Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Mas eu não lembro em detalhes quais são os argumentos
Acredito que um umidificador em um ambiente pequeno iria produzir uma umidade mais alta que a necessária.
Uma observação que tive é que em alguns momentos da frutificação, uma umidade muito alta (como a névoa do umidificador) pode prejudicar ao invés de ajudar.
Porém, como disse é uma observação minha!!

Mas o conselho de se usar apenas em estruturas grandes eu apoio e concordo.
@psylodelic fica na paz, hermano.
 
O próprio RR no shoomery não recomenda umidificador para terrários, apenas borrifador. Parece que umidificador é mais interessante quando você tem uma estrutura um pouco maior, como alguns gringos têm. Mas eu não lembro em detalhes quais são os argumentos, você teria que pesquisar. De qualquer forma, dê uma olhada por aqui as observações de quem já usou umidificador, o que eles acharam.
Acredito que um umidificador em um ambiente pequeno iria produzir uma umidade mais alta que a necessária.
Uma observação que tive é que em alguns momentos da frutificação, uma umidade muito alta (como a névoa do umidificador) pode prejudicar ao invés de ajudar.
Porém, como disse é uma observação minha!!

Mas o conselho de se usar apenas em estruturas grandes eu apoio e concordo.
@psylodelic fica na paz, hermano.

Estou fazendo um projeto em uma térmica de 80 litros, não seria grande o suficiente?
Tô com base nesse projeto aqui, e ainda minha caixa é maior..
http://youtu.be/VAODzTHbv5I
 
Gente eu gostaria de retirar uma dúvida se não fosse incomodo à vocês.
Ultimamente meus cogumelos tem nascido com chapeu muito reduzido, eu li que isso poderia ser culpa da troca gasosa mas já estou abandando 3x ao dia além da bomba de aquário. Será que outros parâmetros como baixa luminosidade, baixa umidade ou alta temperatura podem reduzir significantemente o tamanho do píleo?
 
Gente eu gostaria de retirar uma dúvida se não fosse incomodo à vocês.
Ultimamente meus cogumelos tem nascido com chapeu muito reduzido, eu li que isso poderia ser culpa da troca gasosa mas já estou abandando 3x ao dia além da bomba de aquário. Será que outros parâmetros como baixa luminosidade, baixa umidade ou alta temperatura podem reduzir significantemente o tamanho do píleo?
De acordo com RR, falta de luz: http://www.shroomery.org/forums/showflat.php/Number/10873258#10873258
Talvez tenha mais opiniões pelo shoomery, mas como estou de saída, não poderei checar. ;)
 
Oi, @Malahov , além do RR, você eventualmente sabe outra fonte sobre a luz não se restringir a apenas estimular a pinagem e/ou direcionar os frutos? :bigode:
Parece haver um certo consenso entre os usuários mais antigos do shoomery de que luz é fundamental para o bom desenvolvimentos dos cogus.
No livro "growing gourmet and medicinal mushrooms" eles estabelecem os parâmetros para o desenvolvimento de cada cogumelos e em todos que eu reparei, a quantidade de luz exigida para o crescimento é a mesma exigida para a formação de pins. tem uma parte mais geral que trata de luz e fala exatamente sobre a formação do chapéu. Sobre formação de primórdias:
2015-11-13 05_11_13-Growing_Gourmet_and_Medicinal_Mushrooms.pdf (SECURED) - Foxit Reader.png
Sobre desenvolvimento:
2015-11-13 05_14_42-Growing_Gourmet_and_Medicinal_Mushrooms.pdf (SECURED) - Foxit Reader.png
Aqui o livro do Stamets (The Mushroom Cultivator):
2015-11-13 05_22_20-The Mushroom Cultivator.pdf - Foxit Reader.png 2015-11-13 05_22_57-The Mushroom Cultivator.pdf - Foxit Reader.png
Só não entendi muito a razão da sua pergunta? Você acha que eles podem se desenvolver bem sem luz?
 
Última edição:
Só não entendi muito a razão da sua pergunta? Você acha que eles podem se desenvolver bem sem luz?

Não é isso, não :). É porque até hoje no CM só tinha visto a informação de que a luz apenas ajuda a pinar e a direcionar os cogumelos, e não a deixá-los mais potentes, como está escrito no texto do RR. Por isso a pergunta :bigode:. :D
 
Não é isso, não :). É porque até hoje no CM só tinha visto a informação de que a luz apenas ajuda a pinar e a direcionar os cogumelos, e não a deixá-los mais potentes, como está escrito no texto do RR. Por isso a pergunta :bigode:. :D
Cuidado com sua interpretação dos textos, eu não o vi falar em potência! Mas acho plausível que se se desenvolverem mal, prejudique essa parte.
 
Cuidado com sua interpretação dos textos, eu não o vi falar em potência! Mas acho plausível que se se desenvolverem mal, prejudique essa parte.

Então realmente interpretei errado. Desculpe a confusão e que bom!.. :)
 
Algumas afirmações do RR, como "Mushrooms derive energy from light" devem ser vistas com cuidado ...
 
Última edição:
Camaradas, acreditam haver algum problema na confecção de uma seringa de micélio, a partir de um spawn de arroz 7 grãos + casca de pinus + dextrose? Sendo viável, alguma mudança seria necessária no procedimento?
Muito possivelmente, não há precedentes para fazer comparações. Então, desde já, entendo que os comentários poderão ser feitos de forma hipotética.
 
Olá, gostaria de uma ajuda de vocês.
Procurei sobre na ferramenta de pesquisa, mas não consegui encontrar o que queria... vamos para o que interessa.

Ultimamente estou cultivando em milho de pipoca, pois não consegui fazer meus último bolo PF frutificar. Enfim, dois copos colonizados foram quebrados no meio de colocados em uma caminha de vermiculita, rolei eles e estão com vermiculita por todo o bolo.
Já colhi 13 cogumelos, que pesei em uma balança vagabudássa, acho que tirei uns 7g secos do 1 flush e agora estou secando mais 5 cogumelos, uns 2 deles maiores do que os do outro flush. Enfim, tirando a introdução, eu tive problemas em carimbar esses últimos chapéus, por algum motivo eles rompem o véu, até esporulam um pouco nesse véu, mas depois que eu corto, eles não esporulam. O que posso tá fazendo de errado?

Outra curiosidade, será que consigo guardar um frasco de vidro com milho colonizado por quanto tempo? na geladeira será que diminuo o metabolismo deles?

Com outro copo eu misturei 1 copo colonizado 1/2 pó de coco e 1/2 vermiculita, deixei no escuro por uma semana e coloquei no terrário, ele levou uma semana e uns dias até aparecerem os primeiros pins, que estão grandes agora (posto uma foto depois). Esses dois são casings, né?

Vale a pena um bulk? qual dificuldade de esterelizar esterco, humos e essas coisas?

Outra coisa, onde consigo uns esporos Matias Romero? hehehe

Brigado, gente.
Abraços.
 
Enfim, tirando a introdução, eu tive problemas em carimbar esses últimos chapéus, por algum motivo eles rompem o véu, até esporulam um pouco nesse véu, mas depois que eu corto, eles não esporulam. O que posso tá fazendo de errado?
Para carimbar espere aparecer esporos em cima do chapéu. Quando perceber aquele tom roxo/preto sobre o chapéu, colha, corte o talo o mais curto que conseguir tentando não machucar as lamelas do chapéu. Isso é muito importante. Coloque ele sobre o papel alumínio delicadamente, NUNCA PRESSIONE, isso vai machucar as lamelas e impedir a esporulação. Deixe lá por umas 12 horas. Depois de tirar o chapéu, deixe secar um tempo antes de fechar o carimbo.
Outra curiosidade, será que consigo guardar um frasco de vidro com milho colonizado por quanto tempo? na geladeira será que diminuo o metabolismo deles?
Eu não sei dizer o tempo, mas colocar na geladeira funciona sim. Faça isso depois de 100% colonizado. O tempo eu não saberia dizer.
Esses dois são casings, né?
É sim.
Vale a pena um bulk? qual dificuldade de esterelizar esterco, humos e essas coisas?
Ainda não fiz um bulk, mas é certamente mais difícil, já que adiciona mais possibilidades de contaminação. O importante aqui é que o bulk não deve ser esterilizado e sim pasteurizado, e para isso é melhor arranjar um termômetro culinário e seguir todo o processo corretamente.
Outra coisa, onde consigo uns esporos Matias Romero?
É proibida a oferta e pedidos de carimbos no fórum em geral. Mas depois que você tiver mais de 50 posts, terá acesso ao fórum de trocas e doações de carimbo, e daí poderá ver se alguém tem por lá.
Boa sorte, aguardamos seu diário. ;)
 
Enfim, tirando a introdução, eu tive problemas em carimbar esses últimos chapéus, por algum motivo eles rompem o véu, até esporulam um pouco nesse véu, mas depois que eu corto, eles não esporulam. O que posso tá
Em primeiro lugar a temperatura deve estar dentro do recomendado para a produção de esporos, isso quer dizer temperaturas entre 23°-26°, acima dos 26° a produção de esporos cai muito chegando até não produzir.
2°- Ao romper o veu não é o momento ideal para coleta de esporos, espere os cogumelos amadurecerem ou até mesmo abrirem o chapel a ponto de virarem, não tenha receio de esporularem tudo, isso faz parte.
3°- Choque mecanico podera abortar a produção de esporos.
4°- É necessario colocar algum recipiente como um copo cobrindo o o pileo para conservar a umidade e evitar que as lamelas ressequem.
5°- Recipiente muito pequeno ou muito abafado podera suar as lamelas e impedir o deposito de esporos, nesse caso coloque um pequeno calço em baixo do pote para não ficar muito abafado, caso o cogumelo seja muito grande ou recipiente muito pequeno.
 
Última edição:
Em primeiro lugar a temperatura deve estar dentro do recomendado para a produção de esporos, isso quer dizer temperaturas entre 23°-26°, acima dos 26° a produção de esporos cai muito chegando até não produzir.

Muito bom :), eu ainda não tinha noção porque alguns dos meus cogumelos não esporularam, mas agora que você falou, isso ocorreu quando a temperatura passava de 27 ºC... :bigode:
 
Muito bom :), eu ainda não tinha noção porque alguns dos meus cogumelos não esporularam, mas agora que você falou, isso ocorreu quando a temperatura passava de 27 ºC... :bigode:
Citei outros motivos, depois confira. Se foi apenas um cogumelo ou outro pode acontecer, por fatores desconhecidos as vezes alguns cogumelos não produzem esporos, talvez esteja relacionado a genetica. Mas em relação a alta temperatura a produção de esporos fica comprometida mesmo. :)

Inclusive vejo cogumelos sem carga de esporos frequentemente em cultivo multiesporos, nunca presenciei em cultivos feitos a partir de um clone.
 
Citei outros motivos, depois confira. Se foi apenas um cogumelo ou outro pode acontecer, por fatores desconhecidos as vezes alguns cogumelos não produzem esporos, talvez esteja relacionado a genetica. Mas em relação a alta temperatura a produção de esporos fica comprometida mesmo. :)

Inclusive vejo cogumelos sem carga de esporos frequentemente em cultivo multiesporos, nunca presenciei em cultivos feitos a partir de um clone.

Esse seu post tá um resumo útil perfeito pro tópico de perguntas básicas sobre tirar carimbos, @Arcturus. Coloca essa info lá também, man, se não for te dar muito trabalho, ficou bem legal :).
 
Back
Top