Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º PFTEK do Moe! TKSSS

Diário de cultivo completo.
Senhores,

é com imensa alegria que abro meu primeiro diário de cultivo.
Enviei minha primeira carta para a PF dia 09/04, mas a mesma foi extraviada. Tentei novamente e fui abençoado com 2 carimbos: Corumbá e TKSSS. Para meu primeiro experimento, optei por usar um pedaço do carimbo TKSSS. Apesar de ter estudado bastante, acho que me faltou um pouco de organização antes de colocar a mão na massa. Bem, vamos aos detalhes:


1 - Confecção da seringa

Primeiramente tentaria fazer a seringa sem usar GloveBox. Hoje enquanto meu carimbo vinha da estação do correio até minha casa fui até o mercado municipal de minha cidade e acabei adquirindo por impulso outra caixa organizadora de volume em torno de 40L. Como estava sem tempo para fazer a engenhoca de isolamento para as mãos, acabei apenas cortando os círculos para as mãos com estilete quente. Esta semana reparei que no vídeo "Le't's Grow Mushroom" o cara usa uma glovboxe só com os furos, o que acredito que torne mais fácil manusear a mesma. Com certeza a vedação não é igual, porém acho que o fato de estar dentro da caixa, previamente limpa, ja auxilia bastante no isolamento de contaminantes.

Detalhes importantes desta fase:
- Usei pote de coleta de exame, achei relativamente fácil a raspagem do carimbo.
- O carimbo era grande, usei algo em torno de 1/8 do mesmo para 15ml de água.
- Após chacoalhar muito bem o pote, suguei parte do liquido para uma seringa de 10ml.
- Guardei o pote com o resto da solução na geladeira.
- Deixei a seringa para hidratar na geladeira.
- Usei a agulha para puxar o conteúdo do pote para a seringa, vocês acham que deveria ter puxado o conteúdo sem o auxílio da agulha?


2 - Preparo dos bolos

Para o preparo dos bolos usei a receita clássica: 2VER/1FAI/1H2O, misturei primeiro a VER com H2O para depois misturar a FAI. Fiz 4 copos de whisky que paguei a bagatela de R$2,50 cada.

Detalhes da fase:
- Coloquei uma camada úmida de VER antes da mistura, e mais um selo de VER seca após.
- Não consegui moer legal os grãos de arroz, meu liquidificador meio que moia o que estava embaixo e o de cima não, mesmo mexendo bem.
- Por usar VER grossa e FAI grossa, o substrato ficou bem aerado, além disso, não soquei ele no copo, acredito que isso seja um ponto positivo.
- Após colocar as 3 camadas de alumínio nos copos, já fiz os furos para inoculação nos mesmos com um palito de dente. Tampei os furos de 2 copos com micropore, os outros deixei abertos.
- Tentei fazer um suporte de arame para levantar os copos na panela, mas só de mexer no arame fiquei com a mão fedendo a algo metálico, abortei a experiência e usei panos no fundo da panela.
- Após 60min. de pressão na panela, acabei desligando para dar um confere se não faltava água. Fui cagão, pois ainda tinha um pouco de água. Deixei mais 40 minutos na pressão.

Agora estou esperando esfriar a panela e hidratar os esporos. Seria errado da minha parte inocular com apenas 12 horas de hidratação?

Nas próximas etapas postarei fotos, nesta primeira vez quis me concentrar bastante e optei por não fotografar.


3 - Inoculação dia 09/05 - 10:15

Bom, ao acordar fiz uma breve limpeza no interior da GloveBox para preparar a inoculação.
Espirrei lysol no ar e coloquei luvas, máscara e touca.

Detalhes:
- Um dos meus 4 copos estava trincado quando abri a panela, já diminuindo as chances de sucesso;
- Tirei os copos da panela, coloquei em cima da mesa e primeiro tampei os furos de cima com durex, após isso passei o durex em volta dos copos; Após inocular, colei mais um pedaço de fita por furo. Pergunta: É necessária a primeira camada de durex ou poderia ter inoculado direto nos furos para só tampar com fita após?
- Só cortei com estilete as sobras de alumínio após inocular, o que me prejudicou um pouco a visão durante as injeções;
- Usei 11ml de seringa para 3 copos, sei que poderia ter usado menos, porém como citei antes, o papel alumínio estava tampando minha visibilidade e eu queria garantir que fosse um pouco em cada furo;
- Para ter precisão na injeção, achei melhor usar o dedão para empurrar o embolo, pois com o dedo indicador não estava tendo força e precisão suficientes;
- Após inocular, tirei os copos da GB para tampar os furos com mais um pedaço de durex;
- Fiquei meio cabreiro de acender isqueiro dentro da GB para flambar a agulha, pois tinha álcool 70 ali dentro, sendo assim, apenas limpei a agulha com um guardanapo e alcool 70 entre cada copo;
- Quando cortei o alumínio, reparei em grãos de arroz inteiros no copo, tomara que isso não me prejudique.


4 - Incubação

Coloquei os 3 copos sobreviventes em uma caixa pequena que tenho, enrolei em uma toalha e coloquei pra adormecer dentro do armário na parte mais alta, onde ficará intocada até segunda feira de manhã.
 
Última edição:
É meus amigos, quando a gente acha que esta indo tudo nos trinques aparecem os problemas.
As pressas precisei dar início a operação S.O.S Cogumelo.

Após analisar com calma, notei que o estrago havia sido maior do que eu achava. O copo com o aquecedor estava de fato cheio d'água, o que aconteceu foi que ao explodir, o negócio vaporizou vidro e uma substância branca (que desconfio ser química) por todo o terrário, após ver um pedaço de vidro em um dos bolos percebi que precisava fazer algo.

Fotos do copo e do que sobrou do aquecedor:

1.jpg 2.jpg 3.jpg

Vamos lá, limpei com extremo cuidado a minha glovebox e tampei os furos da mesma com filtro de café pois precisava alojar os bolos em algum lugar enquanto limpava o terrário. Após colocar os bolos na mesma coloquei a argila expandida em uma jarra de suco, passei água quente e enxaguei duas vezes. Desencalacrei a sujeira da outra caixa e passei guardanapo com álcool 70 para remover qualquer substância indesejada.

Enchi uma garrafa com água mineral e derramei levemente sobre os bolos para tirar o pó e os vidros que ficaram sobre eles. Aproveitei para mudar os bolos de pires para uma forma. Os pires ficavam meio frouxos em cima da argila expandia, a forma ficou mais "caprichada".

Espero que esse pó do aquecedor não gere maiores problemas para os bolos.

4.jpg 5.jpg

Abraços a todos!
 
Quem acha que o Moe! merece os cogumelos da um Jóia para ELE!!!!

Boto fé Moe! seus cuidados vão gerar ótimos resultados.

Quanto à substância é bom dar uma pesquisada, eu não creio que passará para os cogumelos, mas por precaução, não utilize as volvas para ingestão!
 
Os bolos parecem normais, Moe!

Espere para ver o que vai acontecer.
 
Hummm... Uma vez eu vi um post do Mortandello que dizia para não pegar amanitas em beira de estrada e ferrovias pois os fungos absorvem muitos metais pesados... Não quero ser pessimista, mas ve a composicao deles ai e talz... Se não tiver nada nocivo (creio que não, pois é usado pra cultivo de peixes) acho que não tem problema não! :D
 
essa areia de dentro do aquecedor eh o refugo de silicatos utilizados no polimento de metais niquelados.
nao sei se esta informacao pode ajudar mas basicamente eh areia mesmo.
 
Mortan, obrigado pela ótima notícia!
Quando eu li "refugo de silicato" pensei: JÁ ERA! Depois me aliviei ao ler você dizer que é só areia mesmo. rsrs

Acho que não trará maiores problemas aos bolos nem aos frutos, tendo em vista que derramei em torno de 200 ml de água sobre cada um, enquanto caia a água eu calmamente girava os bolos para a água "limpar" ele por inteiro.

Vou ali agora comprar um aquecedor com termostato que pelo visto são de melhor qualidade e explodem menos.

Abraços!
 
Caramba 2,50 o copo ai, aq e mais caro 3,50 as coisas tão boa por ai em Moe! luzzz:LOL:
 
Pessoal apenas para dar um feedback para quem está acompanhando o diário, fui na loja de aquários e a dona da loja me falou que quebrou o aquecedor pois por eu ter colocado em um copo pequeno a água ferveu, ela falou que aquele aquecedor de 50w é pra aquários de 40L senão me engano. O de 5w ela falou que era pra aquário de 5 litros.

Bom, comprei um aquecedor com termostato do mesmo modelo do que está na incubadora e já coloquei no terrário, agora é ficar na torcida pelos pins!

Obrigado a todos!
 
Pessoal apenas para dar um feedback para quem está acompanhando o diário, fui na loja de aquários e a dona da loja me falou que quebrou o aquecedor pois por eu ter colocado em um copo pequeno a água ferveu, ela falou que aquele aquecedor de 50w é pra aquários de 40L senão me engano. O de 5w ela falou que era pra aquário de 5 litros.

Bom, comprei um aquecedor com termostato do mesmo modelo do que está na incubadora e já coloquei no terrário, agora é ficar na torcida pelos pins!

Obrigado a todos!
eu gosto da marca TETRA, tudo que eh tetra eh feito pra durar no minimo 3 anos.
 
Quarta-feira de muita emoção por aqui. Pela manhã sonhei que havia pinado, acordei fui lá ver e me deparei com a mais bela cena:


pinou.jpg
 
Aí Moe! agora vai, com pedaço de aquecedor e tudo! ahhaha
belo trabalho irmão!
Saudações da floresta a você :)
 
Parabéns Moe!, agora sim heim, pelo jeito vai vim belos frutos. Você é um vencedor! Agora vai poder fazer a conserva de cogumelos ;)
 
eu ainda lembro da minha primeira vez, realmente a gente nunca esquece, maravilha :)
 
Senhores, quero compartilhar com vocês esta MARAVILHA da natureza!

DSCN3407.jpg
 
Os primeiros pins continuam em pleno desenvolvimento:

Copo3:
2.jpg 3.jpg

Copo2:
4.jpg

Copo1:
1.jpg 5.jpg

Notei no topo do copo 1 muito nós hifais (ou primórdias?), espero que cresçam bem.

Jah Bless!
 
Essas fotos estão muito boas, Moe!
 
Back
Top