Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º PFTEK do Moe! TKSSS

Diário de cultivo completo.
Senhores,

é com imensa alegria que abro meu primeiro diário de cultivo.
Enviei minha primeira carta para a PF dia 09/04, mas a mesma foi extraviada. Tentei novamente e fui abençoado com 2 carimbos: Corumbá e TKSSS. Para meu primeiro experimento, optei por usar um pedaço do carimbo TKSSS. Apesar de ter estudado bastante, acho que me faltou um pouco de organização antes de colocar a mão na massa. Bem, vamos aos detalhes:


1 - Confecção da seringa

Primeiramente tentaria fazer a seringa sem usar GloveBox. Hoje enquanto meu carimbo vinha da estação do correio até minha casa fui até o mercado municipal de minha cidade e acabei adquirindo por impulso outra caixa organizadora de volume em torno de 40L. Como estava sem tempo para fazer a engenhoca de isolamento para as mãos, acabei apenas cortando os círculos para as mãos com estilete quente. Esta semana reparei que no vídeo "Le't's Grow Mushroom" o cara usa uma glovboxe só com os furos, o que acredito que torne mais fácil manusear a mesma. Com certeza a vedação não é igual, porém acho que o fato de estar dentro da caixa, previamente limpa, ja auxilia bastante no isolamento de contaminantes.

Detalhes importantes desta fase:
- Usei pote de coleta de exame, achei relativamente fácil a raspagem do carimbo.
- O carimbo era grande, usei algo em torno de 1/8 do mesmo para 15ml de água.
- Após chacoalhar muito bem o pote, suguei parte do liquido para uma seringa de 10ml.
- Guardei o pote com o resto da solução na geladeira.
- Deixei a seringa para hidratar na geladeira.
- Usei a agulha para puxar o conteúdo do pote para a seringa, vocês acham que deveria ter puxado o conteúdo sem o auxílio da agulha?


2 - Preparo dos bolos

Para o preparo dos bolos usei a receita clássica: 2VER/1FAI/1H2O, misturei primeiro a VER com H2O para depois misturar a FAI. Fiz 4 copos de whisky que paguei a bagatela de R$2,50 cada.

Detalhes da fase:
- Coloquei uma camada úmida de VER antes da mistura, e mais um selo de VER seca após.
- Não consegui moer legal os grãos de arroz, meu liquidificador meio que moia o que estava embaixo e o de cima não, mesmo mexendo bem.
- Por usar VER grossa e FAI grossa, o substrato ficou bem aerado, além disso, não soquei ele no copo, acredito que isso seja um ponto positivo.
- Após colocar as 3 camadas de alumínio nos copos, já fiz os furos para inoculação nos mesmos com um palito de dente. Tampei os furos de 2 copos com micropore, os outros deixei abertos.
- Tentei fazer um suporte de arame para levantar os copos na panela, mas só de mexer no arame fiquei com a mão fedendo a algo metálico, abortei a experiência e usei panos no fundo da panela.
- Após 60min. de pressão na panela, acabei desligando para dar um confere se não faltava água. Fui cagão, pois ainda tinha um pouco de água. Deixei mais 40 minutos na pressão.

Agora estou esperando esfriar a panela e hidratar os esporos. Seria errado da minha parte inocular com apenas 12 horas de hidratação?

Nas próximas etapas postarei fotos, nesta primeira vez quis me concentrar bastante e optei por não fotografar.


3 - Inoculação dia 09/05 - 10:15

Bom, ao acordar fiz uma breve limpeza no interior da GloveBox para preparar a inoculação.
Espirrei lysol no ar e coloquei luvas, máscara e touca.

Detalhes:
- Um dos meus 4 copos estava trincado quando abri a panela, já diminuindo as chances de sucesso;
- Tirei os copos da panela, coloquei em cima da mesa e primeiro tampei os furos de cima com durex, após isso passei o durex em volta dos copos; Após inocular, colei mais um pedaço de fita por furo. Pergunta: É necessária a primeira camada de durex ou poderia ter inoculado direto nos furos para só tampar com fita após?
- Só cortei com estilete as sobras de alumínio após inocular, o que me prejudicou um pouco a visão durante as injeções;
- Usei 11ml de seringa para 3 copos, sei que poderia ter usado menos, porém como citei antes, o papel alumínio estava tampando minha visibilidade e eu queria garantir que fosse um pouco em cada furo;
- Para ter precisão na injeção, achei melhor usar o dedão para empurrar o embolo, pois com o dedo indicador não estava tendo força e precisão suficientes;
- Após inocular, tirei os copos da GB para tampar os furos com mais um pedaço de durex;
- Fiquei meio cabreiro de acender isqueiro dentro da GB para flambar a agulha, pois tinha álcool 70 ali dentro, sendo assim, apenas limpei a agulha com um guardanapo e alcool 70 entre cada copo;
- Quando cortei o alumínio, reparei em grãos de arroz inteiros no copo, tomara que isso não me prejudique.


4 - Incubação

Coloquei os 3 copos sobreviventes em uma caixa pequena que tenho, enrolei em uma toalha e coloquei pra adormecer dentro do armário na parte mais alta, onde ficará intocada até segunda feira de manhã.
 
Última edição:
Como assim não vai baixar o TMC?

Já devia ter arquivado em um lugar seguro.
tenho, na minha mente, e sei o suficiente dele pra mim e pra ajudar todos outros usuarios do forum que necessitarem, a 7 anos ja.
confio na minha memoria, e quando ela me falha, peco desculpas.
 
tenho, na minha mente,


Já que você está nesse estado com o TMC, então agora só falta parar de inventar dogmas a partir dele.

A hidratação é opcional, só isso. Mesmo que os esporos estejam bem secos.
 
Digo e repito,a hidratação é opcional.O Stamets mesmo depois de um tempo entrou em contradição em alguns parametros de cultivo,o mesmo viu que não é necessário nem obrigatório colonizar copos no escuro.

Faço seringas e inoculo de imediato e a germinação SEMPRE acontece.Sem falar que a umidade do substrato ja serve para hidratar o esporo.Sem querer ir contra o Stamets,quem sou em,de jeito nenhum.Mas eu trabalho em fatos irmão.

"Novatos,raspem um esporo seco em um substrato e veja o que acontece"
 
Última edição:
fato 1 -
cubensis vivem em bolos fecais de vacas, os mesmos nao costumam dar cambalhota o tempo todo.
fato 2-
quanto a frutificacao, geralmente nos pastos os bolos frutificam apos uma chuva e leve queda da temperatura.
fato 3 - bolos cobertos de areia umida, com capim alto por cima, dao cogumelos geralmente maiores que bolos que estao acima da terra, sem nenhuma cobertura vegetal.

O objetivo de um cultivo (amador) eh fornecer condicoes e habitats ideais pro fungo utilizar toda sua energia otimizadamente para colonizacao em um primeiro passo chamado incubacao.

Fornecer ou nao estes parametros basicos e especificos, eh a diferenca entre replicar o resultado da aplicacao das tecnicas em todas as situacoes/localidades geograficas ou tentar a sorte e ja partir dando vantagem pra outros seres como bacterias ganharem a corrida, ou conviverem com o fungo, fazendo-o gastar uma energia necessaria para a frutificacao futura com suas defesas, ou reparos sofridos por danos vindos do descuido destes parametros.
 
Só não entendi o que o 1, 2 e 3 tem a ver com a conclusão do segundo parágrafo, Mortandello. Ou seja, para mim o texto ficou desconectado do assunto hidratação dos esporos.


Sobre a conclusão, claro que há controvérsias sobre quais seriam essas condições ideais, mesmo entre cultivadores experientes. No fundo, todo cultivo caseiro pode ser bem mais loteria do que pensamos.
 
Carimbos mais antigos acredito eu que se faz necessária a hidratação, a um tempo atras recebi da profungos dois carimbos MDK e TKSSS, preparei a seringa dexei a mesma hidratando por +- 30 horas e parti para as inoculações, forão inoculados milhos e pftkes, levarão cerca de 16 dias para germinarem a apresentarem algum micelio visivel, desenvolverão lentamente mais alguns dias em torno de 8 e estagnarão em 50% da colonização, indignado preparei mais duas seringas dos mesmos carimbos e dexei hidratando 14 dias, trabalhei novamente com milho e pftek, após a inoculação passado 4 dias sinais agressivos de micélio tanto do MDK quanto do TKSSS que não levarão mais que 12 dias para colonizar 100% os milhos e 16 dias para colonização completa dos bolos.
 
"Novatos,raspem um esporo seco em um substrato e veja o que acontece"

é o método de raspagem, funciona sim, já o fiz, mas lembrando que os carimbos precisam ser mais novos.
 
é o método de raspagem, funciona sim, já o fiz, mas lembrando que os carimbos precisam ser mais novos.

Passei um tempo com esse método,é prático e funcional,deixei um pouco de lado porque eu sempre precisava tirar a tampa de aluminio para raspar o carimbo,aí notei que sempre me arriscava com isso.
 
Passei um tempo com esse método,é prático e funcional,deixei um pouco de lado porque eu sempre precisava tirar a tampa de aluminio para raspar o carimbo,aí notei que sempre me arriscava com isso.

isso, todos os métodos tem os seus riscos, fiz 2 cultivos dessa maneira, depois parei, mas não cheguei a perder nada, tabalhava dentro de uma glovebox, veja como fator primordial, se quiserem se aventurar no método de raspagem, é bom pra adquirir experiência.
 
Senhores,

aguardei os cinco dias com toda a calma e fui ver como estavam os copos hoje. Sem sinal de micélio em nenhum dos três copos. Vou acabar tendo que comprar um aquecedor destes de aquário, pois a temperatura na minha cidade esta semana ficará na máx. de 17ºC. Estava vendo os modelos de aquecedor e notei que há uma vasta gama de voltagens, de 5W a 200W, além de ter modelos com regulagem de temperatura e sem regulagem.

Alguém sabe informar se um destes mais fraquinhos ja seria o suficiente?
Alguém usa aquecedor sem regulagem de temperatura?

Abraços a todos tenham uma ótima semana!
 
Senhores,

aguardei os cinco dias com toda a calma e fui ver como estavam os copos hoje. Sem sinal de micélio em nenhum dos três copos. Vou acabar tendo que comprar um aquecedor destes de aquário, pois a temperatura na minha cidade esta semana ficará na máx. de 17ºC. Estava vendo os modelos de aquecedor e notei que há uma vasta gama de voltagens, de 5W a 200W, além de ter modelos com regulagem de temperatura e sem regulagem.

Alguém sabe informar se um destes mais fraquinhos ja seria o suficiente?
Alguém usa aquecedor sem regulagem de temperatura?

Abraços a todos tenham uma ótima semana!

Termostato é a melhor pedida, sendo que dá pra ajustar a temperatura nele. Algo que o aquecedor não faz.
Um termostato custa em torno de R$30,00. Se não for possível, aquecedor + termômetro quebram o galho.
 
Senhores,

aguardei os cinco dias com toda a calma e fui ver como estavam os copos hoje. Sem sinal de micélio em nenhum dos três copos. Vou acabar tendo que comprar um aquecedor destes de aquário, pois a temperatura na minha cidade esta semana ficará na máx. de 17ºC. Estava vendo os modelos de aquecedor e notei que há uma vasta gama de voltagens, de 5W a 200W, além de ter modelos com regulagem de temperatura e sem regulagem.

Alguém sabe informar se um destes mais fraquinhos ja seria o suficiente?
Alguém usa aquecedor sem regulagem de temperatura?

Abraços a todos tenham uma ótima semana!


Até comprar o aquecedor seria uma boa enrolar os copos em um cobertor, ou pano bem limpo dentro da incubadora. eu já experimentei :) vai aumentar ( um pouco) a temperatura. boa semana também...
 
tup, obrigado pela resposta.

Me interessei neste aqui, estou pensando seriamente em adquirí-lo, pois foi o que achei com melhor preço:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-237790189-aquecedor-c-termostato-25w-_JM

Jah Bless!

Até comprar o aquecedor seria uma boa enrolar os copos em um cobertor, ou pano bem limpo dentro da incubadora. eu já experimentei :) vai aumentar ( um pouco) a temperatura. boa semana também...

Olá Indio,

a caixa já estava enrolada em um cobertor daqueles sintéticos do PY, mas acho que não estava aquecendo o suficiente pois a temp. média estava em torno de 20 - 22 ºC.

Abraços
 
Olá Indio,

a caixa já estava enrolada em um cobertor daqueles sintéticos do PY, mas acho que não estava aquecendo o suficiente pois a temp. média estava em torno de 20 - 22 ºC.

Abraços

Pois e, então é o termostato como citado acima pelo tupy que vai solucionar seus problemas, bastante frio por aí. abraço:)
 
Senhores,

apenas passando para compartilhar uma informação "trágica". Tirei meus copos da caixa enrolada na coberta e deixei no armário de cima da geladeira, a temp. aumentou bem pouco e está em 23ºc, mas o vidro dos copos está claramente mais aquecido do que quando estavam na caixa, que eu tirava e o vidro estava gelada. Pois bem, hoje fui dar aquela espiada e vi um fio de cabelo meu em um dos 3 copos. Provavelmente terei que torcer pra apenas 2 copos agora.

Abraços
 
o olho ta bom ein Moe! ? boa sorte com os sobreviventes...:)

:ROFLMAO:

Não precisa se preocupar por enquanto, moe. Mas porque você colocou os bolos no congelador? :huh:


Acho que foi em um armário em cima da geladeira no sentido de fora dela... acredito eu. porque ele falou que a temp. aumentou um pouco...
 
Foi isso mesmo Indio, vou explicar melhor para vocês.
Primeiramente eu havia colocado os 3 copos em uma caixa enrolada em um cobertor dentro do armário de um dos quartos, só que notei também que quando fui ver os copos, o vidro estava bem frio.

Eu também tinha esterilizado um pouco de milho para testes, e como o pote não cabia na caixinha coloquei ele em um armário que guardo copos, que fica em cima da geladeira, e quando fui espiar o mesmo, notei que o vidro estava ligeiramente mais aquecido do que os da caixinha. Notando isso, tirei os 3 copos da caixinha e coloquei soltos neste armário.

Hoje mesmo vou providenciar um termostato, o problema é que não estou encontrando opções com poucos W (pra economizar um pouco) com preço compatível com o que li aqui: em torno de 30 reais.

Abraços a todos e obrigado pela força!
 
Hoje mesmo vou providenciar um termostato, o problema é que não estou encontrando opções com poucos W (pra economizar um pouco) com preço compatível com o que li aqui: em torno de 30 reais.

Oi Moe,
Também tive bastante problemas por temperatura por aqui na fase de colonização... de 1 pote grande de GT e 4 de TKSSS, só um colonizou (fraquinho) e aniversariei recentemente.
Eu não compraria mais termostatos fraquinhos se for para aquecer uma água que não vai ter contato direto com os copos.
Eu coloquei dentro de uma garrafa de água vedada. Acreditei que só a garrafa esquentando seria o suficiente para melhorar a temperatura por aqui. E não foi!
Tenho pensando que:
- Uma caixa de isopor com 1 daqueles sacos de gel para compressa aquecido 1 vez por dia, forneça um ambiente até melhor do que os que eu fiz por aqui...
 
Back
Top