Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo - Cambodian - PF TEK

Diário de cultivo completo.
Olá pessoal! Finalmente estou iniciando meu primeiro cultivo. Irei iniciar esta narrativa com o preparo da seringa, perdoem-me, mas pretendo ser o mais detalhista possível:

16/06/2016 - Fiz uma mistura de 2 colheres de chá de água sanitária para 2 copos americanos de água mineral. Após isso borrifei o ambiente da Glovebox e também dentro dela. Passei um lenço para retirar o excesso e a fechei para tomar um banho com um sabonete bactericida. Retornei e fiz o processo novamente e limpei com guardanapos (fiz esse processo umas 4x ao todo). Após isso coloquei uma luva e uma máscara cirúrgica para colocar os materiais necessários na Glovebox. Após um certo momento perdido, abri o pote de coleta esterilizado e acrescentei água destilada. Meio desajeitado, abri pela primeira vez o carimbo de Esporos. Raspei com o maximo de cuidado possível com a ponta de uma tesoura previamente esterilizada com álcool 70 uma pequena parcela dos Esporos, cerca de 1/8 do carimbo. Fechei o carimbo de forma completamente amadora e tapei o pote. Após isso retirei a seringa de 20ml do pacote e coloquei a agulha. Para minha surpresa a agulha não era tão grande quanto o desejado. Retirei a agulha e puxei os Esporos umas 3 vezes para que a mistura ficasse incolor. Puxei a mistura apenas com a seringa e coloquei a agulha novamente com tampa. Após isso abri a Glovebox, retirei a seringa, a enrolei em papel alumínio e coloquei na geladeira (na gaveta abaixo do congelador) para hidratação por 24h. Os carimbos foram protegidos por uma folha de papel A4 e colocados em uma vasilha enrolada com plástico filme. Amanhã, dia 17, pretendo inocular os primeiros copos.

Anexos

• IMG_20160616_194824774.jpg
    IMG_20160616_194824774.jpg
    45.5 KB · Visualizações: 90
  • IMG_20160616_203239769.jpg
    IMG_20160616_203239769.jpg
    71.8 KB · Visualizações: 86
Última edição:
Tem bastante espaço pra água no copo? porque se tiver tudo bem, mas se couber muito pouco, pode ser que ele absorva menos do que conseguiria.
Bom, não sei dizer. O micélio está bem saudável. Melhor evitar do que remediar. Vou colocá-los em uma vasilha à parte. Há algum empecilho em colocá-los juntos em uma vasilha só? Pois não sei se tenho vasilhas suficientes para cada copo, vou ter que dar uma olhada com calma.

Em relação à quantidade de água que o bolo pode absorver acho que 1 a 2 cm de camada de água é suficiente. Digo com base nas submersões que tenho feito com meu in vitro e depois de 24 horas consigo medir a quantidade de água absorvida, que costuma ser pouca. Veja aqui nessa foto o volume de água que no caso foi absorvido em 24 horas, corresponde ao volume de ar que ficou no copo até a tampa:
in-vitro-tirando-do-dunk-1-jpg.91568

:bigode:

Atualização - 09/07/2016 - Pessoal, retirei 5 copos da incubadora, um deles ainda não fechou (o arroz está mt compactado, pois não foi moído direito, talvez deveria reaproveitá-lo em um outdoor). Coloquei eles em cold dunk - 4 no recipiente baixo e 1 no recipiente alto. Utilizei ao todo 3 garrafas de água mineral de 1,5L. O único copo contaminado havia retirado da incubadora já alguns dias atrás. Gostaria de saber se posso pegar a parte saudável do micélio e fazer um outdoor ou um pequeno casing, pois não quero jogá-lo fora. Consegui muita argila expandida, está de molho em uma bacia com 1 colher de sopa de cloro e amanhã vai tudo pro terrário. Até agora são 5 copos saudáveis com o outro encubado - aguardando fechamento.

Anexos

• IMG_20160709_144537089_HDR.jpg
    IMG_20160709_144537089_HDR.jpg
    62.4 KB · Visualizações: 31
o arroz está mt compactado, pois não foi moído direito
Quanto maior o grão de arroz menos compacto ficaria, não? Os motivos podem ser excesso de umidade, por exemplo. Muitas vezes a pessoa segue a receita direitinho mas entra água no cozimento, etc. Se você levou pro dunk sem esperar completar a colonização, pelo menos arrancou toda a área não colonizada? Os outros você deixou uma semana de consolidação? Lembre-se de ser paciente...
. Gostaria de saber se posso pegar a parte saudável do micélio e fazer um outdoor ou um pequeno casing,
Claro, se for enterrar no jardim, dê preferência a locais sombreados, próximo a outras plantas.

Quanto maior o grão de arroz menos compacto ficaria, não? Os motivos podem ser excesso de umidade, por exemplo. Muitas vezes a pessoa segue a receita direitinho mas entra água no cozimento, etc. Se você levou pro dunk sem esperar completar a colonização, pelo menos arrancou toda a área não colonizada? Os outros você deixou uma semana de consolidação? Lembre-se de ser paciente...

Claro, se for enterrar no jardim, dê preferência a locais sombreados, próximo a outras plantas.
Bom, o que não foi colonizado ainda está encubado. Os outros já estão todos colonizados, deixei alguns dias para a consolidação (3 - 4 dias) pois ainda não tinha a argila em mãos. Até mesmo a camada de casing foi colonizada.

10/07/2016 - Terrário montado, fiz vários furos na lateral e em cima, tapei com fita micropore. Esterilizei a vermiculita no forno na temperatura máxima por 15m. Daqui a pouco vou rolar o bolo nela e pôr no terrário. Uma dúvida que me surgiu é sobre a água do fundo do terrário, não há problema de ser água da torneira? Outra coisa foi o furo para passar os fios. Coloquei o filtro de café, mas o furo que fiz não ficou mt redondo e parece que às vezes fica um pequeno buraco, vou tentar encontrar a lã acrílica para substituir, pois tenho medo que, por menores que os buracos sejam, entre mosquito.

Última edição:
Ainda bem! Sobrou água dos litros de água mineral, só que não sabia qual dos litros era o certo! Agora acabei de colocar os bolos no terrário, coube a conta certa: 5 bolos. O meu está com bomba de ar e aquecedor. Coloquei um peso por cima para prender melhor a umidade. Fiz o roll nos bolos com vermiculita! Sobrou bastante vermiculita, posso armazená-la? Um fator que estou preocupado é a iluminação, pois meu cultivo está posicionado de modo que a janela está ao lado, e a luz entra mais pela esquerda do que por cima. Devo cercar o terrário com papel alumínio, deixando apenas um espaço por cima para que a luz entre?

Anexos

• IMG_20160710_154326606.jpg
    IMG_20160710_154326606.jpg
    59.1 KB · Visualizações: 30
Última edição por um moderador:
e a luz entra mais pela esquerda do que por cima. Devo cercar o terrário com papel alumínio, deixando apenas um espaço por cima para que a luz entre?
De preferência sim, mas não é obrigatório. Mas seus frutos vão nascer tortinhos ao invés de apontarem para cima. às vezes isso atrapalha em pins laterais que alguns crescem tão deitados que vão caindo na argila, etc.

Isso não vai atrapalhar as saídas de ar? Os furos estão bem embaixo!
É óbvio que os furos não podem ser tapados, ou seja, têm que ser refeitos. Normalmente quando faço um terrário primeiro eu encapo ele com papel contact preto pra depois fazer os furos, porque daí já fura tudo junto.

O jeito vai ser eu posicionar o terrário logo abaixo da janela, de modo que a luz atinja mais fortemente a parte de cima. Vou ter que substituir a tampa por plástico filme, pois ela não é transparente. A caixa que comprei não é ideal, mas foi a única que encontrei aqui na cidade, infelizmente, e bem cara também (+ de R$40,00). Ou ainda, posso fazer um furo circular em cima e tampar com o plástico, dessa forma penso que fique melhor.

Então, a questão de tapar dos lados e embaixo não é tão obrigatória assim pros cogumelos crescerem majoritariamente na direção desejada, apesar de que com certeza vai ser mais fácil determinar a direção.

Particularmente como nunca escureci meus terrários de pet, descobri uma configuração da iluminação que 95% dos cogumelos seguiam pra cima (um ou outro se metem com as argilas :lol:) e que é funcional pras pets. Uma lâmpada relativamente potente em uma altura próxima, como está nestas fotos:
View attachment 89058 View attachment 89059

Claro que cada caso é um caso, mas fica a observação. :coffee:

Então, a questão de tapar dos lados e embaixo não é tão obrigatória assim pros cogumelos crescerem majoritariamente na direção desejada, apesar de que com certeza vai ser mais fácil determinar a direção.

Particularmente como nunca escureci meus terrários de pet, descobri uma configuração da iluminação que 95% dos cogumelos seguiam pra cima (um ou outro se metem com as argilas :LOL:) e que é funcional pras pets. Uma lâmpada relativamente potente em uma altura próxima, como está nestas fotos:
View attachment 89058 View attachment 89059

Claro que cada caso é um caso, mas fica a observação. :coffee:

Eu tenho uma luminária com lâmpada de LED, talvez eu poderia fazer o tal furo e colocá-la por cima do terrário como uma terceira opção. Eu sempre prefiro a luz natural, afinal ela é grátis! :D. A potência da luz influi na direção? Pois no caso uma luz de LED direta próxima ao terrário iria influenciar mais o crescimento do que a luz indireta, não?

A potência da luz influi na direção? Pois no caso uma luz de LED direta próxima ao terrário iria influenciar mais o crescimento do que a luz indireta, não?

Eu realmente não entendo muito de iluminação, é mais pra minha prática mesmo. Apenas, uma luz mais fraca não direciona meu cultivo, e numa distância maior não ficam pra cima em percentual alto. Não sei se pode ter alguma coisa a ver com o calor da luz mais perto, também. :coffee:

A luz natural é no entanto uma excelente opção: tempo e temperatura de cor certos. Muitos cultivadores fazem só assim, com o terrário perto ou debaixo de uma janela. Mas neste caso seria interessante então escurecer as laterais se observar que os cogumelos não estão alinhados como gostaria. :bigode:

Eu realmente não entendo muito de iluminação, é mais pra minha prática mesmo. Apenas, uma luz mais fraca não direciona meu cultivo, e numa distância maior não ficam pra cima em percentual alto. Não sei se pode ter alguma coisa a ver com o calor da luz mais perto, também. :coffee:

A luz natural é no entanto uma excelente opção: tempo e temperatura de cor certos. Muitos cultivadores fazem só assim, com o terrário perto ou debaixo de uma janela. Mas neste caso seria interessante então escurecer as laterais se observar que os cogumelos não estão alinhados como gostaria. :bigode:
@ExPoro, acabei optando pela luz natural! Coloquei ela debaixo da janela e ficou numa altura muito boa, de modo que a luz vem por cima! A minha preocupação agora é com a temperatura, que hoje de tarde estava há 26C°, não sei se a diferença é gritante, pois vi recomendações de manter a 23C°. Borrifei água gelada nas paredes e surtiu efeito, mas durou apenas alguns minutos até que a temperatura voltasse. Meu terrário é pequeno, acho que vou ter que por água gelada no copo onde a bombinha de ar fica borbulhando ou então arranjar uma garrafa pequena com água congelada e colocar entre os copos, pois quero muito deixar na melhor temperatura possível para a pinagem.

12/07/2016 - Fiz uma pequena adaptação no terrário. Retirei a tampa e substitui por plástico filme, dessa forma a luz bate mais forte nos bolos e estimula o crescimento pra cima. Os bolos já estão começando a dar sinais de pinagem, e parece que virão muitos frutos!

Anexos

• IMG_20160712_112916974.jpg
    IMG_20160712_112916974.jpg
    48.8 KB · Visualizações: 36
  • IMG_20160712_112914226.jpg
    IMG_20160712_112914226.jpg
    35.3 KB · Visualizações: 35
  • IMG_20160712_112910532.jpg
    IMG_20160712_112910532.jpg
    108.5 KB · Visualizações: 37
Última edição:
13/07/2016 - Eis que surgem os primeiros pins! As fotos ficaram meio embaçadas, mas creio que dê pra perceber!

Anexos

• IMG_20160713_112123120.jpg
    IMG_20160713_112123120.jpg
    38.9 KB · Visualizações: 34
  • IMG_20160713_112116760.jpg
    IMG_20160713_112116760.jpg
    45.9 KB · Visualizações: 36
Back