Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Pessoas, queria saber: é possível resgatar partes de micélio saudável em um bolo contaminado, pegando pequenos pedaços que não tiveram contato com a contaminação? Dá para continuar a colonizão em outro substrato, fazer cultura líquida, alguma coisa? Obrigado


É possível sim, se você estiver falando de um bolo ainda em colonização. Com um bolo já aniversariado não creio que você tenha muitas chances.

Se você resgatar um pedaço de micélio realmente livre pode fazer um CL, agitar em um frasco esterilizado com água idem e puxar a solução com uma seringa para inocular novos meios, transferir para agar ...

Micélio mais novo funciona melhor.
 
Não se faz?

Placa de petri não é um cultivo onde você está tentando fazer o micélio frutificar, então o ar que sobra dentro da própria placa vedada é suficiente. Eventualmente você também irá abrir a placa para fazer um repique, então o ar será trocado de qualquer forma (isso se você não descartar após abrir).
 
Olá, gostaria de saber posso utilizar aqueles sacos plasticos de assar frango para autoclavar um substrato e inocular direto no saco( dentro de uma glovebox) como feito em cultivos de comestiveis, claro que nada me impede de fazer isso hahaha mas gostaria de saber se vale a pena, ou se alguem ja tentou
obrigado!
 
Olá, gostaria de saber posso utilizar aqueles sacos plasticos de assar frango para autoclavar um substrato e inocular direto no saco( dentro de uma glovebox) como feito em cultivos de comestiveis, claro que nada me impede de fazer isso hahaha mas gostaria de saber se vale a pena, ou se alguem ja tentou
obrigado!

Pode... Mas precisa ter certeza que o saco é de Polipropileno (PP-5).
 
Queria saber como proceder com os pins...eles precisam De luz ou escuro?se puderem identificar eu agradeço..desculpe à ignorância kkk mas sou novo nesse mundo..obrigado deis de já ,peguem leve galera é um cultivo bem caseiro mesmo
 

Anexos

  • 20160221_231714.jpg
    20160221_231714.jpg
    195.1 KB · Visualizações: 11
  • Fotor_145610831860523.jpg
    Fotor_145610831860523.jpg
    64.9 KB · Visualizações: 11
  • Fotor_145610814515939.jpg
    Fotor_145610814515939.jpg
    97.5 KB · Visualizações: 11
Essa foto aí me deu uma fome, uma vontade de comer tutu de feijão com arroz... :LOL:
Então, não sei que mini-cogumelo é esse, mas não parece psicoativo. Talvez você devesse tentar cultivar direito.
Creio q ele tem chance de ser kkk..concordo eu colho cubensis no pasto aqui perto,quando encontrar outro grande pretendo tirar um carimbo e seguir um pftek...obrigado à atenção ☺ paz✌
 
Iae galera,

Não achei pó de coco em lugar nenhum, só no mercado livre (mas não quis gastar com frete).
Achei um petshop que vende muitas coisas, perguntei sobre pó de coco ele disse que tinha Polixim, que é um tipo de pó de coco. :cautious::cautious:
Bom, ele acabou me vendendo o peixe, só que não sei se dá pra confiar nisso.
Está aí uma foto anexa, alguém me diz se isso é pó de coco ou se posso utilizar como pó de coco?! :roflmao:
View attachment 88490
 
Polixim, que é um tipo de pó de coco.

Polixim é a marca, não?

Creio que eles tem pó de coco, mas é melhor verificar no pacote se diz o que vem nessa 'terra nobre'.
 
Polixim é a marca, não?
Polixim é o produto, olhei no google e várias marcas fabricam o tal 'polixim'. O que é complicado é que quem tem o pacote em mãos é o @Shrooman, não é só ler a composição? De qualquer forma, em uma breve pesquisa no google: http://www.preciolandia.com/br/fibra-de-coco-polixim-terra-nobre-1kg-8qatan-a.html
Aí se refere a ele como "fibra de coco". Pelo que eu vi fotos é um fibra bem pedaçuda, e não sei se está misturada a alguma coisa (a embalagem não diz mesmo?). O ideal seria o pó e por aqui vende em toda floricultura e até nos supermercados. Você pode dar uma processada ou liquidificada nela e usar, sei lá.
 
Polixim é a marca, não?

Creio que eles tem pó de coco, mas é melhor verificar no pacote se diz o que vem nessa 'terra nobre'.
Não é uma marca, é um substrato mesmo, mas eu nunca ouvi falar também. No Pacote não fala a composição, apenas isso:
Especial para orquídeas, avencas, samambaias, e antúrios em geral plantas de vasos e jardins :entendiado:
 
Isso que você comprou parece ser um substrato adubado. Não serve.

Fibra de coco tem vários usos e nomes, mas os dois principais são: as fibras inteiras para substituir xaxim, e as fibras moídas ou em pó para preparação de outros substratos. A que você quer é uma cor marrom claro, em que não se vê os fios de fibra, pode ser um saco com pó ou comumente, uma barra prensada que você precisa colocar em água (parece um tijolo). Algo assim:
fibradecoco.jpg
Essa barra prensada custa R$ 10 em SP, pesa 500 g e rende 8 a 10 litros de fibra de coco úmida.
 
Back
Top