Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Vale do Chopim + Casing

Diário de cultivo completo.
Saudações a todos do Cogumelos Mágicos.

Começo mais um cultivo, agora com a strain Vale do Chopim.

Primeiro passo está sendo o preparo do milho:

INGREDIENTES:

- 1kg de milho para pipoca
- Hipoclorito de sódio
- Calcário (Só tinha saco de 10kg!!!)
- Panela de Pressão
- Dedicação e boas energias.

1. Coloquei dois saquinhos de milho de pipoca em uma panela com água fervendo, deixando lá por 30 minutos e desligando o fogo, está panela ficou lá por 24 horas para amolecer o milho.

2. Após 24h o milho foi lavado em água corrente, e agora adicionado novamente em imersão com duas colheres de hipoclorito de sódio, este procedimento irá esterilizar o milho até o miolo.

3. Após 24h em imersão em água e hipoclorito de sódio, foi enxaguado em água corrente, e agora deixado imerso em água com duas colheres de calcário para controle da acidez por conta do Hipoclorito de sódio.

4. Amanhã irei secar bem o milho e montar os potes para irem para a panela de pressão.

Logo mais venho com mais informações...
 
Na expectativa desse VALEEE mermão, atualizaaaa ae powww! hehe
 
Torcendo pelo sucesso do cultivo!!! É bom ver a strain do Celsinho daqui do fórum rendendo bons cultivos!

Quanto à camada de casing, RainSpirit, acha bom mesmo usar esterco e húmus? Achei que fossem melhores para o uso em substrato e não no casing, que deve ser bom retentor de umidade antes de nutritivo. Abraço!!!
 
Salve salve! Gratidão familia! belo cultivoo, fico muito feliz de ver esse trabalho com a Vale do Chopim, indico vc fazer cada frasco com um tipo de cobertura, use elas isoladas e outras misturadas, e tbm verifique a quantidade de cobertura.... Amaral , qual foi a medida(cm) que vc teve melhor resultado com os vales?

Boa sorte, me parece que logo veremos alguns cogumelitoss! hehe
 
Os resultados mais positivos com vale, vem com o mix do substrato com spawn, em vez de camadas de substrato e camada de spawn, 2,5 polegadas no máximo.
 
Quanto à camada de casing, RainSpirit, acha bom mesmo usar esterco e húmus? Achei que fossem melhores para o uso em substrato e não no casing, que deve ser bom retentor de umidade antes de nutritivo. Abraço!!!

Mas é isso mesmo mano! A camada de casing não deve ser nutritiva, apenas a mistura para o bulk.

A camada pode ser só de vermiculita por exemplo. A única função dela é manter o microclima.
 
Mas é isso mesmo mano! A camada de casing não deve ser nutritiva, apenas a mistura para o bulk.

A camada pode ser só de vermiculita por exemplo. A única função dela é manter o microclima.

Rain, o pó de coco pra casing, ele é bom pq da pra ver com mais facilidade se a camada esta seca ou nao, correto ? Só a Vermiculita, seca ou umida ela aparenta ter a mesma aparênca, com o pó de coco fica bem mais facil de identificar, e o pó de coco nao eh tao nutritivo assim,correto ? e pode ser ESTERELIZADO no microondas, pó de coco com vermiculita.
 
Salve gente!

Confesso que fiquei um pouco confuso agora.

Eu sempre achei que a camada do case tinha que ser algo nutritivo, já que somente o milho nao tem nutrientes.

Estou falando besteira?

Eu iria fazer 50% Po de coco e 50% verm.

Os potes estão 100%, chegou a hora, então não queria fazer nada de errado com essa strain.

Abração.
 
Salve gente!

Confesso que fiquei um pouco confuso agora.

Eu sempre achei que a camada do case tinha que ser algo nutritivo, já que somente o milho nao tem nutrientes.

Estou falando besteira?

Eu iria fazer 50% Po de coco e 50% verm.

Os potes estão 100%, chegou a hora, então não queria fazer nada de errado com essa strain.

Abração.

faça a camada só com coco e verm.
Casing nutritivo aumenta em muito as chances de contaminação.
Se for adicionar, que seja apenas como aditivo, no max. 5%
 
Rain, o pó de coco pra casing, ele é bom pq da pra ver com mais facilidade se a camada esta seca ou nao, correto ? Só a Vermiculita, seca ou umida ela aparenta ter a mesma aparênca, com o pó de coco fica bem mais facil de identificar, e o pó de coco nao eh tao nutritivo assim,correto ? e pode ser ESTERELIZADO no microondas, pó de coco com vermiculita.

Mano, eu iria de fibra... creio que o pó de coco tem uma facilidade maior de compactar na camada.
 
Fala meus amigos, tudo bem?

Como prometido as fotos os potes 100%.

Tem um pote que está muito suspeito, apareceram umas manchas negras/marrom... este pote estava muito úmido, bom.. vamos as fotos.

Potes que foram feito processo de G2G, ja começaram a colonização, tudo perfeito e no tempo certo:

IMG_0910.JPG

Potes 100% com vale do chopin. Agora vamos para o case!
IMG_0913.JPG

Aqui a parte sinistra, este pote estava bem úmido, e agora olha como estão estas manchas.
IMG_0915.JPG

Olha o fundo:
IMG_0916.JPG


Grande abraço.IMG_0914.JPG
 
Ótimo!!!

Vamos continuar então!

Vou até limpar meu terrario para comecar tudo novo!

Quero este vale florindo muito

abs
 
Olá pessoal.

Voltando com a pasteurização do substrato.

SUBSTRATO:

- Esterco puro bovino.
- Húmus de Minhoca
- Calcário Calcítico

51257-b0ef707e25a2f5fbe0dd768a1d8cce08.jpg

Preparei na proporção 87% de esterco, 3% de húmus e 10% de corretor de PH.

51258-a1aca82d646322d9d5cd19705170c979.jpg

Hora de dar uma de ana maria braga:

51259-dacae9471ed9748d21f8d0b1706c69b3.jpg

Tudo pronto, 3 potes de substrato bulk.

51261-709dfe1885f034fc090f66e7cb52ffde.jpg

HORA DA PASTEURIZAÇÃO:

- 1h30 em temperatura entre 67 e 70 graus.

Coloquei agua até metade da panela:
IMG_0948.JPG

Esquentei a água até 70 graus:

51262-f24d852b6fad85b590a262236226e234.jpg

Desliguei o fogo e tampei a panela:

IMG_0949.JPG

Em intervalos de 15min, meço a temperatura e ligo o fogo novamente, controlando a temperatura.

É isso ai, em breve posto as fotos do Bulk!

Abs
IMG_0940.JPGIMG_0941.JPGIMG_0942.JPGIMG_0944.JPGIMG_0947.JPG
 
Bom trabalho :D nao sabia q dava pra ficar sem a vermiculta, da proxima q a minha acabar nao vou desesperar hehehehhe quero ver acabar tbm 100litros heauhuea, Bom cultivo pra nós! abraço
 
Continuando...

Depois de 1h40 de pasteurização, fiz um choque térmico de 20 minutos na geladeira. Tirei e deixei em temperatura ambiente por mais 20min.

Hora de esterilizar as bandejas/colher e deixar tudo pronto:

IMG_0950.JPG

As quatro bandejas prontas, enroladas em plástico filme e com alguns furos para respirar:

IMG_0951.JPG

Bandejas organizadas dentro da incubora, temperatura regulada em 27 graus:

IMG_0952.JPG

Pronto, tudo feito, incubadora guardada no armário onde a enteogenia acontece.
IMG_0953.JPG

Só esperar os resultados.

Um abraço forte!
 
Continuando...



As quatro bandejas prontas, enroladas em plástico filme e com alguns furos para respirar:

Andei perdendo bulks enrolados em filme, se não tiver ar suficiente circulando, pode gerar cobweb, fiz furos também mas não foi suficiente.
Coloque uma folha de aluminio e não aperte tanto , só proteja, coloque na incubadora, verifique se insetos não aparecem, abra diariamente a caixa para renovar o ar.

Ou faça assim a incubadora:
https://teonanacatl.org/threads/planejando-o-terrário-sem-equipamentos.9092/
post# 6
 
É isso ai @Mantus, tudo bem explicadinho e detalhado, disso que precisamos. Informações e dados.
Gostei. Sucesso ai.

A mistura de Casing vermiculita e pó de coco pode ser esterelizada no microondas, sendo mais facil do que pasteurizar. mas tbm serve, só acho q eh menos trampo.
Qual potencia e tempo vc utiliza no microondas ?
 
Última edição por um moderador:
Back
Top