Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Como assim ?

O flush termina cuando vc percebe que pode colheitar.. O tempo e muito variavel. Depende da umidade.. da temperatura.. da umidade do substrato..

Era essa a pergunta ?
 
Última edição por um moderador:
Como assim ?
O flush termina cuando vc percebe que pode colheitar..
O tempo e muito variavel.
Depende da umidade.. da temperatura.. da umidade do substrato..
Era essa a pergunta ?
Blz ?
Gteach
Claro que essa é a pergunta ! E por isso mesmo q pergunto, pra ter uma ideia de cuanto mais o menos tem q esperar... todos saben q flush e na colheita isso nao perguntei ... obvio terraio com temperatura e humidade controlada
 
Claro que essa é a pergunta ! E por isso mesmo q pergunto, pra ter uma ideia de cuanto mais o menos tem q esperar... todos saben q flush e na colheita isso nao perguntei ... obvio terraio com temperatura e humidade controlada

Eu vejo tanta pergunta aqui que nao sei o que "todos saiben" ou nao.. mais tudo bem.. se posso ajudar.. com meu umilde conhecimento ajudo.

Ja que vc controla a umidade e temperatura de seu terrario, para sua pergunta final a resposta seria a mesma..

Depende do substrato,depende do casing,depende do bulk, forma de fructificar, se fiz dunk ,
Mais como vc quer uma resposta direta sem voltas o tempo e entre 1 semana e 15 dias..
 
Última edição por um moderador:
Eu vejo tanta pergunta aqui que nao sei o que "todos saiben" ou nao.. mais tudo bem.. se posso ajudar.. com meu umilde conhecimento ajudo.
Ja que vc controla a umidade e temperatura de seu terrario, para sua pergunta final a resposta seria a mesma..
Depende do substrato,depende do casing,depende do bulk, forma de fructificar, se fiz dunk ,
Mais como vc quer uma resposta direta sem voltas o tempo e entre 1 semana e 15 dias..
Gteach
Obrigado isso mesmo que precisaba saber, vlws!
 
Bom dia!
Eu estava em uma caçada atrás de painço para o meu próximo cultivo, procurei em vários supermercados, mas não encontrei, só consegui encontrar em uma casa de ração, esse que segue na foto abaixo, porem notei que os grãos não são tão bem separados como deveriam, pois junto com eles no saco tem alguns pequenos gravetos e até uma ou outra semente de girasol. Será que posso ter algum problema por usar esse painço no spawn?

40013030000160-1.jpg
 
porem notei que os grãos não são tão bem separados como deveriam, pois junto com eles no saco tem alguns pequenos gravetos e até uma ou outra semente de girasol. Será que posso ter algum problema por usar esse painço no spawn?


Pode usar do mesmo jeito que o painço para consumo humano.

Sementes de girassol tem fama, não sei se merecida, de contaminar com mais facilidade. Provavelmente devido aos contaminantes ficarem protegidos dentro da casca, ou por causa do percentual de gordura alto. Se você puder separá-las é melhor.
 
E certo o que fala Ecuador !!

Separe as sementes de Girasol.
Nao se observam que seja muita a quantidade no pacote e seria melhor.
 
Utilizei em 6 copos para inoculação, uma seringa que ia a meio mas que mantive guardada à temperatura ambiente em vez do frigorífico (esquecimento).

Já vai em mais de uma semana, talvez 10 dias, sem qualquer sinal de micélio (sempre tive ao 3º/4º dia no máximo). Aprendi que as seringas não se conservam à temperatura ambiente (25 a 29 graus)...

A minha pergunta é: Posso reutilizar a mistura dos frascos? Isto é, voltar a colocar os frascos na penal de pressão sem os abrir e depois inocular com outra seringa que tenho com outra raça de cubensis?
Ou é melhor fazer novos e descartar estes por já poderem ter desenvolvido alguma matéria no interior?
 
Utilizei em 6 copos para inoculação, uma seringa que ia a meio mas que mantive guardada à temperatura ambiente em vez do frigorífico (esquecimento).

Já vai em mais de uma semana, talvez 10 dias, sem qualquer sinal de micélio (sempre tive ao 3º/4º dia no máximo). Aprendi que as seringas não se conservam à temperatura ambiente (25 a 29 graus)...

A minha pergunta é: Posso reutilizar a mistura dos frascos? Isto é, voltar a colocar os frascos na penal de pressão sem os abrir e depois inocular com outra seringa que tenho com outra raça de cubensis?
Ou é melhor fazer novos e descartar estes por já poderem ter desenvolvido alguma matéria no interior?

Acabei de fazer o que você esta sugerindo. Outras pessoas aqui fizeram também.. Enfim, testes né... nada certo.
 
Eu faria tudo de cero de novo...(minha opiniao ta ?)
Para que arriscar outra seringa ?
Desculpe uma pergunta.. mais estou intrigado..
.Porque vc quer re-utilizar copos que foram preparados a 10 dias ?
 
Última edição:
Eu faria tudo de cero de novo...(minha opiniao ta ?)
Para que arriscar outra seringa ?
Desculpe uma pergunta.. mais estou intrigado..
.Porque vc quer re-utilizar copos que foram preparados a 10 dias ?
Gteach

Apenas porque não teria o gasto de tempo e material a fazer novamente, e também por curiosidade. Teorizei que se o material ficou esterilizado não seria problema re-utilizar, ainda para mais colocando novamente na panela. Talvez funcionasse, de qualquer forma estou sem tempo por agora portanto vou descartar e adiar um mês o próximo cultivo :)
 
Se for so curiosidade ou adquirir novos conhecimentos entao vai na frente e injeta o substrato com novos esporos...

Agora o tempo e o dinhero que vc usaria para voltar a refazer os copos e uma coisa tao insignificante contra os beneficios que vc poderia obter deles....

Cultivar cogumelos requer de bondade, paciencia e esforço (e uma minima inversao )..(comentario construtivo )

Espero possa comprende-lo !!

Blz ?
 
Última edição por um moderador:
Oi a todos, pesso desculpa se aqui nao for o lugar indicado pa fazer minhas perguntas....
Faltan poucos dias para tirar da incubadora os copos estan cuase completamente colonizados... preciso umas dicas xq nunca fiz bulk e nao sei como pasteurizar nem os procesos.... alguen manda algun link ? Como pasteurizar ? Como faze bulk spawn Tenho disponivel , po de coco fibra, humus, borra de cafe ... alguem me ajuda ? Obrigado
 
Como pasteurizar ?
A biblioteca tem vários tópicos de tutoriais do tipo. EU particularmente tenho usado essa técnica: https://teonanacatl.org/threads/costa-rica-fai.11419/#post-165087
E feito um esquema usando duas panelas, como dá pra ver aqui: https://teonanacatl.org/threads/spawn-de-painço-a-albino.12201/#post-173626.
Você precisará de um termômetro culinários, daqueles de espetar em carnes. As receitas e proporções que uso estão informadas em dois dos meus diários. Se você explorar outros diários verá outras ideias.
 
Oi pessoal. Um amigo meu perguntou se há alguma maneira de pegar um cultivo bulk que já deu uns 3 ou 4 flushes e fertilizar com algum líquido nutritivo, tipo água com farinha de arroz integral orgânico.

Eu sei que soa meio idiota, mas será que isso seria possível em um cultivo que nunca contaminou e apenas esgotou todos os flushes?
 
Um amigo meu perguntou se há alguma maneira de pegar um cultivo bulk que já deu uns 3 ou 4 flushes e fertilizar com algum líquido nutritivo, tipo água com farinha de arroz integral orgânico.

Eu sei que soa meio idiota, mas será que isso seria possível em um cultivo que nunca contaminou e apenas esgotou todos os flushes?

Não, não é possível, e razão para isso é a senescência celular. Em outras palavras, é o ciclo da vida... Como bem sabemos, nada é eterno, tudo se transforma. Então por um lado podemos dizer que vai dar certo sim, mas o resultado provavelmente será um bulk bem colorido, cheio de novos seres. :)

:teo_seta_direita: Por que os P. cubensis morrem?
 
Boa noite!

Pessoal, fui esterilizar um pote de painço e durante a esterelização entrou um pouco de água no pote e cozinhou o painço da parte de baixo, porém parece que o painço absorveu a água ou a mesma evaporou, pois não ficou encharcado dentro. Tem algum problema eu seguir com esse pote cozido ou é melhor eu descartar e fazer outro?
 
Pessoal, fui esterilizar um pote de painço e durante a esterelização entrou um pouco de água no pote e cozinhou o painço da parte de baixo, porém parece que o painço absorveu a água ou a mesma evaporou, pois não ficou encharcado dentro. Tem algum problema eu seguir com esse pote cozido ou é melhor eu descartar e fazer outro?
Olha, eu bateria bem o pote até soltar o que possa ter ficado grudado no fundo, chacoalharia bem pra parte cozida não ficar só no fundo e sim mais homogênea e tentaria inocular assim mesmo.
Lembrando que fotos sempre ajudam a gente a compreender exatamente o que houve e a gravidade do caso...
 
Última edição:
Back
Top