Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Isso que você comprou parece ser um substrato adubado. Não serve.

Fibra de coco tem vários usos e nomes, mas os dois principais são: as fibras inteiras para substituir xaxim, e as fibras moídas ou em pó para preparação de outros substratos. A que você quer é uma cor marrom claro, em que não se vê os fios de fibra, pode ser um saco com pó ou comumente, uma barra prensada que você precisa colocar em água (parece um tijolo). Algo assim:
View attachment 88508
Essa barra prensada custa R$ 10 em SP, pesa 500 g e rende 8 a 10 litros de fibra de coco úmida.
Beleza, vou comprar pelo ML então, é o jeito..
 
Iae galera,

Não achei pó de coco em lugar nenhum, só no mercado livre (mas não quis gastar com frete).
Achei um petshop que vende muitas coisas, perguntei sobre pó de coco ele disse que tinha Polixim, que é um tipo de pó de coco. :cautious::cautious:
Bom, ele acabou me vendendo o peixe, só que não sei se dá pra confiar nisso.
Está aí uma foto anexa, alguém me diz se isso é pó de coco ou se posso utilizar como pó de coco?! :roflmao:
View attachment 88490

Pelo que parece, não será útil para o cultivo. A fibra de coco(se for realmente fibra de coco) é misturada com algum tipo de terra. Fibra de coco costuma vim é blocos, veja: https://teonanacatl.org/wiki/po-de-coco/

A melhor informação que encontrei na internet foi:

Fibra de Coco Terra Nobre POLIXIM, com mistura balanceada de macro e micronutrientes.

http://www.plantascarnivorasbr.com/forum/viewtopic.php?f=11&t=3468

Pede o vendedor do petshop para tirar uma foto da lista de ingredientes desse tal Polixim ;)
 
Aqui acho facilmente em petshops.
Eu entrei no mundo dos cogus essa semana, sou tão noob que comprei um monte de coisa errada e procurava em lugar errado. Eu nem sabia até hoje que petshops vendiam coisas pra plantas :facepalm:. Felizmente eu já tenho tudo o que preciso pelo menos pra fazer uns cakes básicos, só que estou pensando no futuro caso os cakes derem certo, vou considerar fazer um bulk ou casing e ver no que dá, só preciso do bendito pó de coco! :arghh:. Valeu a dica, vou caçar nos petshops. Aliás, já aproveitando, alguém sabe em que tipo de loja eu acho silica gel, petri e agar?
 
Vamos usar a busca? :LOL:
Foi mal pela "folga" :vergonhento:
Mas tem algo que eu pesquisei e não achei...
Tenho uma panela de pressão comum (mal cabe 3 jarros de vidro) e pelo que eu li a respeito, vou precisar de uma panela maior. Quantos litros no mínimo uma panela descente pra esterilização deve ter? :rolleyes:
 
Quantos litros no mínimo uma panela descente pra esterilização deve ter?

A relação para uma boa esterilização não é com quantos litros a panela tem, e sim quanta pressão ela pode suportar. O que muitos manuais recomendam é panelas com aproximadamente 15 psi (Pounds per square inch - Libras por polegada quadrada), que é quase 1 atm de pressão.

Então é importante que sua panela não perca pressão durante o processo para não comprometer a boa esterilização. Uma manutenção no caso de usar uma panela com um longo tempo de uso é recomendado para ter mais segurança.
 
A relação para uma boa esterilização não é com quantos litros a panela tem, e sim quanta pressão ela pode suportar. O que muitos manuais recomendam é panelas com aproximadamente 15 psi (Pounds per square inch - Libras por polegada quadrada), que é quase 1 atm de pressão.

Então é importante que sua panela não perca pressão durante o processo para não comprometer a boa esterilização. Uma manutenção no caso de usar uma panela com um longo tempo de uso é recomendado para ter mais segurança.
Então, eu sabia dessa regra de psi, mas não achei panela que chegasse a isso na internet (só importada de 3000 reais). Supondo que o tamanho da panela não seja um problema (minha preocupação é caso os jarros encostem nas lateirais da panela e trinquem por algum motivo). A minha panela de pressão aqui em casa é de 4,5 litros, 100 KPA (14,5038 PSI), acho que 0,5 PSI posso resolver deixando uns 20 minutos a mais no fogo, agora o que me preocupa é que os jarros fiquem mto apertados e encostanto uns nos outros e nas laterais da panela. Eu sei que não podem encostar em baixo, mas se eles ficarem muito grudados e encostando nas laterais, será que não trinca? Por isso estou questionando pegar uma panela maior de uns 7 litros por exemplo com 100 kpa também. Desculpa se a pergunta for noob demais, eu nunca usei uma panela de pressão, não sei os riscos.
 
minha preocupação é caso os jarros encostem nas lateirais da panela e trinquem por algum motivo
Meus frascos sempre ficam encostados nas paredes e uns nos outros e nunca houve esse problema. Acho que minha panela é do mesmo tamanho que a sua e é um bom tamanho, você pode ver ela em ação aqui: https://teonanacatl.org/threads/spawn-de-painço-a-albino.12201/ e https://teonanacatl.org/threads/pc-creeper-primeiro-cultivo.10514/ . Uma panela maior pode facilitar um bocado com potes grandes, mas é um belo trambolho e meio caro... Por que vocês, garotos, têm tanto medo de panelas de pressão?:D
 
Meus frascos sempre ficam encostados nas paredes e uns nos outros e nunca houve esse problema. Acho que minha panela é do mesmo tamanho que a sua e é um bom tamanho, você pode ver ela em ação aqui: https://teonanacatl.org/threads/spawn-de-painço-a-albino.12201/ e https://teonanacatl.org/threads/pc-creeper-primeiro-cultivo.10514/ . Uma panela maior pode facilitar um bocado com potes grandes, mas é um belo trambolho e meio caro... Por que vocês, garotos, têm tanto medo de panelas de pressão?:D

Eu não tenho um suporte pra cozimento a vapor, será que dá pra usar outra coisa tipo uns panos? Ah, e você costuma deixar os potes com a tampa bem firme ou um pouco solta? Esse assunto é meio controverso.
 
Eu não tenho um suporte pra cozimento a vapor, será que dá pra usar outra coisa tipo uns panos?
Dá sim, mas cuidado pra não faltar água e pegar fogo. Tem gente que nem usa nada no fundo, tipo o @PsychoEvie.
Ah, e você costuma deixar os potes com a tampa bem firme ou um pouco solta?
Eu deixo completamente firme, uma vez que faço furos. Se não tiver furos, obviamente não pode apertar a tampa.
 
Tenho uma panela de pressão comum (mal cabe 3 jarros de vidro) e pelo que eu li a respeito, vou precisar de uma panela maior.
Ou fazer menos bolos por vez. É o que eu faço.

A minha panela de pressão aqui em casa é de 4,5 litros, 100 KPA (14,5038 PSI),
Todas as panelas de pressão comuns produzida no Brasil são feitas para suportar uma pressão tal que a temperatura dentro da panela fique entre 115 - 120 °C, que é o que interessa no caso.

Pode usar essa mesmo (ou outra maior, se preferir) e não precisa deixar mais tempo no fogo, a sua tem a especificação correta.

1 atm = 1 bar = 100 kpa = 14.5 psi e a essa pressão a água ferve a 120 °C.
 
Pode usar essa mesmo (ou outra maior, se preferir) e não precisa deixar mais tempo no fogo, a sua tem a especificação correta.

1 atm = 1 bar = 100 kpa = 14.5 psi e a essa pressão a água ferve a 120 °C.

Informação muito útil, já fiz a esterilização e fiquei mais sossegado. Obrigado:)

Ahhh, mais umas perguntas...
Quando esterilizar a agulha da seringa no fogo, quanto tempo esperar até ela "esfriar" pra injetar no substrato? Quente demais pode matar os esporos certo? Li no shroomer que você pode apertar só um pouco pra sair uma gota pode esfriar mais rápido, MAS eu não tenho certeza se o cara quis dizer isso ou se entendi errado.

Outra dúvida...
Eu fiz a minha seringa de esporos, raspando 1/4 mais ou menos do carimbo e vi os esporos na água e tudo, puxei a água e espirrei de volta no copo com a seringa. Suguei toda a água pela última vez e passei a não ver mais nada na água da seringa (como se os esporos tivessem sumido), é normal não enxergar os esporos na água mesmo? Outro dia vi um vídeo que a água da seringa do cara chegou ficar escura. Enfim, já inoculei os substratos com ela, não sei se deu certo porque se eu fiz alguma cagada, talvez tenha sido ou esquentar a agulha demais e não esperar esfriar pra inocular os substratos, ou ter tirado do carimbo poucos esporos até demais, sei lá. Cada etapa desse processo é uma preocupação :unhas::unhas::unhas:
 
Última edição por um moderador:
Li no shroomery que você pode apertar só um pouco pra sair uma gota pode esfriar mais rápido

Sim, isso funciona.

é normal não enxergar os esporos na água mesmo?

O que pouca gente entende é que 1 esporo isolado é invisivel ao olho nu. O que se pode ver são aglomerados de esporos. Quando você vê um pequeno ponto preto de esporo na verdade ali pode ter centenas ou milhares de esporos unidos. Quando passa para a seringa esses aglomerados podem ser desfeitos e por isso ficam invisiveis ao olho nu. Tudo ok............
 
Não precisa esfriar, é só esquentar até ficar vermelha e injetar imediatamente.

Esporos são invisíveis a olho nu, de tão pequenos. Onde você não vê mais esporos tem milhares deles. Não precisa mais de meio centímetro quadrado de carimbo para fazer várias seringas. Esporos demais só vão aumentar a chance de haver um contaminante junto, e talvez o micélio demore mais para começar a cobrir o copo porque haverão vários micélios surgindo e competindo.
 
Não precisa esfriar, é só esquentar até ficar vermelha e injetar imediatamente.

Esporos são invisíveis a olho nu, de tão pequenos. Onde você não vê mais esporos tem milhares deles. Não precisa mais de meio centímetro quadrado de carimbo para fazer várias seringas. Esporos demais só vão aumentar a chance de haver um contaminante junto, e talvez o micélio demore mais para começar a cobrir o copo porque haverão vários micélios surgindo e competindo.
O louco, li pra caramba sobre cultivo já faz uma semana, mas ainda continuo aprendendo. Pena que eu já gastei 1/4 do carimbo, espero que nenhum pote contamine assim eu faço meus próprios carimbos e já era :D. Valeu cara.
 
Não sei se esse é o local certo para postar mas sou novo aqui e n entendi muito as mecânicas do CM...posso esterelizar os potes com substrato no micro-ondas?
 
Back
Top