Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Transkey - Primeiro cultivo passo a passo

Diário de cultivo completo.
Transkey - Primeiro cultivo

Olá pessoal sou novo aqui no cm.org, mais já estou acompanhando as discussões do fórum já faz uns dois meses, estudando a fundo os cogumelos e as experiências de cultivo do pessoal. Comecei o cultivo faz 5 dias

Metodo: Grão de milho
Raça/Strain:Transkey
Fornecedor: PróFungos
Tipo de Esterilização: PP de 4,5 l
Data da Inoculação: 5 dias atrás

Estou sem as fotos da esterilização e inoculação mas segue os detalhes...

A seringa foi feita com água mineral fervida, coloquei metade do print(que estava bem ralinho) num copinho de cachaça esterilizado e suguei 10 ml e fiquei assustado pensando que não prestaria pq quase não mudou a cor, deixei um dia fora da geladeira em temperatura normal,o outro dia na geladeira e no dia da inoculação deixei em temperatura ambiente totalizando três dias de hidratação.

O milho foi fervido por dez minutos,depois coloquei de molho na água sanitária por 24 horas, depois escorri por 10 minutos,ai coloquei no bicarbonato de sódio por 6 horas ,escorri de novo, depois dei mais uma fervidinha e coloquei na panela de pressão por 1 hora somente com a folha de papel aluminio presa com elástico. No outro dia ao abrir a pp vejo q os potes ficaram muito úmidos, com goticulas de agua na parede dos potes, ai eu sequei com papel toalha e coloquei de novo nos potes só q dessa vez eu lacrei o papel aluminio com um tipo de durex mais largo, fiz somente um furo no centro da tampa e coloquei mais uma folha de papel aluminio tampando sem lacrar. quando retirei os copos vi que eles estavam úmidos do mesmo geito, ai imagino eu q possa ter sido a quantidade de agua(1,25 litros) pro tamanho da pp de 4,5 l e de quebra os tamanhos do copo(uisque),mais como eu tinha q viajar eu inoculei assim mesmo e rezei pra dar tudo certo. Cheguei hoje de viajem e pra minha surpresa os copos pareciam bem secos,e ao contrário de muitos cultivos ele colonizou primeiro o fundo do copo, talvez por eu ter inoculado somente pelo furo central e acho q está colonizando primeiro o miolo do substrato pra depois colonizar as paredes, segue as fotos:
PB070249.JPGPB070246.JPG

Primeiro cultivo passo a passo

Eu acho que si voce fizer 6 furos ( usando uma caneta) 3 de um lado e 3 de outro. e cobrindo com uma lan acrilica ou perlon. Nao perderia tanta humidade.
De preferencia na parte mais baixa!
Eu acho que resolveria seu problema!
Mais vamos ver oque o pessoal fala ..

Ps: QUal a temperatura que vc atingiu nos testes do terrario?

abraço:D

Eu acho que si voce fizer 6 furos ( usando uma caneta) 3 de um lado e 3 de outro. e cobrindo com uma lan acrilica ou perlon. Nao perderia tanta humidade.
De preferencia na parte mais baixa!
Eu acho que resolveria seu problema!
Mais vamos ver oque o pessoal fala ..

Ps: QUal a temperatura que vc atingiu nos testes do terrario?

abraço:D

o problema é q eu não acho essa lã acrilica de geito maneira, não tem um substituto pra ela?

e a temperatura do terrário no periodo do dia está em torno de 29 a 30 graus e a noite deve cair um ou dois graus

o problema é q eu não acho essa lã acrilica de geito maneira, não tem um substituto pra ela?

e a temperatura do terrário no periodo do dia está em torno de 29 a 30 graus e a noite deve cair um ou dois graus

Lã acrilica si encontra em quase todas as lojas que trabalham com aquario.
Quanto a temperatura esta altissima.
Na fase de pins vc vai preicsar de temp na media de 18 a 20 graus ..
Depois sobe um pouco ate os 25 no max !!
Tenta resfriar ele de alguma forma. pra vc ter um cultivo de sucesso e colher bons frutos . aproveita esses dias do copo na incubadora e tenta baixar essa temp .. ok
qualquer duvida tamo ai !!!
:D

Lã acrilica si encontra em quase todas as lojas que trabalham com aquario.
Quanto a temperatura esta altissima.
Na fase de pins vc vai preicsar de temp na media de 18 a 20 graus ..
Depois sobe um pouco ate os 25 no max !!
Tenta resfriar ele de alguma forma. pra vc ter um cultivo de sucesso e colher bons frutos . aproveita esses dias do copo na incubadora e tenta baixar essa temp .. ok
qualquer duvida tamo ai !!!

Pelo menos aqui ninguém tem essa lã acrilica, vou substituir por algodão de fármacia

Vou ver se consigo baixar a temperatura com gelo pq por métodos mais complexos aki tá impossivel achar material

Estou prestes a preparar o casing e estou com uma dúvida, quando colocar o casing no periodo de incubação devo colocar em um isopor seco ou com água e argila?

qual o ideal cobrir o substrato colonizado no inicio ou deixar sem a camada superior nas primeiras 72 horas?

Vc deve cobrir todo o substrato colonizado desde o início Psys.

qual o ideal cobrir o substrato colonizado no inicio ou deixar sem a camada superior nas primeiras 72 horas?
Eu deixo até o micélio se recuperar (quando começa a ficar peludo) ai cubro.

Outra coisa se vc ainda nao resolveu o problema dos furos... eu utilizei papel filtro! E, ao inves de varios furos, fiz somente 2 de 2cm de diametro e acoplei uma valvula (ralo de tanque) e com a tampa rosqueei o papel filtro prendendo-o com a borracha da valvula.

Good vibes!

Eu deixo até o micélio se recuperar (quando começa a ficar peludo) ai cubro.

Outra coisa se vc ainda nao resolveu o problema dos furos... eu utilizei papel filtro! E, ao inves de varios furos, fiz somente 2 de 2cm de diametro e acoplei uma valvula (ralo de tanque) e com a tampa rosqueei o papel filtro prendendo-o com a borracha da valvula.

Good vibes!

Vixi agora vcs me deixaram na dúvida...

os furos eu vou colocar algodão e depois tapar com esparadrapo micropore

Acredito que as duas opções são viáveis.

Falo de experiência própria e o Tiwanaku tb. :pos:

Vixi agora vcs me deixaram na dúvida...

os furos eu vou colocar algodão e depois tapar com esparadrapo micropore

O algodão vai absorver umidade, e com o tempo é uma porta de entrada de contaminantes.

Vá em lojas de tecido, peça por lã acrília ou perlon.
Se falarem que não tem, peça por forro de endredon.
Se mesmo falarem que não tem, peça por material para fazer uma ombreira no seu paletó.

sucesso!:pos:

O algodão vai absorver umidade, e com o tempo é uma porta de entrada de contaminantes.

Se mesmo falarem que não tem, peça por material para fazer uma ombreira no seu paletó.

Lã acrilica e seus Sinonimos!!!
heheheh

Agora sim vai ser mais fácil achar, a galera aqui do nordeste não estão acostumadas com esse nomes chiques hahahaha

PIor q tá encima da hora pra eu usar o terrário não vai dar tempo pra procurar essa lã, será q filtro de café substituiria ou teria problemas com contaminantes tb? vai anexo as fotos dos furos do terrário
PB200346.JPGPB200354.JPG

Idêntico ao meu primeiro terrário, simples demais da conta. Como serão casings, então não precisa mais do que iso, porém pelo que me parece só vai caber 2 casings ai nesse terrário. Se tiver mais bolos pode colocar pra frutificar in balde, faço issi direto aqui, mesmo com 2 terrários ainda falta espaço!

Idêntico ao meu primeiro terrário, simples demais da conta. Como serão casings, então não precisa mais do que iso, porém pelo que me parece só vai caber 2 casings ai nesse terrário. Se tiver mais bolos pode colocar pra frutificar in balde, faço issi direto aqui, mesmo com 2 terrários ainda falta espaço!

é esse isopor é pequeno mais acho melhor pra controlar a temperatura, mais já tô com outro de reserva caso não dê pra todos os casings, tô pensando em fazer o q vc falou,frutificar em baldes só q em outdoor

Dois copos já estão quase 100% e os outros dois estão 90%, tô pensando em fazer casing com pó de côco e pó de conchas, será q o uso dá borra de café seria tão importante pra esse tipo de casing ou fica pior ainda pra controlar o ph?
PB210328.JPG

Nos testes no terrário com gelo eu cheguei a 20 graus constantes, qual seria a temperatura ideal pra a indução de pins pois vejo muita contradição nesse ponto,aloha!

De 21º a 24º ína legal. Já consegui pining com temperaturas até mais elevadas mas o ideal é isso!

conheço esse avatar:D
Gosto pacas de origami, tem ate um topico que coloquei um modelo bem simplesinho

Pss prazer em ver seu diario, cultivo aki em minha regiao com 25-27°/dia, as vezes faz 28-29°:eek:, qundo voltar a onda de calor tbm vo ter de usar umas caixas de isopor com gelo, atualmente é uma caixa plastica.
Creio q temperaturas entre 21-25°C sao ideais pros fungos;)
Nunca consegui um milho com micelio tao denso e bonito quanto em seus copos(:
sera uma caracteristica da strain:?:

Boa sorte e muitas vibrações pro seu cultivo.

(:
conheço esse avatar:D
Gosto pacas de origami, tem ate um topico que coloquei um modelo bem simplesinho

Pss prazer em ver seu diario, cultivo aki em minha regiao com 25-27°/dia, as vezes faz 28-29°:eek:, qundo voltar a onda de calor tbm vo ter de usar umas caixas de isopor com gelo, atualmente é uma caixa plastica.
Creio q temperaturas entre 21-25°C sao ideais pros fungos;)
Nunca consegui um milho com micelio tao denso e bonito quanto em seus copos(:
sera uma caracteristica da strain:?:

Boa sorte e muitas vibrações pro seu cultivo.

Eh achei esse origami ontem na net, achei bem engraçado e resolvi colocar no avatar:p: e o seu origami tb está muito bonito por sinal:)

A temperatura aki tá em 29 graus, tomara q eu não tenha problemas pra baixar essa temperatura com gelo...e quanto ao micélio eu estou achando ele bastante denso tb... benzadeus, eu creio q seja uma caracteristica da strain pq minhas seringas estavam fraquissimas, não mudaram nem a cor da água...ou então pq eu não agitei,exceto no quinto dia...

Aos demais obrigado pelas vibrações positivas(:

Back