Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Transkey - Primeiro cultivo passo a passo

Diário de cultivo completo.
Transkey - Primeiro cultivo

Olá pessoal sou novo aqui no cm.org, mais já estou acompanhando as discussões do fórum já faz uns dois meses, estudando a fundo os cogumelos e as experiências de cultivo do pessoal. Comecei o cultivo faz 5 dias

Metodo: Grão de milho
Raça/Strain:Transkey
Fornecedor: PróFungos
Tipo de Esterilização: PP de 4,5 l
Data da Inoculação: 5 dias atrás

Estou sem as fotos da esterilização e inoculação mas segue os detalhes...

A seringa foi feita com água mineral fervida, coloquei metade do print(que estava bem ralinho) num copinho de cachaça esterilizado e suguei 10 ml e fiquei assustado pensando que não prestaria pq quase não mudou a cor, deixei um dia fora da geladeira em temperatura normal,o outro dia na geladeira e no dia da inoculação deixei em temperatura ambiente totalizando três dias de hidratação.

O milho foi fervido por dez minutos,depois coloquei de molho na água sanitária por 24 horas, depois escorri por 10 minutos,ai coloquei no bicarbonato de sódio por 6 horas ,escorri de novo, depois dei mais uma fervidinha e coloquei na panela de pressão por 1 hora somente com a folha de papel aluminio presa com elástico. No outro dia ao abrir a pp vejo q os potes ficaram muito úmidos, com goticulas de agua na parede dos potes, ai eu sequei com papel toalha e coloquei de novo nos potes só q dessa vez eu lacrei o papel aluminio com um tipo de durex mais largo, fiz somente um furo no centro da tampa e coloquei mais uma folha de papel aluminio tampando sem lacrar. quando retirei os copos vi que eles estavam úmidos do mesmo geito, ai imagino eu q possa ter sido a quantidade de agua(1,25 litros) pro tamanho da pp de 4,5 l e de quebra os tamanhos do copo(uisque),mais como eu tinha q viajar eu inoculei assim mesmo e rezei pra dar tudo certo. Cheguei hoje de viajem e pra minha surpresa os copos pareciam bem secos,e ao contrário de muitos cultivos ele colonizou primeiro o fundo do copo, talvez por eu ter inoculado somente pelo furo central e acho q está colonizando primeiro o miolo do substrato pra depois colonizar as paredes, segue as fotos:
PB070249.JPGPB070246.JPG
 
Primeiro cultivo passo a passo

Alguém poderia me dar um toque dos prós e contras de fazer o casing já com a camada superior ou deixar sem essa camada por 2 ,3 dias?

Aloha!

Primeiro cultivo passo a passo

:confused:
 
Primeiro cultivo passo a passo

foto 1 - um dos 4 casings q eu fiz hoje com os quatro copos de uisque colonizados,1 cm de pó de côco mais calcário de conchas na camada inferior e 3 cm de grãos colonizados cobrindo o pó de cóco e fechado com a tampa da quentinha.

fotos 2 e 3 -4 copos de tamanhos variados q inoculei 6 dias atrás, estão mais rápidos q os copos q eu preparei o casing
PB260350.JPGPB260352.JPGPB260354.JPG
 
Primeiro cultivo passo a passo

Alguém poderia me dar um toque dos prós e contras de fazer o casing já com a camada superior ou deixar sem essa camada por 2 ,3 dias?

Aloha!

Dae Psys...
Eu deixo 2 a 3 dias pro micélio se recuperar, quando comça a ficar felpudo eu cubro(camada superior) com pó de coco+calcario+vermiculita, ai espero colonizar(mais uns 4 a 7 dias depois cubro com vermiculita tamponada(vermiculita+calcario) e levo pro terrário!
Uso esse espaço de tempo somente para o micélio se recuperar mesmo! Quando nao segui esse procedimento o casing atrasou a pinagem, uma semana com relaçao aos outros.
Espero ter ajudado!

Good vibes!
 
Primeiro cultivo passo a passo

Dae Psys...
Eu deixo 2 a 3 dias pro micélio se recuperar, quando comça a ficar felpudo eu cubro(camada superior) com pó de coco+calcario+vermiculita, ai espero colonizar(mais uns 4 a 7 dias depois cubro com vermiculita tamponada(vermiculita+calcario) e levo pro terrário!
Uso esse espaço de tempo somente para o micélio se recuperar mesmo! Quando nao segui esse procedimento o casing atrasou a pinagem, uma semana com relaçao aos outros.
Espero ter ajudado!

Good vibes!

vou fazer como vc falou só não tenho a vermiculita q aki onde moro não encontra

vem cá a aparência dos grãos é aquela mesma ou tá fraco?]

Aloha!
 
Primeiro cultivo passo a passo

vou fazer como vc falou só não tenho a vermiculita q aki onde moro não encontra

vem cá a aparência dos grãos é aquela mesma ou tá fraco?]

Aloha!
Sem vermiculita use somente o pó de coco + calcario levemente úmidos! Cuidado pra nao compactar e perder aeraçao!
Eu achei o micélio meio ralo, mas nao tem como dizer que nao vai vingar! No meu primeiro cultivo presenciei milagres* fúngicos da natureza por aqui.
Dá uma olhada!

1º - https://teonanacatl.org/threads/1º-cultivo-–-transkey-em-milho.1884/
2º - https://teonanacatl.org/threads/2º-cultivo-transkei-em-milho-quirera.2140/

Paz e Luz!
Good vibes!
 
Tomara que ele se recupere, o micélio tava bem branco mais conforme eu ia quebrando ele dentro do ziplock, partes do micélio ficavam grudados no plástico do ziplock, creio q essa técnica não seja muito boa, vc não saberia uma técnica melhor para quebrar os grãos sem perder muito micélio?

vem cá esse seu casing estava com pouco substrato colonizado? pq eu tou vendo uns espaços entre os grãos...

Boa sorte no seu novo cultivo,abraco!
 
Primeiro cultivo passo a passo

Tomara que ele se recupere, o micélio tava bem branco mais conforme eu ia quebrando ele dentro do ziplock, partes do micélio ficavam grudados no plástico do ziplock, creio q essa técnica não seja muito boa, vc não saberia uma técnica melhor para quebrar os grãos sem perder muito micélio?

vem cá esse seu casing estava com pouco substrato colonizado? pq eu tou vendo uns espaços entre os grãos...

Boa sorte no seu novo cultivo,abraco!
Valew guri!

Entao Psys... Eu nao uso ziplock nao! Vou quebrando com a colher e jogando por cima da camada inferior! Nesse casing da foto eu usei po de coco+calcario+vermiculita, normalmente eu uso so vermiculita na camada inferior! Quanto aos espaços que vc viu, pode ser pq eu nao havia espalhado o milho colonizado qdo tirei a foto!

Good vibes!
 
Primeiro cultivo passo a passo

Dei o maior mole... fiz a camada inferior do casing muito alta(+-2cm),e quando fui colocar a camada superior ficou quase sem espaço pra coloca-lá então coloquei uma camada bem fina acho q menos q meio centimetro,tem algum problema?


anexo:foto de um dos casings depois de 2 dias de descanso
PB280361.JPG
 
Primeiro cultivo passo a passo

Dei o maior mole... fiz a camada inferior do casing muito alta(+-2cm),e quando fui colocar a camada superior ficou quase sem espaço pra coloca-lá então coloquei uma camada bem fina acho q menos q meio centimetro,tem algum problema?


anexo:foto de um dos casings depois de 2 dias de descanso
Tá bonito! Não esquenta! Vai cobrindo até onde der! Se virar morro acho que não da nada! O que são os bolos senão morrinhos de micélio!

Good vibes!
 
Primeiro cultivo passo a passo

Blz então...sabe como é iniciante né, quer fazer tudo perfeito nos minimos detalhes,abraço!
 
Primeiro cultivo passo a passo

Blz então...sabe como é iniciante né, quer fazer tudo perfeito nos minimos detalhes,abraço!
hehehe Também sou meio chato comigo as vezes! susse

Eu tbém to engatinhando... o que vale é compartilhar o que aprendemos aqui!

Paz e Luz!
 
Primeiro cultivo passo a passo

Opa
Ta lindo isso ai em psy!!
Acompanhando de perto aqui em..
INoculamos no mesmo dia . hehehe:D
abraços e sucesso
 
Primeiro cultivo passo a passo

Fala Pconsorte, quer dizer q vc inoculou no dia 2 tb? esse é seu primeiro cultivo? se for é muita conhecidência...abraço!!
 
Primeiro cultivo passo a passo

Po PSYS desculpa ai o vacilo.
nao eu inoculei no dia 11/11 hehe:p::rolleyes:
e meu primeiro cultivo..
e posso te dizer nao sera o ultimo ..
hehehe
E ai oque achou do cheiro do micelio??
hehe ta indo tudo bem aqui montei hj o resto dos casings
montei 3 casings e ainda tem 3 bolos e um pote de 500ml de milho!!
Acho que vou fazer um INbalde hehehe
Sorte ai pra ti :D
 
Primeiro cultivo passo a passo

Po PSYS desculpa ai o vacilo.
nao eu inoculei no dia 11/11 hehe:p::rolleyes:
e meu primeiro cultivo..
e posso te dizer nao sera o ultimo ..
hehehe
E ai oque achou do cheiro do micelio??
hehe ta indo tudo bem aqui montei hj o resto dos casings
montei 3 casings e ainda tem 3 bolos e um pote de 500ml de milho!!
Acho que vou fazer um INbalde hehehe
Sorte ai pra ti :D

Rpz o cheiro do micélio é maravilhoso dá até vontade de comer hehehe

eu tb tô com problemas com terrário,tô com quatro casings prontos e três potões q tá perto de aniversariar e tô com três isopores pequenos e o pior vai ser fazer gelo de 6 em 6 horas pra esses três terrários visto q o congelador da minha geladeira é pequeno e já tem uma porrada de coisa...

tava pensado assim como você em fazer baldes, ou então colocar os casings dentro de um saco ziplock na geladeira até pinar,quando pinasse eu colocaria no terrário ou então fazer mini-baldes e colocar na geladeira na parte de baixo onde fica as verduras
 
Primeiro cultivo passo a passo

Não vai cobrir esse milho ai com vermiculita, pó de coco e tals? Mesmo que seja vermiculita pura meu amigo, desse jeito ai com o calor o micélio seca e morre, cobre seus bichinhos ai meu!
 
Primeiro cultivo passo a passo

Não vai cobrir esse milho ai com vermiculita, pó de coco e tals? Mesmo que seja vermiculita pura meu amigo, desse jeito ai com o calor o micélio seca e morre, cobre seus bichinhos ai meu!

Então Calango, eu cobri ele com pó de côco + cálcário de conchas e botei na incubadora de novo
 
Primeiro cultivo passo a passo

psys diz ai,
puxa procura vermiculita em lojas de materiais de construção que vc acha, é essencial, como o Calango disse os meninos secam:eek:
 
Primeiro cultivo passo a passo

Vermiculita não é essencial para casing não! :)
Na verdade o pó de côco + calcário e um ótimo composto para casings! Comigo aguentou 7 flushs, so não teve mais pois deu um pinga-pinga dentro do terrário que acabou encharcando os casings :( Ai já era, contaminou e tudo mais.
 
psys diz ai,
puxa procura vermiculita em lojas de materiais de construção que vc acha, é essencial, como o Calango disse os meninos secam:eek:

Cara aqui ninguém nem sabe o que é essa vermiculita, pra vc ter uma idéia em umas duas pet-shops me perguntaram se isso era rémedio pra verme...

Vermiculita não é essencial para casing não! :)
Na verdade o pó de côco + calcário e um ótimo composto para casings! Comigo aguentou 7 flushs, so não teve mais pois deu um pinga-pinga dentro do terrário que acabou encharcando os casings :( Ai já era, contaminou e tudo mais.

Então Roland, fiz meu cultivo me baseando no seu, como aqui não acho nem a pau a tal da vermiculita mas tem de sobra o pó de côco e vendo q vc teve sucesso somente usando ele, não pensei duas vezes.
 
Back
Top