Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?

Queria saber e perguntar aos amigos
mais conhecedores do assunto, se o bagaço da
cana de açuca serveria como substrato ao Pislocybe cubenzis,
apesar de acredita q pode sim da certo, sabendo q o baçaço e
composto por proteinas, quem puder fazer esse exclarecimento sobreo assunto
ficarei muito grato, faço essa pergunta por q onde estou, existe muitos canaviais
e acabei me apaxonamdo por essa planta tão explendoza.

Paz e luz.

Bom, acabei de tirar um bolo do dunk/coldshock, e queria saber, qual a temperatura ideal até aparecerem os nós e primordias? Estou meio confuso, em alguns tópicos li 23° a 26° e com algumas horas de luz por dia, e em outros eu li 27° a 29° no escuro.. Obrigado desde ja!

Bom, acabei de tirar um bolo do dunk/coldshock, e queria saber, qual a temperatura ideal até aparecerem os nós e primordias? Estou meio confuso, em alguns tópicos li 23° a 26° e com algumas horas de luz por dia, e em outros eu li 27° a 29° no escuro.. Obrigado desde ja!

A temperatura mais baixa informa o micélio que é chegada a hora de formar primórdias, (20-26º).
Após o surgimento dos pins pode manter na faixa de 26 - 28ºC.

Quanto a luz, uma iluminação natural já é o suficiente (luz indireta durante o dia e escuridão a noite).
Mas... há alguns cultivadores que na fase de primórdias, preferem inserir uma iluminação artificial 24h para induzir uma "boa frutificação".

tenho um pouco de silica gel, mas so da pra segurar umas 10 g de mush por uns 4 dias antes de de ficar ruim... ele fica mais ou menos so uns 30%/40% seco...

existe a opção deu botar num tubo de vento antes de botar na silica, mas acho q no final eu não vou conseguir deixar cracked dry, e ele vai ficar ruim do mesmo jeito...

eu queria segurar por uma semana... eu boto dentro duma bolsa de papel toalha os mushs, e as silicas em volta... td isso dentro de um saco fechado... eu quero saber...

valeria a pena eu botar na geladeira ? sera q aumentaria o tempo de 4 dias pra 7 ? ou so deixaria mais umido e estragaria mais rapido ? seria possivel congelar as crianças ? se eu faço o chá, eh possivel guarda-lo? por qt tempo ? como guarda-lo ? da pra congelar o chá ou deixo na geladeira ?

eu procurei na parte de conservação e dosagens, mas esta mt confuso... alguns dizem q num pode congelar q estraga, mas ja vi mortandello dizendo q da pra congelar sim... alguns dizem q botar na geladeira piora, outros q melhora...

queria uma linha a seguir... ja estraguei um saquinho fazendo testes empiricos, então venho aqui pedir ajuda aos mais experientes q ja passaram por isso antes...

saudações de peper land para todo

queria uma linha a seguir... ja estraguei um saquinho fazendo testes empiricos, então venho aqui pedir ajuda aos mais experientes q ja passaram por isso antes...

saudações de peper land para todo

Salve rockflu,

Também não tenho tanta experiência na conservação mas o que eu sei vou tentar 'transmitir':
1. Congelar o Chá - No wa... todos os lugares que leio desaconselham e eu mesmo já tomei chá congelado e descongelado... nadinha de magia! Não sei se era muito velho e talz.... mas o próprio chá já é perda garantida de potência.... congelado nem se fala...
2. Quanta silica vc ta usando? Eu não tenho muita sílica só dois saquinhos bem gorduchos mas eu coloco eles em cima dos cogus que ficam secando no desumidificador de armário/ambiente e com um plástico filme recobrindo tudo...
3. Acho que a geladeira é super válida desde que estejamos falando de uma geladeira frost-free como é o meu caso... Nunca tentei armazenar por muito tempo :D mas realmente o resultado é muito bom.... coloco os cogus dentro de um saco de pão na gaveta de legumes e verduras e eles ficam com um aspecto muito saudável por uns 3 dias... acho que duraria uma semana facilmente!

Por fim... calor - (n), congelar - (n), geladeira frost free - :), túnel de vento - :), desumidificante - :), sílica - :)...

Veja os tópicos sobre conservação... túnel de vento é sempre utilizado como pré secagem...

Fica a discussão aqui... Sílica X Desumidificante... qual é mais eficiente (salvo as diferenças de quantidade de material usado)?

Meus cogumelos estão em um isopor com um anti-mofo a mais o menos 20horas, nao tem nem uma gota de agua no recipiente do anti-mofo e os cogus não parecem estar nem um pouco mais secos, porque isso ? Não era pra eles ja estarem secando? Ajuda rapido por favor !!

Meus cogumelos estão em um isopor com um anti-mofo a mais o menos 20horas, nao tem nem uma gota de agua no recipiente do anti-mofo e os cogus não parecem estar nem um pouco mais secos, porque isso ? Não era pra eles ja estarem secando? Ajuda rapido por favor !!

Antes de voce colocá-los para secar com o "anti-mofo" eles precisam passar no mínimo 24h em túnel de vento (coloque eles dentro de uma touca cirúrgica) e pendure na frente do ventilador, por exemplo.

gusthavyn... segue o conselho do tupynambá... eu pessoalmente coloco os cogumelos em cima do 'anti-mofo', coloco um saquinho de sílica em cima dos cogus e fecho tudo com plástico filme.... assim o anti-mofo vai puxar a umidade somente dos cogus e do pouco ar que restou dentro do plástico filme... e não de todo o ar de dentro do isopor....

Antes de voce colocá-los para secar com o "anti-mofo" eles precisam passar no mínimo 24h em túnel de vento (coloque eles dentro de uma touca cirúrgica) e pendure na frente do ventilador, por exemplo.
No exato momento estou fazendo isso, mas não entendo porque só o antimofo não é o suficiente. Muito obrigado !

@Mangano, gostei de sua ideia, vou colocar em pratica, assim que sairem do tunel de vento improvisado ! :)

Eu acho meio desnecessário e a maioria dos cultivos que vejo não tem. Em baixo do milho, pode ser uma boa por 1cm de vermiculita, para absorver a agua que acumula, evitando as vezes uma contaminação.

No exato momento estou fazendo isso, mas não entendo porque só o antimofo não é o suficiente. Muito obrigado !

@Mangano, gostei de sua ideia, vou colocar em pratica, assim que sairem do tunel de vento improvisado ! :)

Fazer isso seria como pegar um copo de água colocar dentro de um isopor e colocar o anti-mofo, ele não vai conseguir secar toda a água do copo.
É o vento que vai secar praticamente toda a água do cogumelo, e o anti-mofo apenas vai deixá-los crocantes e sem nenhuma umidade que possa restar.

@José na minha ultima tentativa de cultivo com milho, não consegui retirar os bolo inteiros pois grudou no fundo do copo, acho que o selo de vermiculita teria evitado isso.

Mas impossibilita de agitar os copos, o que na minha opinião é essencial em cultivo com grãos.
Atitude que também não deixa os grãos ficarem tão compactados e difíceis de retirar na hora de aniversariar.

@tupy

como vc procede pra não grudar nos copos, nesse cultivo que estou tentando fazer agora estou usando arroz/vermiculita, tem alguma recomendação?

@tupy

como vc procede pra não grudar nos copos, nesse cultivo que estou tentando fazer agora estou usando arroz/vermiculita, tem alguma recomendação?

basta colocar as quantidades CORRETAS de vermiculita / arroz / agua.

Se pregar é pq colocoz d+ ou de agua ou de farinha. Se for feito com a proporcao exata e o substrato nao for prensado dentor do copo na hora de confeccionar os bolos, nenhum mdeveria pregar.

A melhor maneira de enxer o copo na minha opiniao é "esfarelar" o substrato pronto pouco a pouco no copo ate enxer faltando 1 dedo e meio a 2 dedos de sobra pra vermiculita seca na boca do pote. Assim vc vai se certificar que o substrato ta o maximo solto e espaçoso possivel. Prensar o substrato só vai atrapalhar o crescimento do micelio e dar vantagem pras contaminacoes.

Outra coisa que ajuda a evitar pregar é evitar o contato dos potes com a agua diretamente dentro d apanela de pressao, qdo o copo esta parcialmente submerso na agua dentro da PP, a farinha cozinha mais e se expande um pouco sem certos pontos fazendo q pregue nas paredes do copo. Entao evitar oc ontato da agua vai ajudar, mas o mais importante e a confeccao correta do substrato e potes.

Galera preciso saber se vcs usam selo de vermiculita para copos de milho !
VLW
Pra quem ja domina a técnica do milho eu não acho necessário. Pois aí o cultivador ja sabe de cor a quantidade de água de inocular sem deixar excesso água no fundo dos copos.

Mas para quem esta começando é bom sim colocar uma camada de vermi em baixo do copo para evitar excesso de água no fundo e assim evitar contaminações.

É e também copos com FAI são mais difíceis de grudar, só um tapinha e já deslizam suavemente pra fora. :)

Back