Olá, mais umas dúvidas para os especialistas!
Inoculei meus 3 potes meia noite do dia 27, então fazem aproximadamente 6 dias desde então. Só que como toda primeira vez tinha que ter uma cagada ou outra hehe.
Basicamente eu fiz os 4 furos que são recomendados na tampa, mas inoculei só em 2 em cada pote, começa por aí...
Segunda "cagada" foi que eu usei uma seringa de 5CC e pelo que li o recomendado é 1CC por pote (0.25CC por buraco), eu não fiz muito bem os cálculos e acabei usando a seringa toda nos 3 potes, e um deles eu acabei injetando bem mais líquido o que deixou um pouco molhado, mas enfim.
Como é meu primeiro cultivo, não quero fazer cagada, mas algumas coisas me atormentam...Primeiro as imagens dos 3 respectivos potes:
Bom, primeiro de tudo que eu usei fita microporosa em todos os buracos e a principio as tampas estavam bem firmes, mas eu soltei um pouco as tampas depois de 2 dias.
No primeiro, dentre os 2 pontos inoculados, nos primeiros dias só havia
micélio em um ponto, depois até surgiu um pedaçinho no outro, mas o problema desse pote é que ele aparenta estar indo MUUUUUITO lentamente em relação aos outros.
No segundo, o micélio só apareceu em um só ponto de inoculação, mas até ai tudo bem, ele até que se desenvolveu rápido, o "problema" é que ele se espalhou muito rápido em uma área com um branco bem suave, e depois ele começou ficar com um branco mais forte, mas sem avançar muito, ele praticamente só ficou mais esbranquiçado onde já havia colonizado, agora ele está colonizando o resto, mas BEEEM devagar (não sei se é normal).
No terceiro (foi onde eu mais injetei) cresceu muito mais rápido que os outros, e aparenta estar indo bem até. Esta mancha mais escura é devido a água que escorreu em excesso, está assim desde o primeiro dia.
Então minhas dúvidas são, quais as implicações de eu ter inoculado em apenas 2 pontos e se baseando nessas fotos? Se for só a demora na colonização, tudo bem, eu estou mais preocupado com estagnação do micélio ou outra coisa semelhante.
É possível que o micélio não colonize todo o pote e mesmo assim comece a
pinar?
No primeiro pote, suspeitei de falta de troca de gases, então deixei a tampa mais solta e tirei a fita de um dos buracos, (pergunta noob agora...) eu deveria escolher "ou só deixar a tampa mais solta ou só tirar a fita" ou posso fazer os 2? Pergunto isso porque não sei se o excesso de troca de gases pode ser ruim, eu apenas sei que a falta de troca faz o micélio estagnar, mas não li nada sobre o contrário.
Ahh, OBS: A temperatura aqui chegou a cair 24,5 graus nos últimos dias.
Perdões pelo enorme post, mas vocês devem entender como a ansiedade do primeiro cultivo é tensa. Obrigado.