Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Valeu pelas boas vindas, galera.

Realmente, machuquei as lamelas, coloquei em um pote pequeno, colhi antes de estar maduro e tava quente pra caramba, pode ter sido tudo isso. Vou ter mais cuidado da próxima vez.

Tenho pasteurizado a fibra de coco e os grãos de milho, 3 fervuras com intervalo de 24h entre elas, depois esterilizo na pressão.
Vou tentar fazer um bulk qualquer dia desses, alguém tem uma forma fácil de começar?

Também vou deixar os frascos na geladeira, se congelar eles morrem, né?
Acho que viajo por no máximo uns dois meses, tomara que aguente.

Quem sabe arrumo 50 postagens, é difícil. hehehe
Mas tentarei fazer um diário sim!

Outra coisa, meus terrários são improvisados, eles tem dois furos quadrados do tamanho de um bis ou um pouco maior, um no alto e um em baixo, vedados com filtro de café, coloco umidade lá dentro borrifando água nas paredes do terrário, que são aquelas caixas organizadoras translúcidas viradas com as tampas para baixo.
Tô em São Paulo, com temperaturas entre 20~30º, talvez.
Tô conseguindo alguns cogumelos com elas, por enquanto, mas queria tentar melhorar isso aí...

Tudo isso, hehe.
Abraços.
 
Tenho uma bombinha de aquário e perlita poraqui.... era bom colocar um filtro para a bomba de ar, né?

Vou tentar escrever um diário, mesmo meu cultivo tendo começada há um tempo.
 
Irei começar um isolamento genético e estou com algumas dúvidas. Irei comprar umas 5 petris de vidro e não tem onde eu armazenar o resto do BDA.
1. Eu posso fazer a cultura, colocar nas petris disponiveis e guardar o resto de BDA na garrafa de vidro para eu usar quando fazer as repicagens, mesmo que eu tenha que esterilizar novamente quando for usar?
2. A esterilização das petris em panela de pressão é necessário colocar agua? Como funciona se as placas são finas?
 
Irei começar um isolamento genético e estou com algumas dúvidas. Irei comprar umas 5 petris de vidro e não tem onde eu armazenar o resto do BDA.
1. Eu posso fazer a cultura, colocar nas petris disponiveis e guardar o resto de BDA na garrafa de vidro para eu usar quando fazer as repicagens, mesmo que eu tenha que esterilizar novamente quando for usar?
2. A esterilização das petris em panela de pressão é necessário colocar agua? Como funciona se as placas são finas?

Sim, pode guardar o BDA pra usar depois, até uns 3 dias é seguro, depois corre o risco de contaminantes. Se for esterilizar novamente ai corre o risco de de não ficar tão nutritivo quanto antes. Além de talvez o agar perder o seu ponto de solidez.
As placas de petri de vidro geralmente já vem prontas para uso. Caso não vierem prontas esterilize dentro de uma panela com água fervente por 15min, fogo alto, todo material deve estar submerso. Não tem necessidade de PP.
 
Se está falando de uma pedra porosa, é bom sim. Você precisa mergulhar a ponta dele em água, por exemplo, em uma vasilha/copo.

Deixa eu perguntar melhor... tinha pensado tipo em lã acrílica em uma parte do tubo da bomba...

Se eu deixar a bomba direto na água, não preciso filtrar o ar que entra? Como filtro com pedra porosa?

Desculpa a leiguisse, hehehe!
Abraços.
 
Sim, pode guardar o BDA pra usar depois, até uns 3 dias é seguro, depois corre o risco de contaminantes. Se for esterilizar novamente ai corre o risco de de não ficar tão nutritivo quanto antes. Além de talvez o agar perder o seu ponto de solidez.
As placas de petri de vidro geralmente já vem prontas para uso. Caso não vierem prontas esterilize dentro de uma panela com água fervente por 15min, fogo alto, todo material deve estar submerso. Não tem necessidade de PP.
Muito obrigado @tupy, então irei que confeccionar mais BDA toda vez que for fazer um repique? E em questão de qual strain devo selecionar para fazer um isolamento dentro das que eu tenho (gt e kc) pra fazer um isolamento, existe algum estudo sobre isso?
 
Muito obrigado @tupy, então irei que confeccionar mais BDA toda vez que for fazer um repique? E em questão de qual strain devo selecionar para fazer um isolamento dentro das que eu tenho (gt e kc) pra fazer um isolamento, existe algum estudo sobre isso?
Claro, preferencialmente ir mudando a receita, o micélio adora.
A sua pergunta mostra que está iniciando no assunto, precisa se informar mais. Existem estudos, sim muitos. Na biblioteca do Fórum há uns livros excelentes que tratam sobre o assunto. Stamets, Goetlib, entre outros.
 
Deixa eu perguntar melhor... tinha pensado tipo em lã acrílica em uma parte do tubo da bomba...

Se eu deixar a bomba direto na água, não preciso filtrar o ar que entra? Como filtro com pedra porosa?.
Ahh você está falando daquelas bombas submersas. Essas não tem como usar no terrário, não que eu saiba. Eu estava falando de compressor de ar, aquele cujo motor fica fora do aquário e dele sai uma mangueirinha.
 
Ahh você está falando daquelas bombas submersas. Essas não tem como usar no terrário, não que eu saiba. Eu estava falando de compressor de ar, aquele cujo motor fica fora do aquário e dele sai uma mangueirinha.
Então, é essa mesmo...

Ela tem uma mangueirinha... só colocar ela dentro de algum recipiente com água? sem filtrar o ar que vai sair dessa mangueira de algum jeito?



Ah, e sobre os carimbos, consegui tirar eles sem problemas...

Valeu!
 
só colocar ela dentro de algum recipiente com água?
Sim, eu coloco uma pedra porosa na ponta e mergulho em água com um pouquinho só de água sanitária (se não for bem diluída, e ficar aquele cheiro, vai matar seu micélio). Claro, coloque a bomba sobre uma superfície limpa, mas imagine que qualquer que qualquer sujeirinha em suspensão ficará na água do recipiente que você deve trocar vez ou outra. Eu já pensei em tapar o furinho do motos com micropore, mas me parece que isso ia acabar forçando muito o motor.

Ah, e sobre os carimbos, consegui tirar eles sem problemas...
Que bom, fico feliz de ter ajudado. :)
 
Muito obrigado @tupy, então irei que confeccionar mais BDA toda vez que for fazer um repique? E em questão de qual strain devo selecionar para fazer um isolamento dentro das que eu tenho (gt e kc) pra fazer um isolamento, existe algum estudo sobre isso?

Claro, preferencialmente ir mudando a receita, o micélio adora.

Só um adendo... Estou lendo agora o The Mushroom Cultivator, e a razão de ser recomendado mudar o substrato de tempos em tempos é pro bem do micélio mesmo. Só não lembro a razão direito, mas tem a ver com a variação de enzimas digestivas que ele pode produzir, não restringi-las com um único tipo de substrato em muitos cultivos seguidos...

Aliás, tal regra se aplicaria aos cultivos com bolo PF (ser recomendável mudar o substrato de tempos em tempos em cultivos consecutivos)?
 
Estou lendo agora o The Mushroom Cultivator, e a razão de ser recomendado mudar o substrato de tempos em tempos é pro bem do micélio mesmo. Só não lembro a razão direito, mas tem a ver com a variação de enzimas digestivas que ele pode produzir, não restringi-las com um único tipo de substrato em muitos cultivos seguidos...
Eu achava que a mudança de substrato do ágar seria a cada repique, para que aquele micélio se mantivesse vigoroso, porque depois de uns repiques ele acaba enfraquecendo. Você está falando em "cultivos seguidos", ou seja, de diferentes micélios. É isso mesmo?
 
Eu achava que a mudança de substrato do ágar seria a cada repique, para que aquele micélio se mantivesse vigoroso, porque depois de uns repiques ele acaba enfraquecendo. Você está falando em "cultivos seguidos", ou seja, de diferentes micélios. É isso mesmo?

Entendi :).

Isso mesmo. Eu quero fazer cultivos seguidos, inoculados com seringa ME de múltiplos carimbos tirados de cultivos anteriores da mesma strain, sem precisar alterar a receita básica do bolo PF. Será que se aplica esse problema?
 
Última edição:
Eu achava que a mudança de substrato do ágar seria a cada repique, para que aquele micélio se mantivesse vigoroso, porque depois de uns repiques ele acaba enfraquecendo. Você está falando em "cultivos seguidos", ou seja, de diferentes micélios. É isso mesmo?

Então, o trecho do TMC é o seguinte :):
Alter the media regularly using the formulas described herein. Growing a strain on the same agar formula is not recommended because the nutritional composition of the medium exerts an selective influence on the ability of the mushroom mycelium to produce digestive enzymes. By varying the media, the strain's enzyme system remains broadly based and the mycelium is better suited for survival. Species vary greatly in their preferences. Unless specific data is available, trial and error is the only recourse. (página 49)​
 
Sim, eu coloco uma pedra porosa na ponta e mergulho em água com um pouquinho só de água sanitária (se não for bem diluída, e ficar aquele cheiro, vai matar seu micélio). Claro, coloque a bomba sobre uma superfície limpa, mas imagine que qualquer que qualquer sujeirinha em suspensão ficará na água do recipiente que você deve trocar vez ou outra. Eu já pensei em tapar o furinho do motos com micropore, mas me parece que isso ia acabar forçando muito o motor.


Que bom, fico feliz de ter ajudado. :)


Demorô, vou deixar para fazer isso depois que voltar de viajem com aqueles bolos que ficarão na geladeira.
Abraços!
 
Então, o trecho do TMC é o seguinte :):
Alter the media regularly using the formulas described herein. Growing a strain on the same agar formula is not recommended because the nutritional composition of the medium exerts an selective influence on the ability of the mushroom mycelium to produce digestive enzymes. By varying the media, the strain's enzyme system remains broadly based and the mycelium is better suited for survival. Species vary greatly in their preferences. Unless specific data is available, trial and error is the only recourse. (página 49)​
Não tenho certeza, mas acho que ele está falando o que eu disse mesmo. :)
 
Entendi :).

Isso mesmo. Eu quero fazer cultivos seguidos, inoculados com seringa ME de múltiplos carimbos tirados de cultivos anteriores da mesma strain, sem precisar alterar a receita básica do bolo PF. Será que se aplica esse problema?

No trecho em inglês, ele diz que pode-se mudar os substratos do meio utilizado, para que genes de uma ampla gama de enzimas sejam sempre ativadas. Ou seja, deve ser de um meio líquido de uma cultura em placa de petri..... Parece uma boa ideia, mas pra cultivos caseiros, o cara tem que ser temeroso pra ficar trocando de meio...

Enfim, mas a respeito de colocar vários esporos de subespécies juntas, não é uma boa ideia, o bom é sempre termos culturas limpas e com caracteristicas bem definidas... Os esporos não vão cruzar entre si produzindo uma espécie nova, melhor que as duas parentais... Muito difícil, mas não impossível.
 
Última edição por um moderador:
Pessoas, queria saber: é possível resgatar partes de micélio saudável em um bolo contaminado, pegando pequenos pedaços que não tiveram contato com a contaminação? Dá para continuar a colonizão em outro substrato, fazer cultura líquida, alguma coisa? Obrigado
 
Back
Top