Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º PFTEK do Moe! TKSSS

Diário de cultivo completo.
Senhores,

é com imensa alegria que abro meu primeiro diário de cultivo.
Enviei minha primeira carta para a PF dia 09/04, mas a mesma foi extraviada. Tentei novamente e fui abençoado com 2 carimbos: Corumbá e TKSSS. Para meu primeiro experimento, optei por usar um pedaço do carimbo TKSSS. Apesar de ter estudado bastante, acho que me faltou um pouco de organização antes de colocar a mão na massa. Bem, vamos aos detalhes:


1 - Confecção da seringa

Primeiramente tentaria fazer a seringa sem usar GloveBox. Hoje enquanto meu carimbo vinha da estação do correio até minha casa fui até o mercado municipal de minha cidade e acabei adquirindo por impulso outra caixa organizadora de volume em torno de 40L. Como estava sem tempo para fazer a engenhoca de isolamento para as mãos, acabei apenas cortando os círculos para as mãos com estilete quente. Esta semana reparei que no vídeo "Le't's Grow Mushroom" o cara usa uma glovboxe só com os furos, o que acredito que torne mais fácil manusear a mesma. Com certeza a vedação não é igual, porém acho que o fato de estar dentro da caixa, previamente limpa, ja auxilia bastante no isolamento de contaminantes.

Detalhes importantes desta fase:
- Usei pote de coleta de exame, achei relativamente fácil a raspagem do carimbo.
- O carimbo era grande, usei algo em torno de 1/8 do mesmo para 15ml de água.
- Após chacoalhar muito bem o pote, suguei parte do liquido para uma seringa de 10ml.
- Guardei o pote com o resto da solução na geladeira.
- Deixei a seringa para hidratar na geladeira.
- Usei a agulha para puxar o conteúdo do pote para a seringa, vocês acham que deveria ter puxado o conteúdo sem o auxílio da agulha?


2 - Preparo dos bolos

Para o preparo dos bolos usei a receita clássica: 2VER/1FAI/1H2O, misturei primeiro a VER com H2O para depois misturar a FAI. Fiz 4 copos de whisky que paguei a bagatela de R$2,50 cada.

Detalhes da fase:
- Coloquei uma camada úmida de VER antes da mistura, e mais um selo de VER seca após.
- Não consegui moer legal os grãos de arroz, meu liquidificador meio que moia o que estava embaixo e o de cima não, mesmo mexendo bem.
- Por usar VER grossa e FAI grossa, o substrato ficou bem aerado, além disso, não soquei ele no copo, acredito que isso seja um ponto positivo.
- Após colocar as 3 camadas de alumínio nos copos, já fiz os furos para inoculação nos mesmos com um palito de dente. Tampei os furos de 2 copos com micropore, os outros deixei abertos.
- Tentei fazer um suporte de arame para levantar os copos na panela, mas só de mexer no arame fiquei com a mão fedendo a algo metálico, abortei a experiência e usei panos no fundo da panela.
- Após 60min. de pressão na panela, acabei desligando para dar um confere se não faltava água. Fui cagão, pois ainda tinha um pouco de água. Deixei mais 40 minutos na pressão.

Agora estou esperando esfriar a panela e hidratar os esporos. Seria errado da minha parte inocular com apenas 12 horas de hidratação?

Nas próximas etapas postarei fotos, nesta primeira vez quis me concentrar bastante e optei por não fotografar.


3 - Inoculação dia 09/05 - 10:15

Bom, ao acordar fiz uma breve limpeza no interior da GloveBox para preparar a inoculação.
Espirrei lysol no ar e coloquei luvas, máscara e touca.

Detalhes:
- Um dos meus 4 copos estava trincado quando abri a panela, já diminuindo as chances de sucesso;
- Tirei os copos da panela, coloquei em cima da mesa e primeiro tampei os furos de cima com durex, após isso passei o durex em volta dos copos; Após inocular, colei mais um pedaço de fita por furo. Pergunta: É necessária a primeira camada de durex ou poderia ter inoculado direto nos furos para só tampar com fita após?
- Só cortei com estilete as sobras de alumínio após inocular, o que me prejudicou um pouco a visão durante as injeções;
- Usei 11ml de seringa para 3 copos, sei que poderia ter usado menos, porém como citei antes, o papel alumínio estava tampando minha visibilidade e eu queria garantir que fosse um pouco em cada furo;
- Para ter precisão na injeção, achei melhor usar o dedão para empurrar o embolo, pois com o dedo indicador não estava tendo força e precisão suficientes;
- Após inocular, tirei os copos da GB para tampar os furos com mais um pedaço de durex;
- Fiquei meio cabreiro de acender isqueiro dentro da GB para flambar a agulha, pois tinha álcool 70 ali dentro, sendo assim, apenas limpei a agulha com um guardanapo e alcool 70 entre cada copo;
- Quando cortei o alumínio, reparei em grãos de arroz inteiros no copo, tomara que isso não me prejudique.


4 - Incubação

Coloquei os 3 copos sobreviventes em uma caixa pequena que tenho, enrolei em uma toalha e coloquei pra adormecer dentro do armário na parte mais alta, onde ficará intocada até segunda feira de manhã.
 
Última edição:
O terrário está montado, fervi um pouco a argila expandida e coloquei no terrário com água mineral e 10 gotas de água sanitaria. Notei que a água mesmo fervendo a argila ficou turva. Pelo fato de ter deixado o terrário inclinado para não pingar gotas nos bolos, a pedra porosa também não ficou 100% submersa na solução, seria um problema?

4.jpg 5.jpg

Copo em dunk:
3.jpg

Copos finalizando colonização (acho que a parte de baixo que não colonizou ainda é o selo)
1.jpg

Abraços a todos e muitíssimo obrigado pelos ensinamentos!
 
... Estou em dúvida de qual método utilizar e também de como secar a vermiculita após usar um dos métodos descritos acima ...

Bom, se quer esterilizar o melhor seria usar a panela pressão. Eu pessoalmente, tenho utilizado apenas o microondas. Claro, como bem citou o Ecuador, isso não é considerado esterilização, mas até agora eu não tive problemas usando esse método (5 minutos em potência máxima).

O terrário está montado, fervi um pouco a argila expandida e coloquei no terrário com água mineral e 10 gotas de água sanitaria.

Acho que você usou muita água sanitária. O ideal seria no máximo umas 2 gotas por litro d'água. Mas acho que não irá fazer mal também, não tenho certeza. Se o cheiro de água sanitária está muito forte, é bom diluir um pouco.

Pelo fato de ter deixado o terrário inclinado para não pingar gotas nos bolos, a pedra porosa também não ficou 100% submersa na solução, seria um problema?

Depende. Se notar que a umidade está muito baixa, então tenta submergir 100%.
 
Boa noite Cosmik, obrigado pela ajuda. O higrômetro está marcando 99% de umidade.
Vou trocar esta água e usar menos água sanitária.
É indispensável que a vermiculita usada para a base do prato e para o roll seja seca?

Abraços!
 
Senhores,

hoje tirei o bolo do dunk. Utilizei vermiculita umedecida na base do pires, esterilizei a mesma no microondas por 5 minutos em potencia alta. Tirei a água do terrário e coloquei água nova também, para diluir a concentração de água sanitária. A temperatura no terrário está em torno de 15ºC, terei que utilizar a téc. da garrafa com água quente para controlar isso por enquanto, quem sabe até precisarei comprar outro termostato para automatizar o processo.

Agradeço de coração todos que ajudaram e continuam ajudando nessa jornada!

3.jpg 0.jpg 1.jpg 2.jpg 4.jpg 5.jpg

Jah Bless!
 
O ideal é subir a temperatura uns dez graus, Moe!

Boa sorte.
 
Amigos, hoje fui dar uma olhada nos outros copos que estão na incubadora, ambos atingiram 100%.

Em um dos copos notei dois pontos estranhos, um mais pro marrom e outro mais pro cinza, será que pode ser contaminação?
2.jpg 3.jpg 4.jpg 5.jpg 6.jpg

Abraços a todos.
 
Não sei dos pontos, Moe!, mas esses copos não estão pinando in vitro?
 
Não sei dos pontos, Moe!, mas esses copos não estão pinando in vitro?

Também pensei nisso, mas fiquei mais preocupado em relação a contaminantes. A temperatura na incubadora está em torno de 29ºC constantes faz mais de 10 dias. Eu abri os furos destes copos em torno de 6 dias atrás. A umidade na incubadora está altíssima, os copos estão bem suados por fora. Eu pensei também que os pontos podem ser vermiculita (marrom) e arroz (branco). Será que devo colocar este com os pontos em cold-shock já para amanhã mandar para o terrário?

Abraços!
 
Hoje comprei um aquecedor de aquário de 50w sem termostato, a compra foi necessária pois a temperatura ao natural dentro do terrário não passa de 18ºC. Já limpei o mesmo e coloquei num copo com água no terrário, agora vou ver se não troco e coloco o termostato no terrário e o sem termo na incubadora, mas antes vou fazer todas as medições para ver se é necessário.

Segue foto tirada pela fresta do spa micelial:


Tenham todos uma ótima semana!

EDIT: Agora vai galera, terrário com 24º e 97%.
1.jpg
 
Última edição:
Pessoal, aconteceu uma desgraça. O aquecedor de aquário estourou dentro do terrário. Será possível ele ter evaporado toda a água do copo e ter estourado por isso? Acabou voando pedaços de vidro ou plástico pelo terrário, inclusive atingiu um dos bolos.

Se alguém puder me dar alguma dica agradeço!
Jah Bless!

Edit:
Gostaria de saber como "lavar" os bolos, pois acabou voando partículas de dentro do aquecedorzinho pelo terrário inteiro.
 
Última edição:
Oi Moe! já presenciei algo semelhante a isso, mas com aquecedores mais sofisticados. O vidro do aquecedor forma rachaduras e depois pode quebrar.

No seu caso achei super estranho ter acontecido visto que o aquecedor estava dentro de outro vidro cheio de água. A única precaução que tomo com esse tipo de aquecedor mais simples é deixar a parte de borracha (preta) para fora da água e a parte de vidro para dentro da água.

É bom sempre verificar o nível da água principalmente quando coloca um aquecedor novo.

Não sei se compensa lavar o bolo a essa altura, talvez água corrente resolva.
 
Gostaria de saber como "lavar" os bolos, pois acabou voando partículas de dentro do aquecedorzinho pelo terrário inteiro.


Lamento, Moe!

Concordo com o figurinha, e acho que não vale a pena tentar lavar o bolo. Espere para ver como vão reagir. De repente na manicure entre os flushs você aproveita para raspar algumas partes e limpar outras.
 
Ixi, pelo visto isso é normal em aquecedores sem termostato. Eu tinha um aquário com peixes e usava esses aquecedores (a muitos anos atras, quando não tinha termostato ainda), e minha gata sempre "pescava" o aquecedor e coloca pra fora do aquario... Perdi uns 3 aquecedores assim, todos eles estouraram, um chegou a derreter um plástico que tinha e por perto, e outro inchou e ficou parecendo uma lâmpada hahaah
 
Pelo que vejo na foto parece aquele aquecedor de aquario, confere Moe? Já adquiri uns desses e não gostei, eplodiu todos, pra fica bom mesmo tem que ser um com termostato, o preço é mais amargo mais pro fim da história acaba saindo mais em conta que esses aquecedores. Ta com uma cara boa esses bolo Pf. Boa sorte!
 
Eu só tive problemas com dois aquecedores, ambos de termostado. Ele trincava o vidro quando o volume de água diminuia uns centimetros. (ou seja sempre fique de olho no volume de água).

A quatro anos comprei um simples semelhante ao do Moe!, e está funcionando muito bem na incubadora.
 
Back
Top