Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º PFTEK do Moe! TKSSS

Diário de cultivo completo.
Senhores,

é com imensa alegria que abro meu primeiro diário de cultivo.
Enviei minha primeira carta para a PF dia 09/04, mas a mesma foi extraviada. Tentei novamente e fui abençoado com 2 carimbos: Corumbá e TKSSS. Para meu primeiro experimento, optei por usar um pedaço do carimbo TKSSS. Apesar de ter estudado bastante, acho que me faltou um pouco de organização antes de colocar a mão na massa. Bem, vamos aos detalhes:


1 - Confecção da seringa

Primeiramente tentaria fazer a seringa sem usar GloveBox. Hoje enquanto meu carimbo vinha da estação do correio até minha casa fui até o mercado municipal de minha cidade e acabei adquirindo por impulso outra caixa organizadora de volume em torno de 40L. Como estava sem tempo para fazer a engenhoca de isolamento para as mãos, acabei apenas cortando os círculos para as mãos com estilete quente. Esta semana reparei que no vídeo "Le't's Grow Mushroom" o cara usa uma glovboxe só com os furos, o que acredito que torne mais fácil manusear a mesma. Com certeza a vedação não é igual, porém acho que o fato de estar dentro da caixa, previamente limpa, ja auxilia bastante no isolamento de contaminantes.

Detalhes importantes desta fase:
- Usei pote de coleta de exame, achei relativamente fácil a raspagem do carimbo.
- O carimbo era grande, usei algo em torno de 1/8 do mesmo para 15ml de água.
- Após chacoalhar muito bem o pote, suguei parte do liquido para uma seringa de 10ml.
- Guardei o pote com o resto da solução na geladeira.
- Deixei a seringa para hidratar na geladeira.
- Usei a agulha para puxar o conteúdo do pote para a seringa, vocês acham que deveria ter puxado o conteúdo sem o auxílio da agulha?


2 - Preparo dos bolos

Para o preparo dos bolos usei a receita clássica: 2VER/1FAI/1H2O, misturei primeiro a VER com H2O para depois misturar a FAI. Fiz 4 copos de whisky que paguei a bagatela de R$2,50 cada.

Detalhes da fase:
- Coloquei uma camada úmida de VER antes da mistura, e mais um selo de VER seca após.
- Não consegui moer legal os grãos de arroz, meu liquidificador meio que moia o que estava embaixo e o de cima não, mesmo mexendo bem.
- Por usar VER grossa e FAI grossa, o substrato ficou bem aerado, além disso, não soquei ele no copo, acredito que isso seja um ponto positivo.
- Após colocar as 3 camadas de alumínio nos copos, já fiz os furos para inoculação nos mesmos com um palito de dente. Tampei os furos de 2 copos com micropore, os outros deixei abertos.
- Tentei fazer um suporte de arame para levantar os copos na panela, mas só de mexer no arame fiquei com a mão fedendo a algo metálico, abortei a experiência e usei panos no fundo da panela.
- Após 60min. de pressão na panela, acabei desligando para dar um confere se não faltava água. Fui cagão, pois ainda tinha um pouco de água. Deixei mais 40 minutos na pressão.

Agora estou esperando esfriar a panela e hidratar os esporos. Seria errado da minha parte inocular com apenas 12 horas de hidratação?

Nas próximas etapas postarei fotos, nesta primeira vez quis me concentrar bastante e optei por não fotografar.


3 - Inoculação dia 09/05 - 10:15

Bom, ao acordar fiz uma breve limpeza no interior da GloveBox para preparar a inoculação.
Espirrei lysol no ar e coloquei luvas, máscara e touca.

Detalhes:
- Um dos meus 4 copos estava trincado quando abri a panela, já diminuindo as chances de sucesso;
- Tirei os copos da panela, coloquei em cima da mesa e primeiro tampei os furos de cima com durex, após isso passei o durex em volta dos copos; Após inocular, colei mais um pedaço de fita por furo. Pergunta: É necessária a primeira camada de durex ou poderia ter inoculado direto nos furos para só tampar com fita após?
- Só cortei com estilete as sobras de alumínio após inocular, o que me prejudicou um pouco a visão durante as injeções;
- Usei 11ml de seringa para 3 copos, sei que poderia ter usado menos, porém como citei antes, o papel alumínio estava tampando minha visibilidade e eu queria garantir que fosse um pouco em cada furo;
- Para ter precisão na injeção, achei melhor usar o dedão para empurrar o embolo, pois com o dedo indicador não estava tendo força e precisão suficientes;
- Após inocular, tirei os copos da GB para tampar os furos com mais um pedaço de durex;
- Fiquei meio cabreiro de acender isqueiro dentro da GB para flambar a agulha, pois tinha álcool 70 ali dentro, sendo assim, apenas limpei a agulha com um guardanapo e alcool 70 entre cada copo;
- Quando cortei o alumínio, reparei em grãos de arroz inteiros no copo, tomara que isso não me prejudique.


4 - Incubação

Coloquei os 3 copos sobreviventes em uma caixa pequena que tenho, enrolei em uma toalha e coloquei pra adormecer dentro do armário na parte mais alta, onde ficará intocada até segunda feira de manhã.
 
Última edição:
1 - Confecção da seringa

(...)

- Usei a agulha para puxar o conteúdo do pote para a seringa, vocês acham que deveria ter puxado o conteúdo sem o auxílio da agulha?


Sempre puxei a solução de esporos com a agulha na seringa. Na verdade nunca pensei em fazer diferente. Creio que dá na mesma.




2 - Preparo dos bolos

(...)

Agora estou esperando esfriar a panela e hidratar os esporos. Seria errado da minha parte inocular com apenas 12 horas de hidratação?


Minha opinião? Pode inocular com 12 horas de hidratação.

Eu sempre inoculei a primeira partida de meios sem hidratar nada. Só fazia a seringa e mandava ver logo em seguida.

Talvez a germinação leve um pouco mais de tempo, mas não seis se hidratar 6, 12 ou 24 horas faz alguma diferença.
 
Que coisa linda este topico.
Eu adoro quando o usuario chega, le a teoria, escolhe uma tecnica e segue a risca.
Oh so um aviso:
Agora estou esperando esfriar a panela e hidratar os esporos. Seria errado da minha parte inocular com apenas 12 horas de hidratação?
os copos precisam de 10 horas no minimo para resfriarem.
(vermiculita tambem eh isolante termico e conserva o calor dentro do copo podendo cozinhar os esporos)
 
Legal. Métodos certinhos, tudo encaminhado. Vai dar certo!

Nas próximas etapas postarei fotos, nesta primeira vez quis me concentrar bastante e optei por não fotografar.

Muito bom, é uma ótima ideia. Quem já fez diários ou tutoriais sabe da dificuldade que é alinhar fotografia e manuseio, o cara não faz direito nenhuma das coisas.
 
Sempre puxei a solução de esporos com a agulha na seringa. Na verdade nunca pensei em fazer diferente. Creio que dá na mesma.







Minha opinião? Pode inocular com 12 horas de hidratação.

Eu sempre inoculei a primeira partida de meios sem hidratar nada. Só fazia a seringa e mandava ver logo em seguida.

Talvez a germinação leve um pouco mais de tempo, mas não seis se hidratar 6, 12 ou 24 horas faz alguma diferença.

Pardon por minha ignorância, pesquisei no glossário por hidratação, mas não tinha.. Porque é necessario hidratar os esporos? Seria mais ou menos a mesma coisa que hidratar uma semente (pra germinar) e depois plantar na terra pra ter mais viabilidade de brotar?

Ai Moe! vai rolar demais esse TKSSS hein! Pedi um destes pra PF também, tomara que a carta chegue lá..
 
Salve, e salve Mr. Moe! Parabéns só agora que vi o diário aberto.

Mas um torcendo e mandando boas vibes para o sucesso da empreitada!

Sigo acompanhando;)

Sorte nas coisas da vida!

Abs,
Thug
 
Boa sorte no cultivo

Porque é necessario hidratar os esporos? Seria mais ou menos a mesma coisa que hidratar uma semente (pra germinar) e depois plantar na terra pra ter mais viabilidade de brotar?

É extamente isso,melhorar a viabilidade da seringa.
 
Obrigado pela resposta kleber , esta informação minha mente fará um print e deixará guardada pra sempre em seus arquivos...

Agora é esperar pra ver este que parece ser um cultivo promissor...

No site da PF diz que esta strain é muito resistente a contaminações, só por curiosidade pura, se por acaso (o que logicamente espero que NÃO aconteça de modo algum) um dos bolos contaminasse com por exemplo o Trichoderma verde ou outro contaminante comum, será que o micelio do TKSSS seria capaz de estrangula-lo? E mesmo neste caso ficaria viável um cultivo (outdoor com o próprio metodo do Moe! por exemplo)?
 
se por acaso (o que logicamente espero que NÃO aconteça de modo algum) um dos bolos contaminasse com por exemplo o Trichoderma verde ou outro contaminante comum, será que o micelio do TKSSS seria capaz de estrangula-lo?


Algumas vezes acontece do micélio sufocar um contaminante, outras não. No caso de Trichordema, que é muito agressivo, eu acho particularmente difícil o micélio de P.cubensis vencer.

Vou acrescentar algo sobre hidratação de esporos no glossário, KClO3.
 
Olá Moe! Como vai?
Eu também tive o problema que você citou, sobre fazer a farinha de arroz no liquidificador... Eu fui moendo a olho mesmo, porque também tive medo de zuar o liquidificador...

Achei muito interessante a quantidade de esporos que você utilizou na inoculação. Eu fiz completamente o oposto (o que é errado).

Quatro copos então?
Então tá! :)

Acompanhando!
 
O carimbo era grande, usei algo em torno de 1/8 do mesmo para 15ml de água.

Agora estou esperando esfriar a panela e hidratar os esporos. Seria errado da minha parte inocular com apenas 12 horas de hidratação?
.
´
é muito bom dar essa economia para o carimbo, não há necessidade alguma de usar 1 carimbo por cultivo, 1 carimbo pode render cultivos por mais de um ano, precisamos de uma parte muito pequena dele para trabalhar, o restante recomenda-se guardar.

Como o Ecuador já falou, eu também não vejo necessidade de 24h, esses são as famosas dicas antigas, que em muito já caíram em desuso, por exemplo o Stamets sempre afirmava que os substratos precisavam incubar em total escuridão, 10 anos depois, ele mesmo já percebeu esse equívoco, não sendo necessário a total escuridão. Assim temos vários outros exemplos. Não que esteja errado, mas as técnicas são aprimoradas, elas são maleáveis (salve excessões).
 
Senhores,

agradeço de coração as energias enviadas por todos. Apesar de ter estudado bastante, percebi que poderia ter tomado mais cuidado em certos detalhes, mas com mais prática virá a evolução.

Um forte abraço a todos.

Jah Bless!

EDIT: Adicionei mais info no primeiro post.
 
Última edição:
Obrigado pela resposta kleber


só por curiosidade pura, se por acaso (o que logicamente espero que NÃO aconteça de modo algum) um dos bolos contaminasse com por exemplo o Trichoderma verde ou outro contaminante comum, será que o micelio do TKSSS seria capaz de estrangula-lo? E mesmo neste caso ficaria viável um cultivo (outdoor com o próprio metodo do Moe! por exemplo)?

Se caso acontecer do micélio engolir a contaminação o recomendado seria não utilisar esse bolo contaminado,não utilisar ele pelomenos dentro do terrário.Por quê? porque pelo fato do micélio ter engolido a contaminação não quer dizer que ela esteja morta, ou seja,ela pode ressucitar durante o cultivo.Vou te dar um exemplo,uma vez tive uma contaminação de trichoderma dentro do copo do tamanho de um grão de feijão,depois que o micélio engoliu o trichoderma eu retirei essa parte contaminada e montei um casing usando esse copo e com mas 3 copos 100% saudavéis,então,no segundo dia de incubação do casing o mesmo estava tomado pelo trichoderma.O que aconteceu foi que os esporos de trichoderma se espalharam e com isso ouve a contaminação completa no casing.Resumindo toda história KCLO3,não trabalha com esses copos não,faz no máximo um out com eles,é mas aconselhável.

´


Como o Ecuador já falou, eu também não vejo necessidade de 24h, esses são as famosas dicas antigas, que em muito já caíram em desuso, por exemplo o Stamets sempre afirmava que os substratos precisavam incubar em total escuridão, 10 anos depois, ele mesmo já percebeu esse equívoco, não sendo necessário a total escuridão. Assim temos vários outros exemplos. Não que esteja errado, mas as técnicas são aprimoradas, elas são maleáveis (salve excessões).

Concordo
Seria ate legal colocar na biblioteca para que a hidratação da seringa seja opçional,para que os novatos saibam que não é tão importante fazer isso,lembrando ao pessoal que se for raspado o esporo diretamente no substrato o resultado também seria positivo.
 
Última edição:
Se caso acontecer do micélio engolir a contaminação o recomendado seria não utilisar esse bolo contaminado,não utilisar ele pelomenos dentro do terrário.Por quê? porque pelo fato do micélio ter engolido a contaminação não quer dizer que ela esteja morta, ou seja,ela pode ressucitar durante o cultivo.Vou te dar um exemplo,uma vez tive uma contaminação de trichoderma dentro do copo do tamanho de um grão de feijão,depois que o micélio engoliu o trichoderma eu retirei essa parte contaminada e montei um casing usando esse copo e com mas 3 copos 100% saudavéis,então,no segundo dia de incubação do casing o mesmo estava tomado pelo trichoderma.O que aconteceu foi que os esporos de trichoderma se espalharam e com isso ouve a contaminação completa no casing.Resumindo toda história KCLO3,não trabalha com esses copos não,faz no máximo um out com eles,é mas aconselhável.



Concordo
Seria ate legal colocar na biblioteca para que a hidratação da seringa seja opçional,para que os novatos saibam que não é tão importante fazer isso,lembrando ao pessoal que se voçê raspado o esporo diretamente no substrato o resultado também seria positivo.

Salve Kleber, beleza?
Então, tomara que meus copos não tenham contaminado (o que é pouco provavel visto ser um print de selvagem), mas se contaminar vou jogar num out mesmo..
Num dos vídeos do lets grow mushroom o cara fala que se um dos copos contaminar com trichderma ou outro é bom nem abrir estes copos diretamente, já furar e tacar na PP pra só depois jogar fora e lavar os copos pois se abrir é possivel que muitos dos esporos contaminantes voarem e se espalharem rapidamente por toda a area de cultivo e inclusive aderir em você, fazendo a assepsia geral mais complicada..

Vou ficar de olho nestes copos...
Valeu!
 
Aê Moe!
Só uma coisa...

Faltaram as fotos!!! :)
 
Parabéns Moe! Estou enviando boas energias, com certeza você terá belos frutos, otimo trabalho você fez até agora, continue assim.Tente imaginar o que você vai fazer antes de fazer, pra caso você tenha alguma dúvida como por exemplo se puxa os esporos com agulha ou sem agulha, você já tem a chance de tirar a dúvida antes do ato.



Estou acompanhando seu cultivo amigo! Quando rolar umas fotinhas a gente agradece ;P

:)
 
Se caso acontecer do micélio engolir a contaminação o recomendado seria não utilisar esse bolo contaminado,não utilisar ele pelomenos dentro do terrário.Por quê? porque pelo fato do micélio ter engolido a contaminação não quer dizer que ela esteja morta, ou seja,ela pode ressucitar durante o cultivo.Vou te dar um exemplo,uma vez tive uma contaminação de trichoderma dentro do copo do tamanho de um grão de feijão,depois que o micélio engoliu o trichoderma eu retirei essa parte contaminada e montei um casing usando esse copo e com mas 3 copos 100% saudavéis,então,no segundo dia de incubação do casing o mesmo estava tomado pelo trichoderma.O que aconteceu foi que os esporos de trichoderma se espalharam e com isso ouve a contaminação completa no casing.Resumindo toda história KCLO3,não trabalha com esses copos não,faz no máximo um out com eles,é mas aconselhável.



Concordo
Seria ate legal colocar na biblioteca para que a hidratação da seringa seja opçional,para que os novatos saibam que não é tão importante fazer isso,lembrando ao pessoal que se for raspado o esporo diretamente no substrato o resultado também seria positivo.
quem indica a hidratacao eh nada mais nada menos que PAUL STAMETS, e falta muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito pra qualquer um aqui ter nivel academico para contesta-lo.
as experiencias do ecuador, de longe, nao sao experimentos cientificos, que podem ser replicados em todas as possibilidades.

mais uns duzendos UUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU, pra todos nos.
 
Sinto muito mas recomendar não quer dizer que ele afirmou que é INDISPENSÁVEL a hidratação.

E quem disse que meus experimentos não podem ser repetidos? Basta cada um testar e ver por si só. Vai dar certo. Mesmo com carimbos antigos e bem secos.


Aliás, pode citar o lugar exato onde o Stamets recomenda a hidratação?
 
Sinto muito mas recomendar não quer dizer que ele afirmou que é INDISPENSÁVEL a hidratação.

E quem disse que meus experimentos não podem ser repetidos? Basta cada um testar e ver por si só. Vai dar certo. Mesmo com carimbos antigos e bem secos.


Aliás, pode citar o lugar exato onde o Stamets recomenda a hidratação?
ah so falta neh.
nao vou baixar o tmc e voce sabe disso.
pesquisa la o tmc inteiro e nos conta, tio.
ele nao recomenda, ele indica como tecnica de cultivo.la pra pagina 56 ou 65 nao vou lembrar de cabeca, mas na parte onde ele fala sobre a cultura em agar agar.
alias pode ser naquele outro livro fabuloso dele sobre cogumelos que eu nao lembro o nome mas tem um PESA gigante na capa.
 
Back
Top