Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º PFTEK do Moe! TKSSS

Diário de cultivo completo.
Senhores,

é com imensa alegria que abro meu primeiro diário de cultivo.
Enviei minha primeira carta para a PF dia 09/04, mas a mesma foi extraviada. Tentei novamente e fui abençoado com 2 carimbos: Corumbá e TKSSS. Para meu primeiro experimento, optei por usar um pedaço do carimbo TKSSS. Apesar de ter estudado bastante, acho que me faltou um pouco de organização antes de colocar a mão na massa. Bem, vamos aos detalhes:


1 - Confecção da seringa

Primeiramente tentaria fazer a seringa sem usar GloveBox. Hoje enquanto meu carimbo vinha da estação do correio até minha casa fui até o mercado municipal de minha cidade e acabei adquirindo por impulso outra caixa organizadora de volume em torno de 40L. Como estava sem tempo para fazer a engenhoca de isolamento para as mãos, acabei apenas cortando os círculos para as mãos com estilete quente. Esta semana reparei que no vídeo "Le't's Grow Mushroom" o cara usa uma glovboxe só com os furos, o que acredito que torne mais fácil manusear a mesma. Com certeza a vedação não é igual, porém acho que o fato de estar dentro da caixa, previamente limpa, ja auxilia bastante no isolamento de contaminantes.

Detalhes importantes desta fase:
- Usei pote de coleta de exame, achei relativamente fácil a raspagem do carimbo.
- O carimbo era grande, usei algo em torno de 1/8 do mesmo para 15ml de água.
- Após chacoalhar muito bem o pote, suguei parte do liquido para uma seringa de 10ml.
- Guardei o pote com o resto da solução na geladeira.
- Deixei a seringa para hidratar na geladeira.
- Usei a agulha para puxar o conteúdo do pote para a seringa, vocês acham que deveria ter puxado o conteúdo sem o auxílio da agulha?


2 - Preparo dos bolos

Para o preparo dos bolos usei a receita clássica: 2VER/1FAI/1H2O, misturei primeiro a VER com H2O para depois misturar a FAI. Fiz 4 copos de whisky que paguei a bagatela de R$2,50 cada.

Detalhes da fase:
- Coloquei uma camada úmida de VER antes da mistura, e mais um selo de VER seca após.
- Não consegui moer legal os grãos de arroz, meu liquidificador meio que moia o que estava embaixo e o de cima não, mesmo mexendo bem.
- Por usar VER grossa e FAI grossa, o substrato ficou bem aerado, além disso, não soquei ele no copo, acredito que isso seja um ponto positivo.
- Após colocar as 3 camadas de alumínio nos copos, já fiz os furos para inoculação nos mesmos com um palito de dente. Tampei os furos de 2 copos com micropore, os outros deixei abertos.
- Tentei fazer um suporte de arame para levantar os copos na panela, mas só de mexer no arame fiquei com a mão fedendo a algo metálico, abortei a experiência e usei panos no fundo da panela.
- Após 60min. de pressão na panela, acabei desligando para dar um confere se não faltava água. Fui cagão, pois ainda tinha um pouco de água. Deixei mais 40 minutos na pressão.

Agora estou esperando esfriar a panela e hidratar os esporos. Seria errado da minha parte inocular com apenas 12 horas de hidratação?

Nas próximas etapas postarei fotos, nesta primeira vez quis me concentrar bastante e optei por não fotografar.


3 - Inoculação dia 09/05 - 10:15

Bom, ao acordar fiz uma breve limpeza no interior da GloveBox para preparar a inoculação.
Espirrei lysol no ar e coloquei luvas, máscara e touca.

Detalhes:
- Um dos meus 4 copos estava trincado quando abri a panela, já diminuindo as chances de sucesso;
- Tirei os copos da panela, coloquei em cima da mesa e primeiro tampei os furos de cima com durex, após isso passei o durex em volta dos copos; Após inocular, colei mais um pedaço de fita por furo. Pergunta: É necessária a primeira camada de durex ou poderia ter inoculado direto nos furos para só tampar com fita após?
- Só cortei com estilete as sobras de alumínio após inocular, o que me prejudicou um pouco a visão durante as injeções;
- Usei 11ml de seringa para 3 copos, sei que poderia ter usado menos, porém como citei antes, o papel alumínio estava tampando minha visibilidade e eu queria garantir que fosse um pouco em cada furo;
- Para ter precisão na injeção, achei melhor usar o dedão para empurrar o embolo, pois com o dedo indicador não estava tendo força e precisão suficientes;
- Após inocular, tirei os copos da GB para tampar os furos com mais um pedaço de durex;
- Fiquei meio cabreiro de acender isqueiro dentro da GB para flambar a agulha, pois tinha álcool 70 ali dentro, sendo assim, apenas limpei a agulha com um guardanapo e alcool 70 entre cada copo;
- Quando cortei o alumínio, reparei em grãos de arroz inteiros no copo, tomara que isso não me prejudique.


4 - Incubação

Coloquei os 3 copos sobreviventes em uma caixa pequena que tenho, enrolei em uma toalha e coloquei pra adormecer dentro do armário na parte mais alta, onde ficará intocada até segunda feira de manhã.
 
Última edição:
Cultivar no inverno é um problemão. Já tentei também, os bolos sofrem pra caramba, o micélio não cresce, fica velho.

Mesmo com aquecimento, é muito difícil. A melhor estação é a primavera ou o início do verão e do outono.

Não custa tentar, mas os cuidados com o micélio ficam redobrados.
 
Aqui no Paraná o friozão dessa época do ano dificulta as colonizações tbem, eu utilizo um termostato regulado em 31 graus dentro de uma panela com tampa em uma caixa de isopor de 70litros , apesar de regulado em 31 graus a temperatura dentro da caixa de isopor fica constante em 27 graus devido a perda de calor pela area, de madrugada a temperatura chega a ser negativa fazendo com que caia para 26 gaus dentro da incubadora. Incubadora aqui no sul sem um termostato de qualidade agora no inverno torna inviável o cultivo!
 
JohnDoe e AmaralGpuava, muitíssimo obrigado pelos toques. Agora na hora do almoço estarei comprando um termostato de 25W, na volta tirarei fotos para compartilhar.

Abraços.
 
Senhores,

conforme prometido, fui até a loja de aquários e adquiri um termostato de 50W (o de 25W estava em falta), paguei R$42 e por aqui não achei mais barato.

Ontem coloquei garrafas comágua quente dentro do armário onde estavam os copso at´3e então, hoje cedo notei que os copos criaram pequenas gotículas por dentro, acredito que seja bom sinal, pois consegui levantar a temp. até 27º com as garráfas.

Segue abaixo uma foto da minha incubadora e uma foto de um dos copos.

IMG_0007.JPG IMG_0008.JPG

Acabei de ligar o termostato, a temperatura ainda não subiu mas espero que agora não tenha mais problemas.

JAH BLESS!!!!
 
É verdade,pra quem mantem a temperatura com garrafas de gelo como eu sabe que é uma rotina um pouco cansativa.Minha compensação vem na parte da colonização,porque aí em qualquer parte da casa o termômetro sempre esta marcando 27°,28°.
 
Senhores,

é com muita alegria que lhes informo que a incubadora atingiu 28ºC. O termostato está calibrado para 32ºC.

Não sei porque diabos meu higrômetro sempre marca diferença de 2ºC nas temperaturas interna e externa, mesmo os 2 sensores estando dentro da caixa.

Em breve espero ter mais notícias agradáveis para compartilhar.

Abraços
 
Como você fecha a incubadeira? Com plástico transparente PVC ou com a Tampa de Isopor?

Obs.: Cadê o efeito estufa e o El Nino quando se precisa deles??? kkk
 
JohnDoe, estou fechando o berço dos meninos com a tampa do próprio isopor e colando um pedacinho de durex para manter fechado.
 
Salve, e salve Mr. Moe!

Sigo acompanhando e mandando boas energias para empreitada ;)
 
Senhores,

estou controlando a temperatura para ficar em torno de 27ºc dentro da caixa.
ZERO sinal de micélio por aqui ainda.

Um bom domingo a todos.
 
Senhores,

estou controlando a temperatura para ficar em torno de 27ºc dentro da caixa.
ZERO sinal de micélio por aqui ainda.

Um bom domingo a todos.
que pena, to torcendo pelo seu cultivo moe!

AHH falando nisso, Marcelo micelio ta por ae no balcao?
 
Aê Moe! Blz?

Cara, sei como é! rs Eu também sou novato e ainda nem provei o primeiro cube.
Emenda mais uma inoculação tentando melhorar os procedimentos... Você disse que usou pouquíssimos esporos (1/8 de carimbo), tente colocar um pouco mais...

Continuar o trabalho ajuda a não desanimar! :)

Eu já iria ter inoculado mais substratos por aqui também e até enviado pedido de outra strain... Mas como a rotina por aqui está em uma fase intensa eu não pude... (se bem que eu estou meio assim por causa do inverno... estou considerando até esperar a calor voltar)

Quando você inoculou, você inoculou rente ao vidro?

Com relação a esterilizar a agulha com isqueiro... Eu sou contra. Não pela assepsia deve ser priorizada sempre.
Mas em relação a reutilização das seringas.
Não se pode adequadamente esterilizar dentro da glove a agulha. Sendo assim, tirar a seringa da glove é um procedimento arriscado ao meu ver... Seringa é tão barato, dá para ter uma por inoculação tranquilamente ao meu ver.
 
Aê Moe! Blz?

Cara, sei como é! rs Eu também sou novato e ainda nem provei o primeiro cube.
Emenda mais uma inoculação tentando melhorar os procedimentos... Você disse que usou pouquíssimos esporos (1/8 de carimbo), tente colocar um pouco mais...
nao procede.
 
Senhooooooooooooores,

hoje acordei meio desanimado, já decidido a quarta-feira recomeçar tudo do zero. Fui lá dar aquele confere na temperatura, que estava em 27ºC e resolvi abrir um pouco a caixa para dar aquela espiada. E como li no diário de um colega e dei bastante risada: "HOUSTON, WE HAVE MICELLIUM!".

Vou aproveitar e contar um segredo, ontem pela tarde eu resolvi re-inocular um dos copos (não briguem, heheh), e foi justamente um dos que demonstrou micélio, me precipitei ao fazer isso pois foi de ontem pra hoje que germinou, agora é torcer pra não ter dado cagada.

Então atualizando o diário, 2 dos 3 copos mostraram sinais claríssimos de micélio, o copo que tem o cabelo dentro e o experimento de milho ainda não tem micélio. Seguem abaixo fotos, o segundo copo é o que foi re-inoculado precipitadamente:

micelio.jpg micelio2.jpg

Tenham todos uma ÓTIMA semana! JAH BLESS!
 
Moe,
Obs.: Desconsidera o que eu disse sobre usar mais esporos, ok? rs
Mas considera o resto (pois ninguém contrariou o resto)!
Abs!

Obs2.: Outra coisa... Foi incompleto o que eu disse sobre emendar uma nova inoculação. Eu deveria ter especificado que a minha idéia era usar outro substrato... Com relação a usar o mesmo substrato, ainda não tenho opinião formada, só alguns conceitos.
 
Última edição:
Moe,
Obs.: Desconsidera o que eu disse sobre usar mais esporos, ok? rs
Mas considera o resto (pois ninguém contrariou o resto)!
Abs!

Obs2.: Outra coisa... Foi incompleto o que eu disse sobre emendar uma nova inoculação. Eu deveria ter especificado que a minha idéia era usar outro substrato... Com relação a usar o mesmo substrato, ainda não tenho opinião formada, só alguns conceitos.


Heheh tranquilo John! Mesmo porque minha seringa ta só com 1.8 ml dentro mas ta bem escurinha, to até pensando em add mais uns 10ml de água nela mesma.

spores.jpg

Abraços.
 
POo ta escurassa sua seringa Moe!!!! :eek:

As que eu fiz ficaram transparentes, só se olhar de perto é que dá pra ver uns pontinhos pretos!!

Valeu, boa sorte no seu cultivo. Acompanhando!
 
Back
Top