Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
oi pessoal! Espero estar a colocar no sítio certo a minha questão! Se não for aqui peço, desde já desculpa!
Então é o seguinte, estou prestes a iniciar o meu primeiro cultivo e estou a fazer uns testes na minha incubadora que é uma geleira daquelas que se levam para a praia para manter a temperatura... Então coloquei o termostato na garrafa, selei bem com fita isoladora e pus dentro da geleira.. Ainda estou a tentar acertar com a temperatura correta mas o higrómetro indica 99% de UMIDADE!!!
Há problema em a umidade estar tão alta na incubadora?
Um forte Abraço a todos amiguinhos :D
 
Há problema em a umidade estar tão alta na incubadora?
Um forte Abraço a todos amiguinhos :D
Não há problema, desde que os copos estejam selados. Entretanto é melhor que a umidade seja a do ambiente e/ou o local seja arejado, para que não crie mofos (assim como qualquer lugar da casa).

Mas se a garrafa está bem selada a umidade não deveria aumentar. Não confie em leitura de higrômetros, especialmente se for um higrômetro barato feito para medir conforto de ambientes.
 
Há quem prefira carimbar logo após o rompimento do véu, mas eu prefiro checar se antes as lamelas estão escuras. Alguns frutos continuam com as lamelas brancas mesmo após algum tempo do véu ter rompido



A cor do chapéu não tem muito a ver.
O mais importante é verificares se as lamelas estão "maduras" o suficiente, ou seja, escuras.
Senão é a mesma coisa que tirares uma banana da bananeira antes do tempo...

PLUR

Zoint
 
Pessoal já agora aproveito para fazer a seguinte questão... Andei a procura de frascos de plástico pp5 e não encontro.. Mas encontrei copos de plástico pp5 daqueles descartáveis que se usam muito nas festas de aniversário... Comprei na mesma.. Mas achei o plástico um pouco fino... Será que vão aguentar a temperatura da panela de pressão mesmo sendo pp5?
Secalhar o melhor mesmo é testar antes de desperdiçar substrato!?!? O que acham ?
Beijos e abraços :)
 
Você pode experimentar ferver os copos vazios, para ver se eles deformam ou ficam muito moles.

Mas copos por copos, prefiro os de vidro. Experimentei potes de PP5 e não vi muita vantagem.
 
Oi a todos tenho uma duvida so queria saber se posso monta casing so com fibra de coco e calcario de conchas ! ?
e que tenho copos 100% colonizados e nao sei c posso aguardar ate conseguir a vermiculita por q ainda nao consegui mas os copos ja colonizou tdo..... oq fazer ? posso deixar igual os copos aguardando toda semana ? ou recomenda bulk ? strain cambodian no milho .. alguem aeew ajuda ??? oque fazer ? obgdo!
 
@XpJoy pode usar fibra de coco mesmo, vermiculita é mais indicado porém tbm serve, mas vc disse que é milho, certo? com milho é recomendado fazer um bulk

Galera, é minha 1x cultivando com Painço, e eu ainda comprei um misto (numa casa de grãos) então isso so me confunde mais com as cores, alguém saberia me dizer se é contaminação ou é o micélio do cubensis? sei que o trichoderma começa branquinho antes de ficar verde, e me parece diferente do micelio... n sei, o que acham?c878d73e5d5dc41c5f938160312bc45c.jpg

por exemplo, nessa outra imagem (é outro pote)
parece que tem o micelio branquinho e o trichoderma
43217b8a609cfbb2fb7e480756cd9290.jpg
 
com milho é recomendado fazer um bulk
Pode-se usar spawn de qualquer grão tanto para casing quanto para bulks.
n sei, o que acham?
Parece micélio de cubensis, agora o resto essa coisa meio cinza é bem estranha. É a qualidade da foto ou ao redor desse micélio que você circulou tem uma coisa que parece um pó cinza entre os grãos? Não sobrou muito espaço entre os grãos, né?
 
Parece micélio de cubensis, agora o resto essa coisa meio cinza é bem estranha. É a qualidade da foto ou ao redor desse micélio que você circulou tem uma coisa que parece um pó cinza entre os grãos? Não sobrou muito espaço entre os grãos, né?
Então, eles ficaram bem grudados, porém eu não enchi até a boca do pote, quando eu balanço, o substrato inteiro mexe mas não se solta, só sobe e desce pelo espaço que sobra. Dei uma olhada agora com a lanterna e parece que tem um pózinho neles mesmo, bad... o jeito é esperar mais uns dias e ver como evolui

--edit
Pode-se usar spawn de qualquer grão tanto para casing quanto para bulks.
Quando eu disse que com o milho era recomendado bulk, quis dizer grãos no geral msm, milho era só o spawn da questão
 
Dei uma olhada agora com a lanterna e parece que tem um pózinho neles mesmo, bad...
Então pela foto parece que algum outro fungo esporulou bastante por aí. O engraçado é que o que você achou que fosse contaminante é o Cubensis. Eu recomendo que você reveja sues procedimentos de esterilização e inoculação. Você fez só esse pote?
 
Então pela foto parece que algum outro fungo esporulou bastante por aí. O engraçado é que o que você achou que fosse contaminante é o Cubensis. Eu recomendo que você reveja sues procedimentos de esterilização e inoculação. Você fez só esse pote?
Eu fiz 5 potes, todos inoculados na boca do fogão e a seringa foi preparada 1 dia antes na glove box, com tudo limpinho, alcool 70, luva, etc. o que me deixou na duvida é que apareceu muito rapido, foram apenas 3 dias, e como é minha 1x com painço estou na duvida.

Tirei essas fotos agora, somente para te enviar.
5eaae9291b2716859cbaacdcfc652ac6.jpg 767fc10ddf15435a792ce116edc8bd3f.jpg 20fc8bf3234664a7d3204b2c0b789265.jpg
olhando elas, parece branquinho, lindo :feliz:, mas olha essa de perto, como ta estranho, meio cinza, sei la.
f0a4916646e4c4f52c4803e32b658959.jpg

Se estiver tudo certo e eu que to noiado, me desculpa (n), é que eu descartei 10 potes semana passada, quase 2kg de milho que deu errado, ai agora to com medo haahaha
 
Última edição:
Se estiver tudo certo e eu que to noiado, me desculpa
Tá me parecendo tudo estranho mesmo, não to vendo nada branco. E se essa colonização caminhou tão rápido em 3 dias, é provável que seja um micélio do mal mesmo. :alien: Pode ser um problema de iluminação ou câmera, e eu não quero fazer você jogar tudo no lixo por um engano, mas eu diria que está tudo contaminado, inclusive parece que a contaminação entrou com o líquido da seringa, porque está acompanhando os pontos de inoculação, não?
Quando eu disse que com o milho era recomendado bulk, quis dizer grãos no geral msm, milho era só o spawn da questão
E o que eu quis dizer é que milho serve muito bem para casing também.
 
Última edição:
e eu não quero fazer você jogar tudo no lixo por um engano, mas eu diria que está tudo contaminado, inclusive parece que a contaminação entrou com o líquido da seringa, porque está acomapnhand os pontos de inoculação, não?
Olhei hoje assim que acordei e tive certeza, ta contaminado :/, vou descartar... estou com um bulk pinando, vou tirar novos carimbos e fazer de novo, e dessa vez vou tentar fazer com mais cuidado, obrigado pela ajuda Malahov, de verdade,
grato, Cebolo.
 
Galera, eu estava pensando..... Não achei um lugar melhor para perguntar, se estiver errado algum moderador arrume por gentileza.
Normalmente multiesporos são da mesma strain, para criar um híbrido, teria que fazer em BDA. Se eu fizer uma seringa, com esporos de várias strains, qual o resultado que eu vou ter?
 
Última edição:
Boa noite. sou novo nisso tudo e tenho um fascínio incrivel por cogumelos. Gostaria de saber por onde começo, estudos, cultivo etc... Obrigado dês de jã


Tópico de orientação para iniciantes no fórum (ou veteranos, se for o caso)

https://teonanacatl.org/tags/guia-para-o-iniciante/




Normalmente multiesporos são da mesma strain, para criar um híbrido, teria que fazer em BDA. Se eu fizer uma seringa, com esporos de várias strains, qual o resultado que eu vou ter?


https://teonanacatl.org/threads/cogumelo-hibrido.7844/
 
Back
Top