Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
oi lindos
assim, quando eu estou fazendo os bolos PF e coloco a vermiculita e o arroz nos potes, eu compacto bem

até que depois que está colonizado, eu tentei injetar água neles com uma seringa e nem consegui, de tão compacto que fica por dentro

devo não compactar ou compactar menos?
 
oi lindos
assim, quando eu estou fazendo os bolos PF e coloco a vermiculita e o arroz nos potes, eu compacto bem

até que depois que está colonizado, eu tentei injetar água neles com uma seringa e nem consegui, de tão compacto que fica por dentro

devo não compactar ou compactar menos?

Tem que ficar bem aerado! Se ficar muito compacto não é bom.
.
 
Para o meu próximo cultivo queria fazer um upgrade ao terrario e adicionar um compressor/bomba de aquário para ajudar sobretudo na troca de ar.
Nunca comprei um produto desses pelo que queria saber exatamente o que devo comprar, em termos de potência e tal pois presumo que existam várias.

O meu terrario é uma caixa de plástico de 50 litros igual à da foto (que é a incubadora):
Visualizar item de mídia 3378
Obrigado desde já ☺
 
Aquelas bombas de aquário bem simples já dão conta do recado, em torno de R$40 a 50 reais. Não é necessário nada mais potente que isso para essa sua caixa.
 
Tenho de ver aqui em Portugal. Prefiro comprar de uma marca melhor porque as coisas baratas (dos chineses) por aqui costumam avariar bastante ^_^
 
Já dá para ter uma ideia. Obrigado a ambos.

Mais uma questão, isto porque tenho lido alguma informação contraditória.

Durante a incubação os frascos devem estar ou não no escuro para melhor desenvolvimento do micélio? Apenas por curiosidade :)
 
Obrigado!

Eu coloco um saco preto por cima da incubadora (tenho de usar, aqui está frio) que serve para manter a temperatura e também servia para mantê-los no escuro, coisa que sei agora que não é necessário mas vai ficar pelo fator temperatura. :)
 
Tenho uma dúvida pois comprei uma bomba de ar de aquários para o terrario mas só agora pensei que posso não ter escolhido a potência certa, se assim for ainda posso trocar.
O meu terrario é uma caixa plástica de 50 litros com 10 litros de argila expandida no interior e água até à altura recomendada. A mangueira que trás o ar da bomba tem uma pedra porosa na ponta e está dentro da água, no meio da argila expandida.
Qual seria o valor ideal em litros por hora?

Esta é de 1,3 litros por minuto (78 litros por hora?)
 
Última edição:
Quero saber: faço uma fissura idêntica em dois cogumelos diferentes e um azula menos que o outro. O menos azulado contém menos psilocibina?
 
Quero saber: faço uma fissura idêntica em dois cogumelos diferentes e um azula menos que o outro. O menos azulado contém menos psilocibina?

Não necessariamente.

Não dá para medir a potência dos cogumelos assim.
 
Iae galera, eu de novo :)
Estou com um pote 100% colonizado agora. O problema é que ao chegar aos 80% de colonização, o pote já apresentava um pino, e atualmente aos 100% já tem uns 6 pinos e uns 4 estão na minha proteção de vermiculita seca na "superficie" do pote. Eu pretendo fazer um dunk and roll e sei que vou ter que retirar essa vermiculita seca. Então a pergunta é essa: Esses pinos frutificando tem salvação?
 
Me parece adequado.
Grato!
Também me parece bem pelos resultados. Fiquei surpreendido pois, medido a olho pois não tenho hygrometro e ao contrário de algumas coisas que li, a humidade não baixou depois de usar a bomba. Antes pelo contrário, diria que está mais húmido (deixo ligada 24h por dia).
 
Bom eu sou novato e não tenho hygrometro portanto não sei ao certo...

Outra questão, hoje preparei alguns bolos pf e quando ia usar a panela de pressão, partia-a (sim! Ahaha) pelo que amanhã irei tratar de arranjar outra.

A minha questão é se num dia ou dois os bolos, já nos frascos plásticos, iram perder humidade e terei de refazer a receita.
 
No meu terrário o compressor de ar também tem ajudado a manter a umidade. Principalmente se coloco mais água no copo e deixo ele perto da parede do terrário. As bolhas de ar fazem espirrar um pouco de água naquela parede, que fica sempre úmida. Só borrifo as outras.
 
Pessoal, dúvida básica...
Tenho um terrário shotgun com 3 bolos crescendo, o que notei foi que os pinos estão praticamente nascendo todos do mesmo lado dos 3 bolos. Estou desconfiado que a luz seja a culpada, mas n tenho certeza. Eu estou deixando com o ciclo 12/12, e deixo ligada a luz fluorescente do teto + uma luz ao lado do terrário de LED 6500k bem fria, e é justamente o lado virado pra essa luz que não cresce. Coloquei ela na lateral pois a tampa não é transparente.
Acham que a luz muito próxima pode estar impedindo os pinos nesse lado do terrário? Obrigado.
309b1676_6158_4a9d_a790_296767d4baa4.jpg
 
Acham que a luz muito próxima pode estar impedindo os pinos nesse lado do terrário?
Teoricamente, não. Uma fonte luminosa próxima dos bolos e de cor azulada é sempre bem vinda. Essa é um observação interessante, de fato. Pelo que observei nas fotos talvez o que esteja acontecendo é que eles estão pinando no lado que recebem luminosidade natural, do sol. Acho que essa lâmpada não vence a competição com a luz do sol de verdade :D. Você pode testar essa teoria simplesmente virando o lado do terrário sem pins para o lado da janela e ver se surgirão pins também. Em caso positivo, só fazer um rodízio virando o terrário todo dia. Por sinal, se o cômodo recebe luz natural você pode simplesmente abandonar a iluminação artificial e quem sabe colocar o terrário mais próximo da fonte de luz.
 
Back
Top