Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Inocule o antes possivel!!
Espere a ter as seringas preparadas e logo prepara o substrato..
Nao vai a ganhar ou adiantar tempo fazer isso antes.(preparar o substrato)
Seja paciente.. Cultive a paciencia alem dos Santos meninos..
Seguir dicas ja provadas melhorarao seu cultivo..
Blz ?
Gteach
.
 
Última edição:
Tá, mas por quê? Alguém aqui já tentou deixar o substrato guardado por vários dias e depois viu que não funciona? E, se sim, alguém poderia me dizer qual o motivo de não funcionar?
 
Pessoal, hoje foi dia de aniversáriar meus bolos =) estou muito feliz que nenhum deles pegou contaminação! O terrário que eu adquiri não é tao alto quanto eu gostaria, e por isso tire problema em colocar o termostato (dentro da garrafa) no terrário devido ao seu tamanho. A pergunta é: posso colocar o termostato no terrário sem precisar colocá-lo dentro de uma garrafa d'agua? e sim, ele é um termostato de aquario! Também estou pensando na ideia de nem colocar ele, porque aqui está fazendo uns 20º e a previsão pros próximos dias é só aumentar. O que acham?
Queria agradecer também a todos que esclarecem minhas duvidas aqui, por enquanto está dando tudo muito certo!!! :D
 
Tá, mas por quê? Alguém aqui já tentou deixar o substrato guardado por vários dias e depois viu que não funciona? E, se sim, alguém poderia me dizer qual o motivo de não funcionar?
Entao..
Te proponho uma coisa..
Faz um teste.. Experimente..
So assim e que um aprende !!
A esterilizaçao total na panela nao existe..Novamente.. :facewall:..Cuando vc antes inocule melhor..
Blz ?
Gteach
 
Última edição:
Tá, mas por quê? Alguém aqui já tentou deixar o substrato guardado por vários dias e depois viu que não funciona?
Já guardei por alguns dias sem problemas. A questão de guardar muito tempo é que se restaram algumas bactérias que não morreram na panela de pressão elas vão começar a se reproduzir e se você esperar um mês elas podem avançar demais. Mesma coisa com fungos competidores. Uma opção pode ser guardar em geladeira. Mas por que você faria isso com um mês de antecedência?
A pergunta é: posso colocar o termostato no terrário sem precisar colocá-lo dentro de uma garrafa d'agua?
Nunca usei, mas já vi colocarem no fundo.
Também estou pensando na ideia de nem colocar ele, porque aqui está fazendo uns 20º e a previsão pros próximos dias é só aumentar. O que acham?
Apoio a ideia :)
 
Já guardei por alguns dias sem problemas. A questão de guardar muito tempo é que se restaram algumas bactérias que não morreram na panela de pressão elas vão começar a se reproduzir e se você esperar um mês elas podem avançar demais. Mesma coisa com fungos competidores. Uma opção pode ser guardar em geladeira. Mas por que você faria isso com um mês de antecedência?

Entendi. Meu objetivo em fazer isso com antecedência seria ir já adiantando o processo e já ficar livre dessa parte. Mas já que corre o risco de haver contaminação, vou deixar pra fazer isso só quando eu for fazer a confecção da seringa mesmo.
 
ontem fiz inoculaçao no milho e notei que no fundo copo tinha um pouco de agua... nem em todos os furos botei mais que 1ml ate menos q isso, minha pergunta è se nao pode atrapalhar? ja ta incubando por isso nao posso postar foto.
 
Nao tem problema em tirar foto..
Um pouco de agua (pouca ) nao e fatal..
Na proxima pode colocar um pouco de vermiculita no fondo. antes de colocar o milho.. esso serve tb para o exceso de liquido
Blz ?
Gteach
 
Em nenhum dos meus cultivos demorou tanto pra aparecer micélio. Já vai pra 10 dias sem sinal de vida. O carimbo está comigo a 1 ano. Com quem me forneceu, parece que tem mais de alguns. Hidratei a seringa por 1 semana. Alguém?

Usei FAI padrão, 1/2 fai, 1/2 água, 1 vermiculita. Temperatura média 25%. Dicas?
Comecei um cultivo tem 2 semanas, demorou mais de 1 semana pra notar os primeiros sinais, até achei que tinha contaminado. Aqui vai as coisas que observei:
A temperatura média de onde eu moro fica em torno de 25 graus, mas essas ultimas semanas caiu para 22. Resolvi colocando a caixa que uso como incubadora atras da geladeira, numa distancia que dentro da caixa fique 26 graus. Com 02 dias nessa temperatura, o micélio que tava quase imperceptível, praticamente dobrou de tamanho e continua a se desenvolver bem.
A outra coisa é só um detalhe bem simples, mas que me passei totalmente. nos copos pf-tek, a tampa de alumínio e a fita isolante em volta tomara uns 2 a 3 dedos do copo e ai foi bem nessa região que o micélio desse copo começou a se desenvolver, mas só pude notar quando ele já estava maior.
 
Em média quantos gramas de cogus secos um cultivo PF tek rende?
 
Em média quantos gramas de cogus secos um cultivo PF tek rende?

Não existe uma resposta exata para isso, pois você já deve ter percebido que uma colheita geralmente é bem diferente da outra. E tem muitas variantes em um cultivo PF. Mas uma média é de 30gramas de frescos por bolo PF. Essas 30 gramas de frescos se forem secos vão te render 3g.
 
Amigos, preparei um vaso no modo PF-tek e pretendo quebrar em pedaços e usar para: colonizar outros copos menores e fazer um bulk com o restante. Isso da certo? Geralmente vejo fazendo com grãos/milho
 
Generalmente e assi.
Pf tek e uma tecnica para o bolo mesmo dar frutos.
Milho e melhor fazer casing 50+50.
Restante dos Graos usados para cultivo funcionan muito bem nos bulks..
Agora se vc quer usar milho no bulk.. pode
Se vc quer fazer de um bolo.. mais bolos tb pode.
Se vc quer fazer bulk com bolo nao tem impedimento nehum..
So que tem substratos que se adaptan melhor a determinadas tecnicas para fructificar.. so isso..
Blz ?
Gteach
 
Última edição:
Comecei um cultivo tem 2 semanas, demorou mais de 1 semana pra notar os primeiros sinais, até achei que tinha contaminado. Aqui vai as coisas que observei:
A temperatura média de onde eu moro fica em torno de 25 graus, mas essas ultimas semanas caiu para 22. Resolvi colocando a caixa que uso como incubadora atras da geladeira, numa distancia que dentro da caixa fique 26 graus. Com 02 dias nessa temperatura, o micélio que tava quase imperceptível, praticamente dobrou de tamanho e continua a se desenvolver bem.
A outra coisa é só um detalhe bem simples, mas que me passei totalmente. nos copos pf-tek, a tampa de alumínio e a fita isolante em volta tomara uns 2 a 3 dedos do copo e ai foi bem nessa região que o micélio desse copo começou a se desenvolver, mas só pude notar quando ele já estava maior.

Então, já vai pra 13 dias e nada. Termostato marcando 27°. E nada...

Será que ré-inocular os potes pode surtir efeito (imagino que não, más estou sem ideia)? Tenho mais algumas seringas dessa mesma strain (Pesa).

Tenho outro carimbo, será que esta na hora de descartar os potes e tentar esse outro carimbo (Monster).
 
Opa @p1ppa!!

Si realmente a temperatura e essa.. e ja pasarom 2 semanas..as chances realmente nao sao favoravels....

Eu nesse caso ja teria feito novos potes (mnha opiniao).. re comenzar sempre da um ar novo e faz que cuidemos mais detalhes.. As seringas forom hidratadas cuanto tempo ? o carimbo era de que data ? o substrato tinha a quantidade de agua da receita ? vc deixo ele arejado ao colocarlo no copo ?
 
Opa @p1ppa!!
Si realmente a temperatura e essa.. e ja pasarom 2 semanas..as chances realmente nao sao favoravels....
Eu nesse caso ja teria feito novos potes (mnha opiniao)..
re comenzar sempre da um ar novo e faz que cuidemos mais detalhes..
As seringas forom hidratadas cuanto tempo ?
o carimbo era de que data ?
o substrato tinha a quantidade de agua da receita ?
vc deixo ele arejado ao colocarlo no copo ?
Blz ?
Gteach

5 dias de seringa hidratadas... Carimbo provavelmente com mais de 2 anos. Substrato FAI standard.
Vou reinocular com Monster! ;D E vamos ver o que vai dar...
 
Acho que con dois anos ,eu, teria ido para uma cultura liquida de prova antes, para verificar sua viabilidade !!

ps Boa sorte na nova partida !!
 
Back
Top