borrifar água sanitária e passar álcool na boca do forno que é onde eu vou fazer a cena, certo? E não tem perigo de pegar fogo ou explodir?

Mas quanto tempo eu deixo o forno esquentando? E eu preciso borrifar água sanitária e passar álcool na boca do forno que é onde eu vou fazer a cena, certo? E não tem perigo de pegar fogo ou explodir?

Pelo tempo necessário pra sentir que tem um fluxo de ar.

Pode sanitizar sim, mas é melhor colocar um pano limpo sobre a boca do fogão que virou a "mesinha". Eu particularmente não limpo o fogão, só conto com o pano limpo e com o fluxo de ar.

:!: Não mexa com álcool 70 perto do fogão ligado pra não explodir. Faça a limpeza dos materiais longe do fogão, enquanto ele esquenta e só leve pra boca do fogão o material já esterilizado, não leve álcool pra perto do fogo.

Mas é preciso esterilizar o pano? E borrifar água sanitária na boca do forno ligado não tem problema?

Pano limpo basta. Lavado normalmente.

Sobre borrifar a água sanitária, não sei. Acho que não tem problema se você usar água sanitária na frente do fogão... explodir não vai... :lol: :D

Bom dia!

Tenho em casa dois pequenos casings que fiz da Strain F+

e tenho uma duvida.. no meu primeiro flush colhi em torno de 15 cogumelos.. mas em um dos casings, um dia antes dos cogus que colhi romperem o veu, apareceram novos pins.. diferentes dos primeiros (mais finos). quando chegou a hora de colher os cogus.. os pins estavam como nas fotos.. eles estão demorando a se desenvolverem comparado aos que colhi.. poderiam me ajudar a identificar isso? seriam abortos? seriam novos pins? removo? deixo crescer?

Obrigado pela ajuda!

Anexos

• WhatsApp Image 2016-09-23 at 10.22.05 (1).jpeg
    WhatsApp Image 2016-09-23 at 10.22.05 (1).jpeg
    142 KB · Visualizações: 34
  • WhatsApp Image 2016-09-23 at 10.22.05 (2).jpeg
    WhatsApp Image 2016-09-23 at 10.22.05 (2).jpeg
    78.1 KB · Visualizações: 34
  • WhatsApp Image 2016-09-23 at 10.22.05.jpeg
    WhatsApp Image 2016-09-23 at 10.22.05.jpeg
    130.2 KB · Visualizações: 33
poderiam me ajudar a identificar isso? seriam abortos? seriam novos pins? removo? deixo crescer?

São novos pins que aparentemente estão abortando. Por enquanto deixe assim, se começarem ficar escuros é melhor remover.

Dica extra, não fique tirando o casing do terrário desnecessariamente, principalmente nessa fase inicial. As alterações climáticas podem inclusive aumentar a quantidade de abortos. Deixe o casing sossegado.

eles estão demorando a se desenvolverem comparado aos que colhi.. poderiam me ajudar a identificar isso? seriam abortos? seriam novos pins? removo? deixo crescer?

É facil identificar um aborto. Se parou de crescer é um aborto, simples assim. :D
E pelo visto esse parece estar já há um tempo sem crescer. Um ali está até azulado.

Pode remover ;)

Poderiam, por favor, me ajudar em relação ao aspecto desse micélio? Em algumas partes está bem algodoado e fiquei preocupado em ser cobweb, pois já tive problemas com ele em outra ocasião. Esse casing foi feito com pó da fibra de coco e pedaços da metade de um bolo PF inoculado dia 22/07 e por ser grande, demorou a colonizar (copos normais inoculados juntos, foram aniversariados com 20 dias em média). Estava fechado com papel alumínio, com espaços coberto com filtro de café para ventilação até hoje.

Caso seja, devo borrifar agua oxigenada vol 10 (3%) e deixar aberto? No momento deixei sem a tampa de papel alumínio, dentro da glovebox que está sem uso e com o buraco onde prende as luvas aberto.

Anexos

• 20160923_181738.jpg
    20160923_181738.jpg
    89 KB · Visualizações: 34
Back