Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo STRAIN IPIAÚ: Milho + Fibra de coco

Diário de cultivo completo.
Bom dia, comunidade.
Estou dando início ao meu primeiro cultivo indoor a partir dos carimbos doados pelo meu amigo @Paranoid. Que, por sinal, já realizou com sucesso o cultivo dessa strain que ainda se encontra em fase de domesticação. Espero que esse cultivo ajude a firmar essa strain como raça oficial desse lugar tão bacana que é Ipiaú-Bahia. :)
Lembrando que a segunda pessoa a realizar com sucesso o cultivo dessa cepa foi a @Shine. Agora vou tentar ser o terceiro nessa empreitada.
Se tudo der certo, teremos mais alguns carimbos prontos para doação. ;)

Decidi fazer meu primeiro cultivo em milho devido ao baixo custo, boa colonização e falta de vermiculita. Até comprei fibra de coco, mas não vou utilizar no substrato, apenas na hora de montar o casing.

Segui o processo de esterilização descrito pelo Maurício aqui https://teonanacatl.org/threads/milho-de-pipoca-substrato-para-casing.1026/.
Meia hora na pressão...
24 horas de molho na panela...
24 horas de molho na água com um pouco de água sanitária...
Tudo dentro dos copos, dentro da panela de pressão por 1 hora...

A panela ainda está apitando. Só vou abri-la amanhã.

A inoculação será feita em um lavabo pequeno, limpo e fechado. Também seguindo as mesmas instruções do link acima.

Mas o mundo não é perfeito, e tem sempre uma coisa ou outra que fica faltando. Nesse caso ficou faltando, além da vermiculita, o calcário para regular o ph do substrato.

Em breve postarei fotos e outras informações.
Abraço!
 
Então, CM.
Aqui estão algumas fotos dos processos de esterilização e inoculação.
Já nesse processo há muito oque aprender com os erros e muito o que esclarecer quanto as adaptações feitas. Não há forma melhor de aprender do que "quebrando a cara". :facewall:

Vamos lá.
As "peculiaridades" desse processo de esterilização + inoculação + incubação são as seguintes:
  1. Após retirar o milho do molho de 24 horas na água com um pouco de água sanitária, eu o fervi novamente por 10 minutos, sem pressão. O cheiro de água sanitária estava forte ainda, e não quis arriscar.
  2. Utilizei apenas umas 2 ou 3 colheres de chá de pó de casca de ovo branco para 5 copos de milho para regular o ph.
  3. Não usei luvas durante nenhum momento da inoculação. Utilizei, além de um banho, álcool para as mãos e um local bem limpo com água fervente, água sanitária e álcool em gel.
  4. A seringa de esporos foi feita em uma seringa de apenas 3 ml. E com apenas isso, inoculei os 5 copos, fazendo apenas 2 furos equidistantes.
  5. A tampa para os copos foi feita somente com camadas papel alumínio. Foram 4 + 1 após a inoculação.
  6. A pressa é inimiga da colonização. Inoculei os copos ainda mornos, e isso gerou umidade excessiva dentro de alguns copos. Nada exorbitante (acho), mas deve atrasar o desenvolvimento do micélio.
  7. Os copos estão dentro de uma caixa escura, em cima do estabilizador do meu PC, oque deve elevar um pouco a temperatura.

Exceto isso, o restante do processo foi bem similar ao descrito aqui no CM.
Espero ter bons resultados. De certo, o aprendizado já tá sendo válido.
Volto a postar atualizações em alguns dias.
 

Anexos

  • AjJiGj3FfIrgl6QVJTyEhMBO6PXtU-_Cu7cgj5HirIE3.jpg
    AjJiGj3FfIrgl6QVJTyEhMBO6PXtU-_Cu7cgj5HirIE3.jpg
    76.2 KB · Visualizações: 100
  • Ao1ZGtL93usbngzb3ENmirqUuutKKI6SeYvJRlNHlfT0.jpg
    Ao1ZGtL93usbngzb3ENmirqUuutKKI6SeYvJRlNHlfT0.jpg
    64.1 KB · Visualizações: 102
  • AtUjj5eQT2bbdfkd4Vb0u2Ppbs7r1CVZv5rB2Cdmb31m.jpg
    AtUjj5eQT2bbdfkd4Vb0u2Ppbs7r1CVZv5rB2Cdmb31m.jpg
    48 KB · Visualizações: 89
  • AuIPl51hsuG7337msa9Y3ZP8lNrMKQObid9um7fq4JU8.jpg
    AuIPl51hsuG7337msa9Y3ZP8lNrMKQObid9um7fq4JU8.jpg
    37.6 KB · Visualizações: 94
Verdade, Psycho. Percebi a merda assim que foi feita. :facepalm:
Não encontrei nada que pudesse reverter esse problema. Só esperar mesmo pra vê no que dá.
 
Estou pra começar um cultivo usando milho também, pensando em usar uma parte do substrato colonizado para indoor e separar outra parte para testes outdoor. To acompanhando o seu, boa sorte!
 
Estou pra começar um cultivo usando milho também, pensando em usar uma parte do substrato colonizado para indoor e separar outra parte para testes outdoor. To acompanhando o seu, boa sorte!
Valeu, parceiro. Inicie o seu aí pra gente acompanhar também. :deolho:
 
Ontem, cinco dias após a inoculação.
 

Anexos

  • AtYT3FFE7OD44l3lwUFV5vr9IHgbJK61zSSz5Ewp6gfc.jpg
    AtYT3FFE7OD44l3lwUFV5vr9IHgbJK61zSSz5Ewp6gfc.jpg
    51 KB · Visualizações: 81
Cometeu alguns erros básicos com a esterilização e higiene :( mas da nada, errando que se aprende. Aprendi que tudo que for feito com cultivo, é muito melhor esperar a temperatura ambiente também, desde a seringa hidratada até a panela e as outras coisas. Mas enfim, mesmo milho sendo um pouco mais complicado de administrar, já surgiu o sinal do micélio :feliz::feliz::feliz::feliz: Parabéns irmão, boas energias pro seu cultivo, irei acompanhar, que venham lindos frutos
 
Bom dia, galera.
Hoje, 10 dias após a inoculação de 5 copos de milho, apenas um copo apresentou algum desenvolvimento. Os outros continuam inertes.
Como já era de se esperar após a constatação do excesso de umidade nos copos, o desenvolvimento desse micélio tem sido relativamente lento.
Após quantos dias posso separa-los e descartar os outros copos?
Valeu!
 

Anexos

  • Au4MUalHSY8YhESb7IgjIiPbtIk4zlEcgZP1-PtWkw6F.jpg
    Au4MUalHSY8YhESb7IgjIiPbtIk4zlEcgZP1-PtWkw6F.jpg
    54.4 KB · Visualizações: 61
Os copos estão dentro de uma caixa escura, em cima do estabilizador do meu PC, oque deve elevar um pouco a temperatura.

Será que um estabilizador não eleva a temperatura demais? Talvez isso esteja influindo também na suposta lentidão da colonização. :)
 
Bom dia, galera.
Hoje, 10 dias após a inoculação de 5 copos de milho, apenas um copo apresentou algum desenvolvimento. Os outros continuam inertes.
Como já era de se esperar após a constatação do excesso de umidade nos copos, o desenvolvimento desse micélio tem sido relativamente lento.
Após quantos dias posso separa-los e descartar os outros copos?
Valeu!

30 dias é o teu limite. Depois desse tempo outras bactérias já devem estar se aproveitando do milho.
 
Será que um estabilizador não eleva a temperatura demais? Talvez isso esteja influindo também na suposta lentidão da colonização. :)
Será?! o_O
 
15 dias após inoculação. Somente 1 copo tem mostrado algum desenvolvimento. Ainda assim, bem lento. Eu o separei dos outros por precaução.
Meus planos envolviam maior quantidade de spawn, por isso vou inocular um pote de 500ml com milho tindalizado. Acredito que corrigindo adaptações como o tamanho da seringa de esporos, umidade do substrato, e substituindo o processo de esterelização pelo de tindalização, creio ser mais provável que consiga alcançar meu objetivo.
Devo postar aqui essas novas experiências, adm?
Obrigado pela ajuda até agora, galera. :)
 

Anexos

  • AtnbdLxkqAgRB2Hfsy5uxdINgRN8mgsLrRQHTWd8QPWL.jpg
    AtnbdLxkqAgRB2Hfsy5uxdINgRN8mgsLrRQHTWd8QPWL.jpg
    63.7 KB · Visualizações: 48
ubstituindo o processo de esterelização pelo de tindalização, creio ser mais provável que consiga alcançar meu objetivo.
Devo postar aqui essas novas experiências, adm?


Você pode tindalizar o milho, é o que o pessoal com experiência com o mesmo aconselha, mas a esterilização no final, após a tindalização, deve evitar muito problemas.

E se for um novo cultivo melhor abrir um novo diário :)

Boa sorte.
 
Você pode tindalizar o milho, é o que o pessoal com experiência com o mesmo aconselha, mas a esterilização no final, após a tindalização, deve evitar muito problemas.

Putz... falei :poop:.
Quis dizer que se eu adicionar a tindalização ao processo de preparação do milho , devo conseguir melhores resultados. A esterelização permanece.;)
Better late than never. Valeu aê!
 
Última edição:
Parabéns @TheHunter, só fiquei sabendo agora que você começou os cultivos, estou bem feliz por ter contribuído.
A Técnica usada pelo Mauricio com adição da água sanitária já esta ultrapassada, acho que pode ter sido isso que dificultou esse surgimento do micélio.
A melhor forma de esterilização é pela tindalização.
Deixa pra amolecer o milho no 3 dia de tindalização, nos primeiros dias deixa so a água ferver e desliga, tampando ate o outro dia.
No ultimo dia(3) você deixa ele ficar ao dente (tem que ta cozido ate próximo do miolo) mais sem que o grão se rompa.
E uma das dicas que eu achei por aqui não lembro onde, mais acho que foi do @Rainspirit, é quando for terminar a ultima tindalização retira a água e espalha o milho ainda quente em um pano limpo, a diferença de temperatura vai tirar o maior parte do excesso de água do milho deixando eles mais sequinhos, é bem eficiente.
Gastava muito papel toalha enxugando o milho antes de levar pra esterilização e mesmo assim ainda ficava muito úmido.
 
Fala, @Paranoid! Quem é vivo aparece!
Eu fiz esse processo de tindalização essa semana, eu ao final da esterilização, os grãos estavam bem úmidos novamente... aí desisti e nem fiz a inoculação que ia fazer.
Vou tentar desse jeito aí e falo.
 
Você pode adicionar vermiculita no fundo dos copos, a vermiculita vai puxar o excesso de agua dos grãos de milho, é assim que faço aqui.
 
Atualizando.
Após 20 dias de incubação, cerca de 30% de colonização do copo.
Devido a lentidão, resolvi fazer um pequeno buraco na tampa de alumínio e tapa-lo com micropore. Isso foi há 3 dias atrás, e já deu pra perceber um ligeiro aumento na velocidade de colonização, além de já ser possível ver micélio em outras partes do copo, possivelmente fruto das sacudidas diárias e oxigênio renovado.
O micélio é parcialmente rizomórfico, mas predominantemente algodoado. Até o presente momento, nenhum sinal de contaminação em nenhum dos copos, nem mesmo nos outros quatro que não desenvolveram micélio.
Acho que 20 dias já é o suficiente pra perceber que aqueles outros copos não vão dar em nada. Acho que vou descarta-los ainda hoje.

Essa semana decidi fazer umas melhorias em meus próximos cultivos, por isso comprei aquecedor com termostato, regulador de acidez, bomba de aquário, e teste de PH. Vamos ver até onde isso pode me ajudar.
Valeu pela paciência e contribuição dos membros da comunidade até o momento! :)

Isso é tu-tudo pe-pessoal.
 

Anexos

  • AitzMSkVZaD34dEpa0PfLHQMGR5UBm1TsP_29p1ItqSR.jpg
    AitzMSkVZaD34dEpa0PfLHQMGR5UBm1TsP_29p1ItqSR.jpg
    65.8 KB · Visualizações: 55
Você pode adicionar vermiculita no fundo dos copos, a vermiculita vai puxar o excesso de agua dos grãos de milho, é assim que faço aqui.
Valeu a dica, @Lwalker !Infelizmente não disponho de vermiculita aqui onde moro, mas acho que dá pra adaptar com pó de fibra de coco.
Vou tentar na próxima. :fumar:
 
Back
Top