Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Tenta mudar a LED por fluorescente pra ver se dá diferença. Além de virar o terrário, claro.

No meu cultivo a proximidade da luz fluorescente tem sido suficiente pra orientar bem os cogumelos. Acho que o pequeno calor da lâmpada influi também.
 
A lâmpada deve estar aquecendo um dos lados do bolo, fazendo ele perder umidade ali. Mesmo sendo uma luz "fria".

Não tem porquê essa lâmpada aí, nessa posição. A tampa pode não ser transparente, mas também não parece ser completamente opaca. Melhor colocar ela em cima (e longe), ou deixar por conta apenas da luz do dia e da luz artificial ocasional. Se preferir, também pode abolir a tampa e fechar o terrário com filme de PVC.
 
A lâmpada deve estar aquecendo um dos lados do bolo, fazendo ele perder umidade ali. Mesmo sendo uma luz "fria".

Não tem porquê essa lâmpada aí, nessa posição. A tampa pode não ser transparente, mas também não parece ser completamente opaca. Melhor colocar ela em cima (e longe), ou deixar por conta apenas da luz do dia e da luz artificial ocasional. Se preferir, também pode abolir a tampa e fechar o terrário com filme de PVC.
Eu fiz um buraco pequeno na tampa e coloquei um plastico transparente, agora a luz está em cima...Pelo que percebi os cogumelos estão começando a crescer para cima (até agora eles estavam crescendo para baixo em direção a perlita porque aparentemente recebiam a luz refletida na perlita, agora eles já tem luz adequada. Essa é mais uma lição que aprendi. Aliás, estou pensando em fazer um diário assim que terminar meu cultivo pois estou muito agradecido pela ajuda que tenho recebido da comunidade. Só não sei se vale fazer um diário que não seja em tempo real. Paz :feliz:
 
Galera, outra dúvida...
Eu acabei de fazer a colheita do meu primeiro bolo, mas não tirei todos pois um deles é ENORME, então pensei em clonar. Já preparei o agar, esterilizei e agora só falta estirilizar as placas de Petri também. Fiquei sabendo que só é viável fazer a clonagem fresco, então não arranquei ele do bolo ainda porque estou esperando a panela de pressão ser liberada para por as placas de Petri lá...
Meu medo é que o cogumelo comece a morrer nesse meio tempo. Hoje a "saia" dele acabou de rasgar, não sei quanto tempo ele dura no bolo enquanto eu não arrancá-lo, só preciso de mais 1 dia e algumas horas. Então a dúvida é essa, quanto tempo até o cogumelo começar a morrer depois que abriu totalmente o chapéu?
 
Hoje a "saia" dele acabou de rasgar, não sei quanto tempo ele dura no bolo enquanto eu não arrancá-lo, só preciso de mais 1 dia e algumas horas. Então a dúvida é essa, quanto tempo até o cogumelo começar a morrer depois que abriu totalmente o chapéu?

Na minha experiência, depois de rasgar o véu eles vivem até mais de dois dias - só que esporulam tudo. Inclusive, em bolos contaminados, prefiro deixar o cogumelo terminar a esporulação (afinal, o bolo está contaminado, então não tem tanto problema ter pontos de crescimento de cogumelos inibidos) porque alguns crescem bastante desde o momento em que rasgam o véu, então ganho mais peso e realmente não creio que haja perda relevante de psilocibina do rasgar do véu até o fim da esporulação, quando o chapéu fica convexo.

Também costumo deixar os cogumelos passarem até bem do começo da esporulação para colher tudo junto, aguardando o mais "retardatário" rasgar o véu, a fim de só abrir a pet pra colher tudo. Só não faço isso quando a diferença entre os cogumelos maduros e jovens for excessivamente grande.
 
vou começar meu primeiro cultivo neste proximo final de semana,um amigo meu agricultor me deu alguns kg de um substrato que ele disse ser muito bom, ja contem vermiculita na composição dele, eu posso utilizar ele no cultivo dos CMs sem preocupação? Foto com a composição do substrato :

como eu faço pra anexar uma imagem? :facewall:
 
um amigo meu agricultor me deu alguns kg de um substrato que ele disse ser muito bom, ja contem vermiculita na composição dele, eu posso utilizar ele no cultivo dos CMs sem preocupação? Foto com a composição do substrato


Talvez como camada de casing.

Ou mesmo substituindo a vermiculita em bolo tipo PFTek.

Tem que experimentar.
 
Gente, por favor, preciso de ajuda...Eu tentei uma vez fazer um meio de cultura líquida pela técnica BDA, a mesma que está no site usando isso:
Batatas cruas – 200g
Dextrose – 20g
Ágar – 20g
Água destilada – 1 litro
Pois bem, ao termino do processo, seguindo todos os passos, o meio de cultura não se solidificou de forma alguma, nem os que estavam no Petri, nem no pote de vidro que usei. Isso que eu deixei por 4 dias parado. Alguém sabe o que pode ter ocorrido? Eu comprei mais agar para tentar de novo, mas não quero desperdiçar novamente. Obrigado.
 
@Shrooman, isso já aconteceu comigo, seguindo essa mesma receita. Lembro que, durante o processo, o agar-agar 'empelotou' muito e, ao coá-lo, uma boa parte do agar ficou na peneira.
Dias depois, tentei novamente, mas dessa vez eu dissolvi melhor o agar, e deu certo.
 
Olá galera venho com um projeto de out é queria a ajuda de vcs
Meu projeto no aparentemente tá info pra frente e quero a opinião de vcs
Pretendo como falei antes em perguntas que estudarei para fazer direito o out do moe só que pra chegar na perfeição preciso de testes esse é um deles
E o outro é seu ei colocar um pouco de esterco e outros nutrientes e um retentor de água e aerador, se poderei injetar uma seringa que n usei e ela está um pouco velha.mais assim poderá dar certo ou precisarei um um Spawn de td jeito !?
 

Anexos

  • IMG_20160407_090214808_HDR.jpg
    IMG_20160407_090214808_HDR.jpg
    141.1 KB · Visualizações: 13
  • IMG_20160407_090159091.jpg
    IMG_20160407_090159091.jpg
    172.2 KB · Visualizações: 13
  • IMG_20160407_090145748.jpg
    IMG_20160407_090145748.jpg
    148.2 KB · Visualizações: 14
Olá galera venho com um projeto de out é queria a ajuda de vcs
Meu projeto no aparentemente tá info pra frente e quero a opinião de vcs
Pretendo como falei antes em perguntas que estudarei para fazer direito o out do moe só que pra chegar na perfeição preciso de testes esse é um deles
E o outro é seu ei colocar um pouco de esterco e outros nutrientes e um retentor de água e aerador, se poderei injetar uma seringa que n usei e ela está um pouco velha.mais assim poderá dar certo ou precisarei um um Spawn de td jeito !?

Olá, @rafael_111.
Se você está esperando o substrato colonizar, então não acho que o aerador e o retentor de água sejam necessários, pois o substrato estaria em fase de colonização, e nesse ponto o micélio não precisa de muita água, nem muito ar, e de nem um pouco de luz. Além do mais, os cultivos outdoor não precisam desses equipamentos. Só um local úmido e com sombra.
Não vejo porque usar a seringa aí, já que você já tem micélio nesse meio.

Como é que esse micélio foi parar aí? Que substrato é esse? Quanto tempo tem? Você tem visto crescimento nele? Se estiver desenvolvendo, deixa ele quieto e tampado por uns dias.
 
Olá, @rafael_111.
Se você está esperando o substrato colonizar, então não acho que o aerador e o retentor de água sejam necessários, pois o substrato estaria em fase de colonização, e nesse ponto o micélio não precisa de muita água, nem muito ar, e de nem um pouco de luz. Além do mais, os cultivos outdoor não precisam desses equipamentos. Só um local úmido e com sombra.
Não vejo porque usar a seringa aí, já que você já tem micélio nesse meio.

Como é que esse micélio foi parar aí? Que substrato é esse? Quanto tempo tem? Você tem visto crescimento nele? Se estiver desenvolvendo, deixa ele quieto e tampado por uns dias.

Eu coloquei uma pedaços que retirei de um bolo que contaminou
Sub, esterco,pó de coco , terra do meio
Ta com no máximo uma 6 dias estourando
Som cresceu e se espandio por partes que o micélio nem tem contato
Bem, como vimos nad fotos ta tapado e com algums furos no saco que cobre esse projeto. Coloquei que esse meio era ou eu posso esperar até quando por algo
No local passa água direto e o pó de coco pega parte dessa água não tenho um local com sombra e livre desses caramujos
 
Irei ter uma seringa de cultura líquida. É possível fazer uma cultura líquida usando, por exemplo, 1ml dessa seringa ou é preferível usar depois esporos do cultivo dessa seringa no fim do processo?
 
É possível fazer uma cultura líquida usando, por exemplo, 1ml dessa seringa ou é preferível usar depois esporos do cultivo dessa seringa no fim do processo?

Se a CL estiver livre de contaminantes é bem melhor.

Esporos não são uma boa maneira de iniciar uma CL, a menos que sejam de um carimbo realmente livre de contaminantes.
 
Back
Top