Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo STRAIN IPIAÚ: Milho + Fibra de coco

Diário de cultivo completo.
Bom dia, comunidade.
Estou dando início ao meu primeiro cultivo indoor a partir dos carimbos doados pelo meu amigo @Paranoid. Que, por sinal, já realizou com sucesso o cultivo dessa strain que ainda se encontra em fase de domesticação. Espero que esse cultivo ajude a firmar essa strain como raça oficial desse lugar tão bacana que é Ipiaú-Bahia. :)
Lembrando que a segunda pessoa a realizar com sucesso o cultivo dessa cepa foi a @Shine. Agora vou tentar ser o terceiro nessa empreitada.
Se tudo der certo, teremos mais alguns carimbos prontos para doação. ;)

Decidi fazer meu primeiro cultivo em milho devido ao baixo custo, boa colonização e falta de vermiculita. Até comprei fibra de coco, mas não vou utilizar no substrato, apenas na hora de montar o casing.

Segui o processo de esterilização descrito pelo Maurício aqui https://teonanacatl.org/threads/milho-de-pipoca-substrato-para-casing.1026/.
Meia hora na pressão...
24 horas de molho na panela...
24 horas de molho na água com um pouco de água sanitária...
Tudo dentro dos copos, dentro da panela de pressão por 1 hora...

A panela ainda está apitando. Só vou abri-la amanhã.

A inoculação será feita em um lavabo pequeno, limpo e fechado. Também seguindo as mesmas instruções do link acima.

Mas o mundo não é perfeito, e tem sempre uma coisa ou outra que fica faltando. Nesse caso ficou faltando, além da vermiculita, o calcário para regular o ph do substrato.

Em breve postarei fotos e outras informações.
Abraço!
 
Hoje descartei os 4 copos inertes. Os grãos de milho estavam ainda úmidos e com cheiro de milho, apenas. Pode ser que, além da dificuldade imposta pela umidade, acredito que o uso de água sanitária durante o processo de tindalização tenha sido o principal motivo para o não-desenvolvimento de cultura alguma, nem mesmo trichoderma. Parece que a técnica tá realmente ultrapassada, ou eu que não lavei o milho o suficiente.
Não deu pra nem tentar descartar pelas proximidades, e foi pro lixo mesmo.

Enquanto isso... o micélio do único copo 'bom' continua desenvolvendo mais rápido.
Gostaria de ter spawn suficiente pra tentar um casing grande ou um monotube, como o feito pelo @Lwalker. Será que usar esse spawn para incular outros via G2G ou confeccionar uma seringa de CL seria uma opção inexquível pra um noobie? :confused:
É isso ou se virar com um bolo só.
Tô aberto à sugestões. Vlw! :)
 
Posso me intrometer aqui?
Sobre a tindalização, eu nunca mais usei água sanitária.
Vou descrever o método que uso e funciona muito bem!
Primeiro dia: você põe o milho na panela com água e deixa ferver por 10 min. Desliga e deixa do jeito que tá na panela.
Segundo dia: repete o processo do primeiro dia. (coloque mais agua caso seja necessário)
Terceiro dia: ferve por uns 20 min , desliga e ja escorre os grãos, e ainda quentes você espalha em uma forma grande e deixa evaporar a água.
Guarda no congelador frost free (aquele que congela bem seco) .e deixa de 12 a 24 horas. Se não tiver, pode secar com pano de prato limpo e ir para o próximo passo.
Pronto, seu milho já pode ser separado em potes e ir pra panela de pressão por 90 min.
Só uma observação : milho seco demais também é problema, em experiências que fiz com o milho muito seco, o micelio não avançava.
Então é isso, se tiver um pouquinho só úmido, não vai ter problema, é só ter bom senso.
Espero ter ajudado.
 
Tô tendo problemas pra postar as fotos, mas em breve envio.
Hoje, 26º dia de incubação, já não é mais possível sacudir os grãos no copo. O "bolo" já tá formado. Acho que até segunda-feira (30º dia) completa 100% de colonização. Por enquanto, deve estar em torno de 80%.
 
Respectivamente, frente e verso do copo, hoje pela manhã.
AgucIuu5SHFW98790u5EpQTQZta4Q-S3DEtmiIXiaHxi.jpg AsqKbVs6nyOZSZHRQBDjM1Y6iEsARUP3bDKncnTrX5ub.jpg
 
Então. Passou-se um mês desde a inoculação.
Amanhã tenho que dar seguimento à ideia inicial de fazer um casing utilizando fibra de coco.
Os materiais utilizados nos casings e suas quantidades variam um pouco. Vamo de pesquisa e um pouco de intuição. :bigode:
 

Anexos

  • Ak9q_DrqfBkAS0FzA5IERc_j1vtUXwwky5UBGIju2Xds.jpg
    Ak9q_DrqfBkAS0FzA5IERc_j1vtUXwwky5UBGIju2Xds.jpg
    63.5 KB · Visualizações: 40
  • AmZCIB9rq1fmu3lCH1ajTRppTVj6Q0gZc-Cv_ZZfRVy-.jpg
    AmZCIB9rq1fmu3lCH1ajTRppTVj6Q0gZc-Cv_ZZfRVy-.jpg
    60.2 KB · Visualizações: 38
Boa noite, CM.
Nos embalos de sábado à noite (26/09), preparei um substrato bulk feito de Terra Vegetal (50%) + Fibra de coco (50%). 1 copo de spawn para 2 copos de substrato.

O processo de pasteurização não pôde ser feito no fogão por eu não dispor de termômetro de uso culinário. Então, fiz aquele processo de 'esterelização' com 3 sessões de 10 minutos no microondas.
Substrato pronto, local higienizado, tudo ao alcance das mãos.
AnisRah0j6VCpqQJkitO0Gt_flWrzh2Mxb3xAwBC1qyl.jpg

Para acertar a umidade do substrato durante a 'esterelização' no microondas, utilizei duas colheres de café (chá de café) diluídas em cerca de 150 ml de água mineral. Adicionei também algumas gotas de alcalinizador de aquário nessa mistura. (Só lembrando que o milho colonizado também tem pó de casca de ovo)

Uma dica que posso dar pra quem quer se aventurar com fibra de coco e terra vegetal é: ao contrário do que acontece com os grãos, que dobram de tamanho após o preparo, esses materiais utilizados tendem a perder volume após o preparo.:!:

Eu fiz questão de despedaçar o spawn com as mãos. Não sei se era realmente necessário, mas utilizei um par de luvas esterelizadas.
Dica para o uso de luvas: cortem as unhas!

Acomodei a mistura no fundo de uma travessa plástica, sem apertar muito. Tava bem úmido, mas não pingava água. Só um pouco de lama no fundo da vasilha utilizada para fazer a mistura.
Cobri a travessa com papel alumínio, fiz alguns buracos e tampei com micropore.

AoONRtJF2rNlSkYFhMERQECBFdbToDkyHUBnRrk45AcC.jpg

Aqui onde eu moro a temperatura ambiente tá entre 30 e 35 durante o dia, e 25 à noite. Posso deixar a vasilha na temperatura ambiente?
Li algumas dicas de incubação, mas a maioria não se aplica aos bulks.
Fiz certo ao furar? Fiz certo ao tampar os buracos? É pra deixar dentro de um saco fechado?
Desculpem se as perguntas 'bobas', mas admito que ainda tô precisando estudar mais essa etapa do cultivo.:facepalm:
Abraços, crianças. Tenham uma boua noite! :)
 
Última edição:
Acredito que tenha feito tudo correto até agora, como estão ou buracos? Simples cortes já funcionam, tampados com micropore! Recomendo a não deixar dentro do saco ao menos de dia, vai abafar e o calor pode matar o Micélo, tenta da uma esquentada a noite nem que seja com uma garrafa quente e uma abaixada na temperatura de dia pra estabilizar uns 30 graus. Quantos dias pretende incubar?

Paz e luz.
 
Fiz 10 buracos e passei micropore. Vou tirar da sacola, então.
Pensei em deixar uma semana até abrir novamente.
 
Uma dica que posso dar pra quem quer se aventurar com fibra de coco e terra vegetal é: ao contrário do que acontece com os grãos, que dobram de tamanho após o preparo, esses materiais utilizados tendem a perder volume após o preparo.

Você preparou os dois juntos?
É que, apenas para esclarecer, pois a frase pode ser interpretada de modo diferente, a fibra de coco, preparada sozinha, aumenta bem de volume.
 
a fibra de coco, preparada sozinha, aumenta bem de volume
Eu piquei a fibra de coco ainda seca e enchi dois copos com ela. Depois do preparo, ficou apenas um copo bem cheio.
Eu fiz o seguinte:
1-deixei a fibra picada hidratar por 24 horas
2-troquei a água e pus para cozinhar em fogo alto por 5 minutos.
3-desliguei o fogo, troquei a água
4-fervi novamente por mais 5 minutos.
5-após esfriar, escorri e misturei à terra vegetal para as três sessões de 10 minutos no microondas.
 
Eu piquei a fibra de coco ainda seca e enchi dois copos com ela. Depois do preparo, ficou apenas um copo bem cheio.
Eu fiz o seguinte:
1-deixei a fibra picada hidratar por 24 horas
2-troquei a água e pus para cozinhar em fogo alto por 5 minutos.
3-desliguei o fogo, troquei a água
4-fervi novamente por mais 5 minutos.
5-após esfriar, escorri e misturei à terra vegetal para as três sessões de 10 minutos no microondas.

Acredito que após o cozimento e hidratação ela tenha ficado prensada, você tentou "soltar" a materia resultante? Poderia funcionar
 
você tentou "soltar" a materia resultante? Poderia funcionar
A fibra é chata mesmo pra soltar, mas consegui. Tava muito bem picotada, justamente pra facilitar a mistura.
 
Quando soltou ela voltou ao tamanho original ou ao menos ocupou uma área maior?
 
Última edição:
Quando soltou ela voltou ao tamanho original ou ao menos ocupou uma área maior?
Cortei em pedaços pequenos. A maioria dos fiapos tem em média de 1cm. Desfiz pequenos bolos facilmente para tentar cobrir o micélio, mas, na verdade, foi pouca fibra. Poderia ter sido mais.
 
Tá bom... eu adimito... dei uma espiadinha no bulk! :deolho:
Hoje é o quarto dia de incubação e, pelo oque eu vi, já tem mais de 70% de colonização. O micélio tá avançando bem na fibra de coco.
O cheiro do bulk parece perfume de tão docinho. :fome:
 
Olha o meu pequeno bulk no quinto dia de incubação.
Tá na hora de ir pro terrário ou aguardo completar uma semana?
Essa mancha amarela é resíduo da terra vegetal, e o cheiro continua bem doce.
 

Anexos

  • AujSqmV_GQZ-tTa-PBPp7k1j_PqkjHd6HSddWZ3VUi9u.jpg
    AujSqmV_GQZ-tTa-PBPp7k1j_PqkjHd6HSddWZ3VUi9u.jpg
    84.5 KB · Visualizações: 59
Última edição:
Tá na hora de ir pro terrário ou aguardo completar uma semana?

Tá mais do que na hora de ir para o terrário, se aguardar mais pode correr o risco de criar um Overlay.
Muito lindo isso, espero que renda bons frutos! :feliz:
 
Overlay parece ser mais difícil de acontecer do que se imagina. Tem gente bem experiente aqui que nunca nem viu um. Mesmo que seja a hora certa de levar pro terrário, acho que sete dias é pouco tempo pra causar esse problema.
Vou ver se consigo transferi-lo hoje.
 
Dediquei uma parte do meu dia à elaboração de um terrário para a frutificação do bulk.
Eis que encontrei um caixa de isopor de cerca 20 ltrs, semi-nova, no meio de uns entulhos, na laje de casa.
Eu a lavei com detergente e esponja, sequei com toalha, e depois o cobri com uma camada de filme pvc.
AhQeVQTcxsovLldazEIIxehLHKWLdnbONqDLvvc1-M-4.jpg


Coloquei um saco de lixo (não tinha preto) dentro da caixa, estiquei às arestas, e passei uma volta de fita isolante para fixar o saco plástico. Daí, cortei o excesso.
Ak61X5gudvPoHFnd7VxceTPgqJ5j9IBlovZy8DDDcI7b.jpg

Aquela fita no fundo foi uma tentativa de manter o saco mais justo à parede, mas não funcionou.
ArNKfZpOMFNxLnC6QXi7QA1IdHjA5-Nnk5iQbwsBw_Zp.jpg

Serrei quatro pequenos pedaços de cano com o comprimento 2 vezes maior que a espessura da caixa de isopor. A ideia é isolar a superfície do isopor também dentro dos buracos de troca gasosa. Mas nada muito métrico. Só o suficiente pra sobrar um pouco de cano.
Depois de cortados, eu os lixei.
An6xl1Dl4YDnU3kyB6aweG85SfKNPFUWmPsGgoMfXaaP.jpg

Fiz um furo em cada lateral da caixa e encaixei os canos. Fiz furos menores que o diâmetro dos canos, assim, ficaram bem justos.
AtcXXd0ScfesYvlvQx392d5O7NUWJzrFR3rFYqCNJ_tu.jpg

Por dentro, selei o cano e o saco plástico com fita isolante. Por fora, selei passando silicone em volta dos canos, nas junções com o isopor.
AmE51vgfROQStpl3wR4hDep-7pXqkZ4hy6JCrUuVrJEN.jpg
Para a tampa, comprei por 2 reais um pedaço de vidro com cerca de 11x20 cm.
Primeiro coloquei o vidro em cima da tampa e, com uma faca, fiz cortes de não mais do que meio centímetro de profundidade em volta do vidro (com estilete seria bem melhor).
Tirei o vidro e cortei um retângulo menor que ele na tampa de isopor. Coisa de 1cm pra dentro.
Ak34f2oLV_Qk8peeoIkENIM4fdhzZME8VlN6rs3ViUB4.jpg

Adaptei o vidro usando o silicone.
AuK2D9zV53om_RG4iR7BD57W83k68OjIiWeMhPKRYo8n.jpg

Comprei 6 rolos de fita de isolante por 5 reais, em uma "loja de 1,99" e cobri todo o isopor, incluindo a parte interna da tampa.
Não recomendo que usem esse mesmo tipo de fita isolante para instalações elétricas. :!: Tirem o escorpião do bolso. :cautious:
AmU3NDSj7-VDA6FsOEmGtE6IpUmVkCEdHHygYynPh2IB.jpg
Anoe7GwkQSrSQ5wpgtA2cUpqLA52Oculb1wpoqJxxstO.jpg

Amanhã vou fazer a transferência do bulk pra cá.
O clima aqui tá quente. Cerca de 25 à 35 graus.
Se alguém tiver alguma dica/conselho/aviso, eu desde já agradeço!
 
Última edição:
Back
Top