Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
mas esse processo de guardar no armario demora quanto tempo aproximadamente para que o micélio tenha colonizado todo o pote?

Como eu disse, a diferença entre um pote mais aquecido não é tão significativa assim. :teo_seta_direita: Quanto tempo leva para colonizar totalmente?

Se por um acaso durante o preparo do substrato ele tenha sido contaminado, depois de esterilizar na panela de pressão, ainda corro o risco dessa contaminação estar lá?

Se a técnica de esterilização na panela de pressão for seguida à risca, as chances de ainda conter contaminação serão mínimas.

E mesmo depois de inoculado em ambiente limpo e colocada a fita microporosa, se eu deixar o pote em um lugar talvez não tão limpo, ele corre o risco de contaminação também?

Sim. Há risco de contaminar em qualquer fase do cultivo. Entretanto, como eu disse acima, se você fizer o dever de casa certinho, essa fase do cultivo é a que tem menor probabilidade de contaminar. Não abuse da sorte, deixe a preguiça de lado e mantenha os potes em ambiente minimamente limpo.

:idea: Lembre-se, o micélio não é seu escravo. Trate-os com muito amor. A natureza saberá retribuir. :love:
 
Que interessante! =) talvez eu até descarte a opção da incubadora então, mas esse processo de guardar no armario demora quanto tempo aproximadamente para que o micélio tenha colonizado todo o pote?

Tem muito tempo que não uso incubadora. Ficam tudo no meu Armario mesmo. O Brasil em Média tem uma faixa de temperatura muito boa para o cultivo de cubensis dependendo da epoca do ano. A preocupação com incubação surge nos foruns gringo onde se tem uma temperatura mais baixa. Dai acabamos copiando essa idéia sem nos adaptar a nossa realidade climatica.

Porem o inverno está chegando. Uma incubadora pode ajudar um pouco nessa epoca, mas ainda sim na maior parte do Brasil da pra dispensa-la.

79226-6f051657f4600c9f4ca76b3973bddd5a.jpg Meu Armario como incubadora.

Depende da temperatura ambiente da sua casa e o quanto de substrato você tem. Cubensis colonizam bem entre 23º - 28ºC.
 
Oi a todos, preciso de uma ajuda hoje comecei um cultivo com o milho e celei os copos com fibra de coco, levei a esterilizar, por mais de 60 minutos, cuando tirei os copos tinham umidade ??? perdi o cultivo inteiro??? sera q tenho uma chance ? ja montei tudo o meu glovebox pa faz hje a inoculação :( ... vo tentar ?? oq eu faço alguma dica?
 

Anexos

  • 20160717_000906.jpg
    20160717_000906.jpg
    133.9 KB · Visualizações: 11
  • 20160717_000852.jpg
    20160717_000852.jpg
    78.4 KB · Visualizações: 11
Oi a todos, preciso de uma ajuda hoje comecei um cultivo com o milho e celei os copos com fibra de coco, levei a esterilizar, por mais de 60 minutos, cuando tirei os copos tinham umidade ??? perdi o cultivo inteiro??? sera q tenho uma chance ? ja montei tudo o meu glovebox pa faz hje a inoculação :( ... vo tentar ?? oq eu faço alguma dica?

Você nem inoculou, não perdeu o cultivo inteiro. Quando era mais novo, nos primeiros cultivos, inoculei copos que entraram água na na panela de pressão. Fui muito ansioso e só aprendi isso após entender que ter paciência, refazer o processo é o segredo do cultivo. Ainda não sei como consegui frutificar com essas loucuras kkk. Alguém vai vir dar sugestões técnicas que eu não vo saber informar né kkk... vamos aguardar ;D
 
Você nem inoculou, não perdeu o cultivo inteiro. Quando era mais novo, nos primeiros cultivos, inoculei copos que entraram água na na panela de pressão. Fui muito ansioso e só aprendi isso após entender que ter paciência, refazer o processo é o segredo do cultivo. Ainda não sei como consegui frutificar com essas loucuras kkk. Alguém vai vir dar sugestões técnicas que eu não vo saber informar né kkk... vamos aguardar ;D
ja esto dando um jeito amanha vo face outro sustraro com arroz integral e po de coco e fibra, esse milho ahora tirei todo vo secar e voltar a colocar para esterilizar para depois montar casing .
 
aeew pessoal, agradeceria se alguem me dizer o que posso fazer com os copos mostraran sinais de estar com ùmidade. sera que è por os dias que deixei o milho no molho....24hs na agua torneira, 24 hs de agua sanitaria , 24 de calcario,botei os copos ontem para estirilizar e depois notei que eles por dentro tinham muita ùmidade ate vi cumulo de aguinha dentro do copo, entao resolvi tirar eles e secar para botar hoje na PP, sequei eles bem com ar quente, mais eles parecen estar com muita humidade por dentro. o que devo fazer ? esses milhos ainda serven ? como posso aproveitar ? aqui deixo duas fotos um com pote de requeijao e outro e copo de vidrio.... alguma dica ?
 

Anexos

  • 20160717_104357.jpg
    20160717_104357.jpg
    92.4 KB · Visualizações: 10
  • 20160717_104453.jpg
    20160717_104453.jpg
    92.8 KB · Visualizações: 11
o que devo fazer ?
Eu nunca trabalhei com milho pra te dar dicas mais específicas, mas esse excesso de água realmente é um problema. O que você deve fazer é o que você mesmo falou no post em que eu e Ecuador demos o "concordar", que é escorrer bem o milho, pode deixar num escorredor por um tempo, até mesmo passar por uma toalha ou papel toalha e depois voltar a esterilizar. Cuidado que talvez esteja entrando água da panela nos seus copos.
 
tenho uma duvida, desculpen se essa pergunta ja foi feita ... onde eu moro tem muita variação de temperatura , muito frio por agora . . .
ontem deixei incubar, e minha pergunta é se eu posso abrir a incubadora pello menos duas vezes por dia ??? eu vi num tutorial onde recomenda
abrir a caixa pela primera vez passando os 10 primeiros dias... alguem tem alguma dica ? Obrigado .
 
Você pode abrir a incubadora quando quiser. Mas se está muito frio, evite ficar abrindo muitas vezes, para não prejudicar a eficiência do seu aquecedor.
Bro preciso saber se a temperatura ate cuanto pode subir ?hoje eu verifiquei o (min/max) chego ate 35C e Aveces eu coloco dentro un recipiente quente para nao a temp baixar,mais notei que tem momentos q a temp passa os 30 graus ... isso nao iria afectar os copos para colonização do micelio ?
 
isso nao iria afectar os copos para colonização do micelio ?
Irá sim. O ideal é 27°. 35° é muito alto e irá prejudicar bastante o desenvolvimento do micélio e favorecer certos contaminantes. Se chegar a 40° seu micélio vai começar a morrer. Seu aquecedor não tem controle de temperatura? Não é melhor deixar então no ambiente? Qual a temperatura ambiente?
 
Irá sim. O ideal é 27°. 35° é muito alto e irá prejudicar bastante o desenvolvimento do micélio e favorecer certos contaminantes. Se chegar a 40° seu micélio vai começar a morrer. Seu aquecedor não tem controle de temperatura? Não é melhor deixar então no ambiente? Qual a temperatura ambiente?
sim tenho um "termoestato"regulável esses de aquecedor de acuario... eu coloco ele acima de 29 graus por que esta numa garrafa plastica de 500ml . e cuando esta muito frio coloco um aquecedor de borracha, aqueles saquinhos de borracha que voce tem que por agua quente dentro, venden na farmacia. isso ajuda muito manten o calor muito bom . aqui a temperatura ambiente tah noos 17Cº
a madrugada por agora chega ate 5 graus ou menos inclusive.... na incubadora com o aquecedor de acuario e a borracha quente consigo manter a temp em 27 a 30 graus .... varia muito por que aqui to a 1000mts do Rio Parana,muita humidade e frio .
 
Galera, viajei, fiquei 3 dias foras, cheguei hoje e minha geladeira por algum motivo desligou e tinha em torno de umas 20 seringas prontas. Passivo de descartar?
 
Galera, viajei, fiquei 3 dias foras, cheguei hoje e minha geladeira por algum motivo desligou e tinha em torno de umas 20 seringas prontas. Passivo de descartar?
De forma alguma. Teste se estão viáveis, mas provavelmente estão perfeitamente bem. Isso pode atrapalhar na longevidade, mas não acho que tenha matado ninguém.
 
Galera, viajei, fiquei 3 dias foras, cheguei hoje e minha geladeira por algum motivo desligou e tinha em torno de umas 20 seringas prontas. Passivo de descartar?
Não, não precisa.

Quando eu for preparar o bolo PF tradicional, eu posso usar água da torneira filtrada para misturar com a vermiculita e o arroz integral? Ou tem que ser água mineral mesmo?
Pode usar a água filtrada, desde que o filtro esteja bom (tenha a manutenção da vela feita e seja limpo regularmente). Não recomendo se for filtro de barro. Mas o melhor é água mineral mesmo, que não tem erro.
 
Última edição:
pessoal, faz mais ou menos 4 dias que eu inoculei meus potes, e optei por não usar o aquecedor, o que acho que foi um erro pq aqui na minha cidade esta semana ta com um clima em torno dos 14º~16º. Fui dar uma olhada neles ontem e não tinha nenhum sinal do micélio, ate ai tudo bem porque é muito cedo ainda certo? mas percebi que o substrato estava com uma aparencia muito seca, será que a falta de água não prejudica o crescimento do micélio? O que posso fazer a respeito disso?
Alias, resolvi colocá-los numa incubadora agora de papelão com o aquecedor dento de uma garrafa pet fechada.
 
pessoal, faz mais ou menos 4 dias que eu inoculei meus potes, e optei por não usar o aquecedor, o que acho que foi um erro pq aqui na minha cidade esta semana ta com um clima em torno dos 14º~16º. Fui dar uma olhada neles ontem e não tinha nenhum sinal do micélio, ate ai tudo bem porque é muito cedo ainda certo? mas percebi que o substrato estava com uma aparencia muito seca, será que a falta de água não prejudica o crescimento do micélio? O que posso fazer a respeito disso?
Alias, resolvi colocá-los numa incubadora agora de papelão com o aquecedor dento de uma garrafa pet fechada.

Na minha cidade tbm chega essa temp.... eu uso um aquecedor de acuario de 75W .coloca ele na maxima temp para manter na temp recomendável .
se vc tiver ar condicionado quente no cuarto tbm ajuda ou eses ventiladores de ar quente .... acho que é normal ainda nao mostrar sinal do micelio, muito cedo. eu tenho uma garrafa pet de 500ML con o aquecedor e se puder seria bom conseguir um Termohigrometro melhor! assim tem um controle registrado min/max temp seria mais eficaz. Boa Sorte !
 
Última edição:
pessoal, faz mais ou menos 4 dias que eu inoculei meus potes, e optei por não usar o aquecedor, o que acho que foi um erro pq aqui na minha cidade esta semana ta com um clima em torno dos 14º~16º. Fui dar uma olhada neles ontem e não tinha nenhum sinal do micélio, ate ai tudo bem porque é muito cedo ainda certo? mas percebi que o substrato estava com uma aparencia muito seca, será que a falta de água não prejudica o crescimento do micélio? O que posso fazer a respeito disso?


Quanto tempo leva para os primeiros sinais de micélio aparecerem?

Quanto ao substrato parecer seco, não se preocupe. Se você usou as medidas padrão fica assim mesmo. E é bem melhor do que um substrato excessivamente úmido.

Tente controlar a ansiedade, ou vai acabar fazendo algo que prejudicará o cultivo. Está inoculado, então espere os prazos. Se você fez algo errado, como a proporção de água da mistura, por exemplo, não dá mais para consertar.
 
Back
Top