Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Abacaxi não tem semente, se planta usando folhas? :velhinho:
Qual a influencia do frio no cultivo?
Prejudica mais que o calor? (n)
Aqui está na faixa de 9º/12º , vou ter que agasalhar meu casing? :(
Agradeço desde ja senhores.
 
Sim, melhor usar um aquecedor.

15° é a temperatura típica da gaveta de legumes da geladeira, nessa temperatura e abaixo a ação de microorganismos é mais lenta. Para incubação ou frutificação é ideal manter a temperatura acima de 20 °C.
Vish, vou tentar deixar dentro do guarda roupa, ou improvisar uma estufa então. Mas se a baixa temperatura atrapalha, como pode crescer os selvagens (pasto,pinus) por aqui?!
 
Como faço pra passar os esporos pra seringa no banheiro? É só borrifar pinhosol e passar álcool 70 no local onde eu vou fazer o procedimento (por exemplo, se eu for fazer na privada, eu preciso passar álcool só ali)? Quanto menor o banheiro, melhor?
 
No pasto é outra coisa. De noite faz frio mas o sol esquenta durante o dia. E o micélio fica abrigado na bosta da vaca, que se estiver fermentando fica "quentinha".

As espécies que crescem em pinus são, é claro, adaptadas.

------------

Melhor fazer isso dentro de uma glove box, não no banheiro. Só o fato de você estar dentro do banheiro já é uma fonte de contaminação.

Mas só para esclarecer, você não está querendo fazer a seringa dentro da privada, né? o_O

A segunda opção é fazer na boca do forno ligado, que funciona como capela de fluxo laminar.

Em qualquer caso, você precisa fazer muito bem a assepsia do local (glove, mesa, forno...) e de você mesmo, além de usar máscara, touca e avental limpo (ou não usar roupa).
 
Última edição por um moderador:
Mas a glovebox sai muito cara e dá muito trabalho, e ainda tem um grande risco de dar errado.

Por que eu seria uma fonte de contaminação? Por causa da minha respiração e das minhas roupas? Mas para isso não basta usar uma máscara (além de touca pra não cair cabelo) e ficar nu?

https://teonanacatl.org/threads/glovebox-por-r-53-40.9607/
/\ Nesse tópico dois carinhas fizeram dentro do banheiro e obtiveram resultados.

A princípio eu pensei em fazer dentro da privada sim, mas como deve ter bastante bactérias lá acho melhor fazer sobre a tampa da privada mesmo, que vai estar abaixada.

Falaram que o pinhosol é bem tóxico. Mas a máscara que eu usar não me protege contra ele? E os esporos não podem pegar nenhuma corrente de ar, certo? Então basta fechar a porta e a janela do banheiro, além de usar máscara? E é por esse motivo que é preferível um banheiro apertado? Por que tem menos circulação de ar?

E como eu faço assepsia de mim mesmo? Eu passo álcool 70 no meu corpo?

Caso eu decida fazer na boca do forno, não tem problema se meu forno fica bem embaixo de uma janela que não adianta ser fechada porque um dos vidros está quebrado?
 
Última edição:
Mas a glovebox sai muito cara e dá muito trabalho, e ainda tem um grande risco de dar errado.

De onde você tirou que glovebox tem grande risco de dar errado? :confused: Se assim fosse, seria o método menos recomendado por aqui, não acha?

Não precisa complicar. Inocular no banheiro tem mais chances dar errado sim, a não ser que seja um banheiro desativado e mesmo assim seria necessário uma limpeza geral, isso sim dá mais trabalho. Em poor man's tek você pode usar sacos plásticos o mais transparente possível, peça para alguém segurar as pontas enquanto você inocula ou monte algum suporte com varetas, arame ou qualquer coisa, use a imaginação.

Outro método eficaz é inocular na frente do forno ligado, há muitos cultivadores que relatam ter sucesso com esse método. Pesquise.
 
A parte de dar errado que eu falo é sobre a montagem da glovebox, aquilo de ficar fazendo buraco e colando as luvas. Eu tenho uma certa dificuldade em fazer esse tipo de coisa, tenho certeza que vai dar errado e vou ter que comprar mais material e tentar novamente.

Mas não basta borrifar pinhosol ou outro produto parecido pra desinfetar o banheiro?

Quanto ao forno, o meu fica embaixo de uma janela quebrada. Ou seja, vai ter uma grande circulação de ar ali. Isso não tem problema?
 
Em poor man's tek você pode usar sacos plásticos o mais transparente possível, peça para alguém segurar as pontas enquanto você inocula ou monte algum suporte com varetas, arame ou qualquer coisa, use a imaginação.
Borrife seu banhero com produto adecuado (Acho melhor Agua sanitaria 10 %) e dentro do banhero use a sugestao acima citada por @Cosmik..
O importante es conseguir que vc possa trabalhar en um ambente onde o ar fique o mais quieto possivel !!
Blz ?
Gteach:cool:
 
Última edição:
Mas se a baixa temperatura atrapalha, como pode crescer os selvagens (pasto,pinus) por aqui?!

Pesquisar e/ou ler a biblioteca do fórum não dói, meu jovem! Além, é claro, de ajudar expandir o seu conhecimento. :ler:

Esse gráfico mostra que o micélio de P. cubensis desenvolve-se mesmo em temperaturas baixas como 8º C. Em um cultivo caseiro, nem sempre o substrato é 100% esterilizado, além de conter outros vetores durante o processo do cultivo que podem permitir a entrada de outros competidores. Então nesse cenário é importante que mantenhamos a temperatura ideal para um desenvolvimento rápido, permitindo assim que o micélio desejado tenha mais chances de sucesso.

Na natureza selvagem os fungos vivem em comunhão com muitos outros microrganismos, não há necessidade de dominação do substrato, somente o suficiente para o desenvolvimento dos frutos.

Se você checar a página anterior deste mesmo tópico vai encontrar respostas sobre temperatura.
:teo_seta_direita: https://teonanacatl.org/threads/eu-quero-saber-faça-suas-perguntas-aqui.5930/page-143#post-177045

Eu moro em uma parte do planeta que é relativamente fria boa parte do ano. Meus bulks/casings sempre colonizaram e frutificaram bem em temperaturas baixas. De madrugada por volta de 10 graus e durante o dia por volta de 18 graus. Obviamente o desenvolvimento é lento, mas os contaminantes também tem dificuldade de competir.
 
Mas a máscara que eu usar não me protege contra ele?
Mascara não te protege de gases, só de partículas. Existe máscara de gás, mas elas são diferentes...
É só borrifar pinhosol
Pinho sol não é um desinfetante muito eficiente. Fique sempre com a boa e velha água sanitária, nada é mais acessível, barato e eficiente que cloro.
E como eu faço assepsia de mim mesmo? Eu passo álcool 70 no meu corpo?
Você toma um banho e antes da inoculação você lava suas mãos e braços e volte a higienizá-los com álcool antes de manipular todo o material.
 
Pinho sol não é um desinfetante muito eficiente. Fique sempre com a boa e velha água sanitária, nada é mais acessível, barato e eficiente que cloro.

Ou eu posso misturar os dois, pinhosol e água sanitária, para correr o menor risco possível, certo?

Você toma um banho e antes da inoculação você lava suas mãos e braços e volte a higienizá-los com álcool antes de manipular todo o material.

Preciso passar álcool só nos braços e mãos?

A propósito, quando meu carimbo de esporos chegou eu abri ele no meu quarto para vê-lo. Será que ele foi contaminado nesse momento? Além disso ele não ficou armazenado junto com dessecante nem na geladeira. Será que ele ainda funciona?
 
outro dia nao tive luvas e inoculei... tinha que faze mesmo assim ja tinha preprarado o sustrato e nao tinha jeito de eu conseguir luvas, pasei alcohol 70º na minha mao dps fiz a seringa e a inoculaçao....

pode ??? muito risco de contaminaçao se nao tiver luvas ???? as luvas sao indispensàveis ? fiz tdo na glovebox mais sem as luvas. usei alcohol 70º nas maos
 
outro dia nao tive luvas e inoculei... tinha que faze mesmo assim ja tinha preprarado o sustrato e nao tinha jeito de eu conseguir luvas, pasei alcohol 70º na minha mao dps fiz a seringa e a inoculaçao....

pode ??? muito risco de contaminaçao se nao tiver luvas ???? as luvas sao indispensàveis ? fiz tdo na glovebox mais sem as luvas. usei alcohol 70º nas maos

Não é recomendável, mas deve dar certo sim. Eu mesmo já fiz assim por esquecimento e não deu contaminação. Mas procuro sempre usar.
 
Eu acho até melhor trabalhar sem luvas, mas só o álcool 70 não basta. Antes de mais nada é necessário lavar muito bem as mãos, como se faz em cirurgia (sabonete antibacteriano dos cotovelos até as pontas dos dedos), e depois usar o antisséptico. Além de, claro, manter a assepsia de toque.

Precisa também de máscara e touca, sem isso é pior que sem luvas.
 
Ou eu posso misturar os dois, pinhosol e água sanitária, para correr o menor risco possível, certo?
Bom, a água sanitária já é bactericida, fungicida e esporicida. E esporicida o pinho sol não é. Mas se você gosta muito de pinho sol, mal não deve fazer, sei lá.
Preciso passar álcool só nos braços e mãos?
Pelo menos é o que eu faço. Nunca ouvi falar de gente que se banhava de corpo inteiro em álcool e nem acho que tenha necessidade de tudo isso.
A propósito, quando meu carimbo de esporos chegou eu abri ele no meu quarto para vê-lo.
Seriamente? :morto: Você está no fórum tempo o bastante pra saber que sob nenhuma hipótese deveria ter feito uma coisa dessas, né? É bem provável que tenha contaminado sim. Agora só resta fazer o teste. (Que mal lhe pergunte é o carimbo que eu te mandei? :roflmao:)
outro dia nao tive luvas e inoculei... tinha que faze mesmo assim ja tinha preprarado o sustrato e nao tinha jeito de eu conseguir luvas, pasei alcohol 70º na minha mao dps fiz a seringa e a inoculaçao....
Não é o ideal, mas tem gente que trabalha sem luvas sim, mas tome pequenos cuidados como deixar as unhas bem curtas, lavar com muito cuidado e evitar encostar os dedos nas partes dos objetos que entrarão em contato direto com os esporos e água.
P.S.:agora que postei vi que salaam já respondeu, mas eu esqueci de chegar em casa e atualizar o fórum, :cautious:
 
Seriamente? :morto: Você está no fórum tempo o bastante pra saber que sob nenhuma hipótese deveria ter feito uma coisa dessas, né?

Eu não sabia.

É bem provável que tenha contaminado sim. Agora só resta fazer o teste. (Que mal lhe pergunte é o carimbo que eu te mandei? :roflmao:)

Mas se é bem provável que esteja contaminado, será que ainda vale comprar todo o material, ter todo o trabalho e o tempo gasto para fazer o cultivo se o mais provável é que não vá frutificar e eu só vou ter desperdiçado dinheiro, tempo e trabalho? Não é melhor eu descolar outro carimbo?

E sim, é o carimbo que você me mandou. Foi mal aí pelo desperdício.
 
Back
Top