Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Olha, eu bateria bem o pote até soltar o que possa ter ficado grudado no fundo, chacoalharia bem pra parte cozida não ficar só no fundo e sim mais homogênea e tentaria inocular assim mesmo.
Lembrando que fotos sempre ajudam a gente a compreender exatamente o que houve e a gravidade do caso...
Como estava tarde e eu estava com muito sono acabei inoculando logo, pois não ia ter mais tempo essa semana. Vou dar uma chacoalhada nele hoje.
Obrigado @Malahov ! :rolleyes::contente:
 
queria saber por que vejo sempre nos diários, em algumas colheitas tem cogumelos bem pequenos...
quando vc esta pronto pra colher vc tem que tirar todos os cogumelos? inclusive os pequenos? nao posso deixá-los crescer mais um pouco?
 
queria saber por que vejo sempre nos diários, em algumas colheitas tem cogumelos bem pequenos...
quando vc esta pronto pra colher vc tem que tirar todos os cogumelos? inclusive os pequenos? nao posso deixá-los crescer mais um pouco?
Se são muito pequenos, não maiores que 1 cm, são os chamados "abortos", não irão crescer mais, ficam estagnados nesse tamanho, irão apodrecer e comprometer o bolo saudável. Cogumelos maiores que 1 cm, mas aparentemente mais pequenos que os demais frutos, são devidos a genética ou fatores físicos diversos (temperatura, umidade), pode collher junto com os demais, eles devem completar o seu ciclo (esporulação) se deixar até o fim, mas pode colher antes sem problemas ou junto com os demais. A escolha é sua.
 
na opinião de vocês, vocês acham que os cogumelos se adaptam conforme seu ambiente? faço essa pergunta porque meu terrario é baixo, cerca de uns 20 cm, e meus bolos começaram a pinar bem no topo! estou com medo de eles não terem espaço o suficiente para crescer. acham que vale a pena mudar para outro lugar ou esperar para ver se eles se adaptam? a strain que estou cultivando eh ecuador e algumas fotos que vejo pelo site alguns são bem altos e outros nem tanto assim...
 
na opinião de vocês, vocês acham que os cogumelos se adaptam conforme seu ambiente?
Depende do que você quer dizer com 'adaptação'... basicamente eles vão crescer contra a tampa e ir entortando a medida que a estipe for crescendo e não tiver como continuar verticalmente. Isso não vai impedir que os frutos se desenvolvam, mas pode atrapalhar/deformar/machucar.
 
Esse é o meu bolo! os pins não estão caídos não, é apenas é angulo de que eu tirei a foto, eles estão indo para o lado que é onde eu deixei a luz (no meio do terrario). Ha uns 2 dias eu percebi que está subindo esse micélio e me deixou com muita preocupaçao, principalmente com esse grandão que surgiu no fundo do bolo...
 

Anexos

  • f1d7eb46-1458-487c-a9b3-03050aeb50f3.jpg
    f1d7eb46-1458-487c-a9b3-03050aeb50f3.jpg
    83.2 KB · Visualizações: 20
Base felpuda é falta de troca gasosa, precisa abrir para abanar mais 1 ou 2 vezes por dia.

Dos 6 cogumelos na foto só o que está em cima à direita parece que vai abortar.
 
Se o cogumelo não crescer mais junto com os outros, ou o chapéu estiver 100% preto e começar a azular em volta, pode tirar. Seque normalmente e pode consumir junto com os outros mais tarde sem problemas.
 
oiii a todos ! ontem montei caising mais nao fiz dunk antes.. .fiz direito caising .... minha pergunta é ! O dunk e obligatorio depois de colonizar ?
pode igual montar caising sem faze dunk ? ou cold shock ? pode frutificar sem faze ?
 
pode igual montar caising sem faze dunk ?
Em casing não se costuma fazer dunk antes de aniversariar, até porque só é possível se estiver fazendo PF casing. Muita gente faz dunks em bolos PF teks antes do aniversário mas também não é obrigatório/necessário. O cold shock parece desnecessário para Cubensis, mas eu gosto de guardar bolos em dunk na geladeira para evitar a reprodução acelerada de microorganismos naquela égua.
 
Em casing não se costuma fazer dunk antes de aniversariar, até porque só é possível se estiver fazendo PF casing. Muita gente faz dunks em bolos PF teks antes do aniversário mas também não é obrigatório/necessário. O cold shock parece desnecessário para Cubensis, mas eu gosto de guardar bolos em dunk na geladeira para evitar a reprodução acelerada de microorganismos naquela égua.
muito obrigado bro vlws !!! entao é so esperar ... aproveitando aqui queria faze outra pergunta; e que cuando eu tava quebrando os bolos pa montar o casing eu notei q uma parte do bolo tinha uma pequena mancha verde mais nao em todo o bolo so uma parte eu joguei fora nem misturei com o resto... queria saber se meus casing igual corren risco de contaminaçao tbm a borra de cafe tava com uma cor estranha, nao esto usando humidificador e nao consiguo uma humidade alta, apenas chega no 70%, tenho arguila espandida acho q vo deixar hoje 24hs na agua sanitaria e depois botar na frutificadora. tb nao estou usando aquecedor so na temp ambiente mais aqui chega min 20 max 27 .... espero q isso nao seja um impedimento para frutificarem direito... Malahov agradeçao sua ajuda brother !
 
queria saber se meus casing igual corren risco de contaminaçao tbm
Sim, porque a coisa que verde viu já são esporos de um micélio de contaminante. Os esporos solitariamente são microscópicos e projetados para se espalharem pelo ar. Se estavam em contato com seu micélio então há muitos esporos por lá.
nao consiguo uma humidade alta, apenas chega no 70%
Uma das vantagens do casing é que ele suporta ambientes menos úmidos porque a camada de casing fornece boa parte da umidade necessária. Só que como você não tem turfa nem vermiculita na camada de casing, você não pode confiar muito nisso. Sobre café no casing não me parece uma ideia muito boa. O casings deve ser uma camada não nutritiva com o objetivo de fornecer umidade e o café é um substrato adorado por muitas espécies de fungos.
24hs na agua sanitaria
Lembre de enxaguar muito bem.
agradeçao sua ajuda brother !
Acho que eu sou 'sister' :p
 
Última edição:
Boa tarde, vou precisar me ausentar de hj, sexta feira, até segunda à tarde, meu cultivo ficará sozinho nesse período.

coloquei um dispositivo para puxar o gás carbônico acumulado no fundo do terrário, mas estou preocupado com a umidade, uso argila expandida e dou sprays de agua na parede do terrário.

Existe algum problema que possa resultar se o terrário ficar sem manutenção da umidade durante esses três dias na atual fase? um cultivador me informou que como já houve a formação dos pins, a umidade não é algo muito critico nessa fase. Segue foto do status atual:

'
93872-1424faf7d79793b42876388391d7213c.jpg 93873-4b8fb7c09dd006d4f715187342aae7a3.jpg
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2016-08-19 at 09.29.32 (1).jpeg
    WhatsApp Image 2016-08-19 at 09.29.32 (1).jpeg
    61 KB · Visualizações: 17
  • WhatsApp Image 2016-08-19 at 09.29.32.jpeg
    WhatsApp Image 2016-08-19 at 09.29.32.jpeg
    70.1 KB · Visualizações: 17
Existe algum problema que possa resultar se o terrário ficar sem manutenção da umidade durante esses três dias na atual fase?
O que vai acontecer é que depois que surge os pins o fruto se desenvolve muito rápido e é bastante provável que quando chegar segunda tenha esporos pra todo lado. Outra coisa que estou vendo é que seus bolos estão algodoando bastante por excesso de CO2 e com a falta de abertura do terrário os bolos vão sofrer mais. Eu também já viajei nesse ponto, cheguei tava tudo preto e virado pra cima, mas ainda em bom estado.
 
Saudações galera.
Então, moro em Curitiba e aqui faz muito frio além de ter muita variação térmica (dizemos que temos as 4 estações todo dia hfdhfjhfjdh), estou pensando em comprar um aquecedor com termostato e utilizar o método da garrafa para aquecer o terrário, porém com preço acessivel por incrível que pareça só encontrei de 100w e 150w.
Existe algum risco de a garrafa estourar ou sei la, estragar o aquecedor por estar utilizando-o em uma litragem muito inferior à recomendada (recomenda-se respectivamente 80-120 e 120-160), ou ainda sei-lá, algum tipo de problema com superaquecimento e afins? valeu, muita paz galera!
 
Back
Top