Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Pergunta: Ouço falar nos forums dos shroomery sobre usar WBS (wild bird seeds) como substrato no lugar do arroz integral . Mas qual seria o equivalente dessa "sementes de pássaro selvagem" aqui no Brasil?
 
boas pessoal,tenho uma dúvida que espero que voces com mais experiencia e sabedoria me possam ajudar,após o meu primeiro diário ter sido um falhanço pois acredito que os esporos sejam inviaveis,ja inoculei mais copos e os mesmos não germinaram,mas com o resto de um carimbo de outra strain (brasil) inoculei 7 copos que se germinaram e agora após exactamente 21 dias colonizaram totalmente 5 copos e 2 deles estao mais lentinhos,bem,a asneira esta que foram copos so com arroz BRANCO ja percebi por varios relatos que a potencia ( concentacao de psilocibina) é medíocre,quase inexistente entao estou a pensar em recuperar essa potência fazendo varios bulks em tabuleiros pequenos,deixar consolidar mais uma semana,fazer o bulk,incubar mais uma semana e por a frutificar.
acham que faço bem? Que sugestoes teem para que possa recuperar a potencia dos mesmos?
o substrato para o bulk é uma mistura de esterco bovino,turfa,humos e terra vegetal,posteriormente pretendo abrir um novo diario....
desde ja obrigado pela vossa ajuda:)
 
Pergunta: Ouço falar nos forums dos shroomery sobre usar WBS (wild bird seeds) como substrato no lugar do arroz integral . Mas qual seria o equivalente dessa "sementes de pássaro selvagem" aqui no Brasil?
Bom, essa resposta poderia ter sido respondida rapidamente por uma breve pesquisa sua no google, mas agora você já terceirizou o trabalho e eu sou meio trouxa, :contente: vamos lá.
Se você visitar este link: http://www.wild-bird-watching.com/Bird_Seed.html, verá que as sementes de pássaros selvagens podem ser muitas (semente de açafrão, níger, semente de girassol descascada, milho, painço) e na verdade o que deve estar se referindo é ao mix (provavelmente o vagabundo), que o artigo cita como sendo "Generally consisting of red and white milo, cracked corn, wheat, striped sunflower and other seeds." (sorgo vermelho, milho quebrado, trigo, girassol descascado e outros).
Se for até essa tek do shroomery, por exemplo: https://www.shroomery.org/9031/Fool-Proof-Birdseed-Method lerá: "The type of birdseed really makes no difference, as long as you try for the lower sunflower seed brands. They are usually a mix of millet and milo (painço e sorgo)" ou este: https://www.shroomery.org/9030/Doc34-s-Wild-Bird-Seed-Tek que diz: "Wild Bird Seed(WBS), for instance Pennington's brand" que ele mesmo cita ser: "They are Millet, milo, Wheat and Sunflower (painço, sorgo, trigo, girassol)". Um exemplo mais prático: http://www.ebay.com/itm/Morning-Bird-Wild-Bird-Seed-with-sunflower-seeds-/111874024238 (Painço, trigo, sorgo, milho quebrado, semente de girassol).
Enfim, acho que a resposta já está aí, é bom seguir a dica do coleguinha de não usar misturas com muito girassol (ou melhor, girassol nenhum, ele é muito oleoso). Sobre o equivalente nacional, eu vou deixar pra você descobrir se existe um e fazer comparações, pensar na viabilidade... eu acredito no seu potencial :p. Atenção que alguns lugares chamam o painço de milheto.
Agora, vamos usar um pouco a cabeça aqui: eles usam esses mixes porque são fáceis de achar, é a comida de passarinho deles por lá e é barato. Se você for tentar reproduzir isso aqui, vai ficar inviável, trabalhoso de achar os ingredientes... e pra que? Faça o mesmo que eles e se adapte ao que se encontra nos nossos supermercados. Eu tenho trabalhado com painço com muita facilidade e da última vez paguei R$1,80 no pacote.
É um bolo PF de arroz branco ou você fez um spawn de arroz branco sozinho?
 
Última edição:
Mas qual seria o equivalente dessa "sementes de pássaro selvagem" aqui no Brasil?

Aqui geralmente chamamos de sementes para pássaros ou de pássaros.

Veja https://teonanacatl.org/wiki/sementes-para-passaros/ - onde tem links para outros tópicos a respeito. Mas creio que ainda há muito mais material pelo fórum a incluir nessa tag.




A @Malahov fez uma pergunta pertinente. Se são bolos PF com arroz branco você pode tentar frutificar alguns direto, para ver como os cogumelos vão sair, e fazer casing e bulk com os outros. Talvez um casing com fibra de coco, ou sphagnum, e vermiculita já compense o arroz branco. Um bulk também é uma opção.

Quanto aos bolos que estão lentos, estão com abertura para aeração?
 
Última edição:
ecuador,eu tambem pensei exactamente nisso fazer bulk com dois deles fazer um casing com outros dois e o resto deixar mesmo so os bolos de arroz branco para realmente verificar se os niveis de psilocibina sao menores...
os copos mais lentos estao a andar e estao talvez 60% ou 70 % colonizados e continuam pensei em deixar as coisas seguirem o seu curso visto que a quantidade de solucao de esporos injectada nesses copos foi bem menor do que nos copos mais rapidos penso que seja por isso mas estao a andar e sem sinais de contaminação mas os copos estao lacrados tenho algum receio de fazer furos para troca gasosa e contaminarem...

malahov foi mesmo um spaw de arroz branco cozido desculpe a minha ignorancia :)
 
Última edição por um moderador:
Aqui geralmente chamamos de sementes para pássaros ou de pássaros.
Acho que nosso equivalente seriam as misturas de sementes para aves, mais especificamente a mistura para aves silvestres, como por exemplo: http://produto.mercadolivre.com.br/...para-passaro-silvestre-prefere-500g-curio-_JM ou http://www.terradospassaros.com/loja/detalhes.asp?codigo_produto=5574
O problema é que tem que prestar muita atenção que muitas misturas nacionais vêm com proteína de soja, óleo de soja, farinha de osso, etc.
malahov foi mesmo um spaw de arroz branco cozido desculpe a minha ignorancia
e o resto deixar mesmo so os bolos de arroz branco para realmente verificar se os niveis de psilocibina sao menores...
E você já viu bolo de arroz puro onde? Isso não rola não, mesmo se fosse arroz integral. O que te levou a fazer isso? Bem, melhor você fazer um casing como sugerido pelo ecuador, com pó de coco e vermiculita (não use só vermiculita). Se tentar frutificar como bolo, vai dar frutos minúsculos uma vez que não tem mecanismos de reter e fornecer umidade.
 
compreendo perfeitamente que a falta de vermiculite e importante na retencao de humidade,basta pensar e uma questao de lógica,fiz so com arroz porque ja vi relatos de cultivadores que o fizeram por nao terem vermiculite como é o meu caso e foram bem sucedidos claro que com arroz integral e usado para spaw e depois fazer um bulk e pensei arriscar pois estava impaciente ( aprendi a licao da paciencia agora)
mas apesar de tudo ganhei experiencia e aprendi algo,ainda pode dar certo mas mesmo que nao desse nao ficaria desanimado pois hoje sei mais do que ontem,e continuarei ate ser bem sucedido e poder compartilhar com voces amigos do CM os meu cultivos:)
 
claro que com arroz integral e usado para spaw e depois fazer um bulk e pensei arriscar pois estava impaciente
Em termos de salvar a produtividade do seus spawn de arroz, essa provavelmente é a melhor escolha sim, mas você tem meios de fazer isso corretamente? Você precisa pasteurizar corretamente o substrato.
 
eu estava a pensar em pasteurizar pondo o substrato dentro de um pano amarrado e submergi lo na panela com agua fervendo durante 2 h...
que acha dese método Malahov?
 
eu estava a pensar em pasteurizar pondo o substrato dentro de um pano amarrado e submergi lo na panela com agua fervendo durante 2 h...
que acha dese método Malahov?
Este método prova mais uma vez que você precisa dedicar mais tempo ao estudo. Pasteurização ocorre na faixa de 76º, e a fervura a 100º. Você precisa começar a seguir as técnicas, não inventá-las. Consulte o material disponível, mas para pasteurizar você precisa pelo menos de um termômetro culinário. Boa sorte.
 
Pergunta: Ouço falar nos forums dos shroomery sobre usar WBS (wild bird seeds) como substrato no lugar do arroz integral . Mas qual seria o equivalente dessa "sementes de pássaro selvagem" aqui no Brasil?
Creio que alpiste Seja o equivalente,vi uma receita de alpiste arroz e fibra de coco,acredito q seja bom,é viável
 
Creio que alpiste Seja o equivalente,vi uma receita de alpiste arroz e fibra de coco,acredito q seja bom,é viável
A resposta do @Shrooman já foi dada. Veja acima. O WBS que ele se refere não é uma unica semente para passaros, mas uma mistura de varios tipos.
 
Pessoal, eu de novo enxendo o saco :D
Não sei se esse é o lugar certo, mas vamos lá:
Comprei um termo higrometro analógico da Incoterm, fiquei com muita dúvida entre o digital e o analógico. Dizem que o digital é mais preciso, mas algums acabam cedendo ao excesso de umidade (pifam) e os analógicos não. Acontece que atualmente meu substrato está em colonização e não cheguei a testar ele sobre uma umidade muito alta. Quando fui dar uma olhada no manual de instruções que vem junto, fiquei meio :matreiro::matreiro::matreiro:.
Bom, acontece que no manual diz:
Advertências:
2.1) O produto deve ser utilizado dentro da faixa de medição, do contrário, defeito irremediável será causado no sensor; (Ok :):
2.2)...(Ok :))
2.3) Este instrumento NÃO é apropriado para locais úmidos e com maresia, recomendamos a utilização de instrumentos adequados para essas condições ( Mas o que!? Imagino que somente locais umidos SEM maresia devem ser tranquilos).
Aí logo mais em baixo:
Armazenagem:
O termo-higrômetro deve ser armazenado em um local onde a faixa de temperatura esteja entre -10~40ºC, e a umidade relativa não seja superior a 80% UR. Mantê-lo longe de gás volátivel na área. (Mas o que!?² Agora não entendi mais nada, se a faixa de medição vai de 0 a 100%, que :poop: de instrução é essa?)

Bom, umas fotos aí para referência:
617aed4d_141b_4543_a135_de70b4e119fb.jpg
1cc6442f_73ec_4e52_a97b_54c3542d84f2.jpg
e013b0a4_ef61_40a3_8a67_5e8e5f20df6e.jpg
Eu sei que existem vários termo-higrômetros melhores que o meu, mas pelo valor relativo dele, não diria que é um tipo que você compra na loja de 1 real, eu espero que alguém (que tenha esse equipamento ou não) possa me dar uma luz e me dizer que eu não vou ter problemas apesar dessas instruções...não sei se a maioria dos termo-higrômetros tem instruções desse tipo, mas enfim. Estou até disposto a comprar um digital se for o caso, seria uma pena se essa peça parasse de funcionar no meio dos meus flushes! :mad::facewall:
Pois bem, desculpem pelo tamanho do post, eu quis detalhar o máximo possível meu dilema, se alguma alma caridosa puder comentar se eu poderia ou não usar esse termo-higrômetro como meu medidor de UR, eu fico agradecido. Também aceito sugestões sobre outros termo-higrômetros que funcionaram bem pra galera. Obrigado.
 
Este instrumento NÃO é apropriado para locais úmidos
Pelo que estou entendendo ele é um higrômetro para aferir a umidade de ambientes comuns. A Incoterm tem um parecido chamado "sauna", que seria para ambientes úmidos. Mas isso é meu chute.
umidade relativa não seja superior a 80%
Aí já confirma minha teoria. Ele provavelmente aguente picos de umidade, mas não ser exposto a um ambiente muito úmido por tempo prolongado.
me dizer que eu não vou ter problemas apesar dessas instruções
Aí eu já não sei, você terá que testar. Testei só dois higrômetros ambos da China e um não conseguia medir coisa alguma acima de 70% e o outro provavelmente pela condensação de água dentro do aparelho, ficou um bom tempo marcando 99%. Ambos foram aposentados e eu não planejo nunca mais gastar dinheiro com isso, nem em um apropriado para essa finalidade.
Estou até disposto a comprar um digital se for o caso, seria uma pena se essa peça parasse de funcionar no meio dos meus flushes! :mad::facewall:
Você já gastou 100 reais nisso e pretende gastar mais ainda? Vou te contar uma coisa: se parar de funcionar no meio do flush não vai acontecer nada. NADA.
O que eu observo é que por aqui os cultivadores mais experientes também desistiram dos higrômetros. Eu sei que quando a gente está começando a gente quer tudo perfeito, mas depois de um tempo você percebe que tem casos em que sua observação, seus sentidos, são suficientes e que é melhor gastar dinheiro em coisas mais úteis.
Já que você já comprou este e ele não deve ser exposto continuamente a umidade, você pode colocar ele no terrário, aguardar a medição e remover logo em seguida, algumas vezes ao dia.
Boa sorte, e segura a ansiedade!
 
Galera, recentemente adquiri um carimbo. Eu guardei o carimbo dentro do guarda-roupas num envelope, só que minha mulher mudou de local o carimbo sem eu saber, acabou pondo o envelope num quarto onde tem ar condicionado. O carimbo ficou lá nesse quarto, dentro de uma gaveta por uns 10 dias. A temperatura do quarto é por volta de 22ºC e 24ºC. Sendo assim, o carimbo foi comprometido? Me recomendaram deixar ele em ambiente com temperatura entre 28ºC e 30ºC, será que os esporos foram comprometidos?
 
Back
Top