Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo - Cambodian - PF TEK

Diário de cultivo completo.
Olá pessoal! Finalmente estou iniciando meu primeiro cultivo. Irei iniciar esta narrativa com o preparo da seringa, perdoem-me, mas pretendo ser o mais detalhista possível:

16/06/2016 - Fiz uma mistura de 2 colheres de chá de água sanitária para 2 copos americanos de água mineral. Após isso borrifei o ambiente da Glovebox e também dentro dela. Passei um lenço para retirar o excesso e a fechei para tomar um banho com um sabonete bactericida. Retornei e fiz o processo novamente e limpei com guardanapos (fiz esse processo umas 4x ao todo). Após isso coloquei uma luva e uma máscara cirúrgica para colocar os materiais necessários na Glovebox. Após um certo momento perdido, abri o pote de coleta esterilizado e acrescentei água destilada. Meio desajeitado, abri pela primeira vez o carimbo de Esporos. Raspei com o maximo de cuidado possível com a ponta de uma tesoura previamente esterilizada com álcool 70 uma pequena parcela dos Esporos, cerca de 1/8 do carimbo. Fechei o carimbo de forma completamente amadora e tapei o pote. Após isso retirei a seringa de 20ml do pacote e coloquei a agulha. Para minha surpresa a agulha não era tão grande quanto o desejado. Retirei a agulha e puxei os Esporos umas 3 vezes para que a mistura ficasse incolor. Puxei a mistura apenas com a seringa e coloquei a agulha novamente com tampa. Após isso abri a Glovebox, retirei a seringa, a enrolei em papel alumínio e coloquei na geladeira (na gaveta abaixo do congelador) para hidratação por 24h. Os carimbos foram protegidos por uma folha de papel A4 e colocados em uma vasilha enrolada com plástico filme. Amanhã, dia 17, pretendo inocular os primeiros copos.

Anexos

• IMG_20160616_194824774.jpg
    IMG_20160616_194824774.jpg
    45.5 KB · Visualizações: 90
  • IMG_20160616_203239769.jpg
    IMG_20160616_203239769.jpg
    71.8 KB · Visualizações: 86
Última edição:
Tem bastante espaço pra água no copo? porque se tiver tudo bem, mas se couber muito pouco, pode ser que ele absorva menos do que conseguiria.
Bom, não sei dizer. O micélio está bem saudável. Melhor evitar do que remediar. Vou colocá-los em uma vasilha à parte. Há algum empecilho em colocá-los juntos em uma vasilha só? Pois não sei se tenho vasilhas suficientes para cada copo, vou ter que dar uma olhada com calma.

Em relação à quantidade de água que o bolo pode absorver acho que 1 a 2 cm de camada de água é suficiente. Digo com base nas submersões que tenho feito com meu in vitro e depois de 24 horas consigo medir a quantidade de água absorvida, que costuma ser pouca. Veja aqui nessa foto o volume de água que no caso foi absorvido em 24 horas, corresponde ao volume de ar que ficou no copo até a tampa:
in-vitro-tirando-do-dunk-1-jpg.91568

:bigode:

Atualização - 09/07/2016 - Pessoal, retirei 5 copos da incubadora, um deles ainda não fechou (o arroz está mt compactado, pois não foi moído direito, talvez deveria reaproveitá-lo em um outdoor). Coloquei eles em cold dunk - 4 no recipiente baixo e 1 no recipiente alto. Utilizei ao todo 3 garrafas de água mineral de 1,5L. O único copo contaminado havia retirado da incubadora já alguns dias atrás. Gostaria de saber se posso pegar a parte saudável do micélio e fazer um outdoor ou um pequeno casing, pois não quero jogá-lo fora. Consegui muita argila expandida, está de molho em uma bacia com 1 colher de sopa de cloro e amanhã vai tudo pro terrário. Até agora são 5 copos saudáveis com o outro encubado - aguardando fechamento.

Anexos

• IMG_20160709_144537089_HDR.jpg
    IMG_20160709_144537089_HDR.jpg
    62.4 KB · Visualizações: 31
o arroz está mt compactado, pois não foi moído direito
Quanto maior o grão de arroz menos compacto ficaria, não? Os motivos podem ser excesso de umidade, por exemplo. Muitas vezes a pessoa segue a receita direitinho mas entra água no cozimento, etc. Se você levou pro dunk sem esperar completar a colonização, pelo menos arrancou toda a área não colonizada? Os outros você deixou uma semana de consolidação? Lembre-se de ser paciente...
. Gostaria de saber se posso pegar a parte saudável do micélio e fazer um outdoor ou um pequeno casing,
Claro, se for enterrar no jardim, dê preferência a locais sombreados, próximo a outras plantas.

Quanto maior o grão de arroz menos compacto ficaria, não? Os motivos podem ser excesso de umidade, por exemplo. Muitas vezes a pessoa segue a receita direitinho mas entra água no cozimento, etc. Se você levou pro dunk sem esperar completar a colonização, pelo menos arrancou toda a área não colonizada? Os outros você deixou uma semana de consolidação? Lembre-se de ser paciente...

Claro, se for enterrar no jardim, dê preferência a locais sombreados, próximo a outras plantas.
Bom, o que não foi colonizado ainda está encubado. Os outros já estão todos colonizados, deixei alguns dias para a consolidação (3 - 4 dias) pois ainda não tinha a argila em mãos. Até mesmo a camada de casing foi colonizada.

10/07/2016 - Terrário montado, fiz vários furos na lateral e em cima, tapei com fita micropore. Esterilizei a vermiculita no forno na temperatura máxima por 15m. Daqui a pouco vou rolar o bolo nela e pôr no terrário. Uma dúvida que me surgiu é sobre a água do fundo do terrário, não há problema de ser água da torneira? Outra coisa foi o furo para passar os fios. Coloquei o filtro de café, mas o furo que fiz não ficou mt redondo e parece que às vezes fica um pequeno buraco, vou tentar encontrar a lã acrílica para substituir, pois tenho medo que, por menores que os buracos sejam, entre mosquito.

Última edição:
Ainda bem! Sobrou água dos litros de água mineral, só que não sabia qual dos litros era o certo! Agora acabei de colocar os bolos no terrário, coube a conta certa: 5 bolos. O meu está com bomba de ar e aquecedor. Coloquei um peso por cima para prender melhor a umidade. Fiz o roll nos bolos com vermiculita! Sobrou bastante vermiculita, posso armazená-la? Um fator que estou preocupado é a iluminação, pois meu cultivo está posicionado de modo que a janela está ao lado, e a luz entra mais pela esquerda do que por cima. Devo cercar o terrário com papel alumínio, deixando apenas um espaço por cima para que a luz entre?

Anexos

• IMG_20160710_154326606.jpg
    IMG_20160710_154326606.jpg
    59.1 KB · Visualizações: 30
Última edição por um moderador:
e a luz entra mais pela esquerda do que por cima. Devo cercar o terrário com papel alumínio, deixando apenas um espaço por cima para que a luz entre?
De preferência sim, mas não é obrigatório. Mas seus frutos vão nascer tortinhos ao invés de apontarem para cima. às vezes isso atrapalha em pins laterais que alguns crescem tão deitados que vão caindo na argila, etc.

O jeito vai ser eu posicionar o terrário logo abaixo da janela, de modo que a luz atinja mais fortemente a parte de cima. Vou ter que substituir a tampa por plástico filme, pois ela não é transparente. A caixa que comprei não é ideal, mas foi a única que encontrei aqui na cidade, infelizmente, e bem cara também (+ de R$40,00). Ou ainda, posso fazer um furo circular em cima e tampar com o plástico, dessa forma penso que fique melhor.

Então, a questão de tapar dos lados e embaixo não é tão obrigatória assim pros cogumelos crescerem majoritariamente na direção desejada, apesar de que com certeza vai ser mais fácil determinar a direção.

Particularmente como nunca escureci meus terrários de pet, descobri uma configuração da iluminação que 95% dos cogumelos seguiam pra cima (um ou outro se metem com as argilas :lol:) e que é funcional pras pets. Uma lâmpada relativamente potente em uma altura próxima, como está nestas fotos:
View attachment 89058 View attachment 89059

Claro que cada caso é um caso, mas fica a observação. :coffee:

Então, a questão de tapar dos lados e embaixo não é tão obrigatória assim pros cogumelos crescerem majoritariamente na direção desejada, apesar de que com certeza vai ser mais fácil determinar a direção.

Particularmente como nunca escureci meus terrários de pet, descobri uma configuração da iluminação que 95% dos cogumelos seguiam pra cima (um ou outro se metem com as argilas :LOL:) e que é funcional pras pets. Uma lâmpada relativamente potente em uma altura próxima, como está nestas fotos:
View attachment 89058 View attachment 89059

Claro que cada caso é um caso, mas fica a observação. :coffee:

Eu tenho uma luminária com lâmpada de LED, talvez eu poderia fazer o tal furo e colocá-la por cima do terrário como uma terceira opção. Eu sempre prefiro a luz natural, afinal ela é grátis! :D. A potência da luz influi na direção? Pois no caso uma luz de LED direta próxima ao terrário iria influenciar mais o crescimento do que a luz indireta, não?

A potência da luz influi na direção? Pois no caso uma luz de LED direta próxima ao terrário iria influenciar mais o crescimento do que a luz indireta, não?

Eu realmente não entendo muito de iluminação, é mais pra minha prática mesmo. Apenas, uma luz mais fraca não direciona meu cultivo, e numa distância maior não ficam pra cima em percentual alto. Não sei se pode ter alguma coisa a ver com o calor da luz mais perto, também. :coffee:

A luz natural é no entanto uma excelente opção: tempo e temperatura de cor certos. Muitos cultivadores fazem só assim, com o terrário perto ou debaixo de uma janela. Mas neste caso seria interessante então escurecer as laterais se observar que os cogumelos não estão alinhados como gostaria. :bigode:

Eu realmente não entendo muito de iluminação, é mais pra minha prática mesmo. Apenas, uma luz mais fraca não direciona meu cultivo, e numa distância maior não ficam pra cima em percentual alto. Não sei se pode ter alguma coisa a ver com o calor da luz mais perto, também. :coffee:

A luz natural é no entanto uma excelente opção: tempo e temperatura de cor certos. Muitos cultivadores fazem só assim, com o terrário perto ou debaixo de uma janela. Mas neste caso seria interessante então escurecer as laterais se observar que os cogumelos não estão alinhados como gostaria. :bigode:
@ExPoro, acabei optando pela luz natural! Coloquei ela debaixo da janela e ficou numa altura muito boa, de modo que a luz vem por cima! A minha preocupação agora é com a temperatura, que hoje de tarde estava há 26C°, não sei se a diferença é gritante, pois vi recomendações de manter a 23C°. Borrifei água gelada nas paredes e surtiu efeito, mas durou apenas alguns minutos até que a temperatura voltasse. Meu terrário é pequeno, acho que vou ter que por água gelada no copo onde a bombinha de ar fica borbulhando ou então arranjar uma garrafa pequena com água congelada e colocar entre os copos, pois quero muito deixar na melhor temperatura possível para a pinagem.

12/07/2016 - Fiz uma pequena adaptação no terrário. Retirei a tampa e substitui por plástico filme, dessa forma a luz bate mais forte nos bolos e estimula o crescimento pra cima. Os bolos já estão começando a dar sinais de pinagem, e parece que virão muitos frutos!

Anexos

• IMG_20160712_112916974.jpg
    IMG_20160712_112916974.jpg
    48.8 KB · Visualizações: 36
  • IMG_20160712_112914226.jpg
    IMG_20160712_112914226.jpg
    35.3 KB · Visualizações: 35
  • IMG_20160712_112910532.jpg
    IMG_20160712_112910532.jpg
    108.5 KB · Visualizações: 37
Última edição:
13/07/2016 - Eis que surgem os primeiros pins! As fotos ficaram meio embaçadas, mas creio que dê pra perceber!

Anexos

• IMG_20160713_112123120.jpg
    IMG_20160713_112123120.jpg
    38.9 KB · Visualizações: 34
  • IMG_20160713_112116760.jpg
    IMG_20160713_112116760.jpg
    45.9 KB · Visualizações: 36
Back