Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo STRAIN IPIAÚ: Milho + Fibra de coco

Diário de cultivo completo.
Bom dia, comunidade.
Estou dando início ao meu primeiro cultivo indoor a partir dos carimbos doados pelo meu amigo @Paranoid. Que, por sinal, já realizou com sucesso o cultivo dessa strain que ainda se encontra em fase de domesticação. Espero que esse cultivo ajude a firmar essa strain como raça oficial desse lugar tão bacana que é Ipiaú-Bahia. :)
Lembrando que a segunda pessoa a realizar com sucesso o cultivo dessa cepa foi a @Shine. Agora vou tentar ser o terceiro nessa empreitada.
Se tudo der certo, teremos mais alguns carimbos prontos para doação. ;)

Decidi fazer meu primeiro cultivo em milho devido ao baixo custo, boa colonização e falta de vermiculita. Até comprei fibra de coco, mas não vou utilizar no substrato, apenas na hora de montar o casing.

Segui o processo de esterilização descrito pelo Maurício aqui https://teonanacatl.org/threads/milho-de-pipoca-substrato-para-casing.1026/.
Meia hora na pressão...
24 horas de molho na panela...
24 horas de molho na água com um pouco de água sanitária...
Tudo dentro dos copos, dentro da panela de pressão por 1 hora...

A panela ainda está apitando. Só vou abri-la amanhã.

A inoculação será feita em um lavabo pequeno, limpo e fechado. Também seguindo as mesmas instruções do link acima.

Mas o mundo não é perfeito, e tem sempre uma coisa ou outra que fica faltando. Nesse caso ficou faltando, além da vermiculita, o calcário para regular o ph do substrato.

Em breve postarei fotos e outras informações.
Abraço!
 
Essa camada de cobertura protetora do micélio fica melhor com vermiculita ou pó de coco esterilizados, a casca deve formar uma camada muito grossa.
No fator umidade acho que ela ta mais alta que baixa, devido ao micélio no chapéu dos cogus.
A umidade alta é ate o momento que pinar, depois pode abaixar introduzindo uma garrafa com gelo, ou fazendo mais trocas de ar.
 
Última edição:
É, jovens. 10 dias após o bulk começar a pinar, nenhum dos pins chegou à fase adulta. Todos abortaram.
Quis proteger o bulk, adicionando a camada de casca de pinus + café, mas acho que "inventei moda".

Há 3 dias, retirei toda a água do fundo do terrário, incluindo a argila expandida. Mesmo assim, não vi sinais de mudança.
Vou retirar todos os abortos, e virar o bulk de cabeça pra baixo. Vou esperar que ele frutifique com a sua superfície limpa novamente.
Mas, primeiro, vou fazer novamente um dunk/coldshock, como a @Malahov já havia sugerido. Não vou deixar mais que 12 horas.
Pretendo tentar outra cobertura. Usarei pó de coco, ou casca de pinus mesmo, mas em uma granulação semelhante à da vermiculita. Sem café.

Amanhã posto o processo.
Until more, personal.
 
Hoje de manhã constatei uma contaminação no bulk. Ao levanta-lo, percebi que ela se desenvolveu pela parte de baixo.
:troll:
faf4e262-a1b5-4472-9050-df9183906123.jpg

Resolvi tentar um outdoor em meus vasos de plantas.
Metade foi pra esse pequeno isopor, onde havia uma muda de jabuticaba, recém-falecida.
8c5dd759-c4c2-4e9e-a509-014f83554091.jpg

A outra metade foi para o vaso de Azaléias. Quem sabe não rola uma foto pro CMF. ;)
407901fa-fcf2-44ca-ba73-685dc353ffc9.jpg

Outros dois copos com arroz + casca de pinus começaram a desenvolver micélio. Vou me dedicar a eles agora.
Dou esse diário por encerrado. Obrigado, mesmo, à todos que contribuíram com esse aprendizado.
 
Back
Top