Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Vale do Chopim + Casing

Diário de cultivo completo.
Saudações a todos do Cogumelos Mágicos.

Começo mais um cultivo, agora com a strain Vale do Chopim.

Primeiro passo está sendo o preparo do milho:

INGREDIENTES:

- 1kg de milho para pipoca
- Hipoclorito de sódio
- Calcário (Só tinha saco de 10kg!!!)
- Panela de Pressão
- Dedicação e boas energias.

1. Coloquei dois saquinhos de milho de pipoca em uma panela com água fervendo, deixando lá por 30 minutos e desligando o fogo, está panela ficou lá por 24 horas para amolecer o milho.

2. Após 24h o milho foi lavado em água corrente, e agora adicionado novamente em imersão com duas colheres de hipoclorito de sódio, este procedimento irá esterilizar o milho até o miolo.

3. Após 24h em imersão em água e hipoclorito de sódio, foi enxaguado em água corrente, e agora deixado imerso em água com duas colheres de calcário para controle da acidez por conta do Hipoclorito de sódio.

4. Amanhã irei secar bem o milho e montar os potes para irem para a panela de pressão.

Logo mais venho com mais informações...
 
Bom dia Pessoal...

Potes em estado bem avançado, todo coberto, acho que mais 1 semana para ficar bem forte, depois postarei fotos.

Acho que chegou a hora de pensar na camada... tava pensando 50% verm. 50% Pó de coco. Confesso que não sou muito experiente em casing de grãos, está sendo o meu primeiro.

O que vocês aconselham?

abracos a todos.
 
Esse substrato para casing é ótimo, 50% vermiculita + 50% pó de fibra de coco. Eu já usei com spawn em milho de pipoca e deu muito certo, de colheitas fartas. Eu recomendo medir o ph da mistura e ajustá-lo para 7. A mistura de pó de fibra de coco e vermiculita que usei estava um tanto ácida, e neutralizei-a adicionando algumas colheres de calcário agrícola. Precisa neutralizar a mistura, humidecê-la e pasteurizá-la antes de montar o casing. Sucesso aí, Mantus, pra saber mais sobre esses processos, uma pesquisa no Glossário daqui mesmo vai muito bem. :blackalien:
 
boa sorte ai! tá muito certeiro esse cultivo, vai dar tudo certo! :)
 
Indico substrato com presença de atividade biológica (humus e esterco) para os Vale do Chopim, lembrando que deve se pasteurizar o meio e nunca esterelizar, quanto a esses substratos. Vermiculita com fibra de coco esterelizada vai funcionar tbem, porem com flushs menos representativos. Boa sorte :)
 
Ouvi dizer que o húmus é o maior adubo que existe, se esterilizar húmus perde boa parte dos nutrientes?

Daria certo também fazer uma mistura tipo (vermiculita 33% + húmus 33% + pó de coco 33%) ?

Eu tenho aquelas panelas de dois planos, a parte de cima tem furos para fazer alimentos a vapor, será que deixando uma mistura dessas por 1 horas neste vapor caracteriza mais uma pasteurização do que uma esterilização já que não chega a 121º ?

(aproveitando o tópico para tirar umas dúvidas) :whistle: valeu!
 
Ouvi dizer que o húmus é o maior adubo que existe, se esterilizar húmus perde boa parte dos nutrientes?

Esterilizar o húmus irá acabar com a atividade biológica presente nele, fazendo com que o micélio dos cubensis não tenha mais tantas vantagem.

Daria certo também fazer uma mistura tipo (vermiculita 33% + húmus 33% + pó de coco 33%) ?

Sim, funciona muito bem! Essa mistura é bastante utilizada.

Eu tenho aquelas panelas de dois planos, a parte de cima tem furos para fazer alimentos a vapor, será que deixando uma mistura dessas por 1 horas neste vapor caracteriza mais uma pasteurização do que uma esterilização já que não chega a 121º ?

Pode ser que sim... o vapor pode pasteurizar o substrato, mas nunca ouvi ninguém que tenha usado essa técnica de vapor anteriormente.
 
Ouvi dizer que o húmus é o maior adubo que existe, se esterilizar húmus perde boa parte dos nutrientes?

Daria certo também fazer uma mistura tipo (vermiculita 33% + húmus 33% + pó de coco 33%) ?

Eu tenho aquelas panelas de dois planos, a parte de cima tem furos para fazer alimentos a vapor, será que deixando uma mistura dessas por 1 horas neste vapor caracteriza mais uma pasteurização do que uma esterilização já que não chega a 121º ?

(aproveitando o tópico para tirar umas dúvidas) :whistle: valeu!

Se esterelizar o humus você não perde nutrientes, você elimina toda atividade microorganica ali existente, oque não é legal, seu substrato ficará facil para invasores(contaminantes) se instalarem.
A mistura que você citou acima é otima e bem funcional.
Pasteurização não deve passar de 64° Celsius, por um periodo minimo de 1hr, com intervalo de 24hrs para novo processo de mais 30minutos de pasteurização.
 
Esterilizar o húmus irá acabar com a atividade biológica presente nele, fazendo com que o micélio dos cubensis não tenha mais tantas vantagem.



Sim, funciona muito bem! Essa mistura é bastante utilizada.



Pode ser que sim... o vapor pode pasteurizar o substrato, mas nunca ouvi ninguém que tenha usado essa técnica de vapor anteriormente.

A minha dúvida é no procedimento após desligar o fogo, existe entrada de ar na panela oque pode prejudicar o substrato recém vaporizado, e também a retirada do substrato da panela que teria que ser minuciosa, a não ser que após desligar com o substrato ainda quente o colocasse em um saco de polipropileno bem limpo e armazenasse até esfriar.
 
A minha dúvida é no procedimento após desligar o fogo, existe entrada de ar na panela oque pode prejudicar o substrato recém vaporizado, e também a retirada do substrato da panela que teria que ser minuciosa, a não ser que após desligar com o substrato ainda quente o colocasse em um saco de polipropileno bem limpo e armazenasse até esfriar.

Descola uma forma de monitora, ou vai no susto mesmo, acendendo a boca do fogão de 20 em 20 minutos por exemplo, antes de começa ebulição você desliga e abafa.
 
Descola uma forma de monitora, ou vai no susto mesmo, acendendo a boca do fogão de 20 em 20 minutos por exemplo, antes de começa ebulição você desliga e abafa.

pois é, to tendo tanto trampo para gerar um micélio que acho que vou deixar essa experiencia para mais além, por agora vou no tradicional mesmo, mas ainda vou fazer este teste com panelas de vapor, dai atualizo as informações para os interessados :feliz:
 
Caro amigo cubensisdedread...

Nunca fiz no microondas, 100% de eficaz?

Consegue descrever como você faz o seu processo no microondas?

Abração!

Mantus, a vermiculita e pó de coco sao ''inertes'' então estereliza-las no microondas nao tem problema, mas comoo amaral falou humus e esterco tem que pasteurizar....
A esterelização do pó de coco com vermiculita é só vc misturar bem os dois, umedecer e levar ao microondas por 10 minutos, umedece de novo, e mais 10 minutos.... eu uso apenas 10 minutos, mas coloque mais pra garantir :D.Abraço mano, bom cultivo!
 
Realmente o tópico está bombando, isso é ótimo para todos nós.

Acho que eu vou de vermiculita 33% + húmus 33% + pó de coco 33%... Mas pintaram umas duvidas, do tipo.

Usar pó de coco ou pó de fibra de coco? realmente há diferença?
Pelo que eu entendi, no processo de pasteurização é deixar o meio em temperatura até 67 graus por 1 hora, aguardar 24h e depois repetir o processo mais 30min, correto?

O que eu posso usar para atingir essa temperatura? Banho maria? realmente essa parte ficou nebulosa na minha cabeça, o que vocês usam de mais eficaz?

Grande abraco.
 
Usar pó de coco ou pó de fibra de coco? realmente há diferença?

Eu iria de fibra de coco, pois a mesma pode evitar que o substrato fique compactado.

Pelo que eu entendi, no processo de pasteurização é deixar o meio em temperatura até 67 graus por 1 hora, aguardar 24h e depois repetir o processo mais 30min, correto?

Existem diversas técnicas de pasteurização. Sugiro dar uma olhada nessa página, e nesse tópico. Eu não tinha ouvido falar de repasteurizar no dia seguinte, mas acho que pode ser uma opção válida.

O que eu posso usar para atingir essa temperatura? Banho maria? realmente essa parte ficou nebulosa na minha cabeça, o que vocês usam de mais eficaz?

Tem umas técnicas no link anterior. Mas eu prefiro ou mergulhar o substrato em água com temperatura controlada, dentro de uma fronha de travesseiro. Ou fazer em banho maria, que é o método que eu geralmente uso, mas não é muito eficaz, pois a mistura não se aquece uniformemente.
 
Realmente o tópico está bombando, isso é ótimo para todos nós.

Acho que eu vou de vermiculita 33% + húmus 33% + pó de coco 33%... Mas pintaram umas duvidas, do tipo.

Usar pó de coco ou pó de fibra de coco? realmente há diferença?
Pelo que eu entendi, no processo de pasteurização é deixar o meio em temperatura até 67 graus por 1 hora, aguardar 24h e depois repetir o processo mais 30min, correto?

O que eu posso usar para atingir essa temperatura? Banho maria? realmente essa parte ficou nebulosa na minha cabeça, o que vocês usam de mais eficaz?

Grande abraco.

Mantus, se vc usar uma panela grande pra por a água e uma menor pra por o substrato, da pra mecher a mistura com uma colher grande de Arroz, só usar panela de boca larga, creio q pra quantidade q vc vai usar nao precisa de uma panela enorme pro substrato...Eu uso uma panela de cozinhar a vapor, ela é tipo Cilindrica e com a colher da pra misturar o substrato todo, deixo uns minutos sem mexer ai com a colher puxo osubstrato do fundo pra cima e misturo, assim pasteuriza ele todo. Nos bulks eu tenho pasteurizado apenas de 90 a 120 minutos, mesmo com esterco. Até hj nao tive nem uma contaminação, mas a tek daqui pode ser mais confiavel.
 
Eu aplico banho maria, funciona bem se você prolonga o tempo, use a tampa para abafar!
2horas nesse sistema.
 
Back
Top