Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
tem algum risco de contaminação?
Sim.
Sem bolor já há o risco. Com bolor, esse risco aumenta muito.
Mesmo tendo todos os cuidados de higienização?
Sim. Mesmo com todos os cuidados, pode haver contaminação.
Oque acontece é que os cuidados com higienização/assepsia diminuem muito as chances de contaminação. Mesmo um laboratório Hi-tec pode sofrer com contaminação. Mas a probabilidade é mínima, devido aos cuidados com assepsia do ambiente, da pessoas, das roupas, do equipamentos, etc..

Estou lendo muito, e estudando muito antes de começar qualquer coisa, para que tudo dê certo.
No seu caso, não acredito que a umidade será grande problema se você tiver os cuidados mínimos, e uma glovebox pra preparar seringa e fazer inoculação.

Você talvez já tenha lido esse tutorial, mas não custa deixar link pra você conferir.
https://teonanacatl.org/threads/glovebox-como-construir.6463/
 
Ela é só úmida ou há formação de bolor nessa umidade?
Sim tem um pouco de bolor, mas nada alarmante, no meu quarto são só alguns pontos, mas nesse final de ano vou repintar tudo aqui em casa. Mas se tiver problemas mesmo, lá se vai o sonho do cultivo :/

Sim.
Sem bolor já há o risco. Com bolor, esse risco aumenta muito.

Sim. Mesmo com todos os cuidados, pode haver contaminação.
Oque acontece é que os cuidados com higienização/assepsia diminuem muito as chances de contaminação. Mesmo um laboratório Hi-tec pode sofrer com contaminação. Mas a probabilidade é mínima, devido aos cuidados com assepsia do ambiente, da pessoas, das roupas, do equipamentos, etc..


No seu caso, não acredito que a umidade será grande problema se você tiver os cuidados mínimos, e uma glovebox pra preparar seringa e fazer inoculação.

Você talvez já tenha lido esse tutorial, mas não custa deixar link pra você conferir.
https://teonanacatl.org/threads/glovebox-como-construir.6463/
Muito obrigado pelas respostas. Muito útil esse tutorial da GB, vi um tópico onde o cara tinha montado uma GB com luz UV germicida, pretendo fazer o mesmo, acho que ajuda na contenção de contaminantes.
 
Última edição por um moderador:
estou começando, estou montando meu 1º terrario e estou com uma duvida, é muito necessario arrumar a bomba de ar no terrario? vou montar com caixa de 50L transparente. Obrigado
 
é muito necessario arrumar a bomba de ar no terrario?
Não é necessário ter bomba. É, apenas, mais prático.
Você pode realizar as trocas de ar 3x ao dia, levantando a tampa do terrário e abanando de leve por 1 minuto.
caixa de 50L transparente.
Cubra as laterais dessa caixa, para impedir a entrada de luz. Deixe apenas uma entrada de luz na tampa. Assim, os cogumelos nascem para cima, e não para os lados.
 
Última edição:
Não é necessário ter bomba. É, apenas, mais prático.
Você pode realizar as trocas de ar 3x ao dia, levantando a tampa do terrário e abanando de leve por 1 minuto.

Cubra as laterais dessa caixa, para impedir a entrada de luz pelas laterais. Deixe apenas uma entrada de luz na tampa. Assim, os cogumelos nascem para cima, e não para os lados.
Muito Obrigado. ajudo muito!
 
Ola pessoal, li bastante a biblioteca e comentarios e tal... se alguem puder me ajudar eu agradeço. Minha duvida eh a seguinte: qual o prazo maximo que devo esperar para surgimento de algum micelio no bolo pf
 
kkkk o sarcasmos move e sempre vai mover minha historia. no fim vem as fotos dos meus futuros frutos MDK

Não é sarcasmo. Você já leu as regras do fórum? Leia principalmente o artigo 9º.
Se você continuar com essas perguntas básicas e que claramente demostram que você não pesquisa o fórum, ou se quer, se deu o trabalho de ler a biblioteca, seus posts irão parar na lixeira. Respeite a comunidade e mostre-nos que você está aqui para crescer e não para sugar o nosso tempo. Não seja um parasita.

Minha duvida eh a seguinte: qual o prazo maximo que devo esperar para surgimento de algum micelio no bolo pf

Não existe um prazo máximo determinado, mas podemos dizer que depois de 4 semanas é um caso perdido.
 
A receita:
1000 ml água
200 g batata
20 g dextrose
15 g agar
Basta levar para a quantidade que deseja fazer, certo.
Ex:
para 100 ml de água
20 g de batata
2 g de dextrose
1,5 g de agar
para 300 ml de água
60 g de batata
6 g de dextrose
4,5 g de agar

1- descasque, pese, corte em cubos e cozinhe a batata em metade da agua por 20 a 30 minutos.
2 - coe o caldo e acrescente o restante da agua, ja quente.
3 - dissolva o agar em parte do caldo e a dextrose na outra parte.
4 - junte tudo, coloque no pote para esterilizar e deixe 15 mnutos na pressao.
5 - desligue o fogo, espere 2 horas e abra a panela, estará quente e liquida a mistura, para entao distribuir nas placas.

A mistura deve estar em torno de 60 º C. Se voce esperar esfriar totalmente endurece no pote
É possivel obter micelio, usando na mistura de bda a dextrose com sabor? Agradeco aos irmaos...
 
É possivel obter micelio, usando na mistura de bda a dextrose com sabor? Agradeco aos irmaos...

É possível, mas escolha bem um sabor que te agrade, porque depois passa pros cogumelos :roflmao:.

Brincadeira :troll: :D.

Agora sério, creio que não tenha problema, se bem me lembro do pouco que li. Mas é bom alguém com experiência nesse tipo cultivo confirmar... :coffee:
 
É possivel obter micelio, usando na mistura de bda a dextrose com sabor? Agradeco aos irmaos...
Eu não sei a resposta a sua pergunta, mas o que me preocupa é que a dextrose com sabor vem com um pacote: corantes, adoçantes artificiais, conservantes que podem não ser bons para o micélio. Existe a venda alguma marcas de Dextrose 100% pura, sem adição nem mesmo de conservantes. De qualquer forma, se funcionar com essa aí, nos informe.;)
 
Pessoal, estou com um planejando um terrário novo, e estava querendo colocar um umidificador pra não precisar mais borrifar agua, e uma bomba de ar pra automatizar 100%, existe algum tempo padrão pra mante-los ligados mais ou menos pra manter a umidade e as condições necessárias para a técnica de casing? O cano do umidificador tem algum lugar estratégico pra ser colocado no terrário?
 
Segundo meus humildes conhecimentos o uso de umidificador seria adequado para um terrario muito grande, nao sei se eh seu caso. No meu caso, e como a maioria, uso uma caixa organizadora de bom tamanho com argila expandida e bombinha de aquario para borbulhar e ajudar na troca gasosa..
 
Pessoal, estou com um planejando um terrário novo, e estava querendo colocar um umidificador pra não precisar mais borrifar agua, e uma bomba de ar pra automatizar 100%, existe algum tempo padrão pra mante-los ligados mais ou menos pra manter a umidade e as condições necessárias para a técnica de casing? O cano do umidificador tem algum lugar estratégico pra ser colocado no terrário?
O próprio RR no shoomery não recomenda umidificador para terrários, apenas borrifador. Parece que umidificador é mais interessante quando você tem uma estrutura um pouco maior, como alguns gringos têm. Mas eu não lembro em detalhes quais são os argumentos, você teria que pesquisar. De qualquer forma, dê uma olhada por aqui as observações de quem já usou umidificador, o que eles acharam.
 
Back
Top