Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Transkey - Primeiro cultivo passo a passo

Diário de cultivo completo.
Transkey - Primeiro cultivo

Olá pessoal sou novo aqui no cm.org, mais já estou acompanhando as discussões do fórum já faz uns dois meses, estudando a fundo os cogumelos e as experiências de cultivo do pessoal. Comecei o cultivo faz 5 dias

Metodo: Grão de milho
Raça/Strain:Transkey
Fornecedor: PróFungos
Tipo de Esterilização: PP de 4,5 l
Data da Inoculação: 5 dias atrás

Estou sem as fotos da esterilização e inoculação mas segue os detalhes...

A seringa foi feita com água mineral fervida, coloquei metade do print(que estava bem ralinho) num copinho de cachaça esterilizado e suguei 10 ml e fiquei assustado pensando que não prestaria pq quase não mudou a cor, deixei um dia fora da geladeira em temperatura normal,o outro dia na geladeira e no dia da inoculação deixei em temperatura ambiente totalizando três dias de hidratação.

O milho foi fervido por dez minutos,depois coloquei de molho na água sanitária por 24 horas, depois escorri por 10 minutos,ai coloquei no bicarbonato de sódio por 6 horas ,escorri de novo, depois dei mais uma fervidinha e coloquei na panela de pressão por 1 hora somente com a folha de papel aluminio presa com elástico. No outro dia ao abrir a pp vejo q os potes ficaram muito úmidos, com goticulas de agua na parede dos potes, ai eu sequei com papel toalha e coloquei de novo nos potes só q dessa vez eu lacrei o papel aluminio com um tipo de durex mais largo, fiz somente um furo no centro da tampa e coloquei mais uma folha de papel aluminio tampando sem lacrar. quando retirei os copos vi que eles estavam úmidos do mesmo geito, ai imagino eu q possa ter sido a quantidade de agua(1,25 litros) pro tamanho da pp de 4,5 l e de quebra os tamanhos do copo(uisque),mais como eu tinha q viajar eu inoculei assim mesmo e rezei pra dar tudo certo. Cheguei hoje de viajem e pra minha surpresa os copos pareciam bem secos,e ao contrário de muitos cultivos ele colonizou primeiro o fundo do copo, talvez por eu ter inoculado somente pelo furo central e acho q está colonizando primeiro o miolo do substrato pra depois colonizar as paredes, segue as fotos:
PB070249.JPGPB070246.JPG
 
Primeiro cultivo passo a passo

Surgiu pontos de micélio na superficie do casing,o q devo fazer, cubro esses pontos ou deixa como tá?
PC010396.JPG
 
Primeiro cultivo passo a passo

Não cubra ainda, tem poucos pontos.

Está muito seca a camada cara, dê umas borrifadas com H2O2 + H2O. Já era pra ter colonizado bem mais.
 
Primeiro cultivo passo a passo

Não cubra ainda, tem poucos pontos.

Está muito seca a camada cara, dê umas borrifadas com H2O2 + H2O. Já era pra ter colonizado bem mais.

Era essa minha dúvida, não sei qual a quantidade certa de água.E qual a proporção do h202? e a que eu tenho aqui é a de 10 volumes essa serve?
 
Primeiro cultivo passo a passo

Pq ela esta aberta assim ?
Abriu pra conferir?? :!:
Voce nao adicionou agua no po de coco antes de cobrir ?

Abri pra conferir

Adicionei água antes de esterelizar na pp
 
Primeiro cultivo passo a passo

hehe é idéia, vou fazer como Roland falou, vou borrifar um pouco de água agora mais sem a água oxigenada pq tô com medo de afetar o micélio
H2O2 não afeta o micélio não! Pelo contrário! Elimina seres anaeróbios como bactérias e esporos indesejáveis!
Quanto ao bicarbonato de sódio... eu não usaria em hipótese alguma! Mas teks são teks! O ideal para combater contaminações simples (cobweb por exemplo) é o cabonato de cálcio ou calcário dolomítico. O verticulum é difícil de ver ele em um casing ou bolo já aniversariado! Normalmente ocorre quando o substrato ainda está nos potes ou copos e seu habitat preferido é local com baixa ou nenhuma assepsia e com taxa de O2 baixa, que eu acredito que não seja seu caso pelo que tenho observado!
A única coisa que posso recomendar, é um pouco de paciência!
Eles vem!


Good vibes!

Paz e Luz!
 
Primeiro cultivo passo a passo

Blz,coloquei algumas gotas de água oxigenada no borrifador, o osso é descobrir a quantidade de agua a se colocar no casing eu nunca sei se tá muito ou pouco
 
Primeiro cultivo passo a passo

Isso e duro ne !
Eu coloco olhando mesmo quando eu percebo que esta meio humido (mais escuro) dai ja paro ..Uso duas borrifadas por casing a uns 35 cm de altura do casing.
Simulando a chuva ! hehe:D
 
Primeiro cultivo passo a passo

foto q tirei hoje de um casing q está mais adiantado
PC020397.JPG
 
Primeiro cultivo passo a passo

Espere só mais um pouco, e comece a fazer os reparos na camada.
 
Primeiro cultivo passo a passo

Boa, psys...

Estou gostando de vêr, está mando bem!

continue assim!

Boas vibrações para você!:)
 
Primeiro cultivo passo a passo

Espere só mais um pouco, e comece a fazer os reparos na camada.

Então,como é esse reparo,devo cobrir a camada toda de novo?
 
Primeiro cultivo passo a passo

Então,como é esse reparo,devo cobrir a camada toda de novo?
Como o Roland já disse... Cobertura casca de ovo! E de preferência espera o micélio cobrir um pouco mais, mas fica ligado no overlay. Uma boa seria ir postando fotos se tiver na dúvida. Certeza que a galera dá a dica!

Quanto a H2O2, eu uso 50ml para 350ml de H2O. Para conservar embrulho em papel alumínio e guardo num local arejado e protegido de luz(dica do Mauricio, só nao me lembro que tópico e se a proporçao era a mesma).

Good vibes! Paz e Luz!
 
Primeiro cultivo passo a passo

Dae Psys...
Como estao as coisas ai? Posta as novidades!

Good vibes!
 
fotos dos casings nº 1, 2, 3 e 4

E agora galera o q eu faço?

e ai,já posso mandar os 4 casings pro terrário amanhã? coloco uma camada de pó de côco por cima ou não? li no guia de strains q o cold shock não apresenta nenhum efeito no Transkey e ai?
PC040421.JPGPC040422.JPGPC040423.JPGPC040424.JPG
 
Primeiro cultivo passo a passo

Psys
Eu esperaria mais um dia !!
amanha faria uma cobertura e mandaria pra geladeira 24 hrs!!
e depois terrario !!!
Vamos ver oque o pessoal acha !!!
Sucesso:D
Ta bonita a coisa ai emm ...:D:pos:
 
Back
Top